Re: OT - Paquete Funchal retido Suécia

Paquete Funchal inicia hoje cruzeiro na Escócia depois de inspeccionado e certificado
Por Agência Lusa
publicado em 2 Set 2013 - 20:30
“É totalmente falso que o paquete Funchal tenha equipamentos salva-vidas que não estão aprovados e que a sua tripulação tenha conhecimentos inadequados sobre qualquer das medidas de segurança”
A empresa Portuscale Cruises, proprietária do paquete Funchal, que esteve impossibilitado de sair do porto sueco de Gotemburgo desde 27 de agosto, indicou que o navio inicia hoje um cruzeiro na Escócia “com todos os certificados e inspeções efetuados”.
O navio, que está a fazer a sua viagem inaugural depois de ter sido recuperado, saiu do porto de Lisboa no início de agosto, num trajeto que passa pelo norte da Europa e pela Escócia.
No dia 27 de agosto, foi inspecionado pelas autoridades suecas no porto de Gotemburgo, onde continuava até agora aportado para solucionar um problema elétrico descoberto na ligação entre a ponte e duas das 15 portas estanques e uma estação de incêndio.
“As inspeções realizadas nos últimos dois dias foram profundas e detalhadas, como seria de esperar. Conduzidas pelo Port State Control de Gotemburgo e pelo Bureau Veritas, na Suécia, seguiram ao ínfimo pormenor todos os detalhes das inspeções técnicas do navio, a nível de segurança, materiais, equipamentos, documentos e procedimentos”, explicou Rui Alegre, CEO/chairman da empresa Portuscale Cruises, em comunicado.
“O navio Funchal encontra-se certificado”, sublinhou.
De acordo com a imprensa da Suécia, um inspetor da agência de transportes sueca disse que decidiram suspender a inspeção por haver inúmeras irregularidades, sobretudo defeitos técnicos e de segurança, como os equipamentos salva-vidas, esperando pela resolução destes problemas para novamente inspecionar o paquete.
“É totalmente falso que o paquete Funchal tenha equipamentos salva-vidas que não estão aprovados e que a sua tripulação tenha conhecimentos inadequados sobre qualquer das medidas de segurança”, afirmou Rui Alegre.
Segundo o empresário, as tripulações da companhia “são todas certificadas pelas entidades competentes. Aliás, condição sem a qual não é possível embarcar como tripulante”.
“Também todo e qualquer equipamento salva-vidas é e está devidamente certificado e credenciado”, acrescentou.
“É verdade que houve uma inspeção, que sabíamos de antemão que iria existir, ainda estava o navio em Lisboa. Aliás, as inspeções são prática corrente na operação de um navio”, declarou Alegre.
De acordo com o responsável, “a inspeção decorreu dentro de toda a normalidade, tendo sido as autoridades informadas acerca das duas avarias que foram detetadas ainda antes da chegada a Gotemburgo: a comunicação elétrica com duas das 15 portas estanques e com uma estação de ‘sprinkler’”.
“Algumas outras recomendações foram ainda feitas e de imediato se implementaram medidas para a sua resolução”, referiu.
Segundo o responsável, a inspeção ficou suspensa até que as recomendações sejam postas em prática.
“As autoridades conduzirão uma nova inspeção e temos a certeza de que, após a mesma, o navio seguirá sua normal operação”, sublinhou, então.
“O paquete Funchal é um excelente navio que foi totalmente reconstruído com equipamento de mais alta qualidade e com um cuidado ainda maior”, asseverou Rui Alegre.
De acordo com a imprensa sueca, seguiam 400 passageiros a bordo do paquete.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa
In Ionline
Por Agência Lusa
publicado em 2 Set 2013 - 20:30
“É totalmente falso que o paquete Funchal tenha equipamentos salva-vidas que não estão aprovados e que a sua tripulação tenha conhecimentos inadequados sobre qualquer das medidas de segurança”
A empresa Portuscale Cruises, proprietária do paquete Funchal, que esteve impossibilitado de sair do porto sueco de Gotemburgo desde 27 de agosto, indicou que o navio inicia hoje um cruzeiro na Escócia “com todos os certificados e inspeções efetuados”.
O navio, que está a fazer a sua viagem inaugural depois de ter sido recuperado, saiu do porto de Lisboa no início de agosto, num trajeto que passa pelo norte da Europa e pela Escócia.
No dia 27 de agosto, foi inspecionado pelas autoridades suecas no porto de Gotemburgo, onde continuava até agora aportado para solucionar um problema elétrico descoberto na ligação entre a ponte e duas das 15 portas estanques e uma estação de incêndio.
“As inspeções realizadas nos últimos dois dias foram profundas e detalhadas, como seria de esperar. Conduzidas pelo Port State Control de Gotemburgo e pelo Bureau Veritas, na Suécia, seguiram ao ínfimo pormenor todos os detalhes das inspeções técnicas do navio, a nível de segurança, materiais, equipamentos, documentos e procedimentos”, explicou Rui Alegre, CEO/chairman da empresa Portuscale Cruises, em comunicado.
“O navio Funchal encontra-se certificado”, sublinhou.
De acordo com a imprensa da Suécia, um inspetor da agência de transportes sueca disse que decidiram suspender a inspeção por haver inúmeras irregularidades, sobretudo defeitos técnicos e de segurança, como os equipamentos salva-vidas, esperando pela resolução destes problemas para novamente inspecionar o paquete.
“É totalmente falso que o paquete Funchal tenha equipamentos salva-vidas que não estão aprovados e que a sua tripulação tenha conhecimentos inadequados sobre qualquer das medidas de segurança”, afirmou Rui Alegre.
Segundo o empresário, as tripulações da companhia “são todas certificadas pelas entidades competentes. Aliás, condição sem a qual não é possível embarcar como tripulante”.
“Também todo e qualquer equipamento salva-vidas é e está devidamente certificado e credenciado”, acrescentou.
“É verdade que houve uma inspeção, que sabíamos de antemão que iria existir, ainda estava o navio em Lisboa. Aliás, as inspeções são prática corrente na operação de um navio”, declarou Alegre.
De acordo com o responsável, “a inspeção decorreu dentro de toda a normalidade, tendo sido as autoridades informadas acerca das duas avarias que foram detetadas ainda antes da chegada a Gotemburgo: a comunicação elétrica com duas das 15 portas estanques e com uma estação de ‘sprinkler’”.
“Algumas outras recomendações foram ainda feitas e de imediato se implementaram medidas para a sua resolução”, referiu.
Segundo o responsável, a inspeção ficou suspensa até que as recomendações sejam postas em prática.
“As autoridades conduzirão uma nova inspeção e temos a certeza de que, após a mesma, o navio seguirá sua normal operação”, sublinhou, então.
“O paquete Funchal é um excelente navio que foi totalmente reconstruído com equipamento de mais alta qualidade e com um cuidado ainda maior”, asseverou Rui Alegre.
De acordo com a imprensa sueca, seguiam 400 passageiros a bordo do paquete.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa
In Ionline