Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cimpor compra duas fábricas da Lafarge em Espanha por 225 mi

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cimpor compra duas fábricas da Lafarge em Espanha por 225 mi

por TRSM » 13/11/2002 10:02

Cimpor compra duas fábricas da Lafarge em Espanha por 225 milhões (act)

A Cimpor anunciou hoje que vai comprar duas fábricas da sua accionista francesa Lafarge localizadas na Andaluzia, no Sul de Espanha, pelo montante de 225 milhões de euros, anunciou a cimenteira nacional.
Num comunicado a Cimpor afirma que «os activos em causa, cuja aquisição está sujeita a determinadas condições precedentes, nomeadamente à aprovação das autoridades da concorrência, consistem em duas fábricas de cimento».

As fábricas estão localizadas em Córdova e em Niebla, com uma capacidade anual de produção de 800 mil toneladas de clínquer e 1.380 mil toneladas de cimento, uma moagem em Huelva (com uma capacidade de produção de cimento de 600 mil toneladas/ano) e um terminal em Sevilha.

Cimpor com produção de 9,7 milhões de toneladas de cimento da Península
Com esta aquisição a Cimpor reforça a sua posição no mercado ibérico, passando a contar com uma capacidade anual de produção de 9,7 milhões de toneladas de cimento, «afirmando-se como o segundo maior produtor na região».

«A aquisição destes activos, acordada por um valor total de 225 milhões de euros, a ajustar pelo montante da dívida líquida que vier a ser apurado à data da transacção, traduz-se numa extensão do mercado natural da Cimpor, o que irá possibilitar o aproveitamento de um importante conjunto de sinergias de natureza industrial, técnica e comercial entre as actividades desenvolvidas pelo Grupo em Portugal, na Galiza e, uma vez concretizada esta aquisição, na Andaluzia», refere a Cimpor.

A aquisição foi realizada através da subsidiária espanhola da Cimpor, a Corporación Noroeste. A Lafarge, que controla 10% do capital da Cimpor, explica que esta venda está inserida no plano de desinvestimento da empresa, que pretende arrecadar 700 milhões de euros com a venda de activos este ano.

«A Cimpor consolida assim a sua actividade em Espanha, onde já se encontra presente desde 1992, prosseguindo na sua estratégia de desenvolvimento sustentado, traduzida numa procura permanente do equilíbrio adequado entre os activos que detém em mercados maduros (mais estáveis e de menor risco) e em mercados emergentes (de maior potencial de crescimento)», acrescenta a cimenteira nacional.

A Cimpor seguia a descer 0,13% para os 15,97 euros


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/13 08:28:11h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado: