Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 20:10

Investbem, totalmente de acordo. Agora para deter uma ação a longo prazo e decidir reforçar em cada descida é preciso ter muita convicção do valor fundamental de uma empresa. Ter essa convicção numa empresa que tem sistematicamente apresentado resultados negativos e num mercado que não está em crescimento é algo que não consigo perceber.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 16/2/2017 20:08

Luis Miguel P Escreveu:Compreendo seguir o mercado e a AT para investimentos de curto prazo, mas para deter ações durante anos só faz sentido se se tiver feito uma análise do valor da empresa.


Totalmente de acordo, o problema da AF e é ppr isso que uso muito pouco desta analise, é que nunca sabemos tudo sobre uma empresa e muiti menos, a nao ser que se tenha informaçao privilegiada, quais as ideias a implementar, que podem ser maravilhosas oi riinosas para a empresa, e so descobrimos quando ja estamos investidos.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 16/2/2017 19:58

Luis Miguel P Escreveu:
Luis Miguel P Escreveu:
NaoSei Escreveu:Já agora Luis Miguel P, ainda bem que eu trouxe mais um participante para o forum.
é bom sinal, espero que continues a participar, mas justifica tambem as tuas afirmacoes, nao com ataques simples sem justificacoes de nada.
cair só por cair nao é razao para nada nem justifica nada...
mas porque dizes que o BCP está caro?
porque razao achas que devemos sair dele?

uma das muitas minhas razoes para ficar e nao ouvir pessoas com uma analise (se é que se pode chamar análise) pessimista como a tua, é o movimento do millennium BANK, do qual o BCP detem 50,1% do capital accionista?? sabias?? sabes quanto valor tem a sua posição?? 1.000 Milhoes de euros + a entrada dos 1.330 Milhoes de euros do AC, retirando os 700M euros dos cocos, é o mesmo que afirmares que o BCP vale neste momento 600 milhoes de euros?????!!! e achas-o caro?
fazes-me lembrar os compradores do OLX que quando eu me puz a vender um carro 3x mais barato do que o normal, ainda apareceram uns a oferecer menos de metade do meu valor...é claro que o carro num mês foi vendido...os outros (que ofereceram 1/6 do seu valor) ficaram a ver navios....


A participação do BCP no millennium BANK vale quase mil milhões de euros.
Eu não creio que a atividade em Portugal, que tem sido muito deficitária, valha os 1200 milhões de euros adicionais para justificar a cotação atual.
E para justificar os 0,30 que dizes que esperas que atinja em breve, era preciso que a atividade em Portugal valesse mais de 3000 milhões de euros.


Ola Luis, embora nao concorde com os valores que apresentas, o meu comentatio tem a ver com o facto de falares de forma matematica, maso o problema desse raciocinio é que o mercado nao é racional.


O mercado não é racional até certo ponto. Claro que não faltam exemplos de subidas irracionais, mas elas param num momento quando a euforia passa e se olha para o valor fundamental das empresas.[/quote]

E o mesmo se passa com algumas descidas.
Mas o "problema" é que muitas vezes quando pára, como o caso do proprio bcp em 2013/14, agora da pharol (vamos ver se ja parou ou nao) ja a cotaçao subiu mais de 100%.
Entendo e respeito o que dizes porque referiste que a tua analise é fundamental, para quem é tecnico isso nao tem grande interesse, para nao dizer prqticamente nenhum.
Quanto ao momento em que para, bem o que dizes é uma forma correta de ver as coisas,mas outra é os longos depois de umas boas puxadas fazerem mais valias, incluido alguns institucuinais e o mercado entrar em panico. Na minha opiniao tanto nas subidas como nas descidas, sejam justificadas ou nao, no heral o que as faz inverter são os acionistas dizerem "ja chega, é hora de mudar o rumo, agora o motivo acredito que ninguem sabe ao certo qual é, pode ser o entender que a nivel fundamental esta caro ou tomada de mais valias, isso cado um depois entende como quiser, ate porque nao ha forma, exceto aalguma noticia ou algo inesperado que aconteça, de ter a certeza qual o motivo. É por isto que eu digo que pouco me importa porque sobe, desce ou inverte, o importante é acompanhar com algum cuidado a tendencia do mercado, sem o contrariar, e se por algum motivo quiser contrariar, com cuidado e com stops relativamente apertados.
Grande abraço e sucessos para os investimentos.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 16/2/2017 19:56

Caro Luis Miguel P., o Caldeirão tem tido um papel muito importante na educação dos investidores em Portugal. Isso não quer dizer que todos se tornem melhores investidores. Haverá sempre quem se recuse a aprender, quem continuem em negação e que continua a fazer os mesmos erros de há anos atrás.

