Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não há coincidências

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Não há coincidências

por pcm1979 » 14/10/2014 16:50

Ulisses, saiu alguma notícia sobre a Impresa?
O que se passou hoje não deve ser coincidência... :wink:

Registado: 26/7/2014 12:37

por Ulisses Pereira » 14/10/2014 16:40

Bom post, SFT!

abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por SFT » 14/10/2014 16:36

O inside trader e o inside trading sempre existirão.

O mercado bolsista assenta sobre a premissa que, no mundo perfeito, a informação é perfeita e chega a todos ao mesmo tempo. Só que o mundo não é perfeito e por mais que se "protejam" profissionais sob a égide da ética e do código da empresa em que actuam sempre haverá quem actue, num mundo onde a informação não é perfeita, em proveito próprio ou de outros.

Basta pensar que qualquer pessoa com acesso a informação financeira/operacional de uma empresa pode beneficiar cruzando informação que possui com as expectativas criadas pelas empresas de investimento, com os montantes do ano anterior, com o relatório de gestão do ano anterior, etc.

Basta ser.se comercial, falar com o colega que trabalha na sede do grupo e este dizer que o ano foi maravilhoso, melhor que o ano passado!

Basta pertencer à equipa de auditoria e chegando a casa às duas da manhã, cansado(a), desabafar ao parceira(o) que as coisas na empresa auditada não vão bem.

Basta ser.se um financeiro que tira o balancete e compara o revenue deste ano com o dos anos anteriores.

Basta muita coisa, até ver o presidente dum grupo ser atropelado (exagerando nos exemplos :) )

O acesso à informação jamais será perfeito. Jamais ocorrerá ao mesmo tempo para todos os players.

O caso do BES é flagrante? Capaz. Mas para haver vendedores tem de haver compradores. E para haver compradores, tem de haver um julgamento, um raciocínio para a tomada de decisão. "O BdP disse que era seguro". Opah ainda bem que o BdP não disse que saltar da ponte também era seguro, senão as coisas corriam pior.

O inside trading abusa da falta de informação, da falta de formação e da ganância dos outros. E, enquanto me oponho veemente ao inside trading na primeira falta, não me oponho nas duas últimas porque investir em busca do dinheiro fácil é possível mas tem riscos e as pessoas têm de ter noção disso.

Por fim, inside trading blá blá blá, mas como combater este monstro/bicho papão? Para mim é fácil, basta investimentos avultados justificarem a sua decisão de compra/venda com apresentação de targets (preço-alvo) e dos indicadores (de AT ou AF) utilizados. Claro que dá um trabalho do caraças, e perde.se muito tempo essencial, mas pelo menos os big players não serão suspeitos de terem tomado a decisão porque Agosto rima com Desgosto e Outubro rima com Rubro...

E é isto!

Abc
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por CTT17 » 13/10/2014 23:11

Referi há umas semanas o caso Brasileiro, nos últimos anos há suspeitas de centenas (senão milhares) de casos de inside trading. Até mencionam as pesquisas eleitorais, o último exemplo é a possibilidade forte do Aécio ganhar, obviamente, quem sabe primeiro irá apostar na subida, porque o mercado reage positivamente à vitória do PSDB.

Quem investe na bolsa sabe desta realidade e como é impossível fugir a isto, parece-me que a AT (e a disciplina) pode minimizar o "problema". Mas também é por isso que a minha aposta é relativamente reduzida.

http://economico.sapo.pt/noticias/os-ma ... 97846.html

P.S. O Ulisses não falou do caso PT e eu percebi o argumento, mas a fusão OI/PT é outro caso, assim como o caso Rio Forte...o que não inibe/explica o erro associado a este trade.

Registado: 22/12/2013 23:04

por ricardmag » 13/10/2014 22:45

O mercado de capitais é um teatro, nós somos meros figurantes. Depois há os que têm o guião.
"Eu, especulador, me confesso"
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por bogos » 13/10/2014 22:15

Ulisses Pereira Escreveu:bogos, estou plenamente de acordo contigo. Aliás, em muitas passagens do meu livro, refiro exactamente o que acabaste de dizer.

Abraço,
Ulisses

No mercado só há vendedores, compradores que compram/vendem produtos através do preço. São eles que o fazem.

Depois existem ferramentas ao nosso alcance (AT ou AF, ou máquinas, ou luas, ou o diabo a 4) para tentar perceber os determinados movimentos do preço.

Tudo o resto é paisagem.

Afinal a interpretação de mercado é ou não é a coisa mais simples do mundo?

As nossas posições é que são complicadas....

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Ulisses Pereira » 13/10/2014 22:09

bogos, estou plenamente de acordo contigo. Aliás, em muitas passagens do meu livro, refiro exactamente o que acabaste de dizer.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bboniek33 » 13/10/2014 22:06

bogos Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:bogos, mas é exactamente o que eu acho. Nunca me viste encontrar justificações para análises minhas falhadas em comportamentos irregulares. O mercado sempre foi e será assim. E quem não o aceita assim, de facto, é melhor pendurar as botas.

Um abraço,
Ulisses

Exactamente Ulisses.

Mas é essa a mensagem que não passa.

Aliás quando se ensina mercados, a nivel superior, esse é um tema pouco ou nada abordado.

A 1ª premissa é logo: O mercado é transparente, sendo que todos os participantes tem o mesmo acesso à informação.

Um principiante neste mundo tem há partida que conhecer a realidade. E a realidade é essa. O mercado não é transparente, tem falhas, e existe inside com fartura.

Depois de conhecida a verdade, ou se aceita ou não. Se não se aceita pendura-se as botas. Se se aceita então o participante tem que fazer pela vida, mas com a consiência pela que daqui lhe podem levar tudo e ser obrigado a pendurar as botas.

Aprendi muito com a WorldCom, ou com uns warrants.....e a culpa foi mesmo do participante e nunca do mercado.

Cumprimentos

Exacto:
"...
Se não se aceita pendura-se as botas. Se se aceita então o participante tem que fazer pela vida, mas com a consiência pela que daqui lhe podem levar tudo e ser obrigado a pendurar as botas.
..."

O que ee estranho ee "traders" queixarem-se das condicoes inerentes ao mercado.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por bogos » 13/10/2014 22:00

Ulisses Pereira Escreveu:bogos, mas é exactamente o que eu acho. Nunca me viste encontrar justificações para análises minhas falhadas em comportamentos irregulares. O mercado sempre foi e será assim. E quem não o aceita assim, de facto, é melhor pendurar as botas.

Um abraço,
Ulisses

Exactamente Ulisses.

Mas é essa a mensagem que não passa.

Aliás quando se ensina mercados, a nivel superior, esse é um tema pouco ou nada abordado.

A 1ª premissa é logo: O mercado é transparente, sendo que todos os participantes tem o mesmo acesso à informação.

Um principiante neste mundo tem há partida que conhecer a realidade. E a realidade é essa. O mercado não é transparente, tem falhas, e existe inside com fartura.

Depois de conhecida a verdade, ou se aceita ou não. Se não se aceita pendura-se as botas. Se se aceita então o participante tem que fazer pela vida, mas com a consiência pela que daqui lhe podem levar tudo e ser obrigado a pendurar as botas.

Aprendi muito com a WorldCom, ou com uns warrants.....e a culpa foi mesmo do participante e nunca do mercado.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por Ulisses Pereira » 13/10/2014 21:53

bogos, mas é exactamente o que eu acho. Nunca me viste encontrar justificações para análises minhas falhadas em comportamentos irregulares. O mercado sempre foi e será assim. E quem não o aceita assim, de facto, é melhor pendurar as botas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bogos » 13/10/2014 21:48

Boa noite...

Boa artigo Ulisses.

No entanto gostaria de realçar o seguinte:

Todos nós sabemos que há aqui no mercado players de muito peso, que podem influenciar o mercado em determinados momentos do tempo e em determinado sentido.
Ignorar esse facto é estupidez.
O BES comparado com manipulações de Libores, é meramente uma gota no oceano. E as acções tem disto, risco. Risco de inside, risco de toda a maldade e podridão que possam pensar.

Mas eu como investidor e conhecedor das regras, tenho uma de 2 opções: Ou participo, ou não participo.

É muito ingénuo, mas mesmo muito ingénuo aquele que pensa que o mercado é o poço da transparência. Nem que o regulador assim o quisesse o mercado algum dia pode ser totalmente transparente. Pode ser um pouco, mas manipulações, uso de informação privilegiada, etc....vai acontecer toda a vida.

Quem aqui anda há muitos anos já deveria ter interiorizado essa situação. O mercado é selvagem, o mercado é uma podridão....
Mas quem não aguenta essas premissas à partida só tem um caminho.....sair.

É neste sentido que transmito a minha ideia. Quem aqui anda tem que estar preparado para o pior. E não vejo muita gente predisposta a isso.

Era bom termos um mercado totalmente regulado. Mas não seria isso também uma espécie de inside?

Cumprimentos
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson

por Ulisses Pereira » 13/10/2014 21:32

Não contes comigo para ser falso nem hipócrita. Há 20 anos que escrevo sobre mercados com uma liberdade de opinião inatacável. E assim vou continuar a fazê-lo.

E, por exemplo, em OPA´s que descrevi, escrevi o que hoje apenas compilei. Se calhar, as pessoas hoje prestam mais atenção.

Se queres um escriba politicamente correcto, realmente será coincidência se me leres de novo.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bboniek33 » 13/10/2014 21:11

Ulisses Pereira Escreveu:Deduzo então que tu não acreditas :)

Claro que acredito. Quando provado.

Atee laa... ee especulativo. E perigoso. Principalmente quando feito por quem tem tanta proximidade aos "mercados" como tu.

Atee parece que te queixas de mal que ajudas a gerar. Tas a ver ?
Imagem

por Ulisses Pereira » 13/10/2014 21:00

Deduzo então que tu não acreditas :)

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bboniek33 » 13/10/2014 20:50

Ulisses Pereira Escreveu:bboniek, lamento informar-te que infelizmente isto acontece em todo o Mundo. Em alguns sítios não é tão descarada. 8-)

Abraço,
Ulisses

Ah sim ? Emenda-se jaa.

"Ele ha coincidencias, sim senhor.

O "inside trading" ee crime, logo, atee ser provado, nao existe.

E, o que me ee estranho, ee alguem que acredita (sabe) que ha "inside trading" continuar tranquilamente nos negoocios da Bolsa.

Isso, sim, ee uma coincidencia."
Imagem

por Ulisses Pereira » 13/10/2014 20:45

bboniek, lamento informar-te que infelizmente isto acontece em todo o Mundo. Em alguns sítios não é tão descarada. 8-)

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bboniek33 » 13/10/2014 19:47

Ele ha coincidencias, sim senhor.

O "inside trading" ee crime, logo, atee ser provado, nao existe.

E, o que me ee estranho, ee alguem que acredita (sabe) que ha "inside trading" continuar tranquilamente nos negoocios da Bolsa portuguesa.

Isso, sim, ee uma coincidencia.
Imagem

por Dom_Quixote » 13/10/2014 19:31

Ulisses, artigo assaz pertinente! Não, não há coincidências!

Retirei a seguinte frase "alguém detinha informação privilegiada e a usou abusivamente".

Faz lembrar o que se passa com o segredo de justiça neste quintal...

Abraço,
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Artista Romeno » 13/10/2014 19:11

Coincidencias pode nao haver, e a acção pode não ter sido logo suspensa para dar tempo de alguem sair, no entanto quem percebesse o minimo de racios de capital, só não saia se fosse um artista contra a :wall: as acções de bancos são especiais... mas daqui a 5 anos ainda ninguem do povão percebeu isso :pray: :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Gil Rumor » 13/10/2014 15:45

Bom artigo! :clap:

Registado: 28/8/2014 13:39

por traderh » 13/10/2014 15:21

E achar que a venda do richiardi de todas as acções mantendo apenas 100 titulos em carteira tambem foi coincidência só para tolos.

Registado: 10/6/2014 9:24

por Diacono » 13/10/2014 15:13

o que é triste é a impunidade com que estas pessoas/entidades se safam...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por 5640533 » 13/10/2014 15:06

É verdade, "na mouche". Também é verdade mais tarde do que nunca.

Registado: 29/11/2007 1:36

por Tennis » 13/10/2014 14:53

Excelente artigo caro Ulisses.

"Na mouche".

Os meus parabéns.

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

Não há coincidências

por Ulisses Pereira » 13/10/2014 14:45

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Não há coincidências":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/nao_ha_coincidencias.html

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PMP69 e 124 visitantes