Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quebrou ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quebrou ou não?

por rsacramento » 10/12/2013 18:35

Raposo Tavares Escreveu:Não contaste com os valores do PSI hoje e pões a linha de análise para o teu throwback em 6350 pontos (um pouco alto?)... É método? é cautela? é pessimismo?

Um abraço,
Raposo

são as linhas com que me coso :lol:

Registado: 29/11/2007 12:50

por pepe7 » 10/12/2013 15:14

Ulisses Pereira Escreveu:pepe, poderá. Mas, como tantas vezes digo, há sempre algo para nos preocupar. E se estivermos sempre à espera desta ou daquela decisãoo, estamos sempre fora do mercado.

Agradeço a resposta, pode ser que sim, vamos aguardar.
Mas perante um dos teus últimos artigos que falava sobre tal, fez-me deixar de parte as decisões do TC ( e ainda bem que o fiz); o olhar para os gráficos, alias "custou" um pouco desde que cá cheguei, a não ser noticias extremamente relevante (como no Verão sobre demissões, etc), deixei de querer saber das noticias como exemplo : "traget x do "banco w" para a acção y, a instituição x compra acções da y cotada, etc.
E preocupar-me em aprender sobre AT aos poucos, atento aos movimentos dos activos, e na verdade uns suportes e resistências que importância tem para mim. :wink:
Obrigado
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por nmlopes » 10/12/2013 14:49

Ulisses Pereira Escreveu:O PR não enviou para o TC o Orçamento para fiscalização preventiva mas a oposição já tinha anunciado pedir a fiscalização sucessiva de várias normas. Digo eu que não sou jurista . ;)

Mais uma vez posso estar equivocado, mas creio que os últimos comentários que ouvi a esse respeito apontavam para que a decisão do TC relativamente a uma fiscalização sucessiva só seriam conhecidos lá para Março, uma vez que os prazos para o TC se pronunciar são bem mais longos do que numa fiscalização preventiva.
Daí estar confuso em relação à tua afirmação de que se esperam novidades daqui a 2 semanas.

Registado: 27/5/2010 14:45

por Ulisses Pereira » 10/12/2013 14:43

O PR não enviou para o TC o Orçamento para fiscalização preventiva mas a oposição já tinha anunciado pedir a fiscalização sucessiva de várias normas. Digo eu que não sou jurista . ;)

pepe, poderá. Mas, como tantas vezes digo, há sempre algo para nos preocupar. E se estivermos sempre à espera desta ou daquela decisãoo, estamos sempre fora do mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pepe7 » 10/12/2013 14:20

Ulisses Pereira Escreveu:joao, deve sair dentro de 2 semanas mas, ao contrário da maioria dos analistas, acho que o efeito da decisão vai ser limitado a um ou dois dias.

Olá Ulisses,
Apesar não estar centrado agora no TC( e ainda bem), mas se realmente a decisão está para breve, não poderá o PSI20 sofrer alguma pressão muito brevemente pela aproximar da decisão?! E caso o TC chumbe medidas de relevo, não poderá haver algum impacto de mais dias até o governo decidir as alternativas (pois uma não resposta imediata da parte do governo), pode fazer a tal pressão de mais dias e não ser tão limitada?!Claro estamos em suposições e não temos a varinha magica :P
Para já o PSI20 está a portar-se muito bem em termos técnicos, numa reacção 6350 /6400 pontos.. :wink:
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por nmlopes » 10/12/2013 14:15

Peço desculpa pela pergunta ignorante, mas estamos à espera de que o TC se pronuncie em relação a quê exactamente?
A fiscalização preventiva do orçamento para 2014 não foi pedida (pelo menos por enquanto), ou estou errado?

Registado: 27/5/2010 14:45

por Ulisses Pereira » 10/12/2013 13:11

joao, deve sair dentro de 2 semanas mas, ao contrário da maioria dos analistas, acho que o efeito da decisão vai ser limitado a um ou dois dias.

majomo, no artigo dizia que quem tivesse entrado longo na ruptura, na minha opinião talvez devesse colocar um stop abaixo dos 6050/6150. Seria essa a minha estratégia. Repara que as minhas análises são de médio/longo prazo. Por isso, um stop de 4 ou 5% no PSI (que em algumas acções pode corresponder a 8 ou 10%) pode parecer muito, mas face aos retornos potenciais, não o é. Não se pode querer o melhor dos dois mundos, sem risco.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por j0a0 » 10/12/2013 10:55

Bom dia,

Alguém sabe mais ou menos quando sairá o veredicto final do TC?! :-k
É que acho que, apesar de tudo, vai ter um papel fundamental neste virar de pagina.

Caso seja bom, creio que temos os melhores ingredientes para termos um bom final do ano.
Ou caso seja mau, podemos ter acertos jeitosos em algumas cotadas... :roll:

Ulisses podes ajudar?!
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por majomo » 10/12/2013 9:46

Olá Ulisses,

relativamente a esta frase,
É normal, depois de uma resistência ser quebrada, o mercado retrair num clássico movimento de teste à resistência quebrada (novo suporte). Aliás, é frequente vir um pouco abaixo desses níveis, causando receio e medo aos investidores que começam a acreditar que foi uma falsa ruptura.

E como te posicionas nesta situação? Como reagir perante uma falsa rutura?
É que de 6300/6400 até aos 6050/6150 é uma percentagem elevada nas ações... ficas neutro?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 10/12/2013 0:48

Estar a cair meio por cento ou a subir 1% é perfeitamente irrelevante. Não será isso que influenciará o desempenho da nossa Bolsa. Apenas movimentos fortes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bosss » 10/12/2013 0:31

Juros Ot´s em queda:
http://www.investing.com/rates-bonds/po ... ity_to=290

Bom sinal para a continuação de quebra da muralha :!: :!:
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por epinay » 9/12/2013 22:46

Quebrou!
Parabéns mais uma vez pelo excelente artigo.

Registado: 15/2/2012 12:50

por bosss » 9/12/2013 21:51

Após leitura da análise Quebrou ou não ?

Gostei , parabéns !!!

"É normal, depois de uma resistência ser quebrada, o mercado retrair num clássico movimento de teste à resistência quebrada (novo suporte). Aliás, é frequente vir um pouco abaixo desses níveis, causando receio e medo aos investidores que começam a acreditar que foi uma falsa ruptura."

Enquanto o Psi-20 não for a primeira noticia de abertura do telejornal , vou manter-me longo... :D

Cumprimentos :!:
Editado pela última vez por bosss em 10/12/2013 1:05, num total de 1 vez.
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por RaposoTavares » 9/12/2013 21:19

rsacramento Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:
rsacramento Escreveu:eu só faço AT :D

Ah, bom!... E então? achas que a muralha da China está ultrapassada?
Um abraço,
Raposo

o seu a seu dono: o Ulisses falará das suas linhas, e eu das minhas, embora estas estejam muito próximas das dele

assim, espero pela conclusão do throwback para declarar, se for caso disso, vencida a resistência

Não contaste com os valores do PSI hoje e pões a linha de análise para o teu [i]throwback[/i] em 6350 pontos (um pouco alto?)... É método? é cautela? é pessimismo?

Um abraço,
Raposo
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por rsacramento » 9/12/2013 20:52

Raposo Tavares Escreveu:

Um abraço,
Raposo

o seu a seu dono: o Ulisses falará das suas linhas, e eu das minhas, embora estas estejam muito próximas das dele

assim, espero pela conclusão do throwback para declarar, se for caso disso, vencida a resistência
Anexos
psi.png
menos é mais

por RaposoTavares » 9/12/2013 20:23

Um abraço,
Raposo

por rsacramento » 9/12/2013 20:16

eu só faço AT :D

por RaposoTavares » 9/12/2013 20:12

rsacramento Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Quanto aos gráficos só comparei o CAC, o Dow, o PSI e o DAX nos últimos três meses... Confirmei o que disse no comparativo do Jornal de Negócios e não errei..

:shame:
continuas equivocado relativamente ao CAC; mas, de toda a forma, não se pode aquilatar o desempenho de um índice vendo apenas 3 meses 8-)

o cac e o dax:

Não, não estou equivocado. Confirmei os dados agora mesmo. O CAC subiu mais nos últimos 3 meses do que o DAX. Talvez seja por isso que hoje foi mais lento a subir e subiu menos face à avalanche de subidas que ocorreram hoje. Ajusta os teus dados para a segunda semana de outubro, talvez a discrepância entre os nossos dados esteja aí...
Sim, concordo que o desempenho de um índice não se pode aquilatar em três meses. Nem era esse o meu ponto.
De qualquer maneira, se verificares com atenção, a questão fulcral era bem diversa. Recordo-ta a passos muito largos:
O Ulisses analisou tecnicamente o PSI 20 e concluiu que este quebrou a linha a que chamou 'muralha da China. Muito modestamente concordo com ele. Também penso que esta situação se pode manter se não houver má notícias. Quis saber a sua opinião sobre duas dessas eventuais más notícias. Não se mostrou muito preocupado com a sua ocorrência. Em princípio também concordo com ele.
Depois, dado o intróito ao seu artigo, consistir num apelo para que se afastassem os que não acreditam em análises técnicas, achei que deveria opinar que as análises técnicas não são tudo. Na sua resposta concedeu que há bons investidores a apostar nas análises técnicas e bons investidores que não' passam cartuxo' às análises técnicas.Foi só.
Já agora, seria bom saber a tua opinião sobre esse tema.

Um abraço,
Raposo

por rsacramento » 9/12/2013 19:43

Raposo Tavares Escreveu:Quanto aos gráficos só comparei o CAC, o Dow, o PSI e o DAX nos últimos três meses... Confirmei o que disse no comparativo do Jornal de Negócios e não errei..

:shame:
continuas equivocado relativamente ao CAC; mas, de toda a forma, não se pode aquilatar o desempenho de um índice vendo apenas 3 meses 8-)

o cac e o dax:
Anexos
cac.png
dax.png
menos é mais

por RaposoTavares » 9/12/2013 18:14

rsacramento Escreveu:@ Raposo Tavares
tens aí umas imprecisões:
se bem me lembro foi o Soros quem especulou contra a libra
se vires os gráficos, o CAC não é seguramente aquele que mais sobe (nem na europa nem em parte nenhuma) :wink:

Tens toda a razão quanto ao Soros... O Buffet anda, decididamente, a afligir-me.
Quanto aos gráficos só comparei o CAC, o Dow, o PSI e o DAX nos últimos três meses... Confirmei o que disse no comparativo do Jornal de Negócios e não errei. Depois alarguei a comparação a outros índices e a outros prazos e, mais uma vez, não posso deixar de te dar razão.

Mais: o nosso PSI também anda armado em alegre Pepe le Pew. Mas coitado... vem de uma fortíssima tareia. (Subliminarmente, era esse o teu ponto? Também aí a tua observação foi pertinente...).
Abraço,
Raposo.

por rsacramento » 9/12/2013 17:50

@ Raposo Tavares
tens aí umas imprecisões:
se bem me lembro foi o Soros quem especulou contra a libra
se vires os gráficos, o CAC não é seguramente aquele que mais sobe (nem na europa nem em parte nenhuma) :wink:

por ROADSTER 1 » 9/12/2013 17:40

Clarividência e simplicidade, "as usual"! :clap:
Obrigado Ulisses, este teu artigo confirma aquilo a que eu chamaria a minha leitura intuitiva do actual momento do PSI 20.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por zecatreca_1 » 9/12/2013 17:37

Ulisses Pereira Escreveu:zeca, até o volume está no limiar. Porque, na ruptura, foi forte sem ser fortíssimo. ;)

Abraço,
Ulisses

Idem.
É a minha ideia.

Cumprimentos

Edit: queria dizer, q pensei no mesmo.
Editado pela última vez por zecatreca_1 em 9/12/2013 17:41, num total de 1 vez.

Registado: 17/2/2012 14:31

por Ulisses Pereira » 9/12/2013 17:35

zeca, até o volume está no limiar. Porque, na ruptura, foi forte sem ser fortíssimo. ;)

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por CC10 » 9/12/2013 17:31

Na minha humilde opinião, um balanço equilibrado entre análises fundamental e técnica poderá ser o mais prometedor, fala alguém que não quer viver só deste mundo, mesmo que me sentisse competente (o que não é o caso).

Registado: 1/12/2013 22:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1 e 507 visitantes