Resta-nos continuar a deixar argumentos porque, felizmente, há muitos que querem evoluir, aprender e ser melhores.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 19:38

Compreendo seguir o mercado e a AT para investimentos de curto prazo, mas para deter ações durante anos só faz sentido se se tiver feito uma análise do valor da empresa.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 16/2/2017 19:36

Caro Não Sei, quando diz:

"...certeza de poder ganhar tem a ver com o estar dentro e investir...mas se estivesse fora aí teria a certeza que nao ganhava nada,"

Estar dentro e investir, nada tem a ver com a certeza de ganhar. E é aqui que o seu argumento falha. Só isso.
Mas em Bolsa melhor que argumentos são ganhos: aqui no caldeirão ganham os argumentos... 8-)

Eu às vezes também jogo esporadicamente no eurotostoes e basta um simples factorial para ver que é um acto de fé: de certeza que não sai a quem não joga. :lol:
Editado pela última vez por Tourso em 16/2/2017 20:23, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 19:33

Investbem Escreveu:
Luis Miguel P Escreveu:
NaoSei Escreveu:Já agora Luis Miguel P, ainda bem que eu trouxe mais um participante para o forum.
é bom sinal, espero que continues a participar, mas justifica tambem as tuas afirmacoes, nao com ataques simples sem justificacoes de nada.
cair só por cair nao é razao para nada nem justifica nada...
mas porque dizes que o BCP está caro?
porque razao achas que devemos sair dele?

uma das muitas minhas razoes para ficar e nao ouvir pessoas com uma analise (se é que se pode chamar análise) pessimista como a tua, é o movimento do millennium BANK, do qual o BCP detem 50,1% do capital accionista?? sabias?? sabes quanto valor tem a sua posição?? 1.000 Milhoes de euros + a entrada dos 1.330 Milhoes de euros do AC, retirando os 700M euros dos cocos, é o mesmo que afirmares que o BCP vale neste momento 600 milhoes de euros?????!!! e achas-o caro?
fazes-me lembrar os compradores do OLX que quando eu me puz a vender um carro 3x mais barato do que o normal, ainda apareceram uns a oferecer menos de metade do meu valor...é claro que o carro num mês foi vendido...os outros (que ofereceram 1/6 do seu valor) ficaram a ver navios....


A participação do BCP no millennium BANK vale quase mil milhões de euros.
Eu não creio que a atividade em Portugal, que tem sido muito deficitária, valha os 1200 milhões de euros adicionais para justificar a cotação atual.
E para justificar os 0,30 que dizes que esperas que atinja em breve, era preciso que a atividade em Portugal valesse mais de 3000 milhões de euros.


Ola Luis, embora nao concorde com os valores que apresentas, o meu comentatio tem a ver com o facto de falares de forma matematica, maso o problema desse raciocinio é que o mercado nao é racional.


O mercado não é racional até certo ponto. Claro que não faltam exemplos de subidas irracionais, mas elas param num momento quando a euforia passa e se olha para o valor fundamental das empresas.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 16/2/2017 19:28

Luis Miguel P Escreveu:
NaoSei Escreveu:Já agora Luis Miguel P, ainda bem que eu trouxe mais um participante para o forum.
é bom sinal, espero que continues a participar, mas justifica tambem as tuas afirmacoes, nao com ataques simples sem justificacoes de nada.
cair só por cair nao é razao para nada nem justifica nada...
mas porque dizes que o BCP está caro?
porque razao achas que devemos sair dele?

uma das muitas minhas razoes para ficar e nao ouvir pessoas com uma analise (se é que se pode chamar análise) pessimista como a tua, é o movimento do millennium BANK, do qual o BCP detem 50,1% do capital accionista?? sabias?? sabes quanto valor tem a sua posição?? 1.000 Milhoes de euros + a entrada dos 1.330 Milhoes de euros do AC, retirando os 700M euros dos cocos, é o mesmo que afirmares que o BCP vale neste momento 600 milhoes de euros?????!!! e achas-o caro?
fazes-me lembrar os compradores do OLX que quando eu me puz a vender um carro 3x mais barato do que o normal, ainda apareceram uns a oferecer menos de metade do meu valor...é claro que o carro num mês foi vendido...os outros (que ofereceram 1/6 do seu valor) ficaram a ver navios....


A participação do BCP no millennium BANK vale quase mil milhões de euros.
Eu não creio que a atividade em Portugal, que tem sido muito deficitária, valha os 1200 milhões de euros adicionais para justificar a cotação atual.
E para justificar os 0,30 que dizes que esperas que atinja em breve, era preciso que a atividade em Portugal valesse mais de 3000 milhões de euros.


Ola Luis, embora nao concorde com os valores que apresentas, o meu comentatio tem a ver com o facto de falares de forma matematica, maso o problema desse raciocinio é que o mercado nao é racional.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 19:26

NaoSei Escreveu:
Tourso Escreveu:Caro Não Sei, calma. Não sou um inimigo. Quero ( queremos) que todos ganhem dinheiro. Acho eu...
Contra esta (outra) acção. Ou a favor. Não interessa. Os argumentos, sim.

Mas quando escreve:
(...)mas ainda há pouco bateu os 0,18 e todos os pessimistas se esconderam debaixo duma pedra e criticaram os longos por aparecerem....,

É só aí que não concordo: os longos não apareceram. E a procura ditou o seu preço: que acho menos esquizofrénico.
Havia um nick no BANIF , acho que cavaleri ou Cavalieri, não me lembro que ia contra todo o mundo. O resto é história.

"(...) atenção que nao quero dizer que o bcp vá fazer isto, mas que posso vir a ganhar dinheiro, isso eu posso quase de certeza absoluta."

Olhe eu não tenho certeza do meu investimento, há pouco feito: confesso que ainda pode descer , basta Trump desregular com efeitos imediatos todo o sector bancário para as minhas previsões irem para os A.A. ( e eu a dar-lhe :D )

Certezas: na Europa o índice sectorial em seis meses subiu 40% e o BCP desceu 40% (aprox.)

E bons negócios.

eu nao disse nada contra o que disseste ate pelo contrario concordo em muita coisa....eu disse que tenho a certeza que posso ganhar, mas nao disse que ía ganhar...certeza de poder ganhar tem a ver com o estar dentro e investir...mas se estivesse fora aí teria a certeza que nao ganhava nada, pois nao tinha dinheiro investido


Se estivesses fora e tivesses esse dinheiro noutro investimento poderias estar a ganhar nesse tal outro investimento. Ter a esperança de que uma empresa duplique para ficar break even não me parece boa política.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/2/2017 19:21

Tourso Escreveu:Caro Não Sei, calma. Não sou um inimigo. Quero ( queremos) que todos ganhem dinheiro. Acho eu...
Contra esta (outra) acção. Ou a favor. Não interessa. Os argumentos, sim.

Mas quando escreve:
(...)mas ainda há pouco bateu os 0,18 e todos os pessimistas se esconderam debaixo duma pedra e criticaram os longos por aparecerem....,

É só aí que não concordo: os longos não apareceram. E a procura ditou o seu preço: que acho menos esquizofrénico.
Havia um nick no BANIF , acho que cavaleri ou Cavalieri, não me lembro que ia contra todo o mundo. O resto é história.

"(...) atenção que nao quero dizer que o bcp vá fazer isto, mas que posso vir a ganhar dinheiro, isso eu posso quase de certeza absoluta."

Olhe eu não tenho certeza do meu investimento, há pouco feito: confesso que ainda pode descer , basta Trump desregular com efeitos imediatos todo o sector bancário para as minhas previsões irem para os A.A. ( e eu a dar-lhe :D )

Certezas: na Europa o índice sectorial em seis meses subiu 40% e o BCP desceu 40% (aprox.)

E bons negócios.

eu nao disse nada contra o que disseste ate pelo contrario concordo em muita coisa....eu disse que tenho a certeza que posso ganhar, mas nao disse que ía ganhar...certeza de poder ganhar tem a ver com o estar dentro e investir...mas se estivesse fora aí teria a certeza que nao ganhava nada, pois nao tinha dinheiro investido
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 19:13

NaoSei Escreveu:
Luis Miguel P Escreveu:
NaoSei Escreveu:Já agora Luis Miguel P, ainda bem que eu trouxe mais um participante para o forum.
é bom sinal, espero que continues a participar, mas justifica tambem as tuas afirmacoes, nao com ataques simples sem justificacoes de nada.
cair só por cair nao é razao para nada nem justifica nada...
mas porque dizes que o BCP está caro?
porque razao achas que devemos sair dele?

uma das muitas minhas razoes para ficar e nao ouvir pessoas com uma analise (se é que se pode chamar análise) pessimista como a tua, é o movimento do millennium BANK, do qual o BCP detem 50,1% do capital accionista?? sabias?? sabes quanto valor tem a sua posição?? 1.000 Milhoes de euros + a entrada dos 1.330 Milhoes de euros do AC, retirando os 700M euros dos cocos, é o mesmo que afirmares que o BCP vale neste momento 600 milhoes de euros?????!!! e achas-o caro?
fazes-me lembrar os compradores do OLX que quando eu me puz a vender um carro 3x mais barato do que o normal, ainda apareceram uns a oferecer menos de metade do meu valor...é claro que o carro num mês foi vendido...os outros (que ofereceram 1/6 do seu valor) ficaