100% de sucesso: "obrigatório" parar...
17 mensagens
|Página 1 de 1
Re: 100% de sucesso: "obrigatório" parar...
O meu caso é o inverso, parecia que o Bull "encarnou" em mim (kkkk!), todos os negócios que fiz foram positivos e no curto prazo, contudo não me iludi e decidi parar (pelas razões já enunciadas).
- Registado: 1/12/2013 22:04
Lendo o artigo do Ulisses e claro os comentários acima, revejo-me nesta forma de pensar. No entanto, quem vive de mercados por vezes não o pode fazer com tanto à vontade pois no final do mes tem que pagar as suas contas
(felizmente não é o meu caso)
Por exemplo, há 2 semanas para cá sinto-me como se o mercado conspirasse contra mim. Nos ultimos meses fiz quase o impossivel, tripliquei a carteira, recorrendo obviamente a alavancagem (em média 3x). Não me sinto nada com mérito pois estava mesmo com mão quente
entretanto, "os meus cavalos" decidiram descansar e foram-se abaixo.Estou mesmo à beira de tirar uma dessas pausas...embora satisfeito com os resultados.
É pá eu só apareço por cá quando a bolsa inverte. já repararam?!
Espero que desta vez não seja o caso...

Por exemplo, há 2 semanas para cá sinto-me como se o mercado conspirasse contra mim. Nos ultimos meses fiz quase o impossivel, tripliquei a carteira, recorrendo obviamente a alavancagem (em média 3x). Não me sinto nada com mérito pois estava mesmo com mão quente

É pá eu só apareço por cá quando a bolsa inverte. já repararam?!
Espero que desta vez não seja o caso...
Ulisses Pereira Escreveu:crybaby, eu escrevi um artigo exactamente sobre essa "mão quente" e penso como tu: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=801305&js_link=1
No entanto, o que me parece estar aqui em causa é outra coisa. é um desconforto emocional, um desgaste com a Bolsa que compromete toda a outra vida. E, quando isso acontece, parar é prioritário.
Um abraço,
Ulisses
Li o teu artigo e concordo em pleno, mas não tenho paixão pela bolsa, apenas sou alguém interessado neste fenómeno. O desporto é uma paixão, mas como adepto.
"... Quanto mais tempo passo nos mercados, mais acredito que são as questões de controlo emocional que marcam a diferença entre os investidores." Não sabia que tinhas escrito este artigo, mas não podia estar mais de acordo. Esta minha reflexão é para alertar os "rookies" e não me sentiria bem se não tivesse esta postura, este fórum tem que ter esta dimensão.
P.S. É um desconforto emocional que poderia comprometer a minha vida (os 36 anos ajudam a não cometer esse erro), caso não fosse consciente. O meu perfil de investidor (na bolsa) terá que ser de longo prazo (80% fundamental e 20% AT), dessa forma a ansiedade é melhor controlada.
crybaby, eu escrevi um artigo exactamente sobre essa "mão quente" e penso como tu: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=801305&js_link=1
No entanto, o que me parece estar aqui em causa é outra coisa. é um desconforto emocional, um desgaste com a Bolsa que compromete toda a outra vida. E, quando isso acontece, parar é prioritário.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Uma questão é embandeirar em arco e começar a investir em tudo o que mexe só porque se está on fire... agora parar porque está a correr bem também me parece um valente contra-senso.
Aceito que se reduza o volume e se seja mais criterioso nas escolhas, agora parar...
Oh Lebron, já meteste 5 triplos seguidos, hoje não jogas mais.

Aceito que se reduza o volume e se seja mais criterioso nas escolhas, agora parar...
Oh Lebron, já meteste 5 triplos seguidos, hoje não jogas mais.

- Registado: 9/11/2012 16:27
Re: 100% de sucesso: obrigatório parar...
zecatreca_1 Escreveu:Porquê os 100%?
Porque não parar apenas ao 1 ou 2 trade negativo?
Se se está com mão quente, para mim faz mais sentido continuar até que ela congele. Eu paro o tempo que for necessário, ao 2 ou 3.
Cumprimentos
Edit. Ups
Só agora percebi que falavam em ganhos de 100% numa ação/trade
Não. Os 100% refere-se, somente, ao facto de ter ganho em todos os trades que fiz nos últimos meses, normalmente em menos de 24H. Como expliquei atrás, a nível estatístico é quase irrelevante, o meu ênfase é no campo emocional.
Porque só parar quando começar a perder? Porque tendo um medíocre domínio das emoções, estarei sempre mais próximo de cometer erros, mesmo que domine os outros campos...
Em corolário:
- Ao contrário do que muitos pensam, a variável decisiva é a gestão de emoções, sem dúvida, que os principais erros dos novatos não são a análise técnica, nem a análise fundamental, obviamente, muito importantes. Direi mais, qualquer indívíduo curioso e com conhecimentos de matemática ao nível de 12º ano ou menos (não estou a dizer que a formação superior seja uma desvantagem) pode dar-se bem nos mercados se, e só se, tiver um equilíbrio emocional acima da média.
P.S. A existência deste tópico deve-se, fundamentalmente, ao facto deste fórum ter, no meu entender, algumas lacunas neste campo. É assim que encaro esta troca de opiniões, acima de tudo, para que os menos experientes não cometam erros básicos.
- Ao contrário do que muitos pensam, a variável decisiva é a gestão de emoções, sem dúvida, que os principais erros dos novatos não são a análise técnica, nem a análise fundamental, obviamente, muito importantes. Direi mais, qualquer indívíduo curioso e com conhecimentos de matemática ao nível de 12º ano ou menos (não estou a dizer que a formação superior seja uma desvantagem) pode dar-se bem nos mercados se, e só se, tiver um equilíbrio emocional acima da média.
P.S. A existência deste tópico deve-se, fundamentalmente, ao facto deste fórum ter, no meu entender, algumas lacunas neste campo. É assim que encaro esta troca de opiniões, acima de tudo, para que os menos experientes não cometam erros básicos.
Porquê os 100%?
Se se está com mão quente, para mim faz mais sentido continuar até que ela congele. Eu paro o tempo que for necessário, ao 2 ou 3.
Cumprimentos
Edit. Ups
Cumprimentos
Edit. Ups

Editado pela última vez por zecatreca_1 em 11/12/2013 11:25, num total de 1 vez.
Ulisses Pereira Escreveu:O que mais pesou nesta decisão foi perceber que, a nível emocional, é algo que não me faz bem
Isto é mais do que suficiente para justificar a decisão. Se os mercados fazem mal a alguém, emocionalmente ou se muda ou se acaba com eles.
Um abraço,
Ulisses
O Ulisses, com a sua longa experiência, percebeu a essência da decisão: uma questão de controle de emoções, prefiro maximizar os meus outros negócios, em algo menos exarcebado.
Esse acerto a 100% (no sentido que ganhei em todos, não porque comprei no mínimo e vendi no máximo) não é nada de especial (em bull todos podem ganhar), logo não estou a dizer que sou fantástico, antes pelo contrário, é por ter algumas debilidades, a nível emocional que parar é o mais sensato. Voltarei a investir na bolsa, só não sei quando...
Este é um tópico que visa a reflexão no acto da negociação (para os novatos, mas não só), é um acto de inteligência, em cada dia, separar as falhas e as glórias com o objectivo de aprendizagem contínua. Não tem a pretensão de ser uma dissertação, apenar suscitar alguma discussão saudável.
Abraço
O que mais pesou nesta decisão foi perceber que, a nível emocional, é algo que não me faz bem
Isto é mais do que suficiente para justificar a decisão. Se os mercados fazem mal a alguém, emocionalmente ou se muda ou se acaba com eles.
Um abraço,
Ulisses
CC10 Escreveu:Este tópico é mais uma tentativa de alerta, no sentido de sensibilizar os investidores (especialmente os menos experientes) que o processo de reflexão deve ser contínuo, ao contrário do que possa parecer, é tão importante pensar no momento da vitória, como no momento da derrota.
Como já tinha dito, iniciei esta aventura em finais de 2001, num mercado claramente bear, consegui um resutado razoável, ou seja, perdi por poucos (cerca de 1%). Também por razões pessoais, decidi suspender alguns anos, até que voltei à cerca de 1ano, percebendo que o Bull só podia arrancar. Desde essa altura, todos os negócios foram um sucesso (por ex. ganhei 30% no BCP em 15 dias, 5% nos CTT em 15 minutos, BES, etc.), quando algum deslumbramento poderia tomar conta de mim, em que a impulsividade seria a nota mais marcante, decidi parar. Esta atitude, de certa forma, é algo ilógica, até porque há vários sinais que apontam para uma subida sustentada, logo estar longo é algo intuitivo. Esta decisão, é um acto de humildade, 100% de sucesso não quer dizer (quase) nada, até porque a nível estatístico é irrelevante, os meus conhecimentos estão na média (na melhor das hipóteses), até porque é um part-time. O que mais pesou nesta decisão foi perceber que, a nível emocional, é algo que não me faz bem, tendo em conta o meu perfil. Gosto de tantas coisas que seria um erro apostar todas as "fichas" nesta área, continuarei atento ao fórum, contudo de uma forma mais passiva.
Estou à espera das vossas reflexões, a ideia base é alertar os mais novatos para eventuais ilusões...
Nao percebi o topico...queres dizer ao mundo que vais parar ?? Tiveste sorte no timing só isso. Não percebo porque vais parar e o que acrescenta ao forum partilhar isso. Motivos? Para mim estás com a mão quente e o que interessa é ter sucesso sustentável no longo prazo.

- Registado: 10/11/2011 10:05
Olá, parece que não acredita no seu método, com esse sucesso não deveria parar por essa razão, parar para rever o método pareceria mais razoável.
- Registado: 20/8/2009 12:27
sim, o espírito do forum é esse... só chamo a atenção para o carácter relativo - talvez um pouco arbitrário - do número 100. Mas acho fantástico não embandeirares em arco, porque há muitos que o fariam.
acho que apenas os autómatos não distinguirão as emoções do ganhar e do perder, o entusiasmo e a frustração. Mas recuperando a metáfora dos comboios, creio que seremos todos melhores traders quanto mais irrelevante nos for o sentido que eles tomam: encarando com a mesma naturalidade aqueles que seguem no sentido que pretendemos e aqueles que fazem activar os nossos stops largando-nos na estação com igual sentimento de dever - e plano - cumprido! É que há muitos comboios...
acho que apenas os autómatos não distinguirão as emoções do ganhar e do perder, o entusiasmo e a frustração. Mas recuperando a metáfora dos comboios, creio que seremos todos melhores traders quanto mais irrelevante nos for o sentido que eles tomam: encarando com a mesma naturalidade aqueles que seguem no sentido que pretendemos e aqueles que fazem activar os nossos stops largando-nos na estação com igual sentimento de dever - e plano - cumprido! É que há muitos comboios...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend=friend Escreveu:Como dizes, 100% de sucesso é estatisticamente irrelevante... e se quem entrou na Mota ou na Teixeira Duarte tivessem parado aos 100%, já viste o que deixariam de ganhar?
Por outro lado, o sentido de disciplina que manifestas é importante para o futuro, mas o que me dizes de uma alternativa que passaria por manter as posições, deixando stops no sítio exacto onde estás hoje ou uns 5% abaixo? É que se o comboio continua para norte, não o perdes; se for para sul, sais já na próxima estação e tiras as tuas (merecidas) férias
Obrigado pelo feedback, é algo que tenho pensado, mas não estou (ainda) com segurança nessa metodologia, mas já o fiz no bear market (algures entre 2002 e 2003).
Podem discordar à vontade, a ideia é dotar os novatos de ferramentas para a tomada de decisão...
Quanto mais consciência, maior será a probabilidade de sucesso.
Quais os vossos sentimentos quando ganham? E quando perdem?
Abraço
Quanto mais consciência, maior será a probabilidade de sucesso.
Quais os vossos sentimentos quando ganham? E quando perdem?
Abraço
Como dizes, 100% de sucesso é estatisticamente irrelevante... e se quem entrou na Mota ou na Teixeira Duarte tivessem parado aos 100%, já viste o que deixariam de ganhar?
Por outro lado, o sentido de disciplina que manifestas é importante para o futuro, mas o que me dizes de uma alternativa que passaria por manter as posições, deixando stops no sítio exacto onde estás hoje ou uns 5% abaixo? É que se o comboio continua para norte, não o perdes; se for para sul, sais já na próxima estação e tiras as tuas (merecidas) férias

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
100% de sucesso: "obrigatório" parar...
Este tópico é mais uma tentativa de alerta, no sentido de sensibilizar os investidores (especialmente os menos experientes) que o processo de reflexão deve ser contínuo, ao contrário do que possa parecer, é tão importante pensar no momento da vitória, como no momento da derrota.
Como já tinha dito, iniciei esta aventura em finais de 2001, num mercado claramente bear, consegui um resutado razoável, ou seja, perdi por poucos (cerca de 1%). Também por razões pessoais, decidi suspender alguns anos, até que voltei à cerca de 1ano, percebendo que o Bull só podia arrancar. Desde essa altura, todos os negócios foram um sucesso (por ex. ganhei 30% no BCP em 15 dias, 5% nos CTT em 15 minutos, BES, etc.), quando algum deslumbramento poderia tomar conta de mim, em que a impulsividade seria a nota mais marcante, decidi parar. Esta atitude, de certa forma, é algo ilógica, até porque há vários sinais que apontam para uma subida sustentada, logo estar longo é algo intuitivo. Esta decisão, é um acto de humildade, 100% de sucesso não quer dizer (quase) nada, até porque a nível estatístico é irrelevante, os meus conhecimentos estão na média (na melhor das hipóteses), até porque é um part-time. O que mais pesou nesta decisão foi perceber que, a nível emocional, é algo que não me faz bem, tendo em conta o meu perfil. Gosto de tantas coisas que seria um erro apostar todas as "fichas" nesta área, continuarei atento ao fórum, contudo de uma forma mais passiva.
Estou à espera das vossas reflexões, a ideia base é alertar os mais novatos para eventuais ilusões...
Editado pela última vez por CC10 em 10/12/2013 17:35, num total de 1 vez.
17 mensagens
|Página 1 de 1