Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Avaliação de património integrado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Avaliação de património integrado

por Storgoff » 4/12/2013 2:09

Cardoso,
Esqueceste-te de parte dos activos e passivos nas tua contas :wink:
O equity é um pouco maior:
€12.400

Os €28.900 na conta margem à partida correspondem à parte dos 37000 de fundos comprados a crédito.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Cardoso25 » 4/12/2013 0:48

Vou tirar estes dados para tentar perceber uma parte do problema:

Activos: 37.000€
Passivos: 28.900€

Para chegarmos ao capital próprio seria A-P = 8100€

O que me está a fazer confusão é como a conta margem tem este valor com este activo.

Não sei até que ponto foram os activos que valorizaram para a conta margem ter aumentado, o que deve ter sido o mais provável, ou se foi necessário reforço da conta margem caso o activo tenha desvalorizado e assim manter a margem.

Como foi aqui dito, o valor a receber seria a diferença dos activos menos os passivos. Pelo menos é assim que se aplica na contabilidade :mrgreen:

Registado: 4/3/2012 18:57

por Pata-Hari » 4/12/2013 0:13

Eu também fiquei com curiosidade quanto à repetida menção relativa à qualidade (ou a falta dela) do trabalho do conselheiro financeiro. Afinal é uma conta de gestão discricionária em que o dito cujo toma as decisões?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por zecatreca_1 » 3/12/2013 16:50

JDMP Escreveu:
Nunca por os ovos no mesmo cesto , a nao ser que seja um cesto dourado :idea:

Like!

Registado: 17/2/2012 14:31

por JDMP » 3/12/2013 15:50

Humm ..

Com pouco capital teras direito a uma "gestão" com produtos em carteira , nao feitos especialmente para ti.. . A dita gestão é auto , com sorte alguem repara ou ve um "alerta" se tiveres a perder dinheiro e liga te a avisar do mesmo alem de te aconselhar a mobilizar ou transferir o capital desse produto para outro. Nunca te vao dizer para resgatares e veres outras alternativas mais beneficas no mercado (recorrer a concorrencia) .

O que entendes por gestao de capital por parte de um banco a um cliente ?

"que tratou os mil euros como trata o dinheiro dos outros clientes todos"

Que é?

"por isso venho cá por o resto dos muitos milhões que ganhei"

Nunca por os ovos no mesmo cesto , a nao ser que seja um cesto dourado :idea:
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por dinheiromaspouco » 3/12/2013 13:12

Sim, vou recorrer a histórico.
Agora fiquei um pouco escandalizado por afirmar que uma instituição não faria gestão de tão pouco dinheiro. Julgo que isso é uma questão relativa.
Um dia um senhor ganhou o euromilhões (70 milhões de euros) e decidiu aplicar 5 mil euros em diferentes bancos... O desprezo foi global à excepção de um que tratou os mil euros como trata o dinheiro dos outros clientes todos. No final de um longo período, o senhor chegou a esse banco e disse:"foi o único que respeitou o meu dinheiro, por isso venho cá por o resto dos muitos milhões que ganhei"...

Se eu lhe disser que tenho 19 anos continuará a achar que tenho pouco dinheiro? Qualquer pessoa é um potencial bom cliente, mesmo que inicialmente o seu investimento seja minímo.

Registado: 2/12/2013 18:14

por JDMP » 3/12/2013 11:36

Não sei o que entendes por conselheiro financeiro , e se é institucional ou conta propria ... .Estranho teres alguem que te faça a gestao de patrimonio por tao pouco dinheiro (se for institucional) .
Acho que tambem nao explicaste bem (talvez porque nao saibas) o que tens investido . A partida parece que tens pouco " á ordem " mas tambem nao sei qual o teu rendimento mensal . Tambem nao explicaste ou nao sabes , o desempenho do valor investido em fundos ..... pelo que normalmente os institucionais (principalmente banca retalho) nao gerem bem . Sugerem investir em x fundos e deixam la a marinar , nao controlando o desempenho dos mesmos (ha excepções , mesmo assim so reparam ja tarde...)

Deixo a sugestão (tal como o storgof) para analisar tudo o investido (tal como o historico) .
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................

Registado: 27/8/2013 15:03

por dinheiromaspouco » 3/12/2013 10:40

Consultor financeiro é uma tradução fraca de Financial Advisor... Talvez fosse melhor "conselheiro financeiro"...

por K. » 3/12/2013 2:05

Fiquei com alguma curiosidade sobre a figura de consultor financeiro. Muito sinceramente, não sei mesmo a que se referem com esse termo. Será possível explicar um pouco melhor do que se trata?

Registado: 28/5/2008 1:17

por Storgoff » 3/12/2013 1:34

Tudo o que vou dizer pode ser um pouco expeculativo e nesse sentido parece-me que o mais correcto que tem a fazer é expor essas suas dúvidas directamente junto do banco onde tem conta.

De qualquer forma pelo que me indicou continuo a achar que o valor que iria receber no momento da liquidação da conta seria sempre a diferença entre activos e passivos.

O valor que se encontra na conta margem corresponde aos activos comprados com crédito do banco e como tal são um passivo para si.
O mesmo se passa com o valor de crédito a clientes ( suponho ser a parte do crédito ainda não utilizado), também é um passivo para si.

Se já colocou 25 000€ na conta então de facto tem estado a perder dinheiro.

Penso que deve receber extractos com regularidade onde pode acompanhar as mais ou menos -valias efectivas ou potencias dos activos negociados, é uma forma de controlar o processo e verificar se efectivamente tem estado a ganhar ou a perder dinheiro.

por dinheiromaspouco » 3/12/2013 1:03

Resposta inline

A conta e os valores que indicou dizem apenas a uma conta dedicada para transacção em bolsa ?
Sim, é uma conta apenas de investimento.

E´você quem define o que se compra e o que se vende ou tem algum que lhe está fazer uma gestão discricionária?
Tenho um consultor financeiro com total liberdade para a gerir.

Ficou claro que essa conta iria não só negociar com o dinheiro que lá pôs mas também com crédito dado pelo banco?
Sim, percebo que conta margem e crédito são métodos de investimento.

Ficou definido algum plafom para essa linha de crédito?
Não, não existiu nenhum plafond determinado.

por Storgoff » 3/12/2013 0:58

dinheiromaspouco Escreveu:Obrigado pela resposta.

Na verdade já está a entrar numa linguagem financeira muito própria e que já tenho alguma dificuldade em acompanhar (desculpe a ignorância).
A mim faz-me alguma confusão ter a percepção que já injectei cerca de 25 mil euros na minha conta, mas na verdade e fazendo a diferença entre activos e passivos não passa muito dos 10 mil... talvez o meu consultor não esteja a fazer bem o trabalho...

Obrigado

Ok.

Vamos então por partes.
A conta e os valores que indicou dizem apenas a uma conta dedicada para transacção em bolsa ?

E´você quem define o que se compra e o que se vende ou tem algum que lhe está fazer uma gestão discricionária?

Ficou claro que essa conta iria não só negociar com o dinheiro que lá pôs mas também com crédito dado pelo banco?
Ficou definido algum plafom para essa linha de crédito?

por dinheiromaspouco » 3/12/2013 0:47

Obrigado pela resposta.

Na verdade já está a entrar numa linguagem financeira muito própria e que já tenho alguma dificuldade em acompanhar (desculpe a ignorância).
A mim faz-me alguma confusão ter a percepção que já injectei cerca de 25 mil euros na minha conta, mas na verdade e fazendo a diferença entre activos e passivos não passa muito dos 10 mil... talvez o meu consultor não esteja a fazer bem o trabalho...

Obrigado

por Storgoff » 3/12/2013 0:09

dinheiromaspouco Escreveu:Obrigado. Percebi a ideia.

Então posso fazer o exercicio:
Tenho 0 euros à ordem.
Tenho 1000 euros nos activos.
A minha conta margem inicial é de 10 mil euros.
Invisto 1000 euros em acções (margem de 50%)..
O meu activo passa a 1500 euros?
A minha conta margem passa para 9000 euros?

Será algo deste género?

É linear dizer que o meu valor real de património é o valor dos activos menos o passivo?

