a arabia saudita tá com medo...
4 mensagens
|Página 1 de 1
Re: a arabia saudita tá com medo...
Se há alguém a beneficiar com isto são os USA e Europa, os USA no longo prazo embora como referiram mesmo que algumas empresas possam ter de fechar explorações no momento mas por outro lado guardam as reservas e têm acesso a petróleo mais barato que acaba por compensar o crescimento no geral. A Europa claro por falta de recursos qualquer descida no preço do barril é sempre bem vinda.
Neste artigo refere-se que até mesmo com barril a $50 o crescimento dos USA pode continuar.
http://www.businessinsider.com/citi-sau ... ff-2014-11
Agora reformulo a pergunta a Rússia está com medo?
Neste artigo refere-se que até mesmo com barril a $50 o crescimento dos USA pode continuar.
http://www.businessinsider.com/citi-sau ... ff-2014-11
Agora reformulo a pergunta a Rússia está com medo?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
AntonioR. Escreveu:Não creio que seja assim tão simples. Quem financia o "estado islâmico" são governos - como a Rússia ou os Estados Unidos - para colocar os peões que querem à frente de países estratégicos. Eu acho que tudo isto começou como um "power play" dos Estados Unidos para estoirar a Rússia - algo semelhante já tinha acontecido em 1986 e foi um dos factores que levou a URSS à ruína em 1889.
O problema é que pelo meio, os próprios Estados Unidos esqueceram-se de duas coisas:
1) que a Arábia Saudita ainda consegue baixar mais o preço e estoirar por tabela as empresas de shale oil dos Estados Unidos, destruíndo a competição que ameaça a revolução do petróleo por falta de capacidade de ter um break-even em custos operacionais com preço tão baixos - todo o R&D vai arrefecer durante algum tempo e vamos ver quantas empresas aguentam mesmo sobreviver num clima tão selvagem;
2) que grande parte do PIB dos Estados Unidos e financiamento do dito stock market em porção significativa advêm das empresas de energia - um rompo forte e drástico destas vai limpar muita liquidez do mercado e vai provocar quedas abruptas no PIB - por outro lado, arriscam uma séria deflacção o que significa também menos receita fiscal e que no futuro poderá vir a materializar-se em forte inflacção.
realmente nao sei qual é a real intenção... mas há paises da opep que podem rebentar, como a venezuela... o objectivo até pode ser rebentar com as empresas ocidentais... no outro dia tive uma conversa, por causa do petroleo com um tipo que me disse que na arabia saudita est a construir a maior refinaria do mundo...isto muda o negocio base... est a "comprar" a 25 dolares por barril, break-even e o mercado está a 70... depois tem o factor das maiores petroliferas terem custo de extracção muito superiores... como a margem já é mínima...
a única evidencia, ou pelo menos aparente evidencia é que a pressão é para baixo, e isto nao é visto somente pelo gráfico
para nao falar que os bens substitutos como o xisto está numa fase inicial, o que faz com que a alavancagem seja elevada, logo a estrategia deles pode ser rebentar com este tipo de energia antes que ela se imponha...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
Não creio que seja assim tão simples. Quem financia o "estado islâmico" são governos - como a Rússia ou os Estados Unidos - para colocar os peões que querem à frente de países estratégicos. Eu acho que tudo isto começou como um "power play" dos Estados Unidos para estoirar a Rússia - algo semelhante já tinha acontecido em 1986 e foi um dos factores que levou a URSS à ruína em 1889.
O problema é que pelo meio, os próprios Estados Unidos esqueceram-se de duas coisas:
1) que a Arábia Saudita ainda consegue baixar mais o preço e estoirar por tabela as empresas de shale oil dos Estados Unidos, destruíndo a competição que ameaça a revolução do petróleo por falta de capacidade de ter um break-even em custos operacionais com preço tão baixos - todo o R&D vai arrefecer durante algum tempo e vamos ver quantas empresas aguentam mesmo sobreviver num clima tão selvagem;
2) que grande parte do PIB dos Estados Unidos e financiamento do dito stock market em porção significativa advêm das empresas de energia - um rompo forte e drástico destas vai limpar muita liquidez do mercado e vai provocar quedas abruptas no PIB - por outro lado, arriscam uma séria deflacção o que significa também menos receita fiscal e que no futuro poderá vir a materializar-se em forte inflacção.
- Registado: 6/11/2014 13:32
a arabia saudita tá com medo...
Boas rapaziada abro este tópico com uma questão óbvia... será que há interesse de aumentar o preço do petroleo, por parte dos produtores, nesta altura???
até hoje tinha a ideia que ele iria subir a partir de hoje, porquê? pk para a maioria dos produtores e a estes preços a sua margem é muito reduzida ou até negativa... para mim o factor aqui é o seguinte... o estado islamico está a usar o petroleo para financiar a sua "actividade". obviamente que este sistema é uma ameaça aos países á sua volta... sendo estes países os maiores produtores de petroleo, o pensamento dos mesmos é o seguinte, se baixarmos o preço a valores baixos o petroleo do estado islamico deixa de ser atrativo, logo enfraquecem os tipos desta forma, até os aniquilarmos ... parece-me que até lá teremos qubra do preço, ainda por cima estes países têm um custo de extracção muito baixo em comparação com outros estados, logo o estado islamico também tem este beneficio...
esta é a minha tese, posso estar enganado, mas parece-me que hoje foi dado um forte sinal nesse sentido...veremos se recupera um pouco... mas o sentido continua descendente...
até hoje tinha a ideia que ele iria subir a partir de hoje, porquê? pk para a maioria dos produtores e a estes preços a sua margem é muito reduzida ou até negativa... para mim o factor aqui é o seguinte... o estado islamico está a usar o petroleo para financiar a sua "actividade". obviamente que este sistema é uma ameaça aos países á sua volta... sendo estes países os maiores produtores de petroleo, o pensamento dos mesmos é o seguinte, se baixarmos o preço a valores baixos o petroleo do estado islamico deixa de ser atrativo, logo enfraquecem os tipos desta forma, até os aniquilarmos ... parece-me que até lá teremos qubra do preço, ainda por cima estes países têm um custo de extracção muito baixo em comparação com outros estados, logo o estado islamico também tem este beneficio...
esta é a minha tese, posso estar enganado, mas parece-me que hoje foi dado um forte sinal nesse sentido...veremos se recupera um pouco... mas o sentido continua descendente...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
o que interessa
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: