Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS-Anexo G-Venda de Acções antigas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: IRS-Anexo G-Venda de Acções antigas

por Daemoon » 2/6/2015 18:31

E porque não ir ás finanças ou contratar serviço de quem realmente saiba? ( CONTABILISTA ) :shock: pago 20€ para me fazerem o IRS e não me chateio mais com isso, recomendava a fazer o mesmo, até porque se fizer a declaração errada ainda vai ter que pagar mais do que 20€ para a colocar bem :clap:

Registado: 14/2/2009 14:06

por Ramiiro_Santiago » 30/5/2015 0:29

pata-hari Escreveu:Ramiiro, ja te respondi por mp mas devo dizer que nunca trabalharia com um "tasco" que me enviasse um papel desse tipo com essa info miserável. Acho isso francamente preocupante de tão fraco que é....

Sabem dizer-me como devo proceder relativamente às Acções da Zon/NOS? Recebi-as porque era possuidor de acções PT Multimédia...

Como faço agora para registar no anexo G do IRS??

Registado: 25/11/2013 11:57

por Ramiiro_Santiago » 30/5/2015 0:17

pata-hari Escreveu:Ramiiro, ja te respondi por mp mas devo dizer que nunca trabalharia com um "tasco" que me enviasse um papel desse tipo com essa info miserável. Acho isso francamente preocupante de tão fraco que é....

Muito obrigado pela mensagem pessoal (não tinha dado conta dela). Talvez hoje durma mais tranquilo. Obrigado.

Sim, foi assim que o funcionário do banco me deu a informação que eu pedi. Repito... pedi, porque o banco não me tinha prestado informação nenhuma, para além dos impressos de venda das acções. No entanto, como as acções foram compradas há muito anos (precisamente, através desse mesmo banco), eu (já) não tinha a informação sobre a compra. Daí eu ter pedido ao banco os dados.

Acrescento que o funcionário que me atendeu foi extremamente simpático e que, talvez, se não fosse ele, eu não teria (sequer) esta informação. Ele disse-me que, por ser muito antigo, a informação tinha de ser pedida a uns "serviços centrais". Esperei cerca de 2 semanas e há dias recebi estes papeis.

Foi assim.

Reitero os meus agradecimentos.

por Pata-Hari » 30/5/2015 0:08

Ramiiro, ja te respondi por mp mas devo dizer que nunca trabalharia com um "tasco" que me enviasse um papel desse tipo com essa info miserável. Acho isso francamente preocupante de tão fraco que é....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ramiiro_Santiago » 29/5/2015 23:51

Caros amigos,

Como estou desesperado para saber como devo preencher o Anexo G do meu IRS com a venda das Acções que fiz em 2014, pedi para me inserirem aqui o anexo com o resumo dos movimentos. Tenho um neto que sabe mexer no computador melhor que eu. Espero que esse anexo, em pdf, consiga ser lido em condições.

Agora, ficaria muito grato se me dissessem, por favor, como devo registar os movimentos no IRS.

Para mim, fazer isto é muito complicado. Então, o registo no IRS da venda das acções da Zon/NOS (que resultaram das acções que eu tinha da PT Multimédia), então isso... não sei mesmo como hei-de fazer.

Os amigos podem ajudar-me, por favor?

Muito grato.
Anexos
Anexo_G.pdf
Movimentos transmitidos pelo meu banco
(798.5 KiB) Transferido 322 Vezes

por Ramiiro_Santiago » 29/5/2015 20:09

Peço muita desculpa, mas não percebi como se preenche o Anexo G, quando há, ao longo do tempo, acréscimos no n~º de acções por Res. de Preferência ou Inc. de reservas.
Sempre pensei que tinha que ser tudo colocado na mesma linha. Não é assim?
Julgava que tinha de pôr na "Realização" a data/valor recebido com venda das acções (valor actual, de 2014) e em "Aquisição" a data/valor pago na compra dessas acções. Que tinha que inserir tudo na mesma linha, por operação de venda.
Desculpem mas sinto-me um pouco confuso. Gostaria muito de colocar aqui o resumo dos meus movimentos, para os amigos se pronunciarem e me ajudarem, por favor, situação que eu agradecia muito. Sabem, estou a ficar muito nervoso por não ser capaz de realizar sozinho este preenchimento. Esta noite até dormi muito mal por causa disto (o fim do prazo de entrega do IRS é já no domingo e eu ainda não o tenho pronto por causa disto) e, na minha idade, isso não é bom. Portanto, se me puderem ajudar, eu agradeço reconhecido.
Só que eu não sei colocar/anexar aqui um pdf. Como se faz, podem dizer-me p.f.?
Obrigado.

por Pata-Hari » 29/5/2015 9:30

Exacto, replica no G o que o documento do BCP te diz, linha a linha.

Se ainda tiveres dificuldade e se quiseres colocar aqui o documento - tira os teus dados e as quantidades, não precisamos saber isso -, ajudamos.
Administrador Fórum

por Winddays » 29/5/2015 8:14

Por cada data de aquisição preenche uma linha. Ou seja tem vários lotes/linhas de acordo com as respectivas datas de aquisição, com as respetivas quantidades, custo, despesas e valor venda.

Cumprimentos

Registado: 4/1/2014 11:55

por Ramiiro_Santiago » 29/5/2015 1:06

Katedrático Escreveu:Eu preenchia assim:
Anexo G Quadro 8
Entidade emitente: 500697256(NIF da EDP)
Realização: Ano: 2014 - Mês (da venda) - Valor: 5500,00
Aquisição: Ano: 2000(ano de aquisição das mais antigas em carteira) - Mês: (mês das compras do ano 2000) - Valor: 4570,00 (3990+580)
Despesas e encargos: despesas necessárias e efetivamente praticadas inerentes à alienação

Espero ter ajudado mas como disse esta era a maneira que eu preenchia.

PS: no 1º post diz que são do BCP e depois diz que são da EDP, mas só pode ser EDP pois BCP era impossível conseguir esse valor (5500€) em 2014.

Muito obrigado pela sua sugestão de preenchimento.

Como disse, eu tinha acções de 3 empresas: BCP, EDP e Zon (ainda do tempo da PT multimédia). No final do ano passado (2014), vendi todas as acções. Não eram muitas (era bom que fossem...), mas achei que não fazia sentido, na minha idade, continuar a ter Acções que se desvalorizaram tanto. Bem, mas isso é outro assunto...

Agora o que eu pretendo é declarar no IRS essas 3 vendas. Por exemplo, no caso do BCP, comprei em 2000 cerca de 2500 acções e, a partir daí e em momentos diferentes, houve mais SEIS entradas de acções (em 2001 houve 2 movimentos, em 2003 houve 1, 2008 outro, 2011 também houve 2), mas apenas de 2 tipos: ou foram por Inc. de Reservas (a custo Zero) ou foram por Res. Preferência (aqui paguei).

Acham que faço bem se colocar no espaço que se refere à "Aquisição" o ano (e mês) da compra original (2000) e no rectângulo destinado ao "Valor de Aquisição" a soma dos valores de compra das Acções, mesmo sabendo que essas compras ocorreram ao longo destes 14 anos (nas datas que eu referi em cima)?

por Katedrático » 28/5/2015 23:52

Eu preenchia assim:
Anexo G Quadro 8
Entidade emitente: 500697256(NIF da EDP)
Realização: Ano: 2014 - Mês (da venda) - Valor: 5500,00
Aquisição: Ano: 2000(ano de aquisição das mais antigas em carteira) - Mês: (mês das compras do ano 2000) - Valor: 4570,00 (3990+580)
Despesas e encargos: despesas necessárias e efetivamente praticadas inerentes à alienação

Espero ter ajudado mas como disse esta era a maneira que eu preenchia.

PS: no 1º post diz que são do BCP e depois diz que são da EDP, mas só pode ser EDP pois BCP era impossível conseguir esse valor (5500€) em 2014.

Registado: 3/7/2014 0:19

por Ramiiro_Santiago » 28/5/2015 23:46

Winddays Escreveu:Art. 43 CIRS-
...
d) Tratando-se de valores mobiliários da mesma natureza e que confiram idênticos direitos, os alienados são os adquiridos há mais tempo;

Art.48 CIRS-
... o valor de aquisição, quando esta haja sido efectuada a título oneroso, é o seguinte:
a) Tratando-se de valores mobiliários cotados em bolsa de valores, o custo documentalmente provado ou, na sua falta, o da menor cotação verificada nos dois anos anteriores à data da alienação, se outro menos elevado não for declarado;

Em resumo, tens vários lotes de ações, com diferentes valores de aquisição, mas com valor unitário de venda semelhante.

Tens mais valias nuns e menos valias noutros, mas o que releva é o saldo acumulado.

