Re: Re:

fernmato Escreveu:Texano Bill Escreveu:Se o objectivo é a redução da dívida com instrumentos de curto prazo, o governo poderia pedir mais dinheiro ao FMI a 4-5% e com ele recomprar as OT no mercado secundário. Claro que isto ia fazer disparar o défice devido aos juros a dar ao FMI, o que podia ser minimizado com medidas de controlo da despesa (mais austeridade, mas mais temporária).
Texano, era preciso que o FMI emprestasse...
A estratégia que propus também não ia funcionar de qualquer maneira, o BCE esteve durante muito tempo a comprar dívida no secundário para amparar a subida das yields durante a altura de panic sell e não teve grande sucesso, forçando-nos a um resgate oficial.
pc05 Escreveu:fernmato Escreveu:K. Escreveu:
...
Quanto a um reestruturacao de privados, o assunto esta definitivamente enterrado: neste momento pouco mais de 10% da divida esta em maos de privados estrangeiros.
K, onde podemos consultar esses dados?
Quem Detém a Dívida Pública Portuguesa?:
http://oinsurgente.org/2013/07/10/quem- ... ortuguesa/
Temos os privados estrangeiros a vender a dívida e os bancos portugueses (que estão na mão do Estado) a comprá-la... Não sei se isto me deixa muito confortável face ao possível segundo resgate que se fala.