Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Consumir sem pagar: a nova arma dos gregos para cobrar impos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Texano Bill » 8/11/2012 14:47

O problema é que os comerciantes incumpridores cobram o IVA ao cliente mas não o entregam às finanças, o que na prática corresponde a aumentar a margem de lucro do serviço que vocês pagam.

P.ex. Vão a um café e pagam 0,6 € (custo de compra/fabrico) + 0,4 € (margem de lucro) + 0,23 € (IVA). Os clientes pagam o IVA mas ao não declarar às finanças o comerciante guarda o IVA para si.

Registado: 20/8/2011 12:52

por A330-300 » 8/11/2012 6:40

dfviegas Escreveu:
JMHP Escreveu:
dfviegas Escreveu:
JMHP Escreveu:
Renegade Escreveu:Uns casos (muitos?) até têm que fazer a dificil escolha: ou pagar o IVA ou ter dinheiro para os empregados/fornecedores. Ainda no outro dia saiu uma notícia que há empresas que pedem empréstimos para pagar o IVA :shock:

O que preferem? Pagar o IVA e depois fechar e mandar os empregados para o desemprego ou "ir fazendo conforme se pode" e mantendo o barco à tona?

Também li essa noticia, mas não lhe dei grande atenção dado que tenho grandes duvidas sobre a veracidade e qualidade desse artigo que na minha opinião não faz sentido algum.

As empresas nessas condições não são sustentáveis nem serão no futuro. Não consigo imaginar como alguém no seu prefeito juízo endivida-se para pagar impostos.
É como alguém estar a cavar a sua própria sepultura. Se a necessidade chegou a esse ponto critico, então o melhor é fechar agora e partir para outro rumo do que prolongar a agonia e aumentar ainda mais o buraco.

Esta situação é recorrente nas nossas empresas, basta pensar no tal iva de caixa, o que acontece é que por exemplo as empresas de construção fazem um determinado serviço que é facturado mas o pagamento não é logo efectuado, ora como foi facturado tem de se pagar o iva da factura mas a empresas ainda não recebeu nada, logo pede empréstimo para pagar o iva e quando finalmente receber da empresa liquida o empréstimo.

Nossas empresas?!... Quais?! As que estão à beira ou em plena bancarrota na sua fase terminal?!

Endividar-se para pagar o IVA?!... Isso são empresas zombies nos tempos de hoje, estão abertas mas ainda não perceberam que estão condenadas à sepultura.

Isso é o fim da linha... Imagine-se uma pessoa pedir emprestado para pagar o IRS ou o IMI... Mais vale fugir!

Tenho uma amiga minha que tem uma empresa e é recorrente ter de pagar do bolso dela aos funcionários porque ainda não recebeu os pagamentos das empresas que pagam a 90 dias e outras atrasam-se, chega por vezes a estar à espera de entrada de algumas poucas centenas de milhares de euros.

Se voce tiver de pagar o IMI em Setembro e se por acaso a sua empresa se atrasar no pagamento não poderá ter de recorrer a um crédito?

Não se esqueça que não estamos a falar de empresas do PSI estamos a falar de empresas de não chegam a facturar 1 milhão. Ora se duas ou três empresas falharem com o pagamento não lhe resta senão pedir dinheiro emprestado, ou acha que o fundo de caixa destas empresas é quanto?

JMHP ,

Está errado.
O que o artigo dizia reflete a verdade. Tenhos amigos íntimos que tem empresa , a empresa vai muito bem , mas a verdade é que tem que pagar o IVA muitas vezes antes de receber do cliente.
E vezes há que o cliente não paga mesmo , e o IVA já foi.
Depois tem que por o cliente em tribunal , demora 1, 2 anos e acabam por fazer um acordo porque se não a coisa arrasta-se por muito mais.
As empresas tem que ter uma reserva financeira para esses casos , sim.

E as que não tem , tem que pedir emprestado , ou começam a ser penhoradas por todos os lados.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Pemides » 7/11/2012 19:33

rmachado Escreveu:Agora digam-me lá qual é a vantagem para o consumidor não ter/pedir fatura num restaurante?

Se o proprietário do restaurante afixar os seguintes preços:

"Bitoque - 6€
Bife da Casa - 8€
Aos preços acresce IVA a 23%"

Se tu comeres um bitoque, pedes a conta e a factura, pagando 7,38€, ou tentas pagar 6€ e "deixe lá a factura..."? :P
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por rmachado » 7/11/2012 19:30

indies Escreveu:
rmachado Escreveu:Li aqui coisas interessantes, mas e se fizessemos um exercicio e dessemos umas ideias para minimizar a fuga aos impostos?

Uma medida que resultou de certeza foi a inclusão no irs das despesas médicas... hoje em dia deve ser raro o médico que não passa fatura.

Agora digam-me lá qual é a vantagem para o consumidor não ter/pedir fatura num restaurante?

segundo li há dias, no Porto por exemplo existem sítios onde ao almoço te dizem que se não pedires factura dão-te um desconto de 10% no valor do almoço.

Mesmo assim "ainda" ficam com 13%. :)

Isso é o mesmo que teres um cartão cliente...

Registado: 24/8/2004 10:42

por indies » 7/11/2012 19:24

rmachado Escreveu:Li aqui coisas interessantes, mas e se fizessemos um exercicio e dessemos umas ideias para minimizar a fuga aos impostos?

Uma medida que resultou de certeza foi a inclusão no irs das despesas médicas... hoje em dia deve ser raro o médico que não passa fatura.

Agora digam-me lá qual é a vantagem para o consumidor não ter/pedir fatura num restaurante?

segundo li há dias, no Porto por exemplo existem sítios onde ao almoço te dizem que se não pedires factura dão-te um desconto de 10% no valor do almoço.

Registado: 6/11/2012 18:55

por rmachado » 7/11/2012 17:30

Li aqui coisas interessantes, mas e se fizessemos um exercicio e dessemos umas ideias para minimizar a fuga aos impostos?

Registado: 24/8/2004 10:42

por dfviegas » 7/11/2012 13:53

JMHP Escreveu:
dfviegas Escreveu:
JMHP Escreveu:
Renegade Escreveu:Uns casos (muitos?) até têm que fazer a dificil escolha: ou pagar o IVA ou ter dinheiro para os empregados/fornecedores. Ainda no outro dia saiu uma notícia que há empresas que pedem empréstimos para pagar o IVA :shock:

O que preferem? Pagar o IVA e depois fechar e mandar os empregados para o desemprego ou "ir fazendo conforme se pode" e mantendo o barco à tona?

Também li essa noticia, mas não lhe dei grande atenção dado que tenho grandes duvidas sobre a veracidade e qualidade desse artigo que na minha opinião não faz sentido algum.

As empresas nessas condições não são sustentáveis nem serão no futuro. Não consigo imaginar como alguém no seu prefeito juízo endivida-se para pagar impostos.
É como alguém estar a cavar a sua própria sepultura. Se a necessidade chegou a esse ponto critico, então o melhor é fechar agora e partir para outro rumo do que prolongar a agonia e aumentar ainda mais o buraco.

Esta situação é recorrente nas nossas empresas, basta pensar no tal iva de caixa, o que acontece é que por exemplo as empresas de construção fazem um determinado serviço que é facturado mas o pagamento não é logo efectuado, ora como foi facturado tem de se pagar o iva da factura mas a empresas ainda não recebeu nada, logo pede empréstimo para pagar o iva e quando finalmente receber da empresa liquida o empréstimo.

Nossas empresas?!... Quais?! As que estão à beira ou em plena bancarrota na sua fase terminal?!

Endividar-se para pagar o IVA?!... Isso são empresas zombies nos tempos de hoje, estão abertas mas ainda não perceberam que estão condenadas à sepultura.

Isso é o fim da linha... Imagine-se uma pessoa pedir emprestado para pagar o IRS ou o IMI... Mais vale fugir!

Tenho uma amiga minha que tem uma empresa e é recorrente ter de pagar do bolso dela aos funcionários porque ainda não recebeu os pagamentos das empresas que pagam a 90 dias e outras atrasam-se, chega por vezes a estar à espera de entrada de algumas poucas centenas de milhares de euros.

Se voce tiver de pagar o IMI em Setembro e se por acaso a sua empresa se atrasar no pagamento não poderá ter de recorrer a um crédito?

Não se esqueça que não estamos a falar de empresas do PSI estamos a falar de empresas de não chegam a facturar 1 milhão. Ora se duas ou três empresas falharem com o pagamento não lhe resta senão pedir dinheiro emprestado, ou acha que o fundo de caixa destas empresas é quanto?

Registado: 29/11/2007 2:53

por JMHP » 7/11/2012 13:43

dfviegas Escreveu:
JMHP Escreveu:

Registado: 19/5/2009 18:26

por dfviegas » 7/11/2012 12:55

JMHP Escreveu:

Registado: 29/11/2007 2:53

Excelente, Muito Bom. Já lembra a Grécia antiga.

por johncq » 7/11/2012 12:33

Devem partir do pressuposto de que a "coisa" que não é facturável então não constitui objecto de transacção pelo que não tem de existir contrapartida.

Desta forma permitiria baixar o IVA na restauração, por via da maior arrecadação. Espero que a experiência corrabem.

Registado: 29/11/2007 4:32

por AS_terix » 7/11/2012 11:46

CTR2004 Escreveu:No nosso caso, as faturas terão de ter nr. de contribuinte ou basta solicitar a fatura ?

decore o seu NIF e utilize-o para pedir as facturas...
creio que no caso dos cafés e coisas de baixo valor, não necessite ?! Mas, ao carregar o telemovel, PEÇA FACTURA; nos Combustiveis, tambem...
quando faço compras, e as transporte, no meu carro, acompanho-as, de Factura, se a GNR, lhe as solicitar, TEM QUE, AS APRESENTAR :mrgreen:
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por JMHP » 7/11/2012 11:10

Registado: 19/5/2009 18:26

por Renegade » 7/11/2012 10:08

A-330 Escreveu:As empresas não passam faturas porque as pessoas não pedem. Mas quando pedem não as recusam. Algumas até dão uma seca , mas não recusam.

Uns casos (muitos?) até têm que fazer a dificil escolha: ou pagar o IVA ou ter dinheiro para os empregados/fornecedores. Ainda no outro dia saiu uma notícia que há empresas que pedem empréstimos para pagar o IVA :shock:

Registado: 12/9/2011 14:15

por Dialmedia » 7/11/2012 9:55

MarcoAntonio Escreveu:A retenção teria de ser ao longo de toda a cadeia de negócios (uma vez que os comerciantes também pagam IVA, na verdade o IVA "já está pago" ao longo da cadeia, o cliente final só acrescenta uma parcela ao IVA já pago... a menos claro que exista fuga).

Note-se que o IVA não funciona como (a retenção d)o IRS porque o IVA não é pago por uma entidade, está distribuido pelas entidades ao longo da cadeia.

E para algo como isso funcionar teria que existir uma completa integração dos meios de pagamento e que fosse transversal a todas as entidades/intermediários. Basicamente tinha de estar tudo ligado ao fisco e todas as operações aí centralizadas. Parece-me uma miragem no curto e médio-prazo o conjunto de coisas que estás a sugerir.

Talvez dentro de algumas décadas, mas é tudo muito "big brother" (no sentido do 1984 do George Orwell e não daquele lamentável reality show).

MarcoAntonio,

Destaco e tenho consciência que tornar exclusivo os meio de pagamento electrónico é já por si um desafio mas é exequível e está ao alcance no nosso know-how. Creio que aqui estamos de acordo.

No que diz respeito à "retenção" do IVA, penso que não transmiti bem o que tinha em mente. Muitos comerciantes estão agarrados à ideia que o IVA é um "custo" quando na verdade estão a receber um montante adicional sobre o preço de venda para o entregarem ao Estado. O objectivo que referi no post era, quando eu pagar uma factura de 12,30€ com IVA de 23%, o comerciante não pudesse tocar nesses 2,3€ de imposto que estariam numa conta para ser compensada com o IVA dedutível. O net seria posteriormente entregue ao Estado ou devolvido ao comerciante conforme o saldo.

Repara que muitos comerciantes que até declaram IVA não o estão a pagar por dificuldades de tesouraria, resultando na prática em financiamento à custa do Estado pois utilizaram esse montante alheio que não lhes pertence para as suas operações.

Esta é uma etapa posterior e ligeiramente mais complexa, mas deverão ser criadas logo de raiz as bases para uma futura implementação de algum sistema deste género.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por A330-300 » 7/11/2012 9:31

Concordo com o Lion Heart. É uma medida idiota.A pergunta -Quer pagar com IVA ou quer pagar sem IVA continuará a valer.

As empresas não passam faturas porque as pessoas não pedem. Mas quando pedem não as recusam. Algumas até dão uma seca , mas não recusam.

Claro que o canalizador e o eletricista continuarão a não dar faturas , mas o fim da evasão completa é impossível.

As faturas deveriam é ser automáticas , mas isso geraria uma alta generalizada nos preços , porque muitos comerciantes não embolsam os impostos completamente.É um meio para ti,meio para mim de forma a equilibrar um preço acessível ao cliente e a fuga aos impostos.

E na atual situação acredito mesmo que muitos nem estejam a embolsar os impostos. Simplesmente nem contam pagá-los e assim podem fazer um preço mais baixo de forma a manter o negócio a funcionar.Estes , se passassem a ter que passar uma fatura obrigatória subiam logo os preços em 23%.E muitos acabariam por quebrar.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Nota de crédito

por soaked » 7/11/2012 5:42

Vcs não se estão a esquecer das Notas de Crédito... Eu posso facturar e a seguir passo uma Nota Credito. Tá feito, se a factura que passei nunca entrar na contabilidade do estado ? ...

Registado: 3/8/2011 0:20

por Lion_Heart » 7/11/2012 5:02

Este tipo de medidas a meu ver absurdas só mostram a falência do Estado numa das coisas mais básicas que tem que fazer: cobrar impostos.

Um amigo meu diz e ja lhe dou razão: privatizem as finanças.

O cidadão não tem que ser policia ou cobrador de impostos, para isso paga ao Estado. Se é o cidadão a ter que fazer isso para que serve o Estado?

Eu em Braga como digo, policia nem a vejo (devem ter uns dois carros), luz não existe em metade da cidade . Para que pago impostos? Para os Mercedes ou Audi? Para as festas? Para os amigos da banca?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mcarvalho » 6/11/2012 23:15

caro Marco

concordo contigo

mas isso será no país da Alice ..

já há quem diga .. e eu concordo que já pertencemos não ao 3º mundo onde estavam paises de africa e da américa latina.. mas ai 5 º mundo onde está o biafra

...

que fazias tu amigo Marco.. pagávas mais €23 e sujeitavas-te a ficar sem médico... ou resolvias o problema da inundação da tua casa e se fosse um andar ... dos outros andares todos ,, só para apoiares quem te rouba de qualquer maneira .. sem dó nem piedade.. a ti e a toda a tua familia , amigos e aO CALDEIRao?

abraço Marco

Caros amigos.. infelizmente estamos a chegar ao salve-se quem puder.. os FP já o fazem .. roubam e tentam safar-se nos off shores.. pensam eles ..

mas como sempre referi.. dependem da batata.. e acabam atormentados.. num hospital qualquer.. a segurar o frasco do soro numa mão .. a algália na outra... a arrastar a perna... a cagar para o saco e sempre com os olhos esbugalhados a olhar para a porta...à espera que alguém o venha visitar... mas a unica que continua a ajudá-lo é a senhora da limpeza que ele tanto prejudicou...

os que ele ensinou.. os correligionários... estão a acabar a missão que ele começou..

SERÁ isto o ocjectivo ?? destes Miguel de Vasconcelos

sem pátria, sem valores e sem objectivos .. que não seja a vida de porco... comer, beber, "xafurdar"... sem pensar que os vão "comer"????!!!
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por MarcoAntonio » 6/11/2012 23:04

mcarvalho Escreveu:quer factura ? .. tá bem .. são mais 23%.. e para a próxima escolha outro colega

consulta .. € 100

Iva ..23%.. € 23

total........€ 123

.......... bem sr. dr ..afinal.. deixe lá

..........

-É o canalizador???

-xou xim...

-venha depressa .. tenho uma inundação em casa..mas tem de passar factura..

- então resolva vocemecê...

Isto não é tão linear assim. Se toda a gente que não emite factura fosse obrigada/pressionada a fazê-lo de repente a receita disparava e o facto é que o IVA poderia baixar substancialmente ou outros impostos (como o IRS) poderiam baixar ou poderiam aumentar as deduções, etc.

Naturalmente, dificilmente uma mudança destas se daria do dia para a noite e o que ocorreria era um ajuste progressivo da economia à nova realidade, com ajuste de taxas/impostos e também de preços.

No final, o que ocorreria mesmo era uma diferente distribuição dos impostos (e eventualmente um pouco mais de receita) tanto no seu tipo/modelo como nos agentes económicos que os pagam (hoje há quem pague uma carrada de impostos e outros com iguais ou superiores rendimentos praticamente não pagam nada a não ser os de consumo onde participam e onde não haja fuga porque ao resto fogem pela medida grande).

Não estamos a falar de uma mixórdia mas grosso modo de um quarto de toda a economia a passar ao lado da carga fiscal.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por bboniek33 » 6/11/2012 22:56

mcarvalho Escreveu:quer factura ? .. tá bem .. são mais 23%.. e para a próxima escolha outro colega

consulta .. € 100

Iva ..23%.. € 23

total........€ 123

..........

-É o canalizador???

-xou xim...

"- então rezholva voxcemexê... oh caraxas" (apuro)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MarcoAntonio » 6/11/2012 22:54

Dialmedia Escreveu:Pela forma como os gregos se manifestam na rua, estou mesmo a ver um cliente a recusar pagar por não ter factura e o comerciante a sacar de uma arma ou faca para o ameaçar... não me admirava nada :idea:

Ou então passa tudo para pré-pagamento, pagas primeiro e depois dou-te o que queres.

Na minha opinião, a desmaterialização da moeda é o futuro para eliminar grande parte da evasão fiscal actualmente existente. E ainda podíamos ser mais futuristas e obrigar a reter imediatamente o IVA após o pagamento de forma a que o comerciante não pudesse tocar nele.

Vão sempre existir excepções ou casos especiais mas penso que é perfeitamente aplicável à maioria do comércio existente e seria vanguardista a nível mundial. Temos que começar a ser o bom exemplo e o país inovador para os outros países e não apenas copiarmos o que os outros fazem lá fora.

Cumps.

A retenção teria de ser ao longo de toda a cadeia de negócios (uma vez que os comerciantes também pagam IVA, na verdade o IVA "já está pago" ao longo da cadeia, o cliente final só acrescenta uma parcela ao IVA já pago... a menos claro que exista fuga).

Note-se que o IVA não funciona como (a retenção d)o IRS porque o IVA não é pago por uma entidade, está distribuido pelas entidades ao longo da cadeia.

E para algo como isso funcionar teria que existir uma completa integração dos meios de pagamento e que fosse transversal a todas as entidades/intermediários. Basicamente tinha de estar tudo ligado ao fisco e todas as operações aí centralizadas. Parece-me uma miragem no curto e médio-prazo o conjunto de coisas que estás a sugerir.

Talvez dentro de algumas décadas, mas é tudo muito "big brother" (no sentido do 1984 do George Orwell e não daquele lamentável reality show).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mcarvalho » 6/11/2012 22:52

quer factura ? .. tá bem .. são mais 23%.. e para a próxima escolha outro colega

consulta .. € 100

Iva ..23%.. € 23

total........€ 123

..........

-É o canalizador???

-xou xim...

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

lol "quoting" lol

por bboniek33 » 6/11/2012 22:21

Tal medida aqui no Puto soo quando o gato do Honoriosakis se chamar Gasparoupoulos...

Isto ee mais gente tipo pixamoole, nao sei se estao a ver.

Isto aqui, a haver obrigatoriedade de emissao de factura, acabava tudo aa porrada.

Haja Paz !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Dialmedia » 6/11/2012 21:53

Pela forma como os gregos se manifestam na rua, estou mesmo a ver um cliente a recusar pagar por não ter factura e o comerciante a sacar de uma arma ou faca para o ameaçar... não me admirava nada :idea:

Ou então passa tudo para pré-pagamento, pagas primeiro e depois dou-te o que queres.

Na minha opinião, a desmaterialização da moeda é o futuro para eliminar grande parte da evasão fiscal actualmente existente. E ainda podíamos ser mais futuristas e obrigar a reter imediatamente o IVA após o pagamento de forma a que o comerciante não pudesse tocar nele.

Vão sempre existir excepções ou casos especiais mas penso que é perfeitamente aplicável à maioria do comércio existente e seria vanguardista a nível mundial. Temos que começar a ser o bom exemplo e o país inovador para os outros países e não apenas copiarmos o que os outros fazem lá fora.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

Re: Consumir sem pagar: a nova arma dos gregos para cobrar i

por Pemides » 6/11/2012 20:40

altrio Escreveu:Mas o problema não está aí. Pelo menos a mim nunca ninguém me recusou uma factura...

A mim já. E um amigo meu quase que foi corrido à pancada de um café no alentejo depois de pedir factura :)

Mas sim, obviamente que esse não é o caso mais comum :wink:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Crissssx, danielme1962, Denário, Google [Bot], Luzemburg, Musus, navaldoc, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 538 visitantes