trasnferência carteira de titulos-irs
10 mensagens
|Página 1 de 1
Re: trasnferência carteira de titulos-irs
À posteriori, não vejo muito que possas fazer.
O banco de origem poderia ter-te avisado exactamente porque não era algo que os favorecia, à partida.
O banco de origem poderia ter-te avisado exactamente porque não era algo que os favorecia, à partida.
No banco , na altura, não me informaram disso, em seu próprio desfavor, pois, caso me tivessem alertado, nem em sonhos teria feito a transferência. Sim, o meu pai já estava há muto na conta da GCD quando para lá transferi a carteira.... Agradeço novas sugestões....
- Registado: 20/5/2014 15:00
A mim parece-me que um dos bancos te deveria ter avisado dessa implicação antes da complicação surgir. É uma questão tricky porque, pergunto, o que teria sucedido se tivesses incluído o teu pai na conta ANTES da transferência? seria também um fora de bolsa - porque efectivamente é uma passagem de titularidade?
A única ideia que me ocorre é vender as ações em que ainda não estou a ganhar em relação à aquisição fantasma e aplicar esse valor num fundo de ações. Mas nacho que vai dar ao mesmo, pois o fundo tb evoliu e involiu: a diferença é q o desconto dos impostos não me passa pela mão e a papelada c om o IRS tb não. Ainda pensei em doação das ações como forma de não pagar o irs, mas acredito que isso tb seja considerado uma venda... Não sei.... Agradeço outras sugestões....
- Registado: 19/5/2014 10:44
Bom, não conheço mais hipóteses, ou se engloba, ou não se engloba 
Talvez mais alguém tenha sugestões?

Talvez mais alguém tenha sugestões?
Obrigado , Dr. Não haverá outras saídas possíveis? è que se a bolsa continuar a subir 20% ao ano para o ano tenho de lhe dar 3000 euros se vender as ações quando, na verdade, continuo e continuarei a ter menos valias reais em relação ao tempo em que comprei efetivamente as ações.
Deixa cá ver: 170 K€ a 4% dá 6800 de rendimento de capital. Supondo que este rendimento não te faz subir de escalão, se englobasses pagavas 2516 € (37%) de IRS referentes a este rendimento. Como já foram retidos na fonte 28%, ou seja 1904 €, tinhas que pagar ao todo 612€. No ano seguinte terias que englobar outra vez, para poderes descontar as menos valias. Assim, o custo total seria 612*2=1224€.
Se não englobares, irás pagar para o ano 28% sobre 5000 € de mais valias, ou seja 1400 €. Este será o custo do não englobamento. A questão é se poupar 200€ vale para ti a chatice que poderás ter com o englobamento ou não.
Se não englobares, irás pagar para o ano 28% sobre 5000 € de mais valias, ou seja 1400 €. Este será o custo do não englobamento. A questão é se poupar 200€ vale para ti a chatice que poderás ter com o englobamento ou não.
>A questão é saber se , com depósitos a prazo no valor de 170.000 euros, a renderem uma media de 4% brutos em 2o13, e com um irs a taxa de 37 %( sem englobar esses depósitos) wm 2013, eu terei beneficio em optar pelo englobamento das menos valias de 15000 euros a esee irs e a esses deposito a aprazo, para amanha vender a totalidade da certeira e ter de declarar mais valias de 5000 euros relativas a 2014. Alguém sabe fazer esta conta marada?
Agradeço outras hipóteses ade abordagem do problema mais vantajosas para mim....
Agradeço outras hipóteses ade abordagem do problema mais vantajosas para mim....
Acho que deves tentar englobar, porque essa menos-valia pode ser descontada de futuras mais valias (durante os 2 anos seguintes), mesmo que não afecte o IRS deste ano.
É verdade que te falta a papelada das retenções na fonte, o que é aborrecido... Não sei, fala com os bancos e as finanças, pode ser que haja alguma solução.
Ou então tens que convencer as finanças que não houve alienação, ou que foi só parcial, já que a titularidade de metade dos títulos continua ser tua.
É verdade que te falta a papelada das retenções na fonte, o que é aborrecido... Não sei, fala com os bancos e as finanças, pode ser que haja alguma solução.
Ou então tens que convencer as finanças que não houve alienação, ou que foi só parcial, já que a titularidade de metade dos títulos continua ser tua.
trasnferência carteira de titulos-irs
Transferi a minha carteira de títulos em 2013 de um
banco para outro, passando o meu pai a partilhar a titularidade das ações, uma vez que é titular nessa conta, o que não acontecia na anterior. As finanças receberam essa comunicação do banco 1 com a referencia ao código 10 , venda de ações, e chamara-me para regularizar a situação. Agora, dizem-me que tenho de preencher o anexo g e especificar o valor da compra e dessa referida " venda". Na prática, isso quer dizer que , como não tive mais valias entre o valor da compra e essa " venda" ( tive menos valias de 15000 euros , isso não me vai alterar nada o IRS, uma vez que devo optar por não englobar, dado a minha taxa de irs ( sem englobar os depósitos aprazo que tenho já se situar nos 37%, o que acho que talvez seria pior emenda que o soneto, não sei...) e não ter pedido declaração aos bancos dos depostios a prazo que tenho.
~Mas se hoje vender as ações , para o ano irei pagar 1770 euros de mais valias ao fisco da compra fantasma que fiz no novo nabo, quando na realidade eu continuo com menos valias de milhares de euros. Isto é surreal. Alguma maneira de resolver isto sem penalização para mim? Agradeço sugestões.
banco para outro, passando o meu pai a partilhar a titularidade das ações, uma vez que é titular nessa conta, o que não acontecia na anterior. As finanças receberam essa comunicação do banco 1 com a referencia ao código 10 , venda de ações, e chamara-me para regularizar a situação. Agora, dizem-me que tenho de preencher o anexo g e especificar o valor da compra e dessa referida " venda". Na prática, isso quer dizer que , como não tive mais valias entre o valor da compra e essa " venda" ( tive menos valias de 15000 euros , isso não me vai alterar nada o IRS, uma vez que devo optar por não englobar, dado a minha taxa de irs ( sem englobar os depósitos aprazo que tenho já se situar nos 37%, o que acho que talvez seria pior emenda que o soneto, não sei...) e não ter pedido declaração aos bancos dos depostios a prazo que tenho.
~Mas se hoje vender as ações , para o ano irei pagar 1770 euros de mais valias ao fisco da compra fantasma que fiz no novo nabo, quando na realidade eu continuo com menos valias de milhares de euros. Isto é surreal. Alguma maneira de resolver isto sem penalização para mim? Agradeço sugestões.
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO e 242 visitantes