Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 31/1/2017 17:10

pedroferre Escreveu:
Rango Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Rango quando a tendência é descendente as probabilidades maiores são de queda e não de subida, pensar o contrario é tentar tapar o sol com uma peneira, é claro que vai inverter um dia mas quem sabe quando?


As centenas de milhares de investidores que hoje negociaram acções do BCP não pensam como tu, nem andam a tapar o sol com a peneira, antes pelo contrário, aproveitaram o preço baixo para entrar ou negociar o BCP. Neste momento, já se transaccionaram mais 39 milhões de acções e o BCP está quase nos 7% de subida. Quem é que não anda a ler bem o mercado? :roll:

E amanhã pode descer 10%, não se pode ler o "sucesso" de subida no longo prazo de uma ação pela subida de um dia, já para não falar com ontem tinha descido bem.
O que motivou as subidas de hoje? Para mim o fato dos mercados europeus estarem no positivo, o jornal de negocios dar a noticia que os acionistas foram ao AC e que o mesmo foi um sucesso e que não ser necessário utilizar o sindicato bancário, etc.
Eu esperava pelos resultados anuais de março, e por ver como ficava a situação do país, já que as nossas taxas não param de subir.
Mas não muda a minha teoria "atual" de que se trata de uma ação especulativa dentro de um país com rating de lixo, e cada vez com piores perspetivas.


Na minha opinião o mercado europeu não teve interferencia na movimentação da ação, com os restantes argumentos concordo totalmente.
Na minha opinião os resultado de 2016, embora ache que serão fraquinhinhos, acredito que não terão grande impacto na movimentação da ação, devido a este AC. Este AC, bom ou mau, melhor ou pior, significa o inicio de um novo ciclo, a que as contas de 2016 ainda não percentem, embora venham a ter reflexos nele. Alem disso muito em breve terá forçosamente de ser comunicado a liquidação dos Cocos, o que, alem de desaparecer o risco da entrada do estado no banco, vai provocar a poupança de muitos milhares de euros em juros e permitir que se mexa de forma que até então não podia fazer. Agora as taxas de juros são de facto preocupantes, embora hoje corrija, mas de forma insignificante.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 31/1/2017 17:08

Não faz sentido acreditar que pressão vendedora se fará sentir antes do dia 9 de Fevereiro.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por joamarques » 31/1/2017 17:02

Rango Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Rango quando a tendência é descendente as probabilidades maiores são de queda e não de subida, pensar o contrario é tentar tapar o sol com uma peneira, é claro que vai inverter um dia mas quem sabe quando?


As centenas de milhares de investidores que hoje negociaram acções do BCP não pensam como tu, nem andam a tapar o sol com a peneira, antes pelo contrário, aproveitaram o preço baixo para entrar ou negociar o BCP. Neste momento, já se transaccionaram mais 39 milhões de acções e o BCP está quase nos 7% de subida. Quem é que não anda a ler bem o mercado? :roll:



Estes comentários quando apenas foi feito um alerta são muito tristes. Em vez de agradecer, ataca. O histórico do António Manuel no ultimo 1,5 ano fala por si e ele é que não lê bem o mercado?. São especialmente maus quando afugentam daqui colegas que de facto contribuem e apenas deixam aquelas que só mandam bitaites do género "como já caiu, vou entrar" ou "já subiu muito, vou sair", sem qualquer análise que a explique para além do "feeling". Crie um tópico seu e ponha lá os seus negócios porque a maneira que os expõe aqui não acrescenta nada nem julgo que os moderadores costumem permitir. Das primeiras vezes que cá vim ainda me lembro das entradas a descoberto do Antonio Manuel, em alturas de ressaltos "grandes", e lhe diziam "curto, com esta força!?" mas raramente se enganou. E onde vê as "centenas de milhares de investidores"? eu vi 2000 transações a essa hora.
Acha que é o único que para aqui vem a dizer que está bom de comprar porque já caiu muito e não pode cair mais? No BCP são ás dezenas ou centenas (eu incluída) que acharam isso e desde há anos que continua a cair, quem sabe se será aquela "sortudo" que cá veio em valores mínimos e valorizou 100% ou mais as ações?, poderá ser (eu uma vez achei que a sortuda era eu, mas continuou a cair), mas não é diferente dos outros, e como o user artista diz, um dia pode correr muito mal. Retire 1 ano ao gráfico e leia lá se não poderia dizer também que "já caiu muito", pois é, caiu depois disso mais 71%. E com tanta experiencia a fazer múltiplos negócios por dia não quero ser ingénua ao ponto de achar que apenas agora começou a transacionar ações do BCP, por mais que diga que sim, não acredito.
Eu não tenho inveja e fico muito contente que todos ganhem, sendo que a razão principal é eu estar aflita e ter a hipótese de recuperar alguma coisa!

beijinhos
 
Mensagens: 68
Registado: 27/5/2016 23:18

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 31/1/2017 17:00

artista_ Escreveu:
NaoSei Escreveu:
ok, então quer dizer que tens perspectivas positivas a partir dos 0,233 (antigos 1,35)?


Nem sim nem não, agora nem estou a olhar para o gráfico mas tudo depende da evolução das cotações, quando tecnicamente der sinais de força eu ficarei positivo no BCP... os 0,233 significam pouco, um dos principais aspetos do funcionamento da AT tem a ver com a memória (mesmo que inconsciente) e esse valor não sgnificou nada, é apenas o valor que corresponde aos 1,35 antes do AC... tenho sérias dúvidas que o mercado lhe dê alguma importância. Se vier a fazer um topo nessa zona, podemos dizer que passou a ter importância, até lá tenho sérias dúvidas.

como?? então os suportes e resistencias antigos...ajustados ao grafico, agora já não funcionam?? essa é a maior gafe que aqui já ouvi de AT...
isso é o mesmo que nunca mais leres os dados dos antigos ACs.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 31/1/2017 16:25

Rango Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Rango quando a tendência é descendente as probabilidades maiores são de queda e não de subida, pensar o contrario é tentar tapar o sol com uma peneira, é claro que vai inverter um dia mas quem sabe quando?


As centenas de milhares de investidores que hoje negociaram acções do BCP não pensam como tu, nem andam a tapar o sol com a peneira, antes pelo contrário, aproveitaram o preço baixo para entrar ou negociar o BCP. Neste momento, já se transaccionaram mais 39 milhões de acções e o BCP está quase nos 7% de subida. Quem é que não anda a ler bem o mercado? :roll:

E amanhã pode descer 10%, não se pode ler o "sucesso" de subida no longo prazo de uma ação pela subida de um dia, já para não falar com ontem tinha descido bem.
O que motivou as subidas de hoje? Para mim o fato dos mercados europeus estarem no positivo, o jornal de negocios dar a noticia que os acionistas foram ao AC e que o mesmo foi um sucesso e que não ser necessário utilizar o sindicato bancário, etc.
Eu esperava pelos resultados anuais de março, e por ver como ficava a situação do país, já que as nossas taxas não param de subir.
Mas não muda a minha teoria "atual" de que se trata de uma ação especulativa dentro de um país com rating de lixo, e cada vez com piores perspetivas.
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 31/1/2017 16:24

Rango Escreveu:
Rango Escreveu:Outra ordem de compra a 0,1458 colocada no pré-fecho. Vamos ver se lá vai... :roll: :-k


Mais duas ordens de compra colocadas, uma a 0,1465 na abertura e, já depois da abertura, a 0,149. Só a segunda foi efectuada.


Venda a 0,1574 das acções que comprei ontem a 0,1450. Já deu um bom lucro. Mantenho as outras compradas hoje a 0,149.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 31/1/2017 16:22

Rango Escreveu:Neste momento, já se transaccionaram mais 39 milhões de acções e o BCP está quase nos 7% de subida. Quem é que não anda a ler bem o mercado? :roll:


3,9 milhões de euros, isso é alguma coisa?! Juntando o capital do pessoal aqui do forum conseguia-se negociar isso! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 31/1/2017 16:15

AntónioManuel Escreveu:Rango quando a tendência é descendente as probabilidades maiores são de queda e não de subida, pensar o contrario é tentar tapar o sol com uma peneira, é claro que vai inverter um dia mas quem sabe quando?


As centenas de milhares de investidores que hoje negociaram acções do BCP não pensam como tu, nem andam a tapar o sol com a peneira, antes pelo contrário, aproveitaram o preço baixo para entrar ou negociar o BCP. Neste momento, já se transaccionaram mais 39 milhões de acções e o BCP está quase nos 7% de subida. Quem é que não anda a ler bem o mercado? :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 31/1/2017 16:08

NaoSei Escreveu:
ok, então quer dizer que tens perspectivas positivas a partir dos 0,233 (antigos 1,35)?


Nem sim nem não, agora nem estou a olhar para o gráfico mas tudo depende da evolução das cotações, quando tecnicamente der sinais de força eu ficarei positivo no BCP... os 0,233 significam pouco, um dos principais aspetos do funcionamento da AT tem a ver com a memória (mesmo que inconsciente) e esse valor não sgnificou nada, é apenas o valor que corresponde aos 1,35 antes do AC... tenho sérias dúvidas que o mercado lhe dê alguma importância. Se vier a fazer um topo nessa zona, podemos dizer que passou a ter importância, até lá tenho sérias dúvidas.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 31/1/2017 15:54

artista_ Escreveu:
NaoSei Escreveu:artista, queres dizer então que pensas que estás sempre errado?


Obviamente que não... penso sempre que posso estar enganado! é muito direrente de pensar que estou sempre errado.

Já to disse muitas vezes mas como tu estás pouco interessado ainda não "absorveste". Eu não dou nenhuma importância ao que penso que vai acontecer, exatamente porque sei que me engano muitas vezes, assim como acerto muitas. Por isso arranjei uma estratégia (no meu caso baseada na AT) que é mais fiável e que não depende daquilo que penso que vai acontecer, porque, como já referi, isso muda de um dia para o outro e, às vezes, de um minuto para o outro... investir baseado nisso é andar ao "sabor das emoções" o que raramente dá bom resultado!


ok, então quer dizer que tens perspectivas positivas a partir dos 0,233 (antigos 1,35)?
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 31/1/2017 15:49

NaoSei Escreveu:
Xadrezinho Escreveu:Na plantaforma do meu banco quando estava a exercer os direitos que não despachei, solicitei 5 acções para arredondar a carteira e tinha que pagar mais 6€ por isso.
Grato mais uma vez.

provavelmente compraste ao preço do mercado de hoje (0,15) e pagaste tambem as comissoes da compra no mercado (cerca de 6 euros). ou seja, pagaste quase 10x mais as 5 acoes que compraste apenas por uma mera questao estetica na carteira.


Sim, deve ter sido algo do género, comprar 5 ações não lembra a ninguém... a não ser que fossem ações cotadas a mil euros cada!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 31/1/2017 15:45

Xadrezinho Escreveu:Na plantaforma do meu banco quando estava a exercer os direitos que não despachei, solicitei 5 acções para arredondar a carteira e tinha que pagar mais 6€ por isso.
Grato mais uma vez.

provavelmente compraste ao preço do mercado de hoje (0,15) e pagaste tambem as comissoes da compra no mercado (cerca de 6 euros). ou seja, pagaste quase 10x mais as 5 acoes que compraste apenas por uma mera questao estetica na carteira.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Cmm » 31/1/2017 13:56

Obrigado pelo esclarecimento
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 2:41
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xadrezinho » 31/1/2017 13:38

Na plantaforma do meu banco quando estava a exercer os direitos que não despachei, solicitei 5 acções para arredondar a carteira e tinha que pagar mais 6€ por isso.
Grato mais uma vez.
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 31/1/2017 13:31

Cada acção no rateio custa 0.094 euros e já não existem direitos envolvidos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38357
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xadrezinho » 31/1/2017 13:27

Peço desculpa de estar a repetir a pergunta, mas queria mesmo esclarecer esta dúvida:
Porque é que 5 acções no rateio custam 6€? As acções do rateio não deveriam custar 0.094 a unidade?
Grato.
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 31/1/2017 13:18

Exemplo reduzido da operação de rateio.

AC composto por 100 novas acções.

A - pode adquirir 54 e acompanha, pede 10 em rateio
B - pode adquirir 36 e acompanha, pede 3 em rateio
C - pode adquirir 10 mas abdica e não acompanha (não pode ir ao rateio também)

Do exercicio dos direitos, sobraram 10 acções sendo que A exerceu 60% e B exerceu 40%.

Logo na primeira iteração:

A - pode receber até 6, pediu 10, fica com 6
B - pode receber até 4, pediu 3, fica com 3

Sobra 1 direito, B sai do rateio pois já atingiu o limite.

Segunda iteração:

A - pode receber 1, sobram 4 pedidas, recebe 1


No total:

A - pede 54+10, recebe 54+7=61
B - pede 36+3, recebe 36+3=39

O exemplo não inclui nenhum mas obviamente existem investidores que pedem acções via direitos, mas não vão ao rateio, estes naturalmente não contam nem entram no rateio pois já atingiram o limite antes de começar: zero acções.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38357
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 31/1/2017 13:02

CMM Escreveu:Bom dia

Tenho uma dúvida sobre o rateio das acções.
Se eu exercer 5 direitos e pedir 1000 acções em rateio tenho a mesma probabilidade se exercer 1000 direitos e pedir as mesmas 1000 acções?

Cumprimentos


Não, as acções distribuidas em rateio respeitam a proporcionalidade dos direitos exercidos até ao limite pedido pelo próprio.

Deixarei de seguida um exemplo muito simplificado para todos perceberem como funciona.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38357
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Cmm » 31/1/2017 12:33

Bom dia

Tenho uma dúvida sobre o rateio das acções.
Se eu exercer 5 direitos e pedir 1000 acções em rateio tenho a mesma probabilidade se exercer 1000 direitos e pedir as mesmas 1000 acções?

Cumprimentos
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 2:41
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 31/1/2017 12:20

NaoSei Escreveu:
artista_ Escreveu:
Rango Escreveu:O futuro é sempre uma incerteza, mas nesta caso, apostaria em 80% de probabilidades de subida, contra 20% na descida... e é baseada nestas probabilidades que investi. Posso estar errado? Claro que posso...não será a primeira nem a última vez... mas espero estar certo na minha análise... :wink: :pray: :-k


Mas essas probabilidades vêm de onde? Eu normalmente desconfio muito quando me parece muito provável que algo aconteça. Baseado nestas "probabilidades", que não sei como calculaste, apenas considero aceitável se o fizeste com uma pequena percentagem do teu capital, caso contrário estás a expor-te a riscos demasiado elevados.... quando digo "aceitável" estou a falar em termos daquilo que eu penso ser uma boa estratégia, obviamente que cada um faz o que quer com o seu dinheiro! :wink: 8-)


artista, queres dizer então que pensas que estás sempre errado?


Obviamente que não... penso sempre que posso estar enganado! é muito direrente de pensar que estou sempre errado.

Já to disse muitas vezes mas como tu estás pouco interessado ainda não "absorveste". Eu não dou nenhuma importância ao que penso que vai acontecer, exatamente porque sei que me engano muitas vezes, assim como acerto muitas. Por isso arranjei uma estratégia (no meu caso baseada na AT) que é mais fiável e que não depende daquilo que penso que vai acontecer, porque, como já referi, isso muda de um dia para o outro e, às vezes, de um minuto para o outro... investir baseado nisso é andar ao "sabor das emoções" o que raramente dá bom resultado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AntónioManuel » 31/1/2017 11:59

O futuro é sempre uma incerteza, mas nesta caso, apostaria em 80% de probabilidades de subida, contra 20% na descida... e é baseada nestas probabilidades que investi. Posso estar errado? Claro que posso...não será a primeira nem a última vez... mas espero estar certo na minha análise... :wink: :pray: :-k[/quote]

Rango quando a tendência é descendente as probabilidades maiores são de queda e não de subida, pensar o contrario é tentar tapar o sol com uma peneira, é claro que vai inverter um dia mas quem sabe quando?
Anexos
bcp.png
Gráfico Semanal
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 31/1/2017 11:38

artista_ Escreveu:
Rango Escreveu:O futuro é sempre uma incerteza, mas nesta caso, apostaria em 80% de probabilidades de subida, contra 20% na descida... e é baseada nestas probabilidades que investi. Posso estar errado? Claro que posso...não será a primeira nem a última vez... mas espero estar certo na minha análise... :wink: :pray: :-k


Mas essas probabilidades vêm de onde? Eu normalmente desconfio muito quando me parece muito provável que algo aconteça. Baseado nestas "probabilidades", que não sei como calculaste, apenas considero aceitável se o fizeste com uma pequena percentagem do teu capital, caso contrário estás a expor-te a riscos demasiado elevados.... quando digo "aceitável" estou a falar em termos daquilo que eu penso ser uma boa estratégia, obviamente que cada um faz o que quer com o seu dinheiro! :wink: 8-)


artista, queres dizer então que pensas que estás sempre errado?
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 31/1/2017 11:19

Rango Escreveu:O futuro é sempre uma incerteza, mas nesta caso, apostaria em 80% de probabilidades de subida, contra 20% na descida... e é baseada nestas probabilidades que investi. Posso estar errado? Claro que posso...não será a primeira nem a última vez... mas espero estar certo na minha análise... :wink: :pray: :-k


Mas essas probabilidades vêm de onde? Eu normalmente desconfio muito quando me parece muito provável que algo aconteça. Baseado nestas "probabilidades", que não sei como calculaste, apenas considero aceitável se o fizeste com uma pequena percentagem do teu capital, caso contrário estás a expor-te a riscos demasiado elevados.... quando digo "aceitável" estou a falar em termos daquilo que eu penso ser uma boa estratégia, obviamente que cada um faz o que quer com o seu dinheiro! :wink: 8-)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 31/1/2017 10:35

Rango Escreveu:Mais de metade dos pequenos accionistas vai ao aumento de capital do BCP

Muitos accionistas esperaram pelo último dia para vender os direitos, o que pressionou a cotação destes títulos e das acções. Ainda assim confirma-se a forte adesão dos pequenos accionistas no aumento de capital.

Os direitos de subscrição do aumento de capital do BCP despediram-se da bolsa portuguesa em forte queda na sessão em que registaram a liquidez mais forte. Um sinal que muitos accionistas do banco esperaram pelo último dia de negociação destes títulos para os venderem em bolsa, para não terem que os exercer e assim participar no aumento de capital.

Apesar da forte pressão vendedora na sessão de segunda-feira (os direitos afundaram 20,98% para 58 cêntimos, arrastando as acções para uma queda de 4,63% para 14,62 cêntimos), os números finais da negociação dos direitos mostram que a adesão dos accionistas ao aumento de capital é forte.

Dos mais de 900 milhões de direitos que foram distribuídos aos accionistas, nas oito sessões de negociação bolsista foram transaccionados menos de 300 milhões. Ou seja, pelo menos dois terços dos accionistas do banco liderada por Nuno Amado vão participar no reforço de capital de 1,33 mil milhões de euros.

Retirando desta análise os maiores accionistas (Fosun, Sonangol e EDP deverão subscrever pelo menos a sua parte), os direitos negociados representam cerca de 49% dos títulos na posse dos accionistas com participações abaixo de 2%.

Ou seja, assumindo que todos os pequenos accionistas vão exercer os direitos que receberam (não o fazer implicaria a perda do valor destes títulos) e que as transacções fora de bolsa não foram significativas, conclui-se que mais de metade dos pequenos accionistas vão aumentar o investimento no BCP ao exercer as novas acções. Um número que até pode pecar por defeito (muitos direitos terão rodado mais do que uma vez na bolsa) e que não deixa de surpreender, dado o histórico do BCP em bolsa (três anos consecutivos de perdas acentuadas em bolsa) e os resultados negativos do último aumento de capital do banco.

Forte desequilíbrio

Além da elevada volatilidade (em oito sessões os direitos oscilaram entre 56,5 cêntimos e 92,5 cêntimos), o forte desequilíbrio entre a cotação das acções e dos direitos foi outra das notas dominantes na negociação do BCP em bolsa nas últimas sessões. Os direitos negociaram pela última vez a 58 cêntimos, a que corresponde um preço de equilíbrio das acções de 13,27 cêntimos, 9,2% abaixo da cotação de fecho das acções. Estas fecharam a valer 14,62 cêntimos, a que corresponde um valor de equilíbrio dos direitos de 78,3 cêntimos, ou seja, 35% acima da cotação de fecho destes títulos.

Tendo em conta que tem sido os direitos a pressionar fortemente as acções, será expectável que as acções tenham margem para recuperar a partir desta terça-feira, já que os direitos deixam de transaccionar a partir desta terça-feira.

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

Em resposta ao teu post anterior...
E o BCP está imune ao risco de Portugal?
Qual é a probabilidade de conseguirmos pagar a divida ou de ser necessário um novo resgate, 20% ou 80%?
Qual é a probabilidade do mal parado aumentar exponencialmente com o novo resgate, e o aumento das taxas de juro com a subida recente da inflação na Europa?
Tem de se pensar nestas coisas todas, e não apenas que o BCP é uma ilha no meio do sistema bancário e do país em que está implantado.
:shock:
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 31/1/2017 10:29

Rango Escreveu:Mais de metade dos pequenos accionistas vai ao aumento de capital do BCP

Muitos accionistas esperaram pelo último dia para vender os direitos, o que pressionou a cotação destes títulos e das acções. Ainda assim confirma-se a forte adesão dos pequenos accionistas no aumento de capital.

Os direitos de subscrição do aumento de capital do BCP despediram-se da bolsa portuguesa em forte queda na sessão em que registaram a liquidez mais forte. Um sinal que muitos accionistas do banco esperaram pelo último dia de negociação destes títulos para os venderem em bolsa, para não terem que os exercer e assim participar no aumento de capital.

Apesar da forte pressão vendedora na sessão de segunda-feira (os direitos afundaram 20,98% para 58 cêntimos, arrastando as acções para uma queda de 4,63% para 14,62 cêntimos), os números finais da negociação dos direitos mostram que a adesão dos accionistas ao aumento de capital é forte.

Dos mais de 900 milhões de direitos que foram distribuídos aos accionistas, nas oito sessões de negociação bolsista foram transaccionados menos de 300 milhões. Ou seja, pelo menos dois terços dos accionistas do banco liderada por Nuno Amado vão participar no reforço de capital de 1,33 mil milhões de euros.

Retirando desta análise os maiores accionistas (Fosun, Sonangol e EDP deverão subscrever pelo menos a sua parte), os direitos negociados representam cerca de 49% dos títulos na posse dos accionistas com participações abaixo de 2%.

Ou seja, assumindo que todos os pequenos accionistas vão exercer os direitos que receberam (não o fazer implicaria a perda do valor destes títulos) e que as transacções fora de bolsa não foram significativas, conclui-se que mais de metade dos pequenos accionistas vão aumentar o investimento no BCP ao exercer as novas acções. Um número que até pode pecar por defeito (muitos direitos terão rodado mais do que uma vez na bolsa) e que não deixa de surpreender, dado o histórico do BCP em bolsa (três anos consecutivos de perdas acentuadas em bolsa) e os resultados negativos do último aumento de capital do banco.

Forte desequilíbrio

Além da elevada volatilidade (em oito sessões os direitos oscilaram entre 56,5 cêntimos e 92,5 cêntimos), o forte desequilíbrio entre a cotação das acções e dos direitos foi outra das notas dominantes na negociação do BCP em bolsa nas últimas sessões. Os direitos negociaram pela última vez a 58 cêntimos, a que corresponde um preço de equilíbrio das acções de 13,27 cêntimos, 9,2% abaixo da cotação de fecho das acções. Estas fecharam a valer 14,62 cêntimos, a que corresponde um valor de equilíbrio dos direitos de 78,3 cêntimos, ou seja, 35% acima da cotação de fecho destes títulos.

Tendo em conta que tem sido os direitos a pressionar fortemente as acções, será expectável que as acções tenham margem para recuperar a partir desta terça-feira, já que os direitos deixam de transaccionar a partir desta terça-feira.

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques


Tudo o que tenho dito nos ultimos dias!!!
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Alfa Trader, Bar38, Bing [Bot], cmsbarros, latbal, Mmmartins, MP65, PAULOJOAO, VALHALLA, zulu404 e 144 visitantes