Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tudo ou Nada ! - Ajuda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Tudo ou Nada ! - Ajuda

por ricardmag » 16/5/2014 17:57

Obrigado drlu e zecatreca_1.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por zecatreca_1 » 16/5/2014 16:38

drlu Escreveu:boas, amigo!
quem sou eu para dar conselhos sobre Bolsa, aliás, se os conselhos fossem bons, não se "davam", "vendiam-se"..ehehehe
mas há algo num post seu, que para mim é decisivo: quando o meu amigo diz que "está a precisar de férias" e "cansado de acompanhar o investimento...
ora, depreendo daí que esteja numa situação de stress emocional, o que pode levar a decisões precipitadas e/ou demasiado arriscadas, por fadiga mental...
por isso, e mesmo independentemente do bom desempenho que teve, acho que se se sente extenuado, deve poupar-se a si próprio o desconforto de prolongar o estado de stress, e prevenindo riscos desnecessários, deve fechar as posições, e com o guito relaxar nas férias:))

ah, e beba um copo por nós, claro!
abraço!

Ora aí está um excelente conselho... :idea:

Registado: 17/2/2012 14:31

por drlu » 16/5/2014 16:30

boas, amigo!
quem sou eu para dar conselhos sobre Bolsa, aliás, se os conselhos fossem bons, não se "davam", "vendiam-se"..ehehehe
mas há algo num post seu, que para mim é decisivo: quando o meu amigo diz que "está a precisar de férias" e "cansado de acompanhar o investimento...
ora, depreendo daí que esteja numa situação de stress emocional, o que pode levar a decisões precipitadas e/ou demasiado arriscadas, por fadiga mental...
por isso, e mesmo independentemente do bom desempenho que teve, acho que se se sente extenuado, deve poupar-se a si próprio o desconforto de prolongar o estado de stress, e prevenindo riscos desnecessários, deve fechar as posições, e com o guito relaxar nas férias:))

ah, e beba um copo por nós, claro!
abraço!

Registado: 14/11/2008 16:01

por ricardmag » 16/5/2014 16:05

Caro M12, ajudou sim, desde já obrigado.

M42 Escreveu:Vou apenas relembrar-lhe o seu objectivo. Sabe qual é??

ricardmag Escreveu:Inicialmente tinha pensado nisto para 1 ou 2 anos mas estou um bocado cansado de acompanhar a minha carteira. Quando tenho algum investimento não consigo passar sem ver como é que está. Estou a precisar dumas férias. Dai eu perguntar a opinião dos foristas. Das duas uma, ou vendo tudo e deixo de ter investimento, logo deixo de ter preocupações, ou fico com tudo e só volto a olhar para isto daqui a uns 6 meses.

Quantas mais opiniões melhor será a minha decisão

Aqui fica a atualização da carteira.
Cumprimentos.
Anexos
carteira-16052014.png

por M42 » 16/5/2014 15:57

Caro ricardmag,

Não lhe vou dar a minha opinião pois julgo que deve tomar essas decisões sózinho. Vou apenas relembrar-lhe o seu objectivo. Sabe qual é??
Se o seu objectivo é de longo prazo, julgo que como estamos muito próximos do suporte Bull/Bear, esperava até verificar se quebra ou não esse suporte. Se o seu objectivo é de mais curto prazo então se calhar será melhor vender.
De qualquer forma, tem de avaliar cotada a cotada o seu objectivo, pois tem um investimento bastante diversificado.

Espero ter ajudado,

Bons negócios,

Registado: 10/1/2008 21:46

por ricardmag » 16/5/2014 15:44

nuuuuno, a minha carteira também não é muito liquida :cry:
Não devo ter problemas ao vender o "lixo" como dizes e bem, percebo completamente.

Obrigado pela opinião.
Cumprimentos

por nuuuuno » 16/5/2014 12:10

boas, eu só te dou 1 conselho, nao te metas em titulos com pouca liquidez. A tua carteira, desculpa a expressão que vou usar, mas para mim está cheia de "lixo". FCP? (e eu até sou portista, mas tenho mais amor aos € que ao FCP), caetanos, glints, sumol?!...é pa para mim, é tudo demasiado iliquido.
Com isto não quero dizer que não subam, alias, tu és um bom exemplo que pode funcionar, mas eu...fugiria a sete pés desses titulos do PSI geral, por esse motivo, eu venderia tudo.

Registado: 10/11/2011 10:05

por ricardmag » 16/5/2014 12:03

Este fim de semana tomo a decisão.

Agradecia mais algumas opiniões e obrigado desde já a quem as deu.
Cumprimentos.

por Limonov » 16/5/2014 0:59

Olá Ricardmag,

Já que insistes...

O que eu faria era vender tudo, 15% de lucro ficam já no teu bolso, quando terminar a correção, voltas a entrar e a melhor preço. Se não estás tranquilo com as posições, é sinal que estás a precisar de vender (parte ou tudo) até que consigas tranquilidade suficiente para não andares a olhar constantemente para as cotações, é o chamado sleeping point.

