http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
Zhang Liangui, um conceituado professor da Escola do Partido em Pequim, veio hoje a terreiro advertir os numerosos comentadores chineses, sul-coreanos e norte-americanos contra o perigo de subestimarem o risco de uma guerra desencadeada pela Coreia do Norte. Segundo Liangui, a probabilidade de uma guerra é de 70 a 80 por cento.
Em declarações hoje publicadas no diário Huanqiu, o professor Liangui sustenta que a direcção norte-coreana tem o objectivo de unificar as duas Coreias por meio da guerra. Aquele perito desenvolve ali uma análise psicológica a dois níveis: o da dinastia reinante em Piong Iang e o da população.
Ao nível da direcção, Liangui afirma que Kim Il Sung, avô do actual líder, ficou na História como fundador do Estado norte-coreano; o seu filho Kim Jong Il, pai do actual líder, será recordado por ter feito do país uma potência militar e por ter lançado, com o teste nuclear de 2009, os fundamentos para uma unificação da península coreana pela força; e Kim Jong Un, filho e neto dos dois líderes anteriores, pretende imortalizar-se pelo feito da unificação coreana.
Liangui não entra em considerações quanto à situação económica da Coreia do Norte, nem quanto ao efeito das dificuldades económicas sobre a apetência por uma unificação com a metade mais rica do país.
Mas desenvolve uma outra análise psicológica, sobre o efeito de uma prolongada propaganda na percepção dos norte-coreanos sobre a força militar do seu país. Segundo Liangui, essa propaganda incute à população a convicção de que a Coreia do Norte é o único país que está à altura de poder enfrentar os Estados Unidos e que teria até facilidade em derrotar os EUA. O mesmo perito considera também largamente difundida a convicção de que a liderança norte-coreana tem um plano para tomar a Coreia do Sul em três dias.
Este ponto de vista é entretanto reforçado pelo de um perito norte-americano, Brian Myers, que defende a existência de um círculo vicioso que a propaganda triunfalista cria para a própria direcção norte-coreana. Depois de tanto ter afirmado a sua superioridade militar e a facilidade com que pode derrotar a Coreia do Sul, Piong Iang estaria agora pressionada pelo próprio ambiente que criou na população.
Hoje também o editorial do "Diário do Povo", órgão do PC Chinês, advertia a Coreia do Sul de que não deve subestimar as ameaças bélicas do Norte. O artigo avisa também o regime de Piong Iang de que estará a hostilizar a comunidade internacional se for além de um direito à legítima defesa e se se tornar um factor de instabilidade regional, em flagrante desafio às resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Para além da agitação mediática em torno do tema, há medidas com efeitos práticos a serem tomadas: a China fechou hoje aos turistas a fronteira com a Coreia do Norte próxima da cidade de Dandong.
..............
A China, por sua vez, também declarou nesta quarta-feira que proibiu a passagem de turistas pelo posto de fronteira de Dandong, que dá acesso à Coreia do Norte, segundo informações da "Agência France Presse".
..........
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/In ... id=3159600
Japão mantém estado de alerta máximo perante sinais da Coreia do Norte
Publicado às 08.47