Cps

O amigo Winddays vai desculpar-me mas eu não percebi.
De facto, ao longo deste tempo (estamos a falar de mais de 15 anos), entraram para a minha carteira, em vários momentos, acções (só tinha de 3 empresas EDP, BCP e da Zon/antiga PT multimédia). Eu nunca vendi qualquer ação, a não ser no ano passado (2014). Vendi tudo (já tenho mais de 70 anos e concretizei que ter dinheiro em Acções já não é para a minha idade!... mas adiante). Portanto, agora não sei como preencher o Anexo G do IRS.
Tenho apenas 1 linha para cada venda. Na "Realização" coloco o montante que resultou dessa venda e que consta do impresso do banco. Até aqui, tudo bem. A minha dificuldade está em saber o que escrever no rectângulo dessa linha que diz "Aquisição"... Se as acções que eu vendi no ano passado, chegaram à minha posse em vários momentos (algumas até "de graça", como "prémio de fidelidade"), que valor coloco então no rectângulo que diz "Aquisição"?
Se o amigo puder esclarecer-me, eu ficaria eternamente grato.

por Winddays » 28/5/2015 23:20

Art. 43 CIRS-
...
d) Tratando-se de valores mobiliários da mesma natureza e que confiram idênticos direitos, os alienados são os adquiridos há mais tempo;

Art.48 CIRS-
... o valor de aquisição, quando esta haja sido efectuada a título oneroso, é o seguinte:
a) Tratando-se de valores mobiliários cotados em bolsa de valores, o custo documentalmente provado ou, na sua falta, o da menor cotação verificada nos dois anos anteriores à data da alienação, se outro menos elevado não for declarado;

Em resumo, tens vários lotes de ações, com diferentes valores de aquisição, mas com valor unitário de venda semelhante.

Tens mais valias nuns e menos valias noutros, mas o que releva é o saldo acumulado.

Cps

Registado: 4/1/2014 11:55

por Ramiiro_Santiago » 28/5/2015 22:40

pata-hari Escreveu:ramiiro, quem te pode ajudar é o banco. Liga e explica. Provavelmente até te enviaram a informação mas devem conseguir arranjar uma segunda via.

A informação eu tenho. As datas, valores... Eles, no banco, forneceram-me todos os elementos.
O que me falta é saber como devo preencher o Anexo G do IRS...

Vou explicar, simplificadamente, o meu caso:

Tenho a COMPRA (OPV), em 2000, de 1310 acções do EDP por (valor liquido) 3990 €
Depois em 2001 entram mais 131 acções como "Prémio de Fidelidade" a ZERO euros
Depois em 2004 entra na conta mais 320 acções por "A/C Res. Preferência" a um valor líquido de 580 €
Portanto, eu tinha 1310+131+320 = 1761 acções

Ora tinha estas acções(1761 acções), que vendi em 2014 por cerca de 5500€

Como devo registar no Anexo G do IRS esta venda?

Se alguém me puder informar, ficaria muito grato.
Editado pela última vez por Ramiiro_Santiago em 28/5/2015 23:29, num total de 1 vez.

por Pata-Hari » 28/5/2015 22:11

ramiiro, quem te pode ajudar é o banco. Liga e explica. Provavelmente até te enviaram a informação mas devem conseguir arranjar uma segunda via.
Administrador Fórum

por Ramiiro_Santiago » 28/5/2015 22:08

Alguém me pode ajudar, por favor?
Queria fechar o IRS e estou dependurado por causa disto.
Desde já agradeço.

IRS-Anexo G-Venda de Acções antigas

por Ramiiro_Santiago » 28/5/2015 21:00

Estou atrapalhado no preenchimento do meu IRS... e peço ajuda aos amigos mais entendidos sobre o seguinte:

Em 2014 vendi umas acçoes do BCP que detinha há muitos anos. Comprei-as creio que em 2000 e... foram ficando na conta. Contudo, ao longo desse tempo, exercí direitos (Res. Preferência, Inc. Reservas, etc) que fizeram aumentar esse montante de acções. Não comprei novas acções. Apenas exerci direito ou então o incremento foi automático.

Agora, para declarar esta venda no IRS, como tenho de proceder? É que, pelas indicações que me deram no Banco (apenas um papel escrito à mão pelo funcionário), do ano 2000 até 2014, houve OITO incrementos nas quantidades de acções (as tais A/C Res. Preferência; A/C Inc. Reservas).

Se fosse 1 compra e 1 venda era fácil de preencher, agora com OITO entradas/variações (ao longo dos 14 anos) e agora 1 única venda, não sei como devo fazer.

Podem ajudar-me, por favor?

Agradeço desde já.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg, Pmart 1 e 170 visitantes