Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - A LUTA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - A LUTA

por +Valias » 7/8/2014 12:17

Bart Simpson Escreveu:A ATM - Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais não pensa seguir com nenhuma queixa sobre o BES.
Dizem que já estão ocupados com a queixa à PT/Rio Forte. Será porque o seu presidente perdeu dinheiro com a PT e não perdeu com o BES ? Que cambada , os outros pedem mil e estes não fazem nada porque o presidente não meteu lá o guito. Tudo a chular o zé, dasss

http://associacaodeinvestidores.com/bes ... lang=ptSem



Ontem vi o presidente da ATM na SicNoticias e não fiquei com boa impressão da pessoa, foi muito defensivo nas respostas que deu, e tem uma agravante é Administrador numa financeira/banco que faz parte do Fundo de Resolução, vejo aqui conflito de interesses para este caso.
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: BES - A LUTA

por spgui » 7/8/2014 12:12

Bom dia a todos,

Depois de ler os posts recentes fico intrigado com o seguinte:

- A ideia de discutir isto no forum é excelente, mas já se começa a dispersar muito (novos foruns, bitaites sobre casos particulares que investiu X, que investiu na ação XYZ, que os culpados são ABCD...

- Tem que se afinar estratégias, o forum existe para discutirmos vários temas, é certo, mas a visibilidade é pequena, limitada aos seus integrantes e eventuais visitantes que não estejam registados.

Opções:

- A página do FB será um excelente veiculo para divulgar a causa, a gestão tem que ser muito cuidada, os conteúdos terão que ser bem escolhidos, principalmente a informação a prestar e atualizações de iniciativas tomadas pelo grupo. Será a "cara" dos representantes do movimento!
A página poderá ter um administrador e editores/moderadores/anunciantes nomeados pelo administrador, estes poderão responder a mensagens, publicar na página, etc e o administrador poderá removê-los sempre que quiser.

O ideal seria ter como administrador alguém muito ligado ao movimento e este poderia nomear outras pessoas, por ex. algum advogado que integre o grupo e que queira ser moderador, de forma a responder a mensagens enviadas e que sejam questões técnicas que nem todos estarão habilitados. Poderá ser nomeada outra pessoa com conhecimentos sólidos em bolsa e os seus "meandros" de forma a responder a questões técnicas sobre assuntos de bolsa.

Muitas pessoas irão enviar mensagens com questões, será importante responder com muita moderação e cuidado sobre os diversos temas, e as melhores pessoas para o fazerem serão entendidos no assunto. E que melhor forma do que serem moderadores, tendo acesso automático às questões, respondendo com uma brevidade diferente se isto estiver entregue a apenas uma pessoa e sempre que houver necessidade de responder, ter que enviar mails e aguardar pelas respostas.

- Existe um outro movimento, Bes2014, que já contatou uma sociedade de advogados no Porto "Telles Abreu", seria interessante contatarem este movimento para não haver muita dispersão e conjugar forças, aglutinando cada vez mais acionistas.

- Seria interessante efetuar um levantamento das pessoas que estão interessadas em avançar com isto, nomeadamente o Nome, Contato, Ações em carteira e valor investido (sei que muitos sentirão a sua privacidade invadida, mas quanto mais visibilidade à causa melhor, e se alguém (advogados, politicos, jornalistas) abordarem o grupo, tendo estes dados agregados será importante para dar ideia a essas pessoas/entidades a dimensão do movimento). Óbvio que estes dados teriam que estar na posse de uma/duas pessoas, não sendo públicos a qualquer um.

Espero que as minhas sugestões ajudem a dar um rumo à causa, pois tem que se colocar em marcha um plano para defender os nossos interesses. Acredito que muitos de vós, incritos no forum, se conhecem pessoalmente, poderão reunir e defenir estratégias, divulgando posteriormente na página do FB, por exemplo.

Cumps
 
Mensagens: 2
Registado: 6/8/2014 15:35

Re: BES - A LUTA

por LVlad01 » 7/8/2014 12:00

Bom dia Joao,
Mais uma vez parabens pela sua determinaçao. Mantenha essa postura, bem focado e com calma de forma a não "gastar" saude mental. Aquilo por que está a lutar é contra um roubo. E apelo a todos os que investem nestes produtos a reflectirem um pouco. Isto não foi um mau investimento. Isto foi um roubo/crime, e que deve ser resolvido. Esta situaçao não penalizou só os investidores do BES. Esta situaçao pode e está a prejudicar muito o nosso pais. É uma questão de justiça. É uma questão de repor a confiança no nosso mercado. Tanto esforço em impostos para tentarmos melhorar a condiçao de Portugal..... Assim vai ser dificil. Juntem-se assim a esta causa. E por favor alguem que perceba da porcaria do Facebook que ajude o Joao. Atençao - Eu não tinha qualquer acçao do BES.
 
Mensagens: 15
Registado: 20/1/2014 9:58

Re: BES - A LUTA

por +Valias » 7/8/2014 11:55

Segundo informação que reuni existem 3 figuras possiveis para esta tomada, aquisição, confisco e nacionalização, em ambas as situações os accionistas têm que ser indemnizados/pagos.

Entretanto surgiu uma 4ªfigura, assalto, que não sei como ficam os accionistas, devolvem o património ? indemnizam.

Peço ajuda a alguém que tenha conhecimentios jurídicos na área das sociedades comerciais.


Quando a poeira assentar muita tinta vai correr, esta resolução vai sair cara, quando estiver definida a separação de ativos vai começar a chover processos.

Já pensaram porque a PT levantou a guita e deixou 2,1% a marinar?

Cumprs,
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: BES - A LUTA

por artista_ » 7/8/2014 11:52

Estou a ver na SicN o Pedro Silva Pereira a dizer que acha mal que se houver lucros na Venda do banco bom, eles deviam ir para o Estado e não para o banco mau.... há com cada um, de um lado os acinistas que queriam uma solução que lhes devolvesse o dinheiro perdido (não sei como, só sendo o estado a metê-lo lá. tipo BPN), mas agora este também queria que o estado ficasse com a parte boa, que o sindicato bancário assuma os riscos da recapitalização, mas o que devia ser o estado a ficar com eventuais lucros!? :shock: :roll:

Enfim, num país onde a opinião de cada um é moldada estritamente em função de interesses... não é fácil! :|

EDIT: era para por isto no tópico do BES, mas coloquei aqui... enfim, acho que pode ficar na mesma!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BES - A LUTA

por 5element » 7/8/2014 10:49

Gonçalo Sá Escreveu:http://besaluta.livreforum.com/

Já estou inscrito no nosso forum. Inscreve-te tambem.


Ideia excelente. Também estou inscrito.

cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 107
Registado: 10/6/2011 20:28
Localização: Porto

Re: BES - A LUTA

por Qualnhick » 7/8/2014 10:37

Até no Brasil a justiça funciona melhor que aqui, nestes casos.
Vejam este exemplo, em tudo semelhante ao BES, banco intervencionado pelo banco central, fraude, desvio de dinheiro, etc, congelaram TODOS os bens dos gestores, accionistas maioritarios:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/justica-americana-bloqueia-imoveis-dos-ex-donos-do-cruzeiro-do-sul
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: BES - A LUTA

por Gonçalo Sá » 7/8/2014 10:28

http://besaluta.livreforum.com/

Já estou inscrito no nosso forum. Inscreve-te tambem.
 
Mensagens: 21
Registado: 5/8/2014 9:52

Re: BES - A LUTA

por Bart Simpson » 7/8/2014 8:14

A ATM - Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais não pensa seguir com nenhuma queixa sobre o BES.
Dizem que já estão ocupados com a queixa à PT/Rio Forte. Será porque o seu presidente perdeu dinheiro com a PT e não perdeu com o BES ? Que cambada , os outros pedem mil e estes não fazem nada porque o presidente não meteu lá o guito. Tudo a chular o zé, dasss

http://associacaodeinvestidores.com/bes ... lang=ptSem
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
 
Mensagens: 709
Registado: 29/11/2007 4:09
Localização: 69

Re: BES - A LUTA

por artista_ » 7/8/2014 2:38

GUNNY Escreveu:Alguns comentários eram desnecessários e não trazem valor acrescido ao tema do tópico. Não vejo como poderá ser uma sorte perder só 500€. Não vejo porque é que os meus 500€ devem ser considerados menos importantes do que 5000€ de outro acionista. Sabes lá se os 500€ não me fazem mais falta a mim do que os 5000€ fariam a outro acionista que os perdeu? Enfim, seja muito seja pouco eram meus e foram ganhos honestamente. E se os tivesse no lado de cá tinha um melhor uso para lhos dar do que ficando do lado de lá. Por essa ordem de ideias todos os pequenos acionistas que perderam podem-se dar por sortudos por não terem perdido milhões como alguns grandes acionistas. Enfim ... acho que não vale a pena mais comentários.


Eu sei isso, mas 500 euros nunca serão muito dinheiro, sobretudo para quem investe na bolsa. E eu projetei a coisa no futuro, se isto te servir de aprendizagem, será barato, porque estes 500 hoje podem impedir 5000 ou mais no futuro! Além do que aquilo que realmente perdeste foram pouco mais de 150 euros... que, caso não suspendessem a negociação, iriam rapidamente transformar-se em zero ou perto disso!

GUNNY Escreveu:Não, não foram os 2 que me enganaram. Não tenho qualquer negócio com o Sr. Ex-dono disto tudo, não o conheço nem ele me deve qualquer satisfação. Quando eu comprei as ações já havia um novo administrador, nomeado pelo Estado, o mesmo Estado que nas vésperas me disse que o banco estava bem. Quem me enganou foi o Estado, através das suas instituições.


Compreendo e dou-te razão na parte de exigir responsabilidades ao governador. Isso não invalida que tenhas obrigação de saber que investir em ações tem risco elevado. Um dos riscos era realmente o de ter acabado de sair da administração alguém que já todos tinham percebido que tinha feito uma data de "falcatruas", dizeres que porque ele tinha saído (ou melhor, tinha sido expulso) da administração uns dias antes, deixou de ter qualquer responsabilidade no assunto... enfim, se ele não tem, mais ninguém tem. O Carlos Costa pode ter, mas essas nunca obrigarão a que ele, ou estado, te devolvam o dinheiro que perdeste, obviamente, mas obrigariam a que ele já se tivesse demitido... de qualquer forma, se conseguirem algum de volta, será sempre através do Salgado e de todos os que praticaram as fraudes (ainda estou à espera do primeiro que é preso) e nunca através do estado ou do governador....

GUNNY Escreveu:Isto não é uma falência (essa ainda está para vir, mas só para uma parte). Isto é uma expropriação. Uma fraude. Falência é outra coisa. Não estou com isto a dizer que deviam ter deixado mirrar até falir. Apenas tou a constatar um facto.


Volto a repetir o que te disse antes, esquece, o banco estava e está falido... se calhar deviam te-lo deixado negociar mais uns dias, quando estivesse a 1 cêntimo se calhar já não havia tanta gente chateada!

GUNNY Escreveu:Isto abre um precedente, na medida em que antes, o risco era assumido mediante a existência de regras. Agora demonstra-se que as regras podem ser alteradas a meio do jogo a favor de alguns, em detrimento de outros, com o aval do Estado.


Vai dar uma vista de olhos no tópico do BCP para veres que continuam-se a cometer os mesmos erros....

GUNNY Escreveu:Sim. É preciso não conhecer a natureza do tuga para não saber que é assim que funciona. Aliás, é com isso que este governo tem jogado em toda a legislatura. Jogar os tugas uns contra os outros. Há vários exemplos de que assim tem sido.


Concordo inteiramente!

GUNNY Escreveu:Se achas que esta situação se encaixa na normalidade óbvia das falência, vou deixar um excerto de um email enviado para o infobes@bportugal.pt:

"A título de exemplo, caso um padeiro tenha dificuldades financeiras e esteja em situação eminente de falência, poderá ele dividir a sua padaria em duas? Em que numa parte (a parte boa) mantém o pão, o forno, a farinha e os clientes. Na outra parte (a parte má) é uma sala vazia onde os credores poderão apresentar as suas reclamações e, eventualmente, penhorarem a porção de ar atmosférico existente para serem ressarcidos de terem, em má-hora, fornecido a crédito a farinha com que o padeiro está a vender os papossecos na padaria boa."

Espero que seja esclarecedor.


Nada esclarecedor, a situação não tem nada a ver ... o que ficou na parte má não foram dívidas, foram créditos de difícil cobrança. Se o banco conseguir fazer algum dinheiro do que lá ficou, ele será distribuido pelos obrigacionistas primeiro, e pelos accionistas depois. Assim como o remanescente eventual da venda do Novo banco. A realidade é que o banco está falido, porque precisava de 5/6 mil milhões de euros (ou mais porque os prejuízos da parte má se calhar ainda serão maiores) e os atuais acionistas não tinham como os colocar lá... a alternativa seria fazer como no BCP ou BPI, só que seria preciso muito mais capital e os riscos eram muito maiores para o estado, felizmente que as regras mudaram, assim os contribuintes correm riscos, mas na versão anterior corriam muito mais... era outro BPN de proporções eventualemtne maiores ainda, mas os acionistas ficavam protegidos! :wall: :wall:

GUNNY Escreveu:Errado. Eu mantinha as mesmas 1400 ações que tinha no ato da compra. Sabes lá as voltas que isto dá e se daqui a uns tempos não valeriam 750€?


:mrgreen: :mrgreen: Pois, só quando vendesses é que perdias não é?! Continua a investir em ações com essa mentalidade vais ver o que te acontece! Não tinhas não, o que tu tinhas eram 1400 ações a 12 cêntimos, ponto final! As voltas que poderiam dar, infelizmente não as levaram para uma valorização das mesmas por 750 euros, mas antes para Zero... quanto mais depressa aceitares isso e seguires em frente, quanto mais depressa perceberes que o que conta é o que a cotação marca e não as voltas que isto dá, mais depressa estarás minimamente preparado para isto... caso contrário não voltes a comprar uma única ação!

GUNNY Escreveu:As minhas ações só valeriam 1/3 se eu as tivesse vendido nessa data. Sem venda, 1400 ações continuam a ser 1400 ações. Isto para dizer que, normalmente, só se perde ou só se ganha quando se compra/vende. O que não foi o caso.


Ainda nem tinha lido isto quando escrevi o texto anterior! :mrgreen: :mrgreen: Não é assim não, estás enganado!

GUNNY Escreveu:Se não venderam mais foi porque não arranjaram tansos suficientes para as comprarem :)


Queres ver que os 5 mil milhões de euros que valia o BES há pouco tempo ficaram todos em mãos de pequenos investidores?! :lol: :roll:

Sabes quantas empresas grandes e fundos de investimento já faliram por causa de maus investimentos? Sabes quanto é que a PT perdeu com isto do BES? Ou o Credit Agricole? Queres trocar com eles?! :mrgreen:

GUNNY Escreveu:Eu não levo a mal mas, acho que já respondi a esses comentário todos, os quais não foram muito felizes, na minha opinião. Mas agradeço na mesma o trabalho que tiveste a comentar.


Não têm, nem deixam de ter objetivo de serem felizes, apenas tento ser direto, aqui não vale a pena andar com panos quentes, não ajudam ninguém... e estou a ficar seriamente convencido de que ser direto também não ajuda ninguém! :mrgreen:

GUNNY Escreveu:Se alguém que perdeu mais do que eu se for ofender por eu estar "chateado" por o Estado ter proporcionado o roubo dos meus 500€, então não vai ter muita sorte na sua própria luta. Porque só juntando toda a gente se pode fazer alguma coisa.


Não é só por causa do volume de perdas que tiveste em relação a outros, é a situação em si. Tu tens obrigação de assumir as tuas responsabilidades. Quando compraste já se sabia que afinal o BES tinha problemas mais graves do que se tinha dito antes. E decidiste entrar. Quando esse problemas foram anunciados no dia 30 de Julho as ações cairam a pique, e tu mantiveste a posição, afinal só perdes quando vendes! :-k

GUNNY Escreveu:A Goldman Sach ri-se para as perdas de todos os acionistas que postaram aqui. :-"


Porquê? A GS tinha mais de 100 milhões de ações compradas mais ou menos ao mesmo preço que tu e vendeu apenas 4 milhões! Também queres trocar com eles? :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BES - A LUTA

por bike1 » 7/8/2014 1:26

presente sempre Escreveu:Accionistas e obrigacionistas subordinados arriscaram e perderam, como por vezes tb se ganha bastante. A luta é válida nesta confusão enorme do BES. Safei-me, pois arrisco forte e os meus investimentos foram para o dito bom. Arrisco, mas fujo da especulação e de produtos muito arriscados. Boa sorte a todos.


Eu de facto subscrevo o que dizes.
Bolsa é uma coisa (tenho por ex Pt e sofro as consequências), agora investir para ir buscar 3,5% ou mesmo menos nunca deveria ser colocado no mesmo pote... Espero que não!
Sou responsável pelo investimento que fiz na Pt e em qualquer outra incluindo acções do bes que tive a o,56€, tive de sair aos 0,47€. Agora de facto os riscos são muito diferentes....
Estamos é num pais onde se calhar é melhor colocar algum debaixo colchão, não venha algum regulador dizer que o povo tem de emprestar ao estado , e que este é seguro... E tal e tal
Tirei o que consegui (investimentos baixo risco) logo no início de Julho porque o que não pude (maturidade) tinha pago para o fazer. Refiro me a papel comercial. :wall:
Não estou tranquilo e sou solidário com todos ... Mas há níveis de risco e níveis de risco! E este para ir buscar 3,5% ou 4% ... :-#
Sem comments.
 
Mensagens: 26
Registado: 7/4/2010 10:43
Localização: 15

Re: BES - A LUTA

por GUNNY » 7/8/2014 1:19

duplo post :X
 
Mensagens: 16
Registado: 6/8/2014 1:47

Re: BES - A LUTA

por GUNNY » 7/8/2014 1:17

artista_ Escreveu:
GUNNY Escreveu:Sou um micro investidor a dar os primeiros passos e comprei "meia duzia" de ações a 0,35€, horas antes de terem sido anunciados os prejuizos. Eram cerca de 500€. Se calhar era pouco dinheiro mas era meu.


Queres que te diga uma coisa, um dia ainda vais agradecer muito a este caso BES. Alguém que começa a dar os primeiros passos na bolsa e na primeira vez em que se queima a sério perde 500 euros... não é para todos essa sorte, estou a falar a

GUNNY Escreveu:Quem me enganou não foi o ex-dono-disto-tudo. Quem me enganou foi o estado que ao longo de semanas foi dizendo que o BES era diferente do GES e que estava tudo bem com o GES. O mesmo estado que permitiu que o ex-dono-disto-tudo ficasse 2 semanas a fazer o que bem quis no banco.


Foram os dois porque, pelos vistos um enganou o outro, e os dois enganaram toda a gente!

GUNNY Escreveu:Percebo que esta solução foi a alternativa a deixar o banco falir, em que de qualquer modo os investidores iriam perder tudo. Será que iriam? Eu sinceramente não sei se daqui a uns meses o banco não dava a volta por cima. O que eu sei é que com esta solução o estado condenou definitivamente uma parte do banco, sem alternativas para o mesmo ou capacidade de dar a volta por cima.


Esquece lá isso, o banco está falido!

GUNNY Escreveu:Esta solução abre um precedente terrivel. A partir de agora, qualquer empresa cotada em bolsa que comece a apresentar sinais de instabilidade poderá conduzir à debanda dos acionistas e a queda abrupta do valor em bolsa.


Por incrível que pareça a história mostra-nos que não é assim... até te digo, o presente mostra-nos que não é assim, nem com este caso os investidores se assustam e continuam a cometer os mesmos erros que os colocam em posição dramática caso se repita algo do género!

GUNNY Escreveu:Esta solução é cobarde porque é aquela que se torna mais facil de aceitar para o cidadão comum. Até é simpático para o cidadão comum saber que os acionistas se lixaram. Porque para o cidadão comum, os acionistas é tudo uma cambada de ricardos salgados. A verdade é que não sou. Eu também sou um cidadão comum e há menos de uma semana que sou micro-acionista de um banco, nunca tive qualquer responsabilidade na gestão do mesmo e acabei por pagar parte desta situação. E secalhar ainda vou pagar mais enquanto contribuinte.


Tens de ter calma, mas alguém acha que os acionistas são todos do género do Ricardo Salgado?! :shock: Mas é óbvio que quando uma empresa vai à falência os seus acionistas perdem o que lá puseram, isso é válido aqui no BES e em qualquer outra empresa, grande ou pequena. Aliás como referi no meu blogue(http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2014/08 ... pelos.html), no nosso mercado já tivémos desvalorizações muito superiores a esta, a diferença é que elas aconteceram num período mais alargado de tempo e as empresas não chegaram a falir, mas os investidores perderam mais do que aqui. Compreendo que esta situação, em termos psicológicos, é mais difícil de digerir no imediato, mas garanto-te que muitos investidores, provavelmente tu também, continuariam a ser acionistas do BES por muito mais tempo, até as cotações atingirem décimas de cêntimo, na prática perdiam o mesmo. Obviamente que alguns salvavam-se, conseguiam recuperar alguma coisa, mas é normal que em situações destas haja quem tem mais sorte e menos sorte, na sexta feira certamente terá havido quem tenha comprado mas também houve quem vendesse, estes foram uns sortudos! No teu caso tu até já só tinhas 1/3 dos 500 euros... quantos aqui não gostariam de estar na tua posição!

GUNNY Escreveu:Ainda por cima, soube-se agora que a Goldman Sach efetuou negociação em bolsa de ações do bes em vesperas do crash, o que indicia fuga de informação. Uma vergonha.


Mais uma, nem que se repitam as coisas mil vezes as pessoas não percebem, porque querem ver apenas o que lhes interessa. A GS vendeu 4 milhões de ações mas ficou com mais de 100 milhões, já nem sei, sei que as que vendeu representam apenas uma pequena parte das que tinha.

GUNNY Escreveu:Penso que os pequenos acionistas se deveriam juntar para fazer alguma coisa. Já li algures por ai que há um grupo a formar-se(?!)

Por favor se há algum grupo de pequenos acionistas a formar-se, alguém me dê alguma indicação por PM.

Muito obrigado. Nâo podemos deixar isto ficar assim.


Quanto a isto têm o meu apoio e a minha solidariedade, mas não têm razão em relação á solução adotada, essa ou outra seria igual para os acionistas, perdiam tudo, ou quase tudo! Já em relação à regulação acho que não há palavras para a falta de competência, de responsabilidade e mesmo de ética!

EDIT: Não leves a mal, é apenas a minha opinião. Eu até não perdi nada diretamente com o BES (todos perdemos porque isto obviamente está e vai afetar a economia do pais) mas acho um bocado excessivo, de certa forma até ofensivo para algumas pessoas que foram realmente muito prejudicadas com isto, que alguém que comprou 500 euros de ações do BES quando já se sabia que havia problemas bastante graves não descortinados anteriormente, que não vendeu nada até elas terem uma desvalorização de cerca de 70% (na prática a posição valeria pouco mais de 150 euros) se sinta tão prejudicado com isto!?... desculpa que te diga, mas se há investidores que não têm razão nenhuma para reclarmar do que perderam, tu és um deles!


Antes de mais agradeço os comentários e as dicas. Aproveitei para er o teu blog e é sempre bom aprender mais alguma coisa de quem sabe. Parabéns.

Com a mesma sinceridade que dou os parabéns, aproveito para dizer que, contudo há algumas coisas com que não posso concordar:

Queres que te diga uma coisa, um dia ainda vais agradecer muito a este caso BES. Alguém que começa a dar os primeiros passos na bolsa e na primeira vez em que se queima a sério perde 500 euros... não é para todos essa sorte, estou a falar a


Alguns comentários eram desnecessários e não trazem valor acrescido ao tema do tópico. Não vejo como poderá ser uma sorte perder só 500€. Não vejo porque é que os meus 500€ devem ser considerados menos importantes do que 5000€ de outro acionista. Sabes lá se os 500€ não me fazem mais falta a mim do que os 5000€ fariam a outro acionista que os perdeu? Enfim, seja muito seja pouco eram meus e foram ganhos honestamente. E se os tivesse no lado de cá tinha um melhor uso para lhos dar do que ficando do lado de lá. Por essa ordem de ideias todos os pequenos acionistas que perderam podem-se dar por sortudos por não terem perdido milhões como alguns grandes acionistas. Enfim ... acho que não vale a pena mais comentários.

Foram os dois porque, pelos vistos um enganou o outro, e os dois enganaram toda a gente!


Não, não foram os 2 que me enganaram. Não tenho qualquer negócio com o Sr. Ex-dono disto tudo, não o conheço nem ele me deve qualquer satisfação. Quando eu comprei as ações já havia um novo administrador, nomeado pelo Estado, o mesmo Estado que nas vésperas me disse que o banco estava bem. Quem me enganou foi o Estado, através das suas instituições.

Esquece lá isso, o banco está falido!


Isto não é uma falência (essa ainda está para vir, mas só para uma parte). Isto é uma expropriação. Uma fraude. Falência é outra coisa. Não estou com isto a dizer que deviam ter deixado mirrar até falir. Apenas tou a constatar um facto.

Por incrível que pareça a história mostra-nos que não é assim... até te digo, o presente mostra-nos que não é assim, nem com este caso os investidores se assustam e continuam a cometer os mesmos erros que os colocam em posição dramática caso se repita algo do género!


Isto abre um precedente, na medida em que antes, o risco era assumido mediante a existência de regras. Agora demonstra-se que as regras podem ser alteradas a meio do jogo a favor de alguns, em detrimento de outros, com o aval do Estado.

Tens de ter calma, mas alguém acha que os acionistas são todos do género do Ricardo Salgado?! :shck:


Sim. É preciso não conhecer a natureza do tuga para não saber que é assim que funciona. Aliás, é com isso que este governo tem jogado em toda a legislatura. Jogar os tugas uns contra os outros. Há vários exemplos de que assim tem sido.

Mas é óbvio que quando uma empresa vai à falência os seus acionistas perdem o que lá puseram, isso é válido aqui no BES e em qualquer outra empresa, grande ou pequena.


Se achas que esta situação se encaixa na normalidade óbvia das falência, vou deixar um excerto de um email enviado para o infobes@bportugal.pt:

"A título de exemplo, caso um padeiro tenha dificuldades financeiras e esteja em situação eminente de falência, poderá ele dividir a sua padaria em duas? Em que numa parte (a parte boa) mantém o pão, o forno, a farinha e os clientes. Na outra parte (a parte má) é uma sala vazia onde os credores poderão apresentar as suas reclamações e, eventualmente, penhorarem a porção de ar atmosférico existente para serem ressarcidos de terem, em má-hora, fornecido a crédito a farinha com que o padeiro está a vender os papossecos na padaria boa."

Espero que seja esclarecedor.

No teu caso tu até já só tinhas 1/3 dos 500 euros...


Errado. Eu mantinha as mesmas 1400 ações que tinha no ato da compra. Sabes lá as voltas que isto dá e se daqui a uns tempos não valeriam 750€?

As minhas ações só valeriam 1/3 se eu as tivesse vendido nessa data. Sem venda, 1400 ações continuam a ser 1400 ações. Isto para dizer que, normalmente, só se perde ou só se ganha quando se compra/vende. O que não foi o caso.

quantos aqui não gostariam de estar na tua posição!


Não sei, mas se quiseres trocar estás à vontade. Uops, afinal não dá para trocar, porque o Estado cortou-me as vazas. :)

Mais uma, nem que se repitam as coisas mil vezes as pessoas não percebem, porque querem ver apenas o que lhes interessa. A GS vendeu 4 milhões de ações mas ficou com mais de 100 milhões, já nem sei, sei que as que vendeu representam apenas uma pequena parte das que tinha.


Se não venderam mais foi porque não arranjaram tansos suficientes para as comprarem :)

EDIT: Não leves a mal, é apenas a minha opinião. Eu até não perdi nada diretamente com o BES (todos perdemos porque isto obviamente está e vai afetar a economia do pais) mas acho um bocado excessivo, de certa forma até ofensivo para algumas pessoas que foram realmente muito prejudicadas com isto, [b]que alguém que comprou 500 euros de ações do BES quando já se sabia que havia problemas bastante graves não descortinados anteriormente, que não vendeu nada até elas terem uma desvalorização de cerca de 70% (na prática a posição valeria pouco mais de 150 euros) se sinta tão prejudicado com isto!?... desculpa que te diga, mas se há investidores que não têm razão nenhuma para reclarmar do que perderam, tu és um deles!


Eu não levo a mal mas, acho que já respondi a esses comentário todos, os quais não foram muito felizes, na minha opinião. Mas agradeço na mesma o trabalho que tiveste a comentar.

Se alguém que perdeu mais do que eu se for ofender por eu estar "chateado" por o Estado ter proporcionado o roubo dos meus 500€, então não vai ter muita sorte na sua própria luta. Porque só juntando toda a gente se pode fazer alguma coisa.

A Goldman Sach ri-se para as perdas de todos os acionistas que postaram aqui. :-"

Voltando ao que interessa, criei um forum para os interessados em fazer alguma coisa, poderem debater o assunto nas suas várias vertentes, de forma estruturada.

Podem registar-se aqui:

http://besaluta.livreforum.com/
Editado pela última vez por GUNNY em 7/8/2014 1:23, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 16
Registado: 6/8/2014 1:47

Re: BES - A LUTA

por bboniek33 » 7/8/2014 0:52

presente sempre Escreveu:Accionistas e obrigacionistas subordinados arriscaram e perderam, como por vezes tb se ganha bastante. A luta é válida nesta confusão enorme do BES. Safei-me, pois arrisco forte e os meus investimentos foram para o dito bom. Arrisco, mas fujo da especulação e de produtos muito arriscados. Boa sorte a todos.


Ee a Luta, ee a Luta. Atee aa Vitoria Final. Ee a Luta.
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

Re: BES - A LUTA

por Presente sempre » 6/8/2014 23:57

Accionistas e obrigacionistas subordinados arriscaram e perderam, como por vezes tb se ganha bastante. A luta é válida nesta confusão enorme do BES. Safei-me, pois arrisco forte e os meus investimentos foram para o dito bom. Arrisco, mas fujo da especulação e de produtos muito arriscados. Boa sorte a todos.
 
Mensagens: 9
Registado: 3/8/2014 22:41

Re: BES - A LUTA

por dbass » 6/8/2014 23:33

excalibur2000,

A primeira regra....É não poluir um espaço que não deve ser poluído por demagogia barata! Disse!
 
Mensagens: 90
Registado: 16/1/2014 19:56

Re: BES - A LUTA

por dbass » 6/8/2014 23:27

katolo Escreveu:dbass,

Se as entidades competentes te dissessem que estava tudo bem, o banco é sólido, tem uma boa almofada financeira e há investidores privados interessados em investir no banco, não deverias ficar descansado??

Essas entidades enganaram-te. E essas entidades têm responsabilidades e devem ser credíveis. Porque são entidades públicas que têm a obrigação de zelar pelos interesses dos cidadãos.

Investir em ações tem riscos, mas tu deves ser informado desses riscos! Mas quando te mentem declaradamente e todos os dados estão forjados não tens o direito de reclamar?

Para mim, é dolo!


Katolo,

Não tenho, nem nunca tive nada de BES.......O que não entendo é a atitude verbal de certos foristas que ainda não perceberam que pessoas que não são investidores, mas sim depositantes e que estão a levar por tabela!

Não se pode vir para um espaço destes, com pessoas em desespero, e dizer o que dizem!

Julgo, que o mais correto é mostrar a nossa solidariedade e ajudar no que poderemos.
 
Mensagens: 90
Registado: 16/1/2014 19:56


Re: BES - A LUTA

por excalibur2000 » 6/8/2014 23:17

dbass Escreveu:Caro Sniper,

De facto louvo tua postura pela forma como assumiste as perdas.
Acho que isto deveria servir para separar o trigo do joio: Pessoas como tu, que são investidores e vais continuar a fazer os teus trades (tenho esperança que recuperes depressa) e os jogadores do Euromilhões que pensavam que isto era um jogo e agora acham que alguém deveria assumir a responsabilidade das perdas deles.

Parabéns!


Este não é o espaço apropriado para discutir este assunto, mas não posso ficar indiferente a estas expressões: "separar o trigo do joio""e os jogadores do Euromilhões que pensavam que isto era um jogo "

Sabes o que estás a dizer....!!!!.Tens noção das pessoas que não investiram em ações e foram enganadas nos balcões do BES com produtos tóxicos! Essas pessoas estão no mesmo barco.....No "barco mau"!!!!

Peço desculpa pelo desabafo e continuem com a vossa luta, podem contar com a minha solidariedade e participação![/quote]

Meu caro,

A primeira regra de qualquer investidor é não investir em produtos que não perceba.
O que o meu amigo se está a referir é uma questão cultural, não é do BES. Provavelmente todos os dias continua gente a comprar coisas, que não sabe o que é, nos balcões dos bancos todos e seguradoras. E o que os move a todos é a mesma coisa...
 
Mensagens: 24
Registado: 9/7/2009 14:46
Localização: 16

Re: BES - A LUTA

por +Valias » 6/8/2014 23:13

ISDA - Associação internacional de bancos considera que não houve bancarrota no BES, leiam com atenção e estejam atentos, dia 8 Agosto vão-se pronunciar sobre o ASSALTO de Domingo

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=218245
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: BES - A LUTA

por jumpinho » 6/8/2014 23:10

jumpinho Escreveu:Debate agora SIC noticias, acerca da legalidade disto.
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: BES - A LUTA

por jumpinho » 6/8/2014 23:10

...
Editado pela última vez por jumpinho em 6/8/2014 23:17, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: BES - A LUTA

por katolo » 6/8/2014 23:04

dbass,

Se as entidades competentes te dissessem que estava tudo bem, o banco é sólido, tem uma boa almofada financeira e há investidores privados interessados em investir no banco, não deverias ficar descansado??

Essas entidades enganaram-te. E essas entidades têm responsabilidades e devem ser credíveis. Porque são entidades públicas que têm a obrigação de zelar pelos interesses dos cidadãos.

Investir em ações tem riscos, mas tu deves ser informado desses riscos! Mas quando te mentem declaradamente e todos os dados estão forjados não tens o direito de reclamar?

Para mim, é dolo!
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: BES - A LUTA

por +Valias » 6/8/2014 23:00

Acabei de descobrir que existe a Associação dos Utilizadores de Produtos Financeiros (SEFIN) , presidida por Luis Marques

Vejam o artigo:
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=157816
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: BES - A LUTA

por dbass » 6/8/2014 22:56

Caro Sniper,

De facto louvo tua postura pela forma como assumiste as perdas.
Acho que isto deveria servir para separar o trigo do joio: Pessoas como tu, que são investidores e vais continuar a fazer os teus trades (tenho esperança que recuperes depressa) e os jogadores do Euromilhões que pensavam que isto era um jogo e agora acham que alguém deveria assumir a responsabilidade das perdas deles.

Parabéns![/quote]

Este não é o espaço apropriado para discutir este assunto, mas não posso ficar indiferente a estas expressões: "separar o trigo do joio""e os jogadores do Euromilhões que pensavam que isto era um jogo "

Sabes o que estás a dizer....!!!!.Tens noção das pessoas que não investiram em ações e foram enganadas nos balcões do BES com produtos tóxicos! Essas pessoas estão no mesmo barco.....No "barco mau"!!!!

Peço desculpa pelo desabafo e continuem com a vossa luta, podem contar com a minha solidariedade e participação!
 
Mensagens: 90
Registado: 16/1/2014 19:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Caelito Telles, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, JoeP, karaya75, Kooc, m-m, papamericano, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014 e 444 visitantes