Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Perguntas idiotas sobre mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Perguntas idiotas sobre mercados

por Sr_SNiper » 28/4/2014 13:25

Eu compreendo o conceito de margem e a sua utilização, mas por exemplo em CFD´s sobre mercadorias, não pago juro diário, café, trigo, milho, não pago só pago comissão fixa na compra e venda, não pago juros.
Mais logo eu coloco um exemplo em concreto
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Bart Simpson » 28/4/2014 10:42

Sr_SNiper Escreveu:Exato, o que interessa é trancar a lira / euro, o cupão, não é relevante para a equação, não sendo uma variável ater consideração porque em nada influencia o investimento.
Dos 3 instrumentos para trancar o par, forex, forward e futuros, o primeiro julgo ter comissões proibitivas para a manter por uma ano ou mais, derivado do pagamento dos juros diários, o segundo não está ao alcance do investidor comum e sendo um instrumento financeiro feito à medida está mesmo fora do baralho, o terceiro julgo ser o mais aconselhado.
Relativamente aos futuros, existem dois tipos de comissão, as fixas, pagas no acto da compra e da venda e as variáveis, decorrente do spread bid ask, quanto menos liquidez tiver o futuro, maior será a comissão variável, em principio, logo quando mais exótico menos liquidez, maior spread.
O futuro também não poderá ser o instrumento para fazer o hedging, devido ao valor do contrato de 1 futuro, contudo um derivado sobre o futuro poderá servir, nomeadamente um CFD sobre o futuro ( nem sei se existe ) neste caso julgo que o CFD mesmo alavancado, á semelhança dos cfds sobre mercadorias não pagaria juro diário.
Agradeço opiniões.
Um abraço a todos que estão a comentar e a ajudar-me neste caso
Bart, continuo sem perceber o porquê do cupão ser relevante para o investimento, o valor do par cambial está diretamente ligado aos juros cobrados pelos dois respectivos bancos centrais, mas neste caso isso não interessa porque apenas se está a querer trancar o par independentemente do cambio nessa altura, ou não estou a perceber a questão.

Responderei quando conseguir algum tempo, dasss que hoje aperta :( Só queria lembrar que os CFDs pagam sempre juros diários. Os CFDs só utilizam a conta margem e o teu capital só serve de garantia. Por ex. podes lá ter 100K e compras um CFD que utiliza 20K. Pagas juros desses 20K mesmo tendo lá 100K. A relevância dos juros das obrigações em diferente moeda fica para mais tarde.
Mas bota aí as taxas dos cupões, para sair a explicação :mrgreen:
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por Sr_SNiper » 27/4/2014 21:42

Exato, o que interessa é trancar a lira / euro, o cupão, não é relevante para a equação, não sendo uma variável ater consideração porque em nada influencia o investimento.
Dos 3 instrumentos para trancar o par, forex, forward e futuros, o primeiro julgo ter comissões proibitivas para a manter por uma ano ou mais, derivado do pagamento dos juros diários, o segundo não está ao alcance do investidor comum e sendo um instrumento financeiro feito à medida está mesmo fora do baralho, o terceiro julgo ser o mais aconselhado.
Relativamente aos futuros, existem dois tipos de comissão, as fixas, pagas no acto da compra e da venda e as variáveis, decorrente do spread bid ask, quanto menos liquidez tiver o futuro, maior será a comissão variável, em principio, logo quando mais exótico menos liquidez, maior spread.
O futuro também não poderá ser o instrumento para fazer o hedging, devido ao valor do contrato de 1 futuro, contudo um derivado sobre o futuro poderá servir, nomeadamente um CFD sobre o futuro ( nem sei se existe ) neste caso julgo que o CFD mesmo alavancado, á semelhança dos cfds sobre mercadorias não pagaria juro diário.
Agradeço opiniões.
Um abraço a todos que estão a comentar e a ajudar-me neste caso
Bart, continuo sem perceber o porquê do cupão ser relevante para o investimento, o valor do par cambial está diretamente ligado aos juros cobrados pelos dois respectivos bancos centrais, mas neste caso isso não interessa porque apenas se está a querer trancar o par independentemente do cambio nessa altura, ou não estou a perceber a questão.

por Cem pt » 25/4/2014 21:05

Amigo Bart:

Comprar uma obrigação ou outra teria um custo de comissões semelhante que teria de ser sempre pago.

Na compra cambial o teu custo de comissão é apenas o spread entre comprador e vendedor no par do hedging que escolheres, será sempre muito menor que a diferença das YTM em causa.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Cem pt » 25/4/2014 21:01

Ou se quiseres fazer um hedging direto em Euros, em vez de ser em USD, compras na 2ª operação que indiquei o par "Euro.LiraTurca".
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por Bart Simpson » 25/4/2014 20:59

Cem pt Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Imaginemos que temos uma obrigação turca com maturidade de 2020 com YTM de 20% , em Liras Turcas e temos uma outra do mesmo emitente com YTM de 8%, mas em USD.
As duas tinham YTM relativamente idêntica, mas após a desvalorização da Lira, a primeira YTM aumentou drasticamente, presumo que os investidores estão preocupados com a desvalorização cambial e não com a qualidade do emitente, com um hedging cambial com baixos custos, a obrigação turca seria um bom negócio, correto? A questão trata-se de encontrar o melhor instrumento para hedging, correto?

Sim, é certo, desde que faças 2 operações em paralelo:

1) Comprar a obrigação em liras turcas com YTM de 20%.

2) No mercado cambial comprar a mesma quantidade do negócio anterior, em liras turcas equivalentes, no par "USDollar.LiraTurca".

Na prática é como se tivesses feito apenas uma operação: comprar a obrigação turca com YTM 20% em USD.

Mas Cem, isso tem custos e não são de desprezar . Para isso a taxa de juro do cupão é importante, para pagar esse custo ou pelo menos amortizá-lo.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

por Cem pt » 25/4/2014 20:50

Sr_SNiper Escreveu:Imaginemos que temos uma obrigação turca com maturidade de 2020 com YTM de 20% , em Liras Turcas e temos uma outra do mesmo emitente com YTM de 8%, mas em USD.
As duas tinham YTM relativamente idêntica, mas após a desvalorização da Lira, a primeira YTM aumentou drasticamente, presumo que os investidores estão preocupados com a desvalorização cambial e não com a qualidade do emitente, com um hedging cambial com baixos custos, a obrigação turca seria um bom negócio, correto? A questão trata-se de encontrar o melhor instrumento para hedging, correto?

Sim, é certo, desde que faças 2 operações em paralelo:

1) Comprar a obrigação em liras turcas com YTM de 20%.

2) No mercado cambial comprar a mesma quantidade do negócio anterior, em liras turcas equivalentes, no par "USDollar.LiraTurca".

Na prática é como se tivesses feito apenas uma operação: comprar a obrigação turca com YTM 20% em USD.

por Bart Simpson » 25/4/2014 20:48

Sr_SNiper Escreveu:
Bart Simpson Escreveu:

falta o mais importante , qual os juros do cupão ?

Mais importante porquê? O valor da obrigação vai-se alterando devido à desvalorização da lira, se trancares o par euro lira, supostamente não interessa o cupão... pou não estou a perceber a questão?

porra essa é que é resposta idiota. Se apresentas 2 obrigações do mesmo imitente em moedas diferentes, lógicamente a taxa de juro de cada uma é importante.
Os patos voam em bando.

por Sr_SNiper » 25/4/2014 20:46

Bart Simpson Escreveu:

Mais importante porquê? O valor da obrigação vai-se alterando devido à desvalorização da lira, se trancares o par euro lira, supostamente não interessa o cupão... pou não estou a perceber a questão?

por Bart Simpson » 25/4/2014 20:43

Os patos voam em bando.

por Sr_SNiper » 25/4/2014 20:08

Imaginemos que temos uma obrigação turca com maturidade de 2020 com YTM de 20% , em Liras Turcas e temos uma outra do mesmo emitente com YTM de 8%, mas em USD.

por Sr_SNiper » 18/2/2014 0:28

CoimbraPT Escreveu:Sniper, posso roubar a ideia do tópico e apresentar uma dúvida que tenho sem querer fugir do assunto em discussão?

Resumidamente a minha ideia prende-se com a compra de obrigações no mercado primário. Como é que procedo para comprar de obrigações neste mercado (quando está disponivel para o público)? e Após a compra das mesmas, posso vende-las mais tarde como se do mercado secundário se tratasse?

Quando existir uma emissão, vais ao teu banco e dizes que queres comprar obrigações da empresa X, na GB, eles mandam-me os pdf´s, eu digitalizo e envio e já está.
Depois, elas entram no mercado secundário e aí podes vender como se uma ação se trata-se ( mais ou menos, tens o mercado de chamada e o continuo e tens as suas especificidades, mas é muito simples ). É super simples, geralmente cobram 0,2% na compra/ subscrição e 0,2% na venda.
Qualquer dúvida apita.
Um abraço

por AntonioVariacoes » 17/2/2014 22:36

Sniper, posso roubar a ideia do tópico e apresentar uma dúvida que tenho sem querer fugir do assunto em discussão?

Resumidamente a minha ideia prende-se com a compra de obrigações no mercado primário. Como é que procedo para comprar de obrigações neste mercado (quando está disponivel para o público)? e Após a compra das mesmas, posso vende-las mais tarde como se do mercado secundário se tratasse?

Registado: 17/12/2013 22:53

por Sr_SNiper » 17/2/2014 15:17

Qual é o horário de negociação de futuros?

por jose_pedro__ » 14/2/2014 14:50

Ulisses Pereira Escreveu:Se deixares o contrato vencer, elas chegam-te :) Aliás, aqui há uns anos houve uma situação caricata de um tipo que se esqueceu de fechar contratos sobre o crude, a corretora tentou contactá-lo mas ele esteve incontactável 2 dias e depois tinha que receber umas toneladas... Lá conseguiu chegar a um acordo, mas a brincadeira saiu caro.

Quanto à tua pergunta sobre afectar os preços, basta veres como o preço dos futuros do crude influenciam o preço da gasolina...

Um abraço,
Ulisses

E pagam-se direitos aduaneiros,etc,etc ? interessa-me não tanto para para crude, mas para outros produtos.
Registado: 30/10/2013 0:36

por JDMP » 14/2/2014 14:42

Sr_SNiper Escreveu:Muito obrigado Ulisses, não fazia ideia que se não fechasse o contrato ele chegava me a casa, mas por exemplo, todos os meses expiram contratos de café e embora nao saiba, não deve haver colheitas de café todos os meses.
E o número de contrato s e limitado? Qual é o limite?
Obrigado

Penso que houve um problema qualquer relativamente com o cafe (nao me lembro do que li...) . É preciso quase uma bola de cristal ... saber tanto e mais do que o produtor..
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por Sr_SNiper » 14/2/2014 11:48

É como os limites no mercado de chamada nas obrigações, mas geralmente não acontece apenas em mercados pouco líquido s ?

Outra questão
O que quer dizer nas obrigações a denominação Reg. S ? Verifico que algumas obrigações dos têm esta designação e outras não.
Obrigado

por Automech » 14/2/2014 11:04

LTCM Escreveu:Depois existem os limite up e limite down esses sim com serias implicações para a totalidade dos especuladores que estão do lado errado.

Isto é de extrema importância porque pode deixar um tipo com as calças na mão, dias a fio, sem poder fazer nada. Lembro-me deste post do Supermann:
viewtopic.php?t=74204&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight&js_link=1
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por LTCM » 14/2/2014 10:42

Sr_SNiper Escreveu:Nas açoes existe um número limitado e conhecido de papeis para negociar, nos futuros por exemplo de cereais s existe algum limite de papel para negociar?
Como é que os futuros das mercadorias influenciam o seu preço real no agricultor? Basicamente andamos a brincar as mercadorias mas elas nunca nos chegam à porta

Já há alguns anos que não negoceio futuros sobre cereais, como tal as coisas podem ter mudado, mas na altura existiam limites máximos ao número de contratos que se podiam deter no Milho, no Trigo, na Soja e mais 4 ou cinco futuros, claro que para um pequeno aprendiz de especulador isso não tem qualquer importância (excepção ao efeito slippage), mas para um CTA/HF já faz muita diferença.

Depois existem os limite up e limite down esses sim com sérias implicações para a totalidade dos especuladores que estão do lado errado.

Não tenho a certeza mas penso que ficou logo definido, por imposição da corretora, que se os contratos não fossem fechados até determinada data eram liquidados automaticamente na data limite.

O caso caricato que tenho conhecimento, julgo ser a situação que o Ulisses retrata, aconteceu com barris de petróleo.
Editado pela última vez por LTCM em 14/2/2014 11:09, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por PM_82 » 14/2/2014 10:18

Os contratos de futuros podem ser de liquidação física ou de liquidação financeira, sendo que apenas nos primeiros podes acabar por receber qualquer coisa "em casa". Penso ter lido em tempos nos documentos da GoBulling que todos os contratos de futuros que efectues através deles são de liquidação financeira, portanto se te esqueceres de vender o café quando o contrato expirar fazem-te apenas o acerto de contas (diferença entre o preço de mercado e o preço do contrato).
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por Ulisses Pereira » 14/2/2014 2:42

O mercado de futuros, como o mercado accionista, vive da oferta e da procura. Se houver 10 000 contratos à compra, tu podes vender 10 000.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Sr_SNiper » 14/2/2014 2:28

Muito obrigado Ulisses, não fazia ideia que se não fechasse o contrato ele chegava me a casa, mas por exemplo, todos os meses expiram contratos de café e embora nao saiba, não deve haver colheitas de café todos os meses.
E o número de contrato s e limitado? Qual é o limite?
Obrigado

por Ulisses Pereira » 14/2/2014 2:23

Se deixares o contrato vencer, elas chegam-te :) Aliás, aqui há uns anos houve uma situação caricata de um tipo que se esqueceu de fechar contratos sobre o crude, a corretora tentou contactá-lo mas ele esteve incontactável 2 dias e depois tinha que receber umas toneladas... Lá conseguiu chegar a um acordo, mas a brincadeira saiu caro.

Quanto à tua pergunta sobre afectar os preços, basta veres como o preço dos futuros do crude influenciam o preço da gasolina...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Perguntas idiotas sobre mercados

por Sr_SNiper » 14/2/2014 2:11

Nas açoes existe um número limitado e conhecido de papeis para negociar, nos futuros por exemplo de cereais s existe algum limite de papel para negociar?
Como é que os futuros das mercadorias influenciam o seu preço real no agricultor? Basicamente andamos a brincar as mercadorias mas elas nunca nos chegam à porta

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO e 192 visitantes