Obrigado

Tendo em conta a margem de 50% que indicas, a conta margem representará sempre 50% do valor de mercado dos activos comprados a crédito.
O limite para o crescimento da conta margem depende do saldo da tua carteira. normalmente liquidez ( cash) é contabilizado a 100% para efeitos de disponibilidade para conta margem os outros activos já são apenas contabilizados para este efeito numa percentagem bem menor, eventualemente em menos do que 50%.

Ex. a tua conta tem:

5000€ cash
10000€ acçoes

Considerando que os activos não cash podem entrar em 50% como colateral temos que o limite máximo da tua conta margem será de 10000€

por dinheiromaspouco » 2/12/2013 23:36

Alguma forma de obter essa informação no sistema de informação ou precisaria de saber exactamente todas as transacções? Ja tenho a conta há algum tempo e nunca me preocupei com o dinheiro que ia colocando...
Mas o crédito passará por aquele crédito pessoal e a conta margem...

por Storgoff » 2/12/2013 21:34

Talvez se explicares como é que a tua conta chegou aquelas rubricas se consiga extrair mais informação.
Por exemplo, qual o volume de crédito contratado e qual o capital próprio aplicado na conta.

por dinheiromaspouco » 2/12/2013 21:06

Obrigado. Percebi a ideia.

Então posso fazer o exercicio:
Tenho 0 euros à ordem.
Tenho 1000 euros nos activos.
A minha conta margem inicial é de 10 mil euros.
Invisto 1000 euros em acções (margem de 50%)..
O meu activo passa a 1500 euros?
A minha conta margem passa para 9000 euros?

Será algo deste género?

É linear dizer que o meu valor real de património é o valor dos activos menos o passivo?

Obrigado

por Storgoff » 2/12/2013 20:52

Em termos simples o dinheiro que te pertence será a diferença entre Activos e Passivos.

Pelo que vejo estás basicamente a negociar com crédito.
Parte dos teus activos já estão alocados ( liquidez e outros) à conta margem como garantia do crédito que já estas a utilizar nos activos a que estás exposto.
Parte do crédito ainda está livre para utilizares.

Mas basicamente o que irias receber seria Activos- Passivos.

Se estás a negociar nesses moldes e não entendes o que se está a passar na tua conta tb me parece estranho.
Alias a minha resposta pode não ser exactamente a realidade, mas à partida pelos elementos que nos deste....

por MarcoAntonio » 2/12/2013 20:38

Conta margem é uma conta utilizada para produtos alavancados (cfd's, forex, acções tb eventualmente, depende da corretora e dos serviços que oferece). Numa conta margem, quando adquires um título, só é contabilizado/retido do teu capital real o valor correspondente à margem praticada nesse activo. Por exemplo, se numa dada acção é praticada uma margem de 50% isso significa que por cada 1000 euros de acções adquiridas, só 500 euros são retidos (subtraídos) ao teu capital. Isto é, podes comprar o dobro com o teu capital (ou seja, alavancar 2x).

A margem praticada pode variar de acção para acção, de acções para índices, etc. Os valores que coloquei acima servem só para exemplificar.

O que quer dizer exactamente o valor que referes no teu caso, é difícil dizer (poderá ser o que está disponível ainda para investimento ou a margem já utilizada, pelo apresentado não sei). Mas o que está acima já poderá ajudar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Avaliação de património integrado

por dinheiromaspouco » 2/12/2013 20:22

Boa tarde,

Gostava de ter uma opinião sobre a gestão do meu património para avaliar a capacidade do meu consultor financeiro. Não tenho qualquer experiência em investimento e finanças e por isso decidi expor a minha situação.
Não consigo perceber exactamente o dinheiro que tenho no banco, ou seja, se hoje quisesse tirar o dinheiro deste banco qual seria o valor do cheque que me passariam.

ACTIVOS
Depósito à ordem: 9000
Fundos de investimento: 37000

PASSIVOS
Conta margem 28900
Crédito pessoal 4700

Qual a fórmula correcta para determinar o valor real que tenho no banco (o que representa a minha conta margem)?
Existe alguma forma de saber exacatamente qual o dinheiro que investi (sempre fruto de transferências bancárias) e aquele que ganhei ou perdi desde que abri conta?

Obrigado a todos pela ajuda e eventual explicação sobre o meu património.
João

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1 e 506 visitantes