Boa tarde!
Decidi abrir este tópico para saber como correu o vosso aumento de capital do BCP com o vosso intermediário financeiro. Decidi não fazê-lo no tópico do
BCP, porque, sendo esse um dos mais comentados, haveria dispersão no meio de tantos comentários e análises, ficando este tópico criado para o recente aumento de capital, passados ou futuros aumentos de capital do BCP ou de outras empresas, pretendendo saber, acima de tudo, como foi o comportamento do vosso banco ou corretora.
Dito isto, vou dar o meu exemplo: tenho conta no banco BEST, através do serviço BEST Trading Pro, e tinha, antes do AC, 212.027 acções, ou seja, tinha direito a 371.047 acções (212.027 x 1,75). Foi exigido, não pelo banco mas para quem usa a plataforma do Saxo Bank, dar resposta até dia 10 de Julho se iríamos ou não ao AC, ou seja, mais cedo do que o previsto (4 a 14 de Julho era o período de negociação de direitos e de 4 a 18 de Julho o período de subscrição de novas acções). Embora quisesse mais tempo para pensar e ver qual seria o valor dos direitos, decidi ir a jogo, dando resposta no dia 9, não fosse haver algum imprevisto no último dia. Depois disto, restava, então, aguardar pela atribuição das novas acções e das que havia pedido em rateio (16.926, de modo a ter 600.000). Pois bem, as acções novas (371.047) foram dadas somente uma hora antes do dia de negociação das novas acções, ou seja, dia 28 (aqui pode-se dar um desconto, tudo bem, mas já havia outras instituições que haviam dado as mesmas aos seus clientes, além de ter a sua "piada" a exigência de darmos resposta antes do devido e depois demorarem e não haver garantias que estariam a tempo e horas) e as do rateio foram somente dadas à tarde, ou seja, se o cliente quisesse, por qualquer motivo, vender toda a sua posição, não poderia fazê-lo. Além disso, das acções em rateio a que tinha direito (13.840, ou seja, 371.047 x 0,0373, sendo 3,73% a percentagem de rateio), foram-me atribuídas apenas 1.030, tendo reclamado e perguntado ao longo da semana para quando a resolução e estar, uma semana e um dia depois, ainda à espera. Pelo que me é dito, e pelo que havia visto no tópico do
BCP, que também aconteceu ao utilizador investpouco, é um problema junto do Saxo Bank e gostaria de saber se os que estão na mesma situação já a viram resolvida.
Para além de quem usa a plataforma do Saxo Bank (GoBulling, Dif Broker, Banif, Montepio, Orey, etc.), gostaria de saber outras opiniões. Todas são importantes, porque é a primeira vez a que vou a um AC e confesso não ter gostado como tudo se processou, pensando seriamente em transferir a minha carteira de títulos para outra instituição financeira. A eventual transferência tem somente a ver como decorreu todo o processo, nada tem a ver com a situação recente do BES (que, diga-se, não há razões para ter medo quanto ao BEST). Aliás, era para ter iniciado este tópico a semana passada, mas não me foi possível. Digam, s.f.f., qual o vosso banco ou corretora.
Peço desculpa se parecer desnecessário aos moderadores a abertura de um novo tópico, mas penso que poderá servir de ajuda para futuras situações, além de, como escrevi, as respostas iriam ficar dispersas no tópico do banco e poderiam ser consideradas off-topic.
Obrigado.