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Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 6/9/2013 12:20
por xPatife
Se uma acção tem a cotação a subir, é porque há mais compradores que vendedores.
Se tem muitos mais dias verdes que vermelhos, está em tendência de subida.
Se está em tendência de subida é possivel fazer algum dinheiro.

Se uma acção tem a cotação a descer, é porque há mais vendedores que compradores.
Se tem muitos mais dias vermelhos que verdes, está em tendência de descida.
Se está em tendência de descida é possivel perder (muito) dinheiro.

Abrir uma conta Margem, metendo a totalidade do pouco dinheiro que tem, e alavanca-lo a 1000% é, vulgarmente admitido como sendo a morte final do artista.

Como total ignorante na venda a retalho, consigo visualmente aperceber-me que neste momento a tendência é claramente negativa.
O número de lojas a fechar é claramente superior às que abrem (e que conseguem manter-se passado um ano).
É também visivel que a grande maioria das que se conseguem manter fortemente activas são aquelas que tem enormes players por detrás.

Não tendo qualquer experiência anterior no campo, e alavancando-se tão agressivamente como aparentemente dá a entender (do que tenho lido) a prespectiva de sonho facilmente tem potencial para se transformar num pesadelo.

Citando uma senhora que conheço que tem mais de 20 anos de experiência em loja própria de venda de roupas: "Neste momento prefiro ser empregada e ganhar o meu mesmo que seja pouco, do que ter continuado com a minha loja que só me dava problemas, privação de sono e nenhum dinheiro"

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 6/9/2013 10:50
por JDMP
Longe de mim destruir sonhos... mas lido diariamente com empresarios/negocios que nao tiveram sucesso ou ja tiveram...
Acho que nao vale o risco , eu apostava de inicio em algo familiar ou em alguem (extrema confiança) que desse valor acrescentado ao negocio ( fica mais barato que o francising ) .

Se vão entrar talvez num dos maiores riscos na vossa vida e pretendem evitar o ciclo do endividamento (descontrolado) e consequente insolvencia , eu fugia a 7 pes desse negocio e tentava ver de uma alternativa low budget com um potencial de crescimento, se esse crescimento for iminente e estudadas outras variaveis entao ai talvez mereça um endividamento mais elevado (com espaço para o lucro , nao so amortizações) .

Já estiveram na zona todos os dias de manha á noite a observar a zona e a falar com as pessoas e talvez saber o que elas pensam (nao so da vida.. ) ? ver tambem a concorrencia etc ?
Já falaram com um especialista em analise de projectos e investimentos?

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 5/9/2013 22:32
por box098
Brunomanco: a proposta que temos em mãos é de facto de uma loja que foi ocupada por outra marca de roupa mas, segundo o promotor, está em mau estado. ainda assim e pela pouca informação enviada pela marca pretendida depreendemos que pretendem montar tudo de raiz.
vou acrescentar o seguro de responsabilidade civil e a garantia bancária.
o custo de ingresso foi nos apresentado como "caução" e pedem 6 meses.
isto é sempre a somar... e o pior que são despesas atrás de despesas de nada!!! ou seja estamos, na maioria, a comprar "ar"!! coisas que em caso de falência não constituem um bem que possa ser alienado para minimizar prejuízo.
começo a ficar bastante apreensivo e ainda nem sequer acabamos de fazer os primeiros contactos...

madrimo: no nosso caso apenas solicitamos À marca pretendida um breve documento com a informação muito resumida. provavelmente em reunião presencial outros documentos e informações serão dadas. a nossa intenção é estar o mais informados possível para ter o mínimo de surpresas, argumentos preparados e essencialmente com capacidade de negociação.
apesar de não ter percebido muito bem onde quer chegar com o "Tente que se responsabilizam pelos dados que forneçam ..é uma forma de subtilmente se defender." penso que a ideia é que qualquer projecção que façam sobre vendas e afins possam figurar num documento oficial de forma a poderem ser usados caso a coisa não corra como o esperado e os mesmo sirvam a nosso favor certo?
quanto às "visitas de inspecção/ajuda" obrigado pela chamada de atenção. ficou registado.

bem hajam
cneto

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 5/9/2013 21:59
por madrimo2
box

Muitas das questões que está a colocar têm a ver com o modelo do negócio e...têm a obrigação de ser respondidas pelo "franchising"..eles não vendem só o nome mas tb a estrutura de custos , os custos de arranque , etc.

Inclusivé se quiser saber "quanto vende uma loja dessas por mês"..eles terão que lhe fornecer a estrutura de custos duma loja "comparável" em dimensões e localização. Atenção , os números que eles inserem nesse "esqueleto " de custos..devem ser verificados ( já fiz consultadoria para uma empresa que queria abrir várias lojas de franchising em Portugal..e quando fui verificar os custos reais noutros paises -in loco- nalguns itens tinham diferenças de cerca de 20-30%, principalmente no que diz respeito às vendas)

Lá está. os contratos são leoninos .Tente que se responsabilizam pelos dados que forneçam ..é uma forma de subtilmente se defender. Atenção que os donos dos franchisings têm o "mau gosto" de colocarem no contrato visitas obrigatórias de "inspeção" ( a que eles chamam de ajuda)..e que são todas pagas pelo franchisado

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 5/9/2013 19:58
por Beruno
se forem para uma loja que já tenha sido ocupada, podem adaptar alguma coisa no interior e não gastam muito dinheiro. Se tiverem que fazer o interior de raiz, pode ir desde os 15.000 a 80.000€. convem pedirem vários orçamentos (também deve haver franchisings que devem ter equipas próprias para decoração interior). vejam o estado em que as lojas estao

Falta o seguro de responsabilidade civil e outros seguros que queiram incluir

Também deverão de ter que pagar direitos de ingresso no centro, normalmente entre 3 a 6 meses de renda

Não tenham ilusões. O nosso advogado já colaborou com vários comerciantes/empresários que abriram lojas em espaços comerciais, e os contratos que tem lido, são sempre abusivos, e servem para proteger os proprietários do centro

também terão que ter uma garantia bancaria, e essa garantia tem uma comissão entre 2% a 6% ao ano, cobrada pelo banco trimestralmente + imposto

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 5/9/2013 19:25
por box098
Obrigado Atomez pela chamada de atenção. Já pensamos nisso e efectivamente terá importância no timing de entrada.

elaboramos a seguinte lista de custos. será que nos está a escapar alguma coisa?
mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.

Custos a considerar

referentes ao franchising/equivalente:
- entrada/royalties
- sistema informático/caixa
- custo montagem
- comissão
- formação inicial específica


referentes ao espaço comercial:
- renda mensal
- despesas comuns (cent. comer.)
- água
- electricidade
- telefone

referentes aos colaboradores (por cada colaborador):
- ordenado base
- tsu
- seguro
- sub. alimentação
- despesas de formação min (35h/ano)
- medicina do trabalho

outros custos:
- apoio jurídico
- juros bancários
- contabilidade (TOC)
- higiene e segurança no trabalho
- despesas processuais/constituição da empresa
- viatura
- publicidade
- vitrinismo???
- seguro de responsabilidade civil
- garantia bancária

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 5/9/2013 19:16
por atomez
box098 Escreveu:... ou seja quanto é que uma loja deste género poderá aspirar facturar por dia? num mês?

Atenção à sazonalidade.

Não sei qual é o setor e os produtos em causa, mas do que conheço é típico que metade da faturação seja feita no último trimestre do ano e por vezes só o mês de Dezembro rende tanto como o resto do ano todo.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 5/9/2013 19:06
por box098
dorato: muito obrigado pelas dicas que certamente levaremos em conta durante o processo de escolha. como disse anteriormente temos preferência por centros comerciais mas o que nos tem chegado é no mínimo desanimador... começamos a ponderar as lojas de rua de outra forma.

Atomez: hoje começamos a perceber o porquê do seu comentário mas é o que temos. só nos resta negociar da melhor forma ou ir para a rua. o online está fora de questão.

Brunomanco: finalmente um réstia de esperança! :) o "tendo em conta o saldo total, vale a pena" fez-nos sorrir que fosse por uns momentos. seguimos a dica e estamos a tentar calcular todas as despesas para ter uma noção dos custos quer de abertura, quer do mensal, quer do custo total aproximado de funcionamento durante 1 ano. Existem no entanto muitas despesas difíceis de quantificar, ainda que tenham um peso menor no bolo total. agora e apesar de termos chegado a um valor mínimo de vendas necessárias não fazemos ideia se é um valor real. ou seja quanto é que uma loja deste género poderá aspirar facturar por dia? num mês?

a todos os outros participantes agradecemos as diferentes sugestões de negócio. se este não se mostrar viável teremos que estudar outras possibilidades mas para já queremos continuar a explorar esta via.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 5/9/2013 18:49
por box098
Lion_Heart Escreveu:A primeira coisa que faria antes de tudo era contratar bons advogados para analisar a lupa todos os contratos e clausulas. E preciso saber o que se assina e estar protegido. O sonho que nos vendem é na maioria das vezes pesadelos.

A maioria dos franchises não adiciona nada de novo ao produto, é uma forma do franchisador ganhar notoriedade e lucro de forma fácil. Para a maioria não interessa se uma loja abre e fecha , ele já ganhou o dele.
Só mesmo uma super brand vale a pena , como o Mc ( por ex.o burger king apesar de melhor a meu ver não consegue 1/10 do sucesso). Ou seja só vale a pena um franchise que se vende a si próprio sem necessidade de publicidade ou muito trabalho. Se é para fazer todo trabalho mais vale uma marca própria.
Qual a diferença entre um franchise de tapas por ex. e eu abrir uma taperia ? Para mim nenhuma. Qualquer boa ou média pizzeria em Portugal bate os franchise por larga distancia.

Depois temos os custos fixos que são enormes, rendas , condominio, agua, luz , telefones,pessoal,seg.social , impostos , royalities , e se for num shopping rendas e mais rendas (se o negocio corre mal não se pode fechar assim com duas tretas , o mesmo com o franchise).

Ah e falta ainda o contabilista, papelada , burocracia e etc.


obrigado pelo comentário.
não iremos abdicar de apoio jurídico. quanto à reflexão sobre o valor da marca é verdade. o seu comentário fez-nos reflectir sobre o facto de estarmos a trabalhar com uma "brand" que não vende por si só, pois não é conhecida do grande público, o que certamente exige mais esforço da nossa parte. este será um argumento a usar durante as negociações. obrigado
quanto aos custo já começamos a receber propostas e parecem... exorbitantes! mas é como em tudo: temos que fazer contas.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 22:04
por bogos
Eu como gajo cá do Norte, aprecio a rodos as francesinhas. Pelos diversos restaurantes onde passo, vejo um custo elevado em mão de obra só em malta a preparar as ditas françugas...

Reparem, há gajos a cortar pão o dia todo, a embalar a salchicha para congelar e cortar, a embalar a linguiça para congelar e cortar, a maquina a partir fiambre, mortadela, fiambre, etc, etc.
Cozinheiro prepara molhos.

São custos enormes de mão de obra num restaurante que mesmo sendo da especialidade gera custo que poderia ser dimunuido se fosse feito fora e fornecido directamente a esses restaurantes e de modo fresco.

No sul não se vê muitas françugas, mas é um prato apreciado pelos Tugas.
Aí poderá compensar um negócio próprio mais pequeno, mas de qualidade.

É uma ideia.

Cumprimentos

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 21:51
por Beruno
pois... a primark está a entrar com força agora em PT, e esta é mesmo tipo armazém de roupa

pa, de facto as rendas são abusivas (no nosso caso ronda os 16% das vendas), e comem uma fatia seria da nossa margem. trabalha-se mais horas que na rua, sábado e domingo inclusive, mas ainda assim, tendo em conta o saldo total, vale a pena

para teres noção da despesa media que vocês podem aguentar, apenas precisam de saber as margens dos artigos que vao vender, e o valor de renda. a esta despesa juntem todas as outras, inclusive os vossos ordenados, e teem um numero mínimo de vendas por mês. por exemplo: uma despesa mensal de 7500€ com uma margem media de 32,5%, precisam de vender cerca de 23000€/mês para acabar o mês a 0's

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 21:04
por atomez
Num centro comercial? Quem ganha é o proprietário do centro!

Eles sabem muito bem qual a margem que cada loja consegue e "ajustam" a renda em concordância.

Mais os royalties do franchising e os juros dos empréstimos bancários, o que sobra de lucro é quase nada. Ou menos que isso...

Na mmho é preferivel investir em lojas virtuais on-line.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 20:19
por dorato
Quanto à localização, as condicionantes são um pouco mais complexas do que as referidas, no caso específico da clássica loja de rua, o factor mais importante é a sua localização contígua a grandes fluxos de pessoas, que nas cidades com rede de metropolitano são coincidentes com esta (Central Business District) - CBD). São ainda factores importantes, que não existam degraus, rampas, etc, entre a loja e a rua. Esta deverá estar ao nível da rua e com uma montra comprida. Um espaço rectangular com o lado maior virado para a rua é substancialmente mais valioso do que um espaço com a mesma área mas que é o lado menor que tem relação com a rua. Um método clássico para valorar determinadas zonas é fazer a simples contagem das pessoas que efectuam aqueles percursos. Depois há ainda factores dificilmente mensuráveis mas importantes na valoração de um espaço, como segurança, ser um lugar conhecido. Por exemplo a referida Rua Augusta, tem fluxos muito grandes de turistas mas muito pequenos de habitantes de Lisboa o que se tem notado claramente na abertura de determinados negócios mais relacionados com a restauração e lembranças e o fecho dos negócios clássicos da rua.
A rua está a perder continuamente prestígio o que se faz notar por exemplo na inexistência das grandes marcas internacionais que preferem o Chiado ou a Avenida da Liberdade. Espero ter ajudado a construir a vossa reflexão. Bom trabalho e boa sorte.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 20:09
por Lion_Heart
Em Portugal e em especial a Norte existe muito poucos ou nenhuns restaurantes temáticos ou de cozinha internacional (fora o tradicional Itailiano ou Chinês), o que parece demonstrar que o tuga não esta aberto a novas experiências. Os take away já tiveram fama e eram muitos mas com a crise só os melhores se aguentam e facturam bem (frango e costela grelhada).

Roupa tem fechado muita (a C&A por ex) e de comercio tradicional então é aos montes. O tuga agora vai ao grupo Zara ou as discount stores , ou as grandes lojas de marca (penso que o grupo punto blanco faliu).

Grande abertura nos últimos tempos foram as sede de campanha dos candidatos as câmaras :D mas a esses a crise nunca chega. 8-)

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 18:41
por JDMP
Aposta no nicho de mercado e ou na diferenciação , oferece algo que mais ninguem tenha ou melhor...

Por exemplo : As fontes de agua foram trazidas para portugal por uma pessoa que viu essas mesmas fontes em escritorios nos USA :idea:

Exemplo : loja que so vende brigadeiros gourmet , desde o de champagne ao de pistacio....

Exemplo : Santini , vende gelados caseiros de alta qualidade

Ha que ver as necessidades do consumidor e preenche las ou inventa-las


Pensa bem no negocio/ideia e vai para uma incubadora de Startups

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 17:01
por Lion_Heart
box098 Escreveu:obrigado a todos pelas vossas participações.
de facto e para já parece que as opiniões não são muito optimistas mas há que seguir em frente.

Lion_Heart: sim, há anos que "brincamos" com a questão do McDon. mas o investimento inicial está muito longe do nosso alcance. Outro que sempre nos pareceu bom era o Lidl. mas são investimentos demasiado avultados para os nossos bolsos.
relativamente ao "Eu já tive um franchise e digo, nunca mais " é possível elaborar um pouco mais?
porque é que não deu certo?
quais foram os principais problemas?
dificuldades?
se fosse hoje o que faria de diferente?
penso que há aqui muito para aprender por parte de quem pretende iniciar.
obrigado


A primeira coisa que faria antes de tudo era contratar bons advogados para analisar a lupa todos os contratos e clausulas. E preciso saber o que se assina e estar protegido. O sonho que nos vendem é na maioria das vezes pesadelos.

A maioria dos franchises não adiciona nada de novo ao produto, é uma forma do franchisador ganhar notoriedade e lucro de forma fácil. Para a maioria não interessa se uma loja abre e fecha , ele já ganhou o dele.
Só mesmo uma super brand vale a pena , como o Mc ( por ex.o burger king apesar de melhor a meu ver não consegue 1/10 do sucesso). Ou seja só vale a pena um franchise que se vende a si próprio sem necessidade de publicidade ou muito trabalho. Se é para fazer todo trabalho mais vale uma marca própria.
Qual a diferença entre um franchise de tapas por ex. e eu abrir uma taperia ? Para mim nenhuma. Qualquer boa ou média pizzeria em Portugal bate os franchise por larga distancia.

Depois temos os custos fixos que são enormes, rendas , condominio, agua, luz , telefones,pessoal,seg.social , impostos , royalities , e se for num shopping rendas e mais rendas (se o negocio corre mal não se pode fechar assim com duas tretas , o mesmo com o franchise).

Ah e falta ainda o contabilista, papelada , burocracia e etc.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 16:33
por box098
carf2007 Escreveu:Nos shoppings bons (tipo Norteshopping, colombo, Vasco da Gama) em que vale a pena abrir uma loja pelo movimento de clientes, para além das regras "apertadas" (horarios de descargas,horarios para alterar as montras,etc...) e das rendas altíssimas é difícil arranjar uma loja, é preciso garantias bancárias, além disso não se esquecam que a maioria dos shopping cobram também uma % sobre as vendas(renda variável), e é necessário mais funcionários já que estão abertos até tarde.

Na rua tudo é mais fácil e os custos menores, mas infelizmente nos dias de hoje, lojas de roupa em rua só vale a pena se for na principal rua de comércio de cada cidade (tipo, em Lisboa na Rua Augusta, no Porto Rua de Santa Catarina) e mesmo assim vai depender muito da marca.


temos noção disso. não estamos a penas a estudar localizações dentro de centros comerciais (embora seja esta a nossa preferência) mas também em alguns locais estratégicos de rua. aqui a grande questão é que, na nossa opinião, o fluxo de clientes está condicionado por factores como dificuldade de estacionamento, chuva/frio etc... é pelo conforto que as pessoas vão aos centros comerciais, vão todo o ano e a qualquer hora...

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 16:27
por box098
obrigado a todos pelas vossas participações.
de facto e para já parece que as opiniões não são muito optimistas mas há que seguir em frente.

Iniciado: lamento que tenhas entrado "neste barco" mas há que olhar em frente e sobre tudo não ficar parado! são so custos fixos que estamos neste momento a tentar quantificar. há muitas contas por fazer que ditarão a entrada ou não no negócio. uma coisa já deu para perceber: é necessário negociar TUDO! o pouco que nos tem chegado às mãos implicam compromissos de elevado risco por isso há que saber onde estamos a colocar os pés.

Brunomanco: também acreditamos que as grandes superfícies comercias são neste momento as melhores alternativas e mesmo assim muitas delas têm imensas lojas fechadas (bem disfarçadas claro). obrigado pela dica "a renda não pode pesar mais de 11% das vendas" a questão é que não temos noção de quanto serão as vendas a não ser que o contrato de arrendamento seja feito em função das vendas, o que não me parece...
temos noção do trabalho mas disso não temos medo. o receio é mesmo perder o pouco que temos.

Lion_Heart: sim, há anos que "brincamos" com a questão do McDon. mas o investimento inicial está muito longe do nosso alcance. Outro que sempre nos pareceu bom era o Lidl. mas são investimentos demasiado avultados para os nossos bolsos.
relativamente ao "Eu já tive um franchise e digo, nunca mais " é possível elaborar um pouco mais?
porque é que não deu certo?
quais foram os principais problemas?
dificuldades?
se fosse hoje o que faria de diferente?
penso que há aqui muito para aprender por parte de quem pretende iniciar.
obrigado

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 16:22
por carf2007
Nos shoppings bons (tipo Norteshopping, colombo, Vasco da Gama) em que vale a pena abrir uma loja pelo movimento de clientes, para além das regras "apertadas" (horarios de descargas,horarios para alterar as montras,etc...) e das rendas altíssimas é difícil arranjar uma loja, é preciso garantias bancárias, além disso não se esquecam que a maioria dos shopping cobram também uma % sobre as vendas(renda variável), e é necessário mais funcionários já que estão abertos até tarde.

Na rua tudo é mais fácil e os custos menores, mas infelizmente nos dias de hoje, lojas de roupa em rua só vale a pena se for na principal rua de comércio de cada cidade (tipo, em Lisboa na Rua Augusta, no Porto Rua de Santa Catarina) e mesmo assim vai depender muito da marca.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 15:27
por Lion_Heart
Em grande expansão estão os cup cakes e gelados "caseiros" , aqui em Braga a Spirito cupcakes tem enorme sucesso . Outro negocio em expansão são os bolos personalizados.

Obviamente que daqui a um ano ou dois a maioria já fechou. O mercado não aguenta demasiada concorrência.

Isto juntamente com os wine bar e champanherias levam-me a perguntar onde esta a crise dos 23%? Alias depois do mês Janeiro voltou tudo ao mesmo , facturas raramente se vêem.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 15:16
por Iniciado
Todos os os mac donald que conheço regularmente (Tomar , T. Novas e Leiria) estão sempre á pinha , tanto em
tempo de aulas como de ferias.
Embora seja um Franchising bem puxado em valores , sempre me admirei ninguém ter a ideia "peregrina" de não abrir nenhum em Fatima.
Acho que seria um projecto vencedor......digo eu

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 15:05
por JDMP
Brunomanco Escreveu:superfícies comerciais são sim sinónimo de clientes, e sim sinonimo de faturação. é praticamente o único sitio onde vale a pena estar atualmente. ate para comprar um piones se vai ao centro comercial. no meu caso estamos numa superfície comercial e na rua mais movimentada na minha zona. No espaço comercial a faturação é mais do que 4 vezes superior, a renda 3 vezes mais

agora se o saldo será positivo isso já é outra coisa

a renda não pode pesar mais de 11% das vendas

se é franchising a marca tem que ser muito forte e gerar interesse, senão vao ser obliterados pela Zara, HM e companhia. . .

mas. . . para resultar vao ter que trabalhar que nem escravos. durante os primeiros 3 a 6 anos não vai haver ferias nem feriados nem sábados nem domingos. bye bye vida. no retalho se mete so os colaboradores a trabalhar, e vocês a beber mojitos nas caraibas, estão feitos ao bife


Corrijo para cliente potencial e facturação potencial. No que diz respeito ao resto é so ir as ruas e aos shoppings e ver a rotatividade das lojas...
Francising , quando começa a facturar é quando começa a despontar interesse pelo master , existem tecnicas para forçar a cedencia ; tais como enviar pouca quantidade dos produtos mais interessantes e enviar muita quantidade dos produtos menos interessantes... quebras de stock etc. .
Falta saber a area geografica , nao foi dita.

Eu pesquisava um modelo de negocio de sucesso la fora e que ainda nao ha ca ,ou melhorava um ja existente e que fosse dificil replicar . Hoje em dia o valor acrescentado (e preço) é tudo seja bem, serviço etc .

Confirmo o MAc , ao pe de mim é assombroso o dinheiro que gera... sempre a facturar ate as tantas da manha..

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 14:13
por Lion_Heart
Boas, vou meter a minha colher neste assunto.

Eu já tive um franchise e digo, nunca mais a não ser um mcdonald´s em Portugal (os tugas adoram isso).

O mercado de roupa, acessórios, sapatarias,roupa criança esta super saturado , existem centenas de lojas e dezenas abrem e fecham todos os anos. Só uma super brand se aguenta (ou seja a mcdonal´s dessas marcas).

Hoje em dia e apesar do que diz o Seguro o que vejo abrir e ter sucesso são wine bar ou champanherias.

Atenção que lojas em shopping tem imensos custos e contratos Leoninos , o mesmo se aplica a franchises, logo recomendo com toda a veemência que arranjem bons advogados para tratarem da papelada.

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 13:47
por Beruno
superfícies comerciais são sim sinónimo de clientes, e sim sinonimo de faturação. é praticamente o único sitio onde vale a pena estar atualmente. ate para comprar um piones se vai ao centro comercial. no meu caso estamos numa superfície comercial e na rua mais movimentada na minha zona. No espaço comercial a faturação é mais do que 4 vezes superior, a renda 3 vezes mais

agora se o saldo será positivo isso já é outra coisa

a renda não pode pesar mais de 11% das vendas

se é franchising a marca tem que ser muito forte e gerar interesse, senão vao ser obliterados pela Zara, HM e companhia. . .

mas. . . para resultar vao ter que trabalhar que nem escravos. durante os primeiros 3 a 6 anos não vai haver ferias nem feriados nem sábados nem domingos. bye bye vida. no retalho se mete so os colaboradores a trabalhar, e vocês a beber mojitos nas caraibas, estão feitos ao bife

Re: abertura de loja

MensagemEnviado: 4/9/2013 13:26
por Iniciado
Boa tarde, eu por acaso como fiquei desempregado agora , também estou a pensar numa situação idêntica.
Embora já me tenha passado pela cabeça um pronto a vestir , estou mais inclinado para uma sapataria ou roupa de criança.
Ando ainda em estudo , estou portanto numa fase mais inicial que tu.
Há muito por pesquisar ainda.
Por outro lado , tambem tem o grande inconveniente dos custos fixos , por muito ligeiro que seja um negocio os custos fixos são enormes
O estado leva quase tudo.
O ponto positivo é que agora se conseguem rendas de lojas relativamente baratas.
Vamos ver.
Boa sorte