Re: Melhor negócio do que a saúde só o das armas - Isabel Va

LionH Escreveu:Uma frase que elucida tudo , resta saber se é o das armas legais ou o trafico de armas. Presumo que seja o segundo.
Que o negócio da saúde é um negocio de Midas já todos sabemos , até hoje nunca tinha assistido a cinco! OPA´s e contra OPA´s a uma unica empresa , e ainda não acabou.
Mas porque será assim tão grande o interesse por algo que poucos podem pagar e onde quase tudo custa uma fortuna. Porque o Estado ou seja o contribuinte paga.
O interesse na ES Saúde esta nas parcerias publico privadas (que deveriam ser anuladas pois a empresa que os fez faliu ) , fora isso ninguém queria aquilo.
Vejamos ainda outro caso: o famoso tratamento da hepatite que por cá custa 50.000€ e no Egipto 900€ . Porque esta disparidade de preços? E fácil, ganancia e desprezo pela vida Humana. Não é possível existir esta disparidade de preços!
O Estado não consegue pagar as dividas na saúde , os serviços são cada vez piores nos hospitais públicos e os privados oferecem consultas de urgência ainda mais baratas a quem tem adse e outros seguros saúde estado, quem paga a diferença? O de sempre ou seja o contribuinte.
A ES Saude vai ser bem vendida e aposto que com contratos ainda melhores nas ppp´s mas a saúde publica fica cada vez pior.
Caro forista,
Embora compreenda perfeitamente a indignação com tamanha afirmação, dada a sensibilidade do negócio em questão a mesma não carece de verdade.
Contudo, ao contrário do que evoca, o negócio das PPP'S não é de todo um bom negócio para os Privados.
No caso da PPP de Loures foi assinado um contrato de 10 ANOS entre a ES SAUDE e o Estado Português no qual ficou estabelecido um pagamento anual ( da ES SAUDE ao ESTADO) independente dos resultados, ou seja, a ES SAUDE apenas obtém lucros a partir do montante acordado entre as duas entidades, assumindo no entanto todos os custos operacionais bem como os custos iniciais ( Obra, e Parque de Equipamentos). Para o Estado é um óptimo negócio, o Hospital serve a população, garante um retorno fixo, é controlado por várias entidades auditoras ( Tribunal de Contas, ARS, Joint Comission International...) sendo a acreditação por parte desta última um selo de qualidade reconhecido internacionalmente.
Do ponto de vista do utente, os últimos resultados obtidos são a prova de qualidade do serviço, 4º Melhor Hospital Nacional, 1º em Pediatria e top 5 nas mais variadas especialidades. A confiança da população de Loures é reconhecida.
A parceria traz várias vantagens à ES SAUDE mas pouco relacionadas com o "negócio" propriamente dito. Serão mais de um ponto de vista de marketing e branding da empresa do que propriamente de lucros.
Quanto à afirmação, concordo que seja feia, mas a Isabel sendo Engenheira, terá necessariamente uma visão mais pragmática da saúde.
Os melhores cumprimentos,