Passos Coelho: Acordo para evitar dupla tributação será peça-chave para relações económicas
19 Junho 2012 | 18:29
Lusa
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que o Governo espera concluir rapidamente um acordo entre Portugal e o Peru para evitar a dupla tributação nestes países, que apontou como uma peça-chave para as relações económicas bilaterais.
Pedro Passos Coelho falava durante um encontro na Câmara de Comércio de Lima, no qual estiveram presentes cerca de 50 empresas portuguesas e o Governo do Peru esteve representado pelo primeiro-ministro, Óscar Valdés, e pelos ministros do Comércio Externo e Turismo e da Agricultura.
"Estamos a envidar esforços para que se possa concluir rapidamente a negociação do acordo para evitar a dupla tributação com o Peru, a qual será uma peça chave na facilitação de todas as relações comerciais e económicas bilaterais", afirmou Passos Coelho.
"Da parte do meu Governo, estamos empenhados em prestar todo o apoio possível aos nossos empresários, e também em atrair investimentos peruanos em Portugal, independentemente do seu valor, escala ou dimensão", acrescentou.
Segundo o primeiro-ministro, "a abertura e modernização das economias de Portugal e do Peru propiciam oportunidades de cooperação económica, comercial e empresarial nunca vistas até aqui" e o Governo encara esse relacionamento "numa óptica estratégica e como uma estrada com dois sentidos".
Antes, Passos Coelho referiu que as relações económicas entre Portugal e o Peru "têm vindo a intensificar-se", mas que, "apesar desse aumento, a balança comercial mantém-se deficitária para Portugal".
"Há espaço para as nossas relações se fortalecerem, com benefícios mútuos. É nesse sentido que temos estado a trabalhar", concluiu.
Durante este encontro, o primeiro-ministro recebeu uma condecoração da Câmara de Comércio de Lima.
De acordo com o primeiro vice-presidente da Câmara de Comércio de Lima, as empresas portuguesas presentes neste encontro "estão interessadas em identificar sócios potenciais peruanos nos sectores da alimentação e bebidas, produtos electrónicos, energia, engenharia e construção, indústria farmacêutica e tecnologia da informação e comunicações".
Numa nota distribuída à imprensa, Mario Mongilardi acrescenta que, com as oportunidades de negócio identificadas neste encontro empresarial, "o Peru e Portugal poderão aproveitar melhor as vantagens e benefícios do Tratado de Livre Comércio" entre o Peru com a União Europeia, que deverá ser assinado a 26 de Junho.
Segundo esta nota da Câmara de Comércio de Lima, "no ano passado, as trocas comerciais entre Portugal e o Peru ascenderam a 67 milhões de dólares, dos quais 40 milhões correspondem a exportações do Peru para Portugal e 27 milhões a importações de Portugal".
Passos Coelho chegou a Lima na segunda-feira, acompanhado pelo presidente da AICEP, Pedro Reis, para uma visita de seis dias ao Peru, Brasil e Colômbia.
Hoje à noite, o primeiro-ministro vai viajar para o Rio de Janeiro, onde participará na conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, seguindo depois para Bogotá, onde ficará na sexta e no sábado, chegando a Lisboa no domingo.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=563335