Novas denúncias derrubam ações do Walmart no México
Por André Rossi | Agência Estado – 18 horas atrás
As ações do Walmart do México, líder do varejo no país, caíram fortemente nesta quarta-feira após a divulgação de novas denúncias de corrupção na filial mexicana da gigante do varejo dos Estados Unidos.
Dois congressistas do Partido Democrata enviaram na terça-feira uma carta ao diretor executivo do Walmart alegando terem documentos confidenciais que sugerem que a filial da empresa no México teve um comportamento financeiro "questionável", com desvio de verba, lavagem de dinheiro e tentativas de suborno.
A Walmex, como é conhecida no país, divulgou um comunicado nesta quarta-feira dizendo desconhecer qualquer investigação por parte das autoridades mexicanas sobre lavagem de dinheiro e desvio de verbas.
Por volta das 16h30 (horário de Brasília), as ações da filial mexicana do Walmart caíam 5,87%, atingindo 35,92 pesos (US $ 2,74) na Bolsa de Valores do México.
Na terça-feira, os congressistas americanos Elijah Cummings e Henry Waxman, ambos do Partido Democrata, repreenderam o diretor executivo do Wal-Mart, Michael Duke, por meio de uma carta, pelo fato de a companhia não ter disponibilizado os documentos solicitados por eles e ter negado acesso a testemunhas-chave, para que os parlamentares pudessem avaliar a necessidade de uma investigação interna no Walmart sobre possíveis violações às Práticas de Corrupção no Exterior dos Estados Unidos.
O Walmart do México tem sido acusado de subornar funcionários públicos mexicanos para obter a liberação de licenças e abrir lojas. Os congressistas disseram que gostariam de dar à gigante do varejo americano a oportunidade de responder às recentes alegações antes de tornarem públicos todos os documentos que obtiveram a partir de investigações particulares.
Um representante do Walmart disse ao The Wall Street Journal que está em curso uma "investigação completa e independente sobre as alegações relativas à conduta corporativa" da empresa e que quer fornecer aos membros do Congresso "qualquer informação necessária" a fim de ajudá-los a compreender os esforços do companhia em assuntos de legalidade fiscal.
"Nós já estamos providenciando dois briefings para o comitê - dos congressistas - e estamos estudando maneiras de deixar essas informações disponíveis", disse o representante da empresa via e-mail. "Estamos empenhados em fazer o que estiver ao nosso alcance para tratar seus pedidos apropriadamente, de acordo com a investigação federal em curso." As informações são da Dow Jones.
http://br.noticias.yahoo.com/novas-den% ... 00278.html