Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P500

por rjam12 » 27/1/2021 22:54

Não digo nada...isto tanto dá para cima como para baixo. :)
 
Mensagens: 173
Registado: 5/11/2002 7:32
Localização: guimaraes

Re: S&P500

por RuiGerente » 27/1/2021 22:06

Com o VIX sempre a subir (já vai a mais de 40%) não se espera nada de bom :wall: :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: S&P500

por rjam12 » 27/1/2021 21:49

Será para continuar??? Felizmente fechei os meus curtos com um lucrinho mas estou tentado a entrar longo. Álvaro...que dizes.
 
Mensagens: 173
Registado: 5/11/2002 7:32
Localização: guimaraes

Re: S&P500

por soso » 26/1/2021 17:15

[quote="djovarius"]Há também a crença de que com juros negativos e liquidez aos montões "forever", os mercados acionistas deixam de ter referências de arbitragem com a renda fixa, assim, em teoria, o potencial de subidas seria também "forever".

Eu não acredito nessas teorias, mas, mas...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dj, pois eu "acredito...piamente" 8-)

com juros negativos e liquidez aos montões "forever", como tu referes, é engraçado não haver inflacção....

haver, há e muita :!: :!: :!: :!: só que não na cesta que os bancos centrais analisam :!:

Na última década qual foi a inflacção nos mercados mobiliários e imobiliários :?: :?: :?:

100% :?: 200% :?: 500% :?:


VENCEDORES ÓBVIOS dos QE (com juros negativos e liquidez aos montões "forever") : mercados mobiliários (este que transacionamos), mercados imobiliários, OURO, PRATA, BITCOIN :!: :!: :!:

Postura:

1) don´ t fight the FED .....


2) BUY THE DIPS

Cumprimentos bolsistas :wink:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: S&P500

por djovarius » 26/1/2021 15:53

Há também a crença de que com juros negativos e liquidez aos montões "forever", os mercados acionistas deixam de ter referências de arbitragem com a renda fixa, assim, em teoria, o potencial de subidas seria também "forever".

Eu não acredito nessas teorias, mas, mas...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8767
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 26/1/2021 15:45

Boas,

Não faço ideia se o S&P500 e restantes índices vão crashar na próxima semana, mês ou ano. Sei que desde que participo aqui não faltam shorts a dizer que este bull está esticadíssimo. Eu próprio já estive curto. E eu acredito que esteja hoje bem mais esticado que há uns anos, obviamente. No entanto, estamos provavelmente a viver a segunda bolha tecnológica de um mundo inteiramente globalizado, em que as grandes economias fazem todas trocas comerciais entre si. O tipo de empresas que hoje aparecem com potenciais de crescimento explosivos têm a ver tanto com a potencialidade de grandes margens de lucro (tecnológicas ou outras empresas de grande valor acrescentado), como com o potencial de mercado ser sempre o Mundo com a sua população sempre crescente, e não qualquer país ou zona geográfica, e isto é cada vez mais assim (a teoria de que a globalização vai estagnar e retroceder não cola, para mim). Isto faz com que o P/E seja superior, tendo em conta as antecipações de crescimento de lucros serem mais optimistas por parte do mercado, a meu ver. Deixo um gráfico que apresenta o P/E de Shiller, onde vemos que o patamar de 2000 ainda está relativamente longe. E eu acredito que, no momento de explosão desta bolha, esse patamar possa ser ultrapassado, dado as razões que atrás disse. Isto para não falar das questões de liquidez quase-infinita, de coordenação entre bancos centrais, de compra de ETFs, etc.

Deixo também um gráfico provocatório de longo prazo, visto que com a AT podemos fazer de tudo um pouco. Noto que, mesmo no meio de bull markets longuíssimos, podem ocorrer crashes destrutivos, como em 1987 e em 2020 (ambos à volta de 35% de queda), mas que não se consideram bear markets. O outro bull longuíssimo foram 18 anos, este vai em 12. Veremos quando termina, sempre atentos a estes crashes: um deles será o derradeiro.

Abraço
Anexos
shiller.jpg
shiller.jpg (44.23 KiB) Visualizado 6859 vezes
s&P500-flag.jpg
s&P500-flag.jpg (31.03 KiB) Visualizado 6859 vezes
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por djovarius » 26/1/2021 15:14

Boas,

É curioso que desde Novembro para cá, o SPX tem fechado todos os "gaps" no diário, mas hoje vai abrir em "gap" e logo com novo máximo histórico. O Dow vai ficar perto e o Nasdaq, bom, nem é preciso falar, parece "querer" cavalgar para 14K um dia destes.

