Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aumento de capital do Banif

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Aumento de capital do Banif

por xixi » 14/7/2013 19:06

Obrigado

Registado: 29/11/2007 14:30

por jcms » 14/7/2013 18:05

xixi Escreveu:Obrigado Marco António.
Só poderão ser subscritas no Banif ou por exemplo no Banco Best também é possivel.
Se calhar vou arriscar uma pequena quantia.

Obrigado

Em qualquer banco ou corretora.

Registado: 29/11/2007 4:08

por xixi » 14/7/2013 16:51

Obrigado Marco António.
Só poderão ser subscritas no Banif ou por exemplo no Banco Best também é possivel.
Se calhar vou arriscar uma pequena quantia.

Obrigado

por MarcoAntonio » 14/7/2013 15:55

xixi Escreveu:Queria perguntar o seguinte se faz favor:

Este aumento de capital ao preço de 1 cênimo por acção é só reservado aos accionistas que actualmente têm acções ou quem não tem acções também as pode subscrever a este preço de 1 cêntimo cada uma?
Só se podem subscrever no Banif ou através de uma correctora online como por exemplo o Banco Best?

Obrigado

É aberto a todos, eu coloquei o prospecto completo no outro tópico do Banif onde estão lá todas essas informações.~

As obrigações têm restrições, as acções podem ser subscritas por qualquer investidor interessado (nem sequer existem Direitos para os actuais accionistas, a não atribuição de Direitos de Subscrição foi aprovada em Assembleia Geral).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por xixi » 14/7/2013 15:40

Queria perguntar o seguinte se faz favor:

Este aumento de capital ao preço de 1 cênimo por acção é só reservado aos accionistas que actualmente têm acções ou quem não tem acções também as pode subscrever a este preço de 1 cêntimo cada uma?
Só se podem subscrever no Banif ou através de uma correctora online como por exemplo o Banco Best?

Obrigado

por Dialmedia » 13/7/2013 13:08

Tendo em conta a reduzida dimensão do banco, não estará em cima da mesa uma possível compra por um banco nacional/internacional? A nível interno é menos um concorrente e permite algumas economias de escala, embora nada de extraordinário. A nível internacional para algum banco se instalar ou expandir por cá. Na volta entram em cena outra vez os amigos do BIC... :-k

Recordem-se que o Estado tem um péssimo histórico com o fracasso da nacionalização e buraco gerado com o BPP+BPN e no entanto as instituições internacionais não levantaram muitas questões com esta injecção de 1.100M€, até os próprios meios de comunicação social tem sido relativamente tranquilos sobre o assunto.

Mera especulação da minha parte mas penso ser um cenário a considerar.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por tiagopt2 » 13/7/2013 11:16

Aproveito para deixar a minha opinião pessoal sobre este aumento de capital:

Ultimamente o Banif tem feito correr muita tinta, infelizmente pelos piores motivos. Há uns meses largos que o preço das suas acções não pára de cair, já foi sujeito a um resgate por capitais públicos e o risco de falência continua sem estar totalmente afastado.
Este post tem como objectivo elucidar o processo de aumento de capital e o processo de emissão de obrigações por parte deste banco.

Até ao dia 19 de Julho será possível subscrever acções do Banif ao simbólico preço de um cêntimo. E há muitas para subscrever, mais precisamente 10 mil milhões... Mil por cada português...
Juízos à parte (já tive oportunidade de manifestar a minha opinião relativamente ao Banif antes), pretende-se com este AC angariar dinheiro de forma directa e dar aos não-accionistas uma oportunidade barata de fazerem parte do clube do desespero.

E quais são as vantagens de se ser accionista? Em teoria, existe uma grande vantagem. Poder subscrever a partir do dia 24 de Julho obrigações exclusivas para accionistas, com uma TANB de 7,5% ao ano. Como se processa? Cada accionista pode subscrever 3 obrigações (1€ cada) por cada 100 acções que possua.
A preço de mercado, teriam de ser gastos 7000 euros em acções para poder subscrever 3000 euros de obrigações. Ao "preço promocional" será necessário gastar 1000 euros em acções para se poderem subscrever os mesmos 3000 euros em obrigações.

Hum... Então isso quer dizer que o Banif está a propor um excelente negócio, certo? Não, errado.
Analisemos dois cenários:

1- Falência/nacionalização. A falência será extremamente improvável, a nacionalização será apenas muito difícil de ocorrer. Em caso de falência as contas são simples, todo o dinheiro investido se converte num zero redondo.
2- Continuação das quedas no valor das acções. Este cenário é mais que possível, é quase provável. Existirá a tendência para se convergir no sentido do preço das novas acções, ou seja, um cêntimo. E é aqui que está a primeira ilusão óptica. Os mais inexperientes são levados a pensar que a compra destas acções é um valor seguro, por não ser possível descer-se abaixo de um cêntimo. Grande ilusão...
Os que andam nos mercados há algum tempo lembrar-se-ão do caso da Pararede (agora Glintt). Valia cêntimos, todos pensavam que seria impossível cair mais. O que aconteceu? Uma fusão de acções, que fez o preço enterrar-se até ao subsolo. O que é uma fusão de acções? Se eu for accionista, em vez de ter 1000 acções a valer um cêntimo passo a ter uma acção a valer 10 euros. Mesmo valor, diferente margem psicológica de queda...

Imagine-se o caso de isso acontecer (é tão provável que eu apostava o meu cartão de sócio do Benfica em como vai acontecer) e de nos próximos três anos o preço das acções desvalorizar 80%. Dos 1000 euros investidos em acções para ter acesso aos 3000 de obrigações restariam 200€. Perda de 800€ só nas acções! Recebendo-se pelas obrigações cerca de 450€ de juros, o "investimento" teria resultado em 350€ de prejuízos. Mais o custo de oportunidade. Mais os juros que ficaram por ganhar. Mais algumas noites mal dormidas...

Este é um cenário hipotético mas que na minha opinião é provável o suficiente para me fazer afastar sem a mínima hesitação deste negócio. Se o caro leitor for um crente, acreditando piamente que as acções vão subir de forma galopante nos próximos anos, então estará inclinado para o terceiro cenário:

3- As acções invertem a tendência e começam a recuperar fortemente. Este cenário é tão pouco provável neste momento que nem sequer me vou alongar a explicar porquê. Para tal acontecer teriam de se conjugar todos os astros no céu, mais os factores políticos, económicos e sociais. Pode acontecer, claro. Mas eu não encararia essa possibilidade de forma realista.
Seja como for, boa sorte ao Banif. Enquanto contribuinte dispensava pagar mais uma nacionalização...
Anexos
BANIF SA.png
BANIF SA.png (33.18 KiB) Visualizado 3557 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por matos_1 » 12/7/2013 16:23

xPatife Escreveu:Estou a ver. A minha questão era mais se os accionistas além de receberem zero, teriam ainda de suportar mais alguma coisa.
Como é que os obrigacionistas recebem alguma coisa, se a empresa está falida e já não gera receitas através de actividade economica?

Numa sociedade anónima (S.A.) os accionistas são responsáveis até ao montante do capital próprio. O pior que pode acontecer no caso de falência é perderes a totalidade do teu investimento inicial. Se o banco falir e a opção for a liquidação da massa falida o banco paga primeiro os credores (estado, depositantes, obrigacionistas, etc.). No entanto, neste último caso, é pouco provável que os obrigacionistas iram receber a totalidade do valor em dívida. No Cipre, até os depositantes foram chamados a participar no processo.

Off-tópico - Alguém sabe onde podemos consultar o montante de depósitos me cada banco?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por xPatife » 12/7/2013 16:05

fernmato Escreveu:
xPatife Escreveu:Eu coloco ainda a seguinte questão.

Uma pessoa comprar acções do Banif a partir de 1 de Agosto, mas não subescreve as obrigações. Se o Banco Falir, a única coisa que acontecerá é perder a totalidade do valor investido, certo? Ou como acionista do banco em caso de falência têm-se mais uma obrigação, nomeadamente sobre as dívidas que o banco tem na altura da falência?

Obrigado

Em caso de falência, os accionistas recebem zero. O capital próprio é sempre o primeiro a desaparecer. Os obrigacionistas, no mínimo terão que suportar uma redução do valor nominal das obrigações, digo eu. São as tais clausulas de bail in.

Estou a ver. A minha questão era mais se os accionistas além de receberem zero, teriam ainda de suportar mais alguma coisa.
Como é que os obrigacionistas recebem alguma coisa, se a empresa está falida e já não gera receitas através de actividade economica?

Registado: 15/1/2009 15:19

por matos_1 » 12/7/2013 11:03

xPatife Escreveu:Eu coloco ainda a seguinte questão.

Uma pessoa comprar acções do Banif a partir de 1 de Agosto, mas não subescreve as obrigações. Se o Banco Falir, a única coisa que acontecerá é perder a totalidade do valor investido, certo? Ou como acionista do banco em caso de falência têm-se mais uma obrigação, nomeadamente sobre as dívidas que o banco tem na altura da falência?

Obrigado

Em caso de falência, os accionistas recebem zero. O capital próprio é sempre o primeiro a desaparecer. Os obrigacionistas, no mínimo terão que suportar uma redução do valor nominal das obrigações, digo eu. São as tais clausulas de bail in.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.

por xPatife » 12/7/2013 10:47

Eu coloco ainda a seguinte questão.

Obrigado

Registado: 15/1/2009 15:19

por Thorp » 12/7/2013 1:14

Também tenho curiosidade em ler as opiniões dos membros do caldeirão sobre esta operação de aumento de capital.

A minha opinião é a seguinte: As acções vão continuar a cair até muito perto dos 0.01€ até dia 31/7. A grande questão é se dia 1 de Agosto, o primeiro dia em que em supostamente será possivel transaccionar as acções do AC, estas estão acima ou abaixo dos 0.01€. É que mesmo que estejam a apenas 0.011€ é uma valorização de 10% em pouco mais de 1 semana.

Alguém se aventura a calcular o "fair value" das acções do Banif pós-aumento de capital?

My 2 cents:

O actual market cap actual são 29M€, ações a 0.052€, portanto ~557M de accoes. O aumento de capital é até 450M€, 300M€ dos quais por particulares, tudo a 0.01€, 45,000M de accoes. Depois do AC teremos 45557M de accoes.

O market cap depende de muitos factores, mas deverá subir pelo menos o montante do AC (450M€) se este correr bem. Ainda assim as acções ficariam teoricamente a 0.0105€ (se fizermos este exercicio amanhã com o market cap mais baixo, vai convergir cada vez mais para 0.01€...).

Com a enorme pressão vendedora que vai haver logo no dia 1/8, acho que é seguro que vão abaixo dos 0.01€. A questão é mais a médio prazo...

Em relação a comprar as acções para ter direito a subscrever as obrigações, parece-me que nao faz sentido já que a potencial mais/menos valia das acções é pelo menos uma ordem de grandeza maior que a das obrigações ofuscando assim os 7.5% de TANB em qualquer das direcções.

Comentários?

Registado: 21/5/2011 0:03

por matos_1 » 11/7/2013 21:29

Gostava de ouvir opinioes sobre a atratividade relativa no MLP dos dois tipos de instrumentos colocados a venda neste AC.

Acoes - upside no MLP caso o banco consiga obter o financiamento necessario. Uma aposta na recuperacao da economia Portuguesa.
Obrigacoes - rendimento "garantido" e teoricamente antes das acoes no pecking order no caso de liquidacao do banco

por iurp » 11/7/2013 7:11

Depois da decisão de Cavaco, penso que nao haverá força política para segurar mais este banco. E mais ninguém quererá ficar o ónus igual ao do BPN. Falência à vista?

Registado: 23/1/2006 23:54

por Beruno » 10/7/2013 23:43

As obrigações vão passar para o mercado secundário?

Registado: 10/7/2013 21:39

por HardAway » 10/7/2013 23:21

Devo colocar aqui a minha pergunta do outro tópico?

Registado: 1/1/1970 1:00

Aumento de capital do Banif

por Pata-Hari » 10/7/2013 23:14

Já havendo um tópico para o BANIF que se "dedicou" a algo de diferente, acho oportuno abrir este tópico para podermos discutir o tema do aumento de capital que já está anunciado misturando a compra de acções com o direito de subscrição de obrigações.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, Manchini888, MR32, OCTAMA, Pmart 1 e 254 visitantes