Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xadrezinho » 3/2/2017 13:57

Goldendust Escreveu:Verifiquei a minha carteira e tive direito ao total das acções pedidas através da execução dos direitos ,ou seja ,99000 que correspondem às 6600 acções detinhas. Esta distribuição ainda pode sofrer alterações ? (já fizeram a cobrança total da operação)
Muito boa gente que estava à espera de adquirir acções via rateio vai ficar a ver navios pq a serem verdade estas noticias ,o AC foi um sucesso pelo menos a nível de adesão e a FOSUN ainda tem que adquirir mais 10% para atingir o seu objectivo final.

Bons negócios


Também já tenho as minhas em carteira, mas o custo médio é indicado como sendo 0.12€...
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 3/2/2017 13:46

2 das entidades que entraram cm posições curtas BCP:

https://sig.com/: 0,82%
http://www.polygoninv.com/: 0,50%

Tubarões a sentir o cheiro a sangue...

(Estas n brincam em serviço)
:wall:

(Na minha modesta opinião, devido ao estado em q se encontra o mercado de capitais português, a CMVM deveria proibir sine die o short selling.)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/2/2017 13:36

NaoSei Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
NaoSei Escreveu:e com isto, ontem fundos curtos a entrar até aos 3.42.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S_%0A

nao nos largam.


Os curtos aumentaram em mais de 50% a posição curta neste valor. E tendo em consideração que eles estiveram certos durante meses dá para ter uma perspetiva do que provavelmente ai poderá vir.

Eu também acho que acção está demasiado valorizada neste valor.
Se quando novas acções cotassem estivesse a este valor significa que banco está avaliado em 2.5 mil milhões euros na cotação.
Para um banco que valia 900 milhões antes aumento capital e sabendo que a maioria capital deve ter ido para pagar cocos e reforçar rácios e existindo duvidas sobre resultados que irão sair em 9 Março e imparidades futuras acho a cotação muito elevada .

Mas dia 9 quando entrarem a maioria dos 15 mil milhões de ações logo veremos se o valor ajusta.

Eu neste ponto acho o valor da Acção elevado e parece que os curtos também e não compro, mas se mercado continuar a comprar ótimo.

"O BCP passará a ter um capital representado por 15,11 mil milhões de acções, o que tendo em conta a actual cotação, aponta para uma capitalização bolsista de 2,45 mil milhões de euros. As acções sobem 0,25% para 0 16,2 cêntimos."

mas se na tua convicçao o BCP só vale 900M+1.330M euros com os cocos pagos, porque razao em janeiro de 2016 já valeu + até do que isso e com os cocos por pagar e sem a restante almofada? já pensaste?


Sim já pensei e para mim está carissima e para os curtos também.

Entre 9 Fev e 9 Março vamos verificar a quem o mercado dará razão a mim e aos curtos ou aos otimistas .

Eu nunca compraria a este valor quando vão entrar quase 15 mil milhões de novas acções que valorizam o banco em 2.5 mil milhões , mas o mercado é livre de pagar o que quiser.
Antes dos 0.14 próximo anterior mínimo, nem olho para o titulo , se ai chegar nessa altura acompanho a negociação para ver se existem oportunidades .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 3/2/2017 13:31

EAGLETRADER20 Escreveu:
NaoSei Escreveu:e com isto, ontem fundos curtos a entrar até aos 3.42.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S_%0A

nao nos largam.


Os curtos aumentaram em mais de 50% a posição curta neste valor. E tendo em consideração que eles estiveram certos durante meses dá para ter uma perspetiva do que provavelmente ai poderá vir.

Eu também acho que acção está demasiado valorizada neste valor.
Se quando novas acções cotassem estivesse a este valor significa que banco está avaliado em 2.5 mil milhões euros na cotação.
Para um banco que valia 900 milhões antes aumento capital e sabendo que a maioria capital deve ter ido para pagar cocos e reforçar rácios e existindo duvidas sobre resultados que irão sair em 9 Março e imparidades futuras acho a cotação muito elevada .

Mas dia 9 quando entrarem a maioria dos 15 mil milhões de ações logo veremos se o valor ajusta.

Eu neste ponto acho o valor da Acção elevado e parece que os curtos também e não compro, mas se mercado continuar a comprar ótimo.

"O BCP passará a ter um capital representado por 15,11 mil milhões de acções, o que tendo em conta a actual cotação, aponta para uma capitalização bolsista de 2,45 mil milhões de euros. As acções sobem 0,25% para 0 16,2 cêntimos."

mas se na tua convicçao o BCP só vale 900M+1.330M euros com os cocos pagos, porque razao em janeiro de 2016 já valeu + até do que isso e com os cocos por pagar e sem a restante almofada? já pensaste?
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Peter82 » 3/2/2017 13:08

Bom dia a todos. Sei que esta é uma página do BCP, mas permitam-me que excepcionalmente coloque uma questão relacionada com outra matéria.
Comprei a Solar City no final do verão de 2016, próximo do final do ano ela foi adquirida pela Tesla. Como devo registar isto aquando do IRS? A operação da Solar City desaparece e registo apenas a da Tesla à data e valor que foi efectuada a integração (final do ano)? Ou registo a compra da Solar City na data de aquisição e a venda a 0.00€ na data de integração na Tesla, registando a aquisição da Tesla a 0.00€ para posteriormente registar o valor que venha a vender...(um anula o outro).

É a primeira vez que estou numa acção que acaba adquirida e não sei qual é a prática...agradecia uma ajuda.

Obrigado
 
Mensagens: 17
Registado: 4/7/2014 15:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 3/2/2017 12:58

EAGLETRADER20 Escreveu:
NaoSei Escreveu:e com isto, ontem fundos curtos a entrar até aos 3.42.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S_%0A

nao nos largam.


Os curtos aumentaram em mais de 50% a posição curta neste valor. E tendo em consideração que eles estiveram certos durante meses dá para ter uma perspetiva do que provavelmente ai poderá vir.

Eu também acho que acção está demasiado valorizada neste valor.
Se quando novas acções cotassem estivesse a este valor significa que banco está avaliado em 2.5 mil milhões euros na cotação.
Para um banco que valia 900 milhões antes aumento capital e sabendo que a maioria capital deve ter ido para pagar cocos e reforçar rácios e existindo duvidas sobre resultados que irão sair em 9 Março e imparidades futuras acho a cotação muito elevada .

Mas dia 9 quando entrarem a maioria dos 15 mil milhões de ações logo veremos se o valor ajusta.

Eu neste ponto acho o valor da Acção elevado e parece que os curtos também e não compro, mas se mercado continuar a comprar ótimo.

"O BCP passará a ter um capital representado por 15,11 mil milhões de acções, o que tendo em conta a actual cotação, aponta para uma capitalização bolsista de 2,45 mil milhões de euros. As acções sobem 0,25% para 0 16,2 cêntimos."


Caro Eagletrader20,
cm se costuma dizer em bom português:
-Quanto maior a subida, maior a altura da queda.

Eu estou fora a vêr a banda passar...esse movimento dos curtos n me tinha apercebido.
Embora com as hipotéticas e sucessivas proibições da CMVM para eventuais quedas desde -10%, a coisa para eles, tb andará curta!(passo a redundância)
:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jr.alves83 » 3/2/2017 12:55

EAGLETRADER20 Escreveu:
NaoSei Escreveu:e com isto, ontem fundos curtos a entrar até aos 3.42.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S_%0A

nao nos largam.


Os curtos aumentaram em mais de 50% a posição curta neste valor. E tendo em consideração que eles estiveram certos durante meses dá para ter uma perspetiva do que provavelmente ai poderá vir.

Eu também acho que acção está demasiado valorizada neste valor.
Se quando novas acções cotassem estivesse a este valor significa que banco está avaliado em 2.5 mil milhões euros na cotação.
Para um banco que valia 900 milhões antes aumento capital e sabendo que a maioria capital deve ter ido para pagar cocos e reforçar rácios e existindo duvidas sobre resultados que irão sair em 9 Março e imparidades futuras acho a cotação muito elevada .

Mas dia 9 quando entrarem a maioria dos 15 mil milhões de ações logo veremos se o valor ajusta.

Eu neste ponto acho o valor da Acção elevado e parece que os curtos também e não compro, mas se mercado continuar a comprar ótimo.

"O BCP passará a ter um capital representado por 15,11 mil milhões de acções, o que tendo em conta a actual cotação, aponta para uma capitalização bolsista de 2,45 mil milhões de euros. As acções sobem 0,25% para 0 16,2 cêntimos."



Concordo. Acho que a capitalizacao bolsista sera um bom indicador para seguir. Estou agradavelmente surpreendido com o sucesso do AC. Mostra resiliencia dos actuais acionistas, no entanto tambem acho que 2,5MM podera ser um valor inflacionado elo AC.
 
Mensagens: 126
Registado: 2/8/2016 19:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 3/2/2017 12:50

Parece confirmar-se a minha ideia de que a Sonangol acompanharia o aumento de capital do BCP de modo a manter a sua participação no capital social do BCP de 14,87 %.
Não "podia" fazer outra coisa, sob pena de ver a sua posição acionista no BCP muito reduzida. Além disso, o pedido que dirigiu ao BCE, de autorização para deter, futuramente, mais de 20 % do capital social do BCP denotava recusa em "entregar os pontos" e vontade em continuar "dentro" ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/2/2017 12:47

NaoSei Escreveu:e com isto, ontem fundos curtos a entrar até aos 3.42.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S_%0A

nao nos largam.


Os curtos aumentaram em mais de 50% a posição curta neste valor. E tendo em consideração que eles estiveram certos durante meses dá para ter uma perspetiva do que provavelmente ai poderá vir.

Eu também acho que acção está demasiado valorizada neste valor.
Se quando novas acções cotassem estivesse a este valor significa que banco está avaliado em 2.5 mil milhões euros na cotação.
Para um banco que valia 900 milhões antes aumento capital e sabendo que a maioria capital deve ter ido para pagar cocos e reforçar rácios e existindo duvidas sobre resultados que irão sair em 9 Março e imparidades futuras acho a cotação muito elevada .

Mas dia 9 quando entrarem a maioria dos 15 mil milhões de ações logo veremos se o valor ajusta.

Eu neste ponto acho o valor da Acção elevado e parece que os curtos também e não compro, mas se mercado continuar a comprar ótimo.

"O BCP passará a ter um capital representado por 15,11 mil milhões de acções, o que tendo em conta a actual cotação, aponta para uma capitalização bolsista de 2,45 mil milhões de euros. As acções sobem 0,25% para 0 16,2 cêntimos."
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 3/2/2017 12:41

Bem para não andar todo a gente super optimista com o BCP depois deste AC com sucesso. Aqui vão as últimas sobre Moçambique e Angola, que pode ser um contraponto às boas noticias.

Além dos quatro países identificados como problemáticos pelo modelo da Bloomberg, este economista identificou também, para além de Angola, o Quénia e a Costa do Marfim como os que têm mais probabilidade de entrar em incumprimento financeiro, seja por razões económicas, seja por instabilidade política.
Moçambique entrou hoje oficialmente em incumprimento financeiro, depois de terminar na quinta-feira o período de tolerância para o pagamento de 60 milhões de dólares referentes à prestação de Janeiro da emissão de dívida pública feita em Abril.
Torna-se, assim, o primeiro país do continente a falhar um pagamento de dívida desde que a Costa do Marfim não foi capaz de honrar os compromissos financeiros, em 2011.

E a subida dos nossos juros da divida novamente, depois da "suposta" intervenção do BCE de ontem.

4,149 +0,041 +1,00%
11:41:45 - Dados actuais.

E as últimas noticias da Fitch.

Portugal ainda longe de estar “Fitch”. Agência deve deixar “rating” em “lixo”
2/2/2017, 21:46
Agência que parecia prestes a tirar Portugal de "lixo", mas que recuou meses após a mudança de governo, deve deixar o "rating" na mesma. Analista diz que notação pode não subir neste ano, nem em 2018.

A agência de notação de risco de crédito Fitch Ratings, a mais pequena das “três grandes” (S&P, Moody’s e Fitch), deve manter nesta sexta-feira o rating da dívida pública portuguesa num nível de alto risco (lixo), inviabilizando que o Tesouro português se liberte do sufoco constante de ter poucos compradores para a sua dívida além de Mario Draghi e do Banco Central Europeu (BCE). A Fitch esteve em Lisboa na semana passada e indicou que só quando houver “mudanças estruturais” na economia nacional é que o rating poderá subir — e avisou que quer ver “progressos” antes de tomar essa decisão, e nacionalizar o Novo Banco, por exemplo, não corresponde àquilo que a agência consideraria um “progresso”.

Uma banca com problemas que se arrastam, crescimento económico fraco e abaixo do previsto pelo governo, uma montanha de dívida acumulada e um défice que, apesar de ter ficado abaixo de 2,5%, não chega para impressionar a agência de rating, porque é sabido que efeitos extraordinários e uma quebra histórica no investimento público foram decisivos.
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 3/2/2017 12:38

Ao ser verdade esta informação do jornal económico,
embora ainda haja alguns aspectos relevantes para analise n conhecidos,
parte da minha teoria n se confirma, isto é:
1.º essa teoria/reflexão partiria do pressuposto que a Fosun teria em parte reforçado a sua posição em direção aos 30%, num montante superior, adquirindo em parte o reforço com DS comprados/cedidos por outros acionistas de referência fora do mercado.
2.ºO que surge agora, n se confirma, eles reforçaram numa parte apenas, ainda n se sabe é em quanto?

3.ºAdemais, ao que parece, todos os demais acionistas de referência, excluindo a interoceânico (ao q parece tb?) mantiveram as suas posições.( o que é uma novidade embora n sei se será positiva(?), porque tb se tinha criado a expectativa q a Sonangol teria intenções de reforçar no AC do BCP(pelos vistos era um Bluff!), o q n veio a suceder...

Em síntese:
-Esse piqueno detalhe, é importante, para se ter uma ideia realística de quanto falta reforçar à Fosun para atingir a meta dos 30%?
Esta é chave: para a minha reflexão/teoria cair ou não por inteiro?
E talvez aí o caminho desta cotada curto/medio prazo, nessa hipótese, só há um, para imperiosamente satisfazer a estratégia de total reforço da Fosun.
Há informação importante, ainda n divulgada para ser digerida para ser ter ideias mais rigorosas das várias hipóteses em jogo...
A Vêr, vamos, as cenas dos próximos capítulos... :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 3/2/2017 12:32

Verifiquei a minha carteira e tive direito ao total das acções pedidas através da execução dos direitos ,ou seja ,99000 que correspondem às 6600 acções detinhas. Esta distribuição ainda pode sofrer alterações ? (já fizeram a cobrança total da operação)
Muito boa gente que estava à espera de adquirir acções via rateio vai ficar a ver navios pq a serem verdade estas noticias ,o AC foi um sucesso pelo menos a nível de adesão e a FOSUN ainda tem que adquirir mais 10% para atingir o seu objectivo final.

Bons negócios
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 3/2/2017 12:18

e com isto, ontem fundos curtos a entrar até aos 3.42.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%23%224S_%0A

nao nos largam.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por cavaleirop » 3/2/2017 12:00

Boas,

As ações do rateio tb já estão disponibilizadas nas carteiras?
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 2:34
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 3/2/2017 10:55

Fosun aumentou e Sonangol manteve a participação no BCP

Aumento de capital foi subscrito a mais de 100%, dando lugar a rateio. Há um aumento dos institucionais estrangeiros e a EDP e a InterOceânico acompanharam.

A Fosun aumentou a participação para mais perto dos 20% e a Sonangol manteve a posição de 14,87% no aumento de capital do BCP que terminou ontem.

O Jornal Económico sabe que as novas ações foram totalmente subscritas e, como a procura superou largamente os 100%, terá de haver um rateio.

Segundo fontes conhecedoras do processo, terá havido uma subida relevante de investidores institucionais estrangeiros na estrutura de capital do Millennium bcp.

O Jornal Económico sabe também que todos os acionistas qualificados e ainda a InterOceâncio acompanharam o aumento de capital. Entre eles esteve a EDP, que investe cerca de 28 milhões de euros para manter uma posição de 2,15%. A posição da EDP está no Fundo de Pensões da empresa liderada por António Mexia.

A InterOceânico, com 1,7%, acompanhou o aumento de capital, não tendo sido possível confirmar se reforçaram a posição.
No âmbito da operação de aumento de capital do BCP de 1,332 mil milhões de euros, o período de subscrição de direitos da operação de aumento de capital do Millennium BCP terminou esta quinta-feira, sendo que a divulgação dos resultados da oferta está programada para hoje, sexta-feira.

As novas ações vão começar a ser transacionadas a partir de 9 de fevereiro.
A Fosun, que entrou no BCP com uma posição de 16,67% do banco, tendo investido 175 milhões de euros, comprou direitos e reforçou mesmo antes do rateio.

O grupo chinês, através da Chiado, tem intenção de reforçar para 30%. Aliás, apresentou uma ordem de subscrição irrevogável antecipada de um montante de ações que, se satisfeita integralmente, aumentaria a sua participação no BCP para 30%.
A Fosun é a maior acionista do banco liderado por Nuno Amado e, quando entrou no capital do banco, comprometeu-se a não vender durante três anos as ações.

Uma vez que as ordens de subscrição superam as novas ações emitidas, o BCP poupa na comissão que tinha previsto pagar ao consórcio de bancos internacionais, composto por JP Morgan, Goldman Sachs, Bank of America Merril Lynch, Crédit Suisse e Mediobanca, com quem assinou um contrato de tomada firme.

Esta semana, a FEBASE, uma associação de sindicatos filiados na UGT, exigiu que os 35,1 milhões de euros que o BCP poupou com a não tomada firme seja aplicada na reposição antecipada dos salários que foram cortados durante a ajuda do Estado em 2012.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... bcp-118673
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 3/2/2017 3:38

general Ideafix4 Escreveu:Mas o que é que se passa com o bcp? Ainda há pouco tempo estava acima de um euro, agora está nos 16 cêntimos...
Ainda alguém acredita que o bcp vá subir?
Sinceramente não percebo...

Cumprimentos,

General Idéafix


Ou consultar este tópico:

viewtopic.php?f=3&t=85295


Existem basicamente duas razões porque o BCP está a cotar a 16 centimos:

- Uma, porque a acção caiu em bolsa (à data do destaque dos direitos já estava a 80 centimos);

- A outra, porque o BCP realizou um aumento de capital com subscrição de 15 mil milhões de acções novas a 9.4 centimos, o que provoca um ajuste na cotação na data de destaque dos direitos (ler o link acima para perceber como e porquê ou ler as notícias no Negócios conforme o Ulisses sugere).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38357
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 3/2/2017 3:33

General, aconselho-te a leres as dezenas de posts que estão para trás neste tópico ou ires ao negocios.pt e fazeres uma pesquisa por "BCP", para perceberes melhor os ajustes que foram feitos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por general Ideafix4 » 3/2/2017 3:24

Mas o que é que se passa com o bcp? Ainda há pouco tempo estava acima de um euro, agora está nos 16 cêntimos...
Ainda alguém acredita que o bcp vá subir?
Sinceramente não percebo...

Cumprimentos,

General Idéafix
 
Mensagens: 6
Registado: 3/2/2017 3:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 2/2/2017 22:42

rocheiro Escreveu:Boas , fui ao aumento de capital mas gostaria de confirmar é possível ?



Confirmar o quê? Que foste ao aumento de capital?

Bom, o montante necessário deverá ser liquidado e a 9 de Fevereiro (previsão) as acções entrarão em Bolsa.

Entretanto também podes contactar o intermediário e pedir uma confirmação...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38357
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rocheiro » 2/2/2017 22:39

Boas , fui ao aumento de capital mas gostaria de confirmar é possível ?
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 12:43
Localização: P.Delgada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 2/2/2017 22:24

Em Análise Técnica de Mercados Financeiros o que é, antes de o "ser", já o era!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 2/2/2017 19:33

Investbem Escreveu:Marco, agora fiquei eu corioso, olhando para o grafico, na tua opinião, qual é o ponto, ou intervelo, que consederas que existiu inversao?


É uma questão interessante. O que te posso oferecer é a minha perspectiva pessoal, o conjunto de critérios que utilizo.

Não se trata de um ponto ou intervalo mas de um conjunto de situações ou sucessão de eventos, porém: para que eu considere que objectivamente existiu uma inversão (de baixa para alta) é necessário que ocorra pelo menos um novo máximo e um novo mínimo relativo mais elevados (multiplos máximos e mínimos relativos tornam a questão praticamente indiscutível uma vez que uma sequência de máximos e mínimos relativos sucessivamente mais altos é, por definição, uma tendência de alta).

A quebra de uma resistência fundamental (aquilo que por vezes chamamos de um ponto charneira) pode ser um elemento de reforço importante, mas a referência pode existir ou não, é um elemento adicional que pode ou não estar presente.

No início de uma tendência nunca podemos estar certos da amplitude da tendência que se iniciou. Pode ser um ressalto, uma correcção. Pode ser o início de um Bull Market. O máximo que podemos fazer é recolher pistas (que mais uma vez podem existir ou não) que fornecem indícios, e meramente indícios. Por exemplo, como se deu a inversão? Uma capitulação em V com volume medonho? Não é um dado adquirido mas um indício no sentido de uma inversão de longo-prazo. Foi quebrada alguma resistência importante que vinha sendo testada há imenso tempo? Mais uma vez não é um dado adquirido mas um indício de uma inversão de longo-prazo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38357
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 2/2/2017 19:21

MarcoAntonio Escreveu:
NaoSei Escreveu:o que quero transmitir é isso mesmo que disseste....para uns é 1 coisa, para outros é outra coisa, dependendo do intervalo temporal que cada um define.... foi isso exactamente que tu disseste....


Ok. Mas não creio que isso seja um ponto de contenção.


NaoSei Escreveu:mas como muitos consideraram bull em 2013 e agora o bull ja nem existiu e passou a chamar-se bear de 12 anos....


É uma diferença de critérios / enquadramento temporal. Se alguém disser que o BCP não subiu nesse período intermédio não está a olhar para o gráfico. Não sei para que é que está a olhar, mas não é para o gráfico!

Já se admite que subiu, o que lhe chama não é particularmente relevante. Se quisermos ser precisos e objectivos só temos que dizer quantos meses subiu e depois cada um chama-lhe o que quiser. É um problema de numenclatura com base em critérios que são discutíveis uma vez que não estão universalmente definidos.

É o tipo de discussão que não leva a lado nenhum...


Marco, agora fiquei eu corioso, olhando para o grafico, na tua opinião, qual é o ponto, ou intervelo, que consederas que existiu inversao?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 2/2/2017 19:07

NaoSei Escreveu:o que quero transmitir é isso mesmo que disseste....para uns é 1 coisa, para outros é outra coisa, dependendo do intervalo temporal que cada um define.... foi isso exactamente que tu disseste....


Ok. Mas não creio que isso seja um ponto de contenção.


NaoSei Escreveu:mas como muitos consideraram bull em 2013 e agora o bull ja nem existiu e passou a chamar-se bear de 12 anos....


É uma diferença de critérios / enquadramento temporal. Se alguém disser que o BCP não subiu nesse período intermédio não está a olhar para o gráfico. Não sei para que é que está a olhar, mas não é para o gráfico!

Já se admite que subiu, o que lhe chama não é particularmente relevante. Se quisermos ser precisos e objectivos só temos que dizer quantos meses subiu e depois cada um chama-lhe o que quiser. É um problema de numenclatura com base em critérios que são discutíveis uma vez que não estão universalmente definidos.

É o tipo de discussão que não leva a lado nenhum...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38357
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 2/2/2017 19:01

MarcoAntonio Escreveu:
NaoSei Escreveu:penso que o "algum" pode ser considerado ressalto num grafico temporal de + de 2 anos.


Mas se houve um ressalto, houve uma inversão.

Depois podemos ficar o tempo todo a discutir se é ressalto, se é trend de curto-prazo, se é longo-prazo porque o meu longo-prazo não é o teu longo-prazo and so on and so on...


Qual é exactamente o ponto que estás a tentar estabelecer para além do óbvio em que estou certo que a maioria vai concordar que é: para se falar de inversão é preciso existir evidências de inversão, o que obviamente só existe depois da inversão ter começado (um argumento circular)?

Eu estou só a perguntar, nota. Porque não creio que seja claro o que afinal queres transmitir. Se é o que eu disse acima, se é algo mais ou se é algo inteiramente diferente que não transmitiste de forma clara.

o que quero transmitir é isso mesmo que disseste....para uns é 1 coisa, para outros é outra coisa, dependendo do intervalo temporal que cada um define.... foi isso exactamente que tu disseste....
mas como muitos consideraram bull em 2013 e agora o bull ja nem existiu e passou a chamar-se bear de 12 anos....
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Alfa Trader, Bing [Bot], cmsbarros, Google Adsense [Bot], latbal, Mmmartins, MP65, PAULOJOAO, VALHALLA e 143 visitantes