Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CMVM: Tópico geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CMVM: Tópico geral

por Texano Bill » 21/8/2014 0:56

Marco Martins Escreveu:Se a ES Saúde for OPAda, poderá sair de bolsa, ou manter-se-à cotada?
Alguém tem alguma ideia do "modus operandi" da empresa Mexicana?


Angeles admite retirar empresa da bolsa se obtiver 90% das ações

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: CMVM: Tópico geral

por Marco Martins » 21/8/2014 0:37

Se a ES Saúde for OPAda, poderá sair de bolsa, ou manter-se-à cotada?
Alguém tem alguma ideia do "modus operandi" da empresa Mexicana?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CMVM: Tópico geral

por Marco Martins » 12/8/2014 7:23

Em relação as empresas do psi20, a cmvm não deveria apresentar uma lista das que estão ligadas ao papel do ges?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CMVM: Tópico geral

por Marco Martins » 12/8/2014 7:21

Infelizmente o problema e que o banco foi mesmo dado como falido porque não tinha capital para saldar as suas dívidas.
Poderia-se tentar delapidar o banco:
- despedindo toda a gente
- vendendo tudo ao desbarato
- não assumir os depósitos

Assim, conseguiria-se dar algum dinheiro aos accionistas.
Seria o mesmo que fechar uma empresa para que os patrões recebessem algo.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CMVM: Tópico geral

por AS1310 » 11/8/2014 20:35

Petição da ATM já conseguiu 2.200 assinaturas

A petição lançada pela associação de pequenos investidores já conta com 2.200 subscritores. Vai ser enviada em breve à Assembleia da República.

- http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... turas.html



Progressos acho. Como disse, não sei se dá lugar a compensações de investimento a nivel monetario (desculpem o pessimismo, mas depois destes últimos tempos é para o que me dá), no entanto a chegar a alguma forma de compensação dos acionistas, e outros investidores, acredito mais que fosse algo nestes termos :

Octávio Viana diz que uma compensação para os accionistas que participaram no aumento de capital "é o cenário que mais interessa" aos investidores. Contudo, reconhecendo que será difícil que essa indemnização seja paga, o presidente da ATM deixa uma alternativa para reparar os danos financeiros provocados aos investidores que poderia passar por acções do Novo Banco.

Essa compensação "poderia passar por uma oferta pública de venda (OPV) de parte do Novo Banco, com uma tranche destinada aos antigos pequenos acionistas do BES. Poderia haver uma atribuição directa de ações da nova instituição ou então um desconto significativo no valor dos títulos" do Novo Banco

Se der em algo, parece-me mais provável isto vir a acontecer que algum outro tipo de compensação. Pessoalmente a atribuição de ações no Novo Banco era uma solução com a qual poderia "viver", claro que todos queríamos dinheiro de volta e reverter o investimento perdido que fizemos, no entanto como comprei ações do banco (novamente, parte boa e má), acho justo a compensação ser tambem em forma de ações. Provavelmente não é uma opinião ou perspectiva popular, mas não me sentiria roubado como me sinto agora e as perdas não seriam tão desastrosas.
 
Mensagens: 26
Registado: 3/8/2014 23:50

Re: CMVM: Tópico geral

por richardj » 11/8/2014 20:23

Marco Martins Escreveu:
Neste momento o que acho interessante questionar a CMVM é
- o motivo de apenas ficarem 18 títulos no PSI20 e demorarem tanto a adicionar mais 2?
- o motivo de tantos títulos estarem cotados abaixo de 0.1 centimos (quando noutros mercados se um título baixa de x valor terá de sair do índice ou então fazer um reverse split - creio que nos USA é assim que funciona)?


Essas alterações não podem ser feitas da noite para o dia, isto não é a montanha russa :D

Quando ao valor dos títulos, percebo o que dizes, mas em portugal é difícil por as coisas a andar. Isso da independência da CMVM em relação as cotadas é muito bonito no papel, mas na realidade...

Antes desses aspectos, penso que a CMVM tem de atacar outras áreas mais importantes:


-> Controlo do Inside Trading. (aqui falta poder na investigação criminal e demasiada burocracia para ter acesso a uma simples conta de utilizações num banco nacional.)

-> Garantir uma melhor prestação de informação ao mercado. (A iliteracia dos investidores é demasiadamente aproveitada por quem sabe. Muitos investidores pensam que estão a comprar A e é na verdade B). Este aspecto requer um maior controlo dos produtos financeiros que estão disponíveis no mercado e nas obrigações e declarações de interesse dos emitentes para com os clientes, normalmente, os bancos e ou correctoras de trading.

-> Uma actuação mais rápida quando acontecimentos chegam à praça publica que merecem a suspensão da acção. Isto acontece vezes sem contas, saem noticias brutais nas noticias que merecem a suspensão imediata da acção e na maioria das vezes levam horas ou mesmo até ao final da secção para que tal aconteça.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2721
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: CMVM: Tópico geral

por malakas » 11/8/2014 17:19

BS_Stocks Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
TexanoBill Escreveu:
Tem a haver com as datas em que a Euronext faz a revisão da composição do índice. Eles fazem revisões trimestrais e anuais, sendo que agora só em Setembro é que deve haver mudanças. Isto já aconteceu anteriormente aquando da Cimpor e Brisa.

Mais info aqui:

http://economico.sapo.pt/noticias/psi-2 ... 99182.html


Não faz grande sentido, a espera, pois creio que quando entrou a REN, a EDP renováveis ou os CTT, para a bolsa, foram automaticamente para o PSI20 sem esperarem pelo momento da revisão.


Boas Marco,

A REN e EDPR não sei mas os CTT não foram logo directamente para o PSI-20...
http://www.publico.pt/economia/noticia/entrada-dos-ctt-e-da-teixeira-duarte-no-psi-20-aumenta-remuneracao-em-dividendos-1629404


Entre a privatização da REN e da EDPR houve alteração das regras, atualmente só há alterações uma vez por ano (agora só em 2015).
 
Mensagens: 213
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Lourinhã

Re: CMVM: Tópico geral

por MarketBS » 11/8/2014 15:59

Marco Martins Escreveu:
TexanoBill Escreveu:
Marco Martins Escreveu:- o motivo de apenas ficarem 18 títulos no PSI20 e demorarem tanto a adicionar mais 2?


Tem a haver com as datas em que a Euronext faz a revisão da composição do índice. Eles fazem revisões trimestrais e anuais, sendo que agora só em Setembro é que deve haver mudanças. Isto já aconteceu anteriormente aquando da Cimpor e Brisa.

Mais info aqui:

http://economico.sapo.pt/noticias/psi-2 ... 99182.html


Não faz grande sentido, a espera, pois creio que quando entrou a REN, a EDP renováveis ou os CTT, para a bolsa, foram automaticamente para o PSI20 sem esperarem pelo momento da revisão.


Boas Marco,

A REN e EDPR não sei mas os CTT não foram logo directamente para o PSI-20...
http://www.publico.pt/economia/noticia/entrada-dos-ctt-e-da-teixeira-duarte-no-psi-20-aumenta-remuneracao-em-dividendos-1629404
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 11/6/2012 0:00

Re: CMVM: Tópico geral

por Marco Martins » 11/8/2014 14:51

TexanoBill Escreveu:
Marco Martins Escreveu:- o motivo de apenas ficarem 18 títulos no PSI20 e demorarem tanto a adicionar mais 2?


Tem a haver com as datas em que a Euronext faz a revisão da composição do índice. Eles fazem revisões trimestrais e anuais, sendo que agora só em Setembro é que deve haver mudanças. Isto já aconteceu anteriormente aquando da Cimpor e Brisa.

Mais info aqui:

http://economico.sapo.pt/noticias/psi-2 ... 99182.html


Não faz grande sentido, a espera, pois creio que quando entrou a REN, a EDP renováveis ou os CTT, para a bolsa, foram automaticamente para o PSI20 sem esperarem pelo momento da revisão.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CMVM: Tópico geral

por Texano Bill » 11/8/2014 12:42

Marco Martins Escreveu:- o motivo de apenas ficarem 18 títulos no PSI20 e demorarem tanto a adicionar mais 2?


Tem a haver com as datas em que a Euronext faz a revisão da composição do índice. Eles fazem revisões trimestrais e anuais, sendo que agora só em Setembro é que deve haver mudanças. Isto já aconteceu anteriormente aquando da Cimpor e Brisa.

Mais info aqui:

http://economico.sapo.pt/noticias/psi-2 ... 99182.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: CMVM: Tópico geral

por EuroSexy » 11/8/2014 12:37

Na minha opinião o PSI20 devia ser sempre PSI20 havendo sempre empresas do PSI geral que fossem substituir. O problema é que algumas dessas empresas não reúnem os factores para o integrar e deixa-se a indice à deriva.
Valia mais integrar do que não integrar, mesmo não satisfazendo algumas regras. Já que eles andam a dormir e não conseguem reunir novas empresas para a bolsa. O que não faltam são empresas a querer entrar no mercado bolsista.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

CMVM: Tópico geral

por Marco Martins » 11/8/2014 11:28

Sendo a CMVM um player importante em toda a negociação, acho que faz este tópico relacionado com essa entidade, onde poderá discutido:
- decisões
- mercados
- investigações
- etc


Neste momento o que acho interessante questionar a CMVM é
- o motivo de apenas ficarem 18 títulos no PSI20 e demorarem tanto a adicionar mais 2?
- o motivo de tantos títulos estarem cotados abaixo de 0.1 centimos (quando noutros mercados se um título baixa de x valor terá de sair do índice ou então fazer um reverse split - creio que nos USA é assim que funciona)?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

CMVM - Alerta

por Lusitanians Traders » 3/7/2014 10:15

CMVM alerta que Octa Markets não pode actuar como intermediária financeira


A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje os investidores para o facto de a Octa Markets Incorporated não estar autorizada a desenvolver actividades de intermediação financeira.

Segundo o supervisor do mercado português, a Octa Markets Incorporated não está autorizada a desenvolver "qualquer atividade de intermediação financeira em instrumentos financeiros em Portugal".

A entidade liderada por Carlos Tavares acrescenta que "o alerta do presente comunicado inclui também o perfil 'Octafx Portugal' existente na rede Facebook"
.
A CMVM disponibiliza a linha verde 800 205 339 e o email cmvm@cmvm.pt para os clientes que precisem de esclarecer informações sobre a Octa Markets. Fonte -Dinheiro Digital/Lusa
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 6/2/2014 17:48

Re: Simulador CMVM -Comissões corretagem mais vantajosas

por ghorez » 4/4/2014 17:26

Em mercados euronext, que eu saiba, a Gobulling (carregosa) bate todos.
Xetra creio q é o BEST
Londres não faço ideia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 606
Registado: 25/9/2012 10:49

Re: Simulador CMVM -Comissões corretagem mais vantajosas

por AmigosdaBolsa » 4/4/2014 17:23

Simulação aleatória por curiosidade.
Encontrei esta discrepância brutal!

Golden Broker - Sociedade Corretora, SA
Tipo de Mercado: Euronext Lisbon
Canal: Canal Internet
Valor da carteira: 30000 €
Nº de diferentes títulos em carteira: 20
Valor global dos dividendos: 500 €
Nº de transacções: 200
Valor médio das transações: 5000 €
Resultados
Custos com custódia: 48,4 €
Custos com corretagem: 10000 €
Total dos custos suportados pelo investidor: 10048,4 €

Banco LJ Carregosa, SA
Tipo de Mercado: Euronext Lisbon
Canal: Canal Internet
Valor da carteira: 30000 €
Nº de diferentes títulos em carteira: 20
Valor global dos dividendos: 500 €
Nº de transacções: 200
Valor médio das transações: 5000 €
Resultados
Custos com custódia: 0 €
Custos com corretagem: 520 €
Total dos custos suportados pelo investidor: 520 €

Mas quem raio é a golden broker? Isto está correcto? É só meter ao bolso!
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Simulador CMVM -Comissões corretagem mais vantajosas

por all_in » 4/4/2014 16:56

quem estiver interessado em saber qual é a instituição em Portugal mais vantajosa em comissões de corretagem, pode consultar e fazer simulações no seguinte endereço \:D/ :

http://www.cmvm.pt/CMVM/SDI/simuladores ... tivas.aspx
 
Mensagens: 68
Registado: 15/1/2014 16:11

Composição da carteira dos fundos na CMVM....

por Bullion2011 » 8/10/2013 12:42

Numa época em que a divulgação da informação é fundamental para decisões ponderadas e acertadas, a CMVM resolve contrariar esta intenção e fecha a porta à divulgação mensal da composição discriminada da composição da carteira dos fundos. De acordo com o Regulamento CMVM 5/2013, esta divulgação passará a ser feita trimestralmente....Porquê?
 
Mensagens: 17
Registado: 26/8/2011 11:25
Localização: 16

por VirtuaGod » 7/5/2013 11:19

Pede-lhes, são obrigados a ter (o original assinado por ti). De qualquer das formas:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/produtos.cfm?num_ent=%26%23%24_%5E%21%3DU7%0A

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/produtos.cfm?num_ent=%26%23%24_%5D%23%3DI8%0A

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/produtos.cfm?num_ent=%23%224W%5C%0A

Não sei é se vai apanhar um produto de 2 anos que estas regras de difusão na CMVM são relativamente recentes :evil:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Parabolic » 7/5/2013 10:54

Não tem de estar lá. No limite está no site do DB.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 21/3/2009 16:16

Estruturado DB: onde encontrar o documento informativo CMVM?

por axman » 7/5/2013 8:56

Bom dia,

Em 2011 enfiei um daqueles grandes barretes dos "produtos estruturados". Em vez dos prometidos 3 Meses foram 2 anos com uma perda muito substancial..

Para descansar a minha consciência, estou à procura no site da CMVM do documento informativo do produto. Não o encontro. Não era suposto estar lá??

O produto chama-se
"Notes 2Y Reverse Twin Win Linked to Deustche Bank"

O código ISIN é o "XS0460671851"

Nem encontro nem uma coisa nem outra. O que estou a fazer mal ?


Obrigado,
AXMAN
 
Mensagens: 231
Registado: 1/8/2009 0:16
Localização: 1

Guias da CMVM para investimentos

por Automech » 14/1/2013 0:18

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Joao-D » 10/1/2013 14:15

Pata-Hari Escreveu:Exacto. O estado no seu melhor ao dar o mau exemplo de tudo o que não deve fazer, a começar por se esquecer que têm o dever e a obrigação de prestar contas públicas dos seus actos. Precisamos de centenas de movimentos deste tipo a exigir que o estado preste as contas devidas das das suas acções ao invés de as querer impor à força - sem que para isso tenha que ser necessário serem ou parecerem absurdas e injustificaveis.

Em vez de um bom comunicado, ameaçam quem os coloca em causa. Estamos bonitos.


Não sei a história toda, se calhar a comparação não faz muito sentido, mas lembrei-me do filme "Catch Me If You Can" / "Apanha-me Se Puderes" e existe também uma série no canal FOX com o mesmo no nome.
No final o FBI contrata o jovem criminoso para apanhar outros criminosos. :-)
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 10/1/2013 10:58

Exacto. O estado no seu melhor ao dar o mau exemplo de tudo o que não deve fazer, a começar por se esquecer que têm o dever e a obrigação de prestar contas públicas dos seus actos. Precisamos de centenas de movimentos deste tipo a exigir que o estado preste as contas devidas das das suas acções ao invés de as querer impor à força - sem que para isso tenha que ser necessário serem ou parecerem absurdas e injustificaveis.

Em vez de um bom comunicado, ameaçam quem os coloca em causa. Estamos bonitos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por richardj » 10/1/2013 10:40

CMVM a elevar o nível ao melhor estilo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2721
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

O Sócrates e o Relvas são a ponta do icebergue..

por L.S.S » 10/1/2013 1:55

A-330 Escreveu:A África no seu melhor...

A330


A raposa dentro do galinheiro... :mrgreen:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Andre vez, Google [Bot], Goya777, Mmmartins, MPAM, niceboy, PAULOJOAO e 394 visitantes