Se o SPX fechasse Janeiro com ganhos de 3% ou + seria um bom auspício para o ano de 2021.
No ano passado, antes da crise, o mês de Janeiro rendeu também mais de 2%.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8767
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: S&P500

por rsacramento » 26/1/2021 11:10

Penaforte Escreveu:Há uns dias estive a navegar pelo Caldeirão e a visitar tópicos e posts antigos e retirei duas coisas - para além da óbvia aprendizagem.
1. Já passaram alguns excelentes analistas técnicos e fundamentais por aqui
2. Quase nenhum participa hoje em dia - as razões desconheço

À lista dos nossos moderadores quero ainda acrescentar: há ainda aqueles que faliram e também aqueles que perceberam que uma coisa é ser-se um bom analista mas uma coisa bem diferente é ser-se um bom trader

EDIT
sem quaisquer falsas modéstias quero ressalvar que não me considero uma coisa nem outra
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: S&P500

por Ulisses Pereira » 25/1/2021 22:06

Outros desaparecem porque é fácil participar quando o mercado lhes dá razão, mas é bem mais difícil continuar quando o mercado os contraria. para isso é preciso ter alguma personalidade forte e maturidade nos mercados para perceber que estar errado faz parte da vida de qualquer investidor. Mas quando se proclamam possibilidades como certezas, é bem mais difícil depois lidar com isso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: S&P500

por Pata-Hari » 25/1/2021 19:27

Penaforte Escreveu:
Há uns dias estive a navegar pelo Caldeirão e a visitar tópicos e posts antigos e retirei duas coisas - para além da óbvia aprendizagem.
1. Já passaram alguns excelentes analistas técnicos e fundamentais por aqui
2. Quase nenhum participa hoje em dia - as razões desconheço


Penaforte, um fórum é assim mesmo. Mas gostava de te mencionar razões reais para as pessoas deixarem de participar. Alguns simplesmente morreram. É estranho pensar nisso, mas é verdade. Outros, tiveram ou têm sérios problemas de saúde. Outros, tiveram alturas em que tinham mais tempo livre e/ou disponibilidade para se dedicar ao fórum. Outros, cansaram-se: ao fim de alguns anos, pode tornar-se cansativo ver o mesmo ciclo de pessoas que aparece e desaparece. Outros zangaram-se com o fórum ou o fórum zangou-se com eles por "diferenças irreconciliáveis", hehe. Outros mudaram de nick porque perderam o login nas milhentas migrações. Há milhentas razões diferentes mas é normal e salutar que o fórum tenha sangue novo e renovado. É a ordem natural destes espaços. Este apenas tem uma longevidade totalmente anormal e por isso assististe a vários ciclos de participantes.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: S&P500

por Opcard » 25/1/2021 19:03

Bar38 Escreveu:
Opcard Escreveu:Vamos falar do Japão , devia falar da forma como é calculado o PIB , chega isto ( se eu for a casa da minha vizinha fazer a limpeza da sua casa ela vier a minha e se todos fizerem o mesmo legalmente o PIB dispara 5% )


Desculpa não percebia nada!?logo começando por aqui... então tu fazes limpeza na minha casa e cobras-me 5€ eu faço limpeza na tua casa e cobro-te 5€ e há aqui algum crescimento económico para algum dos 2



Os trabalhos domésticos, são ignorados por não terem pagamento ( se eu pagar a vizinha e ela me pagar a mim o PIB aumenta ) também isto era ignorado e é trabalho :

“ Prostituição passa a ser contabilizada para o PIB e poderá valer 1,1 mil milhões”

O trabalho doméstico não é contabilizado na actual teoria económica não conta no Produto Interno Bruto (PIB) dos países , estudos no Brasil apontam para um valor real de 11% .Muitos defendem a sua inclusão nas contas do PIB tal como droga e prostituição já contam

PIB é um péssimo indicador eu gosto mais do RNB , ter um PIB elevado se metade sair do país ver Irlanda ver Japão .

RNB = PIB + capital que entra no país – capital que sai do país
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: S&P500

por Bar38 » 25/1/2021 18:30

Opcard Escreveu:Vamos falar do Japão , devia falar da forma como é calculado o PIB , chega isto ( se eu for a casa da minha vizinha fazer a limpeza da sua casa ela vier a minha e se todos fizerem o mesmo legalmente o PIB dispara 5% )


Desculpa não percebia nada!?logo começando por aqui... então tu fazes limpeza na minha casa e cobras-me 5€ eu faço limpeza na tua casa e cobro-te 5€ e há aqui algum crescimento económico para algum dos 2
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: S&P500

por Opcard » 25/1/2021 17:49

Vamos falar do Japão , devia falar da forma como é calculado o PIB , chega isto ( se eu for a casa da minha vizinha fazer a limpeza da sua casa ela vier a minha e se todos fizerem o mesmo legalmente o PIB dispara 5% )

As sociedade envelhecidas tem de ter recursos para pagar as reformas , há 2 soluções a do Japão e da Alemanha .

O Japão é uma sociedade muito tradicional não quis estrangeiros resolveu dar emprego fora do seu país faz a deslocalização das fábricas e investe no estrangeiro e repatria os rendimentos , ( tem fora mais que o seu PIB todo o mundo deve ao Japão já Portugal deve a todos ) mesmo a tal brutal dívida interna é toda de residentes .

Alemanha recebe vários milhões de trabalhadores estrangeiros faz as fábricas funcionar no país
com o objectivo de acumular o suficiente para pagar as pensões ‘

Receber milhões de trabalhadores faz aumentar o PIB , reduzir população estagna o PIB, em termos práticos não é responsável pela reforma dos trabalhadores que para eles trabalham no estrangeiro podem viver bem com PIB estagnado .

P.S. para enquadrar o que escrevo, no Japão o RNB tem aumentada a bom ritmo cresce muito acima do PIB “
Editado pela última vez por Opcard em 25/1/2021 18:31, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: S&P500

por NirSup » 25/1/2021 16:58

Caro Ulisses,
A japonização não é nada disso. O Japão assistiu durante muitos e muitos anos ao crescimento das economias da Europa, América e da China, nomeadamente da China, com a sua economia estagnada. E sofreu na pele os efeitos disso.
Não comparemos, pois, o que não é comparável. Porque as perspectivas actuais são diferentes: crescimento sem inflação das economias da China. da Europa e da América.
Isto era e é o Santo Graal de muitos economistas.
Um abraço
Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: S&P500

por Penaforte » 25/1/2021 16:56

Normalmente quando atingimos níveis de confiança tão elevados nos mercados, ou em qualquer outro segmento da nossa realidade, vem a arrogância e ilusão de grandeza. O comportamento humano é tão previsível como a sua resistência a mudança, alteram-se os cenários mas a nossa História é praticamente feita de ciclos desde que existimos, cada vez temporalmente mais curtos, sendo os extremos mais rápidos, intensos e pronunciados.
Não deixa de ser curioso relacionar alguns posts recentes neste tópico e o artigo que o Ulisses publicou hoje.
Na minha opinião, o excesso de confiança retira-nos clarividência, o distanciamento na análise imparcial que é essencial para ter sucesso nisto. Pior que ser dominado pelas emoções de um trade em particular, é 'abraçar' uma emoção permanente que nos impede de analisar todas as probabilidades e executar friamente, de uma forma consistente.

Há uns dias estive a navegar pelo Caldeirão e a visitar tópicos e posts antigos e retirei duas coisas - para além da óbvia aprendizagem.
1. Já passaram alguns excelentes analistas técnicos e fundamentais por aqui
2. Quase nenhum participa hoje em dia - as razões desconheço

Desculpem este off-topic que não é tão off-topic assim mas alguns posts recentes, toda esta febre de 'trading' que tenho visto emergir nos últimos meses nas redes sociais, círculo de amigos e conhecidos, em conversas de rua.. dá que pensar.

Os mercados estão em modo bazófia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: S&P500

por Ulisses Pereira » 25/1/2021 15:48

A velha guarda até pode ter alguma razão mas as suas diatribes contra o crescimento dos mercados bolsistas, lançadas aos 4 ventos, mostram muita frustração, inveja e dor de cotovelo.


Nirsup, quando alguém tem uma opinião contrária à tua tem que ser por ter frustração, inveja ou dor de cotovelo? É deselegante e insultuoso da tua parte.

É verdade que as baixas taxas de juro e injecção de liquidez têm tido um peso nestas últimas subidas do mercado mas isso não basta para fazer um mercado subir. Comparas com o Japão que tem taxas de juro p´róximas do zero desde 1995. E o Japão, depois disso, demorou 20 anos a atingir os valores de 1995. 20 anos de quedas! Portanto, essa tua comparação com o Japão não é a melhor.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: S&P500

por Bar38 » 25/1/2021 11:37

Opcard Escreveu:Mas desde já afirmo que há inflação ( a onde chega o dinheiro ).


O dinheiro chega onde há inovação como disse atrás não havendo crescimento demográfico que sustente outro tipo de crescimentos só através da inovação
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: S&P500

por Bar38 » 25/1/2021 11:30

NirSup Escreveu:ECONOMIA DA ABASTANZA

Primeiro foi o Japão. Crescimento zero, inflação zero, por mais dinheiro que injetasse na economia.
A japonização da Europa foi uma questão de tempo. E em 2020 a japonização da América.
Os velhos princípios económicos da velha guarda estão todos postos em causa. Por mais dinheiro que se injete nas economias os preços não sobem.a


Como é obvio tem a haver também com falta de crescimento demográfico.
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: S&P500

por Opcard » 25/1/2021 9:13

Bar38 é Nirsup , espero ter tempo para escrever sobre algo que me apaixona os novos tempos .
Mas desde já afirmo que há inflação ( a onde chega o dinheiro )e mais digo ao contrário de todos pensam os juros podem ir subir que não altera os défices dos governos vendo quem financia ,o problema será um grande país ou zona monetária com política diferente dos seus bancos centrais .
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: S&P500

por NirSup » 25/1/2021 8:30

ECONOMIA DA ABASTANZA

Os economistas da velha guarda são incapazes de compreender os novos tempos da designada ECONOMIA DA ABUNDÂNCIA.
Primeiro foi o Japão. Crescimento zero, inflação zero, por mais dinheiro que injetasse na economia.
A japonização da Europa foi uma questão de tempo. E em 2020 a japonização da América.
Os velhos princípios económicos da velha guarda estão todos postos em causa. Por mais dinheiro que se injete nas economias os preços não sobem. Nem as matérias primas nem o ouro. Sobe, sim, o valor das empresas cotadas na bolsa (nunca se ganhou tanto dinheiro na bolsa como no ano pandémico de 2020).
É natural que a velha guarda lance alertas e mais alertas de que a situação actual é insustentável. Mas a verdade é que já vêm dizendo isso há meses, anos. E as bolsas batem records consecutivos.
A velha guarda até pode ter alguma razão mas as suas diatribes contra o crescimento dos mercados bolsistas, lançadas aos 4 ventos, mostram muita frustração, inveja e dor de cotovelo.
E não é por acaso, por mero acaso, que a palavra de ordem do dia dos bancos centrais das maiores economias do mundo seja a reflação. Um palavrão maldito de outros tempos. Disse.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: S&P500

por Bar38 » 25/1/2021 1:54

Opcard Escreveu:
Há países que se podem endividar-se na própria moeda, USA, UK ,Japan , Europa ...e outros .
Como a Argentina que não sabe fabricar dólares só pesos e com uma dívida de 55% do seu PIB está falida .
Há um conjunto de países no mundo que tem de trocar bens por moedas transacionáveis , a outras basta por a máquina a fazer liquidez .

.

É o problema dos países que não transaccionam produtos de elevado valor acrescentado...é por ai...não existe nenhum tipo de conspiração....
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: S&P500

por trend=friend » 24/1/2021 20:43

djovarius Escreveu:Muito boa análise:

https://www.mauldineconomics.com/frontl ... ock-market


Muito interessante mesmo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3992
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: S&P500

por djovarius » 24/1/2021 19:37

Oi,

Porque os investidores que compraram essas OT a 50 anos não vão ficar com elas durante 50 anos, na verdade, se ficarem uns dois anos já é muito. Eles sabem que o BCE, no meio da crise, vai comprando no mercado secundário. Esses títulos, por terem yield positiva na emissão, têm mais potencial de valorização do que os de uma emissão já negativa.

Façam simulações. Na net há simuladores de OT para perceberem como isto se calcula. Estes investidores, praticamente só querem alguma segurança e se der algum rendimento já é bom.

Se um título a dois anos tem yield negativa na emissão, qualquer investimento desses que renda (real) qualquer coisa como 0,1% - 0,4% ao ano é uma bênção dos céus.
Mais, se a crise se agravasse e houvesse um descalabro de outros ativos, estes poderiam valorizar mais do que se pensa. Sim, estou a falar de 1% ao ano, o que é excelente quando tudo o resto está em queda.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8767
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: S&P500

por António Vieira » 24/1/2021 17:35

Obrigado!
Pena ter que ser assinante para ler a entrevista. Deve ser interessante
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: S&P500

por Opcard » 24/1/2021 16:16

António Vieira Escreveu:Opcard, onde foi que deu a notícia do economista a falar? Jornal da Noite?

Obrigado



https://www.lesechos.fr/idees-debats/ed ... in-1283379

Embora seja alguém com largo passado director geral FMI e responsabilidades governativas, pode estar ou não certo ,o que sabemos é:

Há países que se podem endividar-se na própria moeda, USA, UK ,Japan , Europa ...e outros .
Como a Argentina que não sabe fabricar dólares só pesos e com uma dívida de 55% do seu PIB está falida .
Há um conjunto de países no mundo que tem de trocar bens por moedas transacionáveis , a outras basta por a máquina a fazer liquidez .

Este será o assunto maior que merece todo o debate , a Jacques de Larosière eu colocaria uma questão como explicar que a França emita dívida a 50 anos ( ninguém sabe como o país estará daqui a um mês ) a 0,5% e a procura tenha sido 8 vezes superior à oferta .
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, PIKAS, PXYC e 301 visitantes