
A perguntar: como é que se consegue, sendo inspector tributário, sacar uns milhares de euros a um empresário da restauração? (...)
Não há um manual oficial?

Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=80404
A perguntar: como é que se consegue, sendo inspector tributário, sacar uns milhares de euros a um empresário da restauração? (...)
A perguntar: como é que se consegue, sendo inspector tributário, sacar uns milhares de euros a um empresário da restauração? A resposta: fazendo uma inspecção e inflacionando o valor dos impostos a pagar para um preço muito acima da média. Terá sido esta a estratégia usada por dois inspectores tributários detidos pela Polícia Judiciária (PJ) esta quinta-feira, juntamente com um empresário de Leiria, por suspeitas de um crime de corrupção activa e passiva.
Tudo terá começado com o resultado de uma inspecção tributária, que obrigava o dono de uma das mais conhecidas marisqueiras de Leiria a pagar adicionalmente de impostos várias dezenas de milhares de euros, explicou fonte da PJ ao i. Perante a dificuldade de saldar aquele montante e sem desconfiar que estava a ser enganado, o dono do restaurante terá montado uma estratégia para conseguir uma redução da verba a pagar. Foi-se aproximando de um destes inspectores tributários e, com a ajuda de um segundo inspector, que serviu de intermediário, terá conseguido acertar uma redução da quantia. Feito o arranjinho, o dono da marisqueira teria apenas de pagar um quarto do valor inicial às Finanças – desde que pagasse aos dois inspectores um valor entre os cinco e os dez mil euros. Apesar de estar a ser enganado, o proprietário da marisqueira acreditava estar a fazer um bom negócio já que, somado o novo valor a pagar às Finanças e as “ofertas” dadas aos inspectores, saía a ganhar.
A investigação, “feita praticamente em tempo real” pelo Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria, terá permitido interceptar as alegadas contrapartidas. Os três homens, com idades entre os 40 e os 60 anos, foram ontem presentes a primeiro interrogatório judicial, mas até à hora de fecho da edição não foi possível descobrir a que medidas de coacção ficaram sujeitos. Os dois inspectores tributários serão “alvo de processos disciplinares, tendo em conta a gravidade da situação que lhes é imputada”, explicou à Lusa fonte do Ministério das Finanças. Se os factos ficarem comprovados, poderão ser demitidos.
Dois inspetores tributários e um empresário detidos por corrupção
Publicado há 20 mins
A Polícia Judiciária confirmou, em comunicado, que estas três pessoas são acusadas dos crimes de corrupção ativa e passiva.
Dois inspetores tributários e um empresário da restauração foram detidos no concelho de Leiria, suspeitos de corrupção, indicou a Polícia Judiciária, em comunicado.
De acordo com esta nota, mediante o «recebimento de contrapartidas financeiras substanciais» os dois inspetores violavam os deveres inerentes à sua função.
Estas três pessoas são acusadas de corrupção ativa e passiva e vão agora ser presentes a um juiz para aplicação de eventuais medidas de coação.