Estou completamente liquido de acções porque fui stopado, perdi algum, mas ontem dormi como um rato :mrgreen:

As únicas posições que pondero abrir são cfd curtos sobre indices, e talvez sobre uma ou outra acção, aquela que amanhã tiver o aspeto mais miserável.

abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por ricardmag » 15/5/2014 23:51

Artista Romeno Escreveu:30% nao me parece nada mau... há mts empresas dakelas que eu chamo ordinarias que nao acompnho.. mas as grandes parecem me que vao pra sul e a tendencia dos mercados parece ser sul... a corticeira é que talvez dependa menos do mercado interno mas tb ja subiu..

O lucro efectivo é de 15,2%.
carteira-15052014-2.PNG

Os 131,20% que aparecem na imagem da carteira é o somatório das percentagens.

trend=friend Escreveu:Ps ganhar numa sad merece prémio! Especialmente nessa num ano como este...

A sorte foi ter entrado algum dinheiro de vendas do ano passado. Somos PORTO :lol:

Turtle Trader Escreveu:Duvido que alguém opine sobre o que deves ou não deves fazer ! É algo que só o próprio deve decidir, contudo, existe uma regra que NUNCA deve ser esquecida, que consiste em proteger o capital aplicado :wink:

O capital investido é cerca de 30% do disponível para investimentos. Não 30% do patrimonio :shame:

Bart Simpson Escreveu:A coisa mais estúpida que um trader consegue fazer é deixar passar um trade vencedor a perdedor.
Coloque stops onde se sentir confortável no que deixar de ganhar, mas nunca, mesmo nunca, deixe ir para perdedor, numa carteira, que pelos vistos já tem um profit jeitoso.

Eu não sou trader nem nada que se pareça. O Santander não dá para colocar stop-loss, só dá para colocar take-profit.

Inicialmente tinha pensado nisto para 1 ou 2 anos mas estou um bocado cansado de acompanhar a minha carteira. Quando tenho algum investimento não consigo passar sem ver como é que está. Estou a precisar dumas férias. Dai eu perguntar a opinião dos foristas. Das duas uma, ou vendo tudo e deixo de ter investimento, logo deixo de ter preocupações, ou fico com tudo e só volto a olhar para isto daqui a uns 6 meses.

Sei que a decisão final é minha mas gostava de ouvir algumas opiniões antes de a tomar.
Caros foristas não se acanhem em dar opinião.

Cumprimentos

por Dr Tretas » 15/5/2014 22:11

É uma carteira invulgar e diversificada, o que é bom. Quando investimos na bolsa, se queremos superar os outros, temos que fazer coisas diferentes...
Mas quanto a manter ou vender, não vou dar conselhos, cada qual deve fazer a sua análise.
Ainda assim... eu talvez trocasse o Banif por BPI, e a Sonae Indústria não me inspira muita confiança...

De resto, o que dizer? Já sabes que sair de repente de uma posição na SCT ou Sumol Compal pode não ser possível por falta de liquidez, por isso tens de decidir se estás confortável como accionista de small caps ou não.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Bart Simpson » 15/5/2014 20:08

A coisa mais estúpida que um trader consegue fazer é deixar passar um trade vencedor a perdedor.
Coloque stops onde se sentir confortável no que deixar de ganhar, mas nunca, mesmo nunca, deixe ir para perdedor, numa carteira, que pelos vistos já tem um profit jeitoso.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por richardj » 15/5/2014 19:51

venderia tudo menos a amorim.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Turtle Trader » 15/5/2014 19:47

ricardmag Escreveu:Estou com um verdadeiro dilema: VENDO TUDO ou FICO COM TUDO ?

Duvido que alguém opine sobre o que deves ou não deves fazer ! É algo que só o próprio deve decidir, contudo, existe uma regra que NUNCA deve ser esquecida, que consiste em proteger o capital aplicado :wink:

Parabéns pelo desempenho

Registado: 10/7/2013 20:26

por trend=friend » 15/5/2014 19:44

Apesar de "tudo ou nada" parecer um pouco radical, atendendo ao panorama actual provavelmente ia fechando as posições, até porque muitas delas têm pouco volume de negociação e numa emergência...

Mas muito atento para reentrar logo que possível naquelas que se têm mostrado vencedoras ou com perdas inferiores a 10%.

Um abraço

Ps ganhar numa sad merece prémio! Especialmente nessa num ano como este...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Artista Romeno » 15/5/2014 19:36

30% nao me parece nada mau... há mts empresas dakelas que eu chamo ordinarias que nao acompnho.. mas as grandes parecem me que vao pra sul e a tendencia dos mercados parece ser sul... a corticeira é que talvez dependa menos do mercado interno mas tb ja subiu..
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por katolo » 15/5/2014 19:34

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Vende tudo! Nem penses duas vezes! Parabéns pelos resultados.

(não te queiras juntar ao clube dos entalados :wink: )

Registado: 20/2/2014 22:01

Tudo ou Nada ! - Ajuda

por ricardmag » 15/5/2014 19:29

Caros foristas,

Detenho esta carteira de títulos que começou a ser recheada desde a oferta publica de venda dos CTT.
Nunca antes tinha negociado em bolsa, apenas tinha noções muito básicas. Aqui no caldeirão aprendi bastante, desde já obrigado a todos.

Estou com um verdadeiro dilema: VENDO TUDO ou FICO COM TUDO ??? :-k

Obrigado desde já a quem me poder dar a sua opinião.

Cumprimentos.
Anexos
carteira-15052014.PNG
Editado pela última vez por ricardmag em 15/5/2014 22:52, num total de 3 vezes.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO e 195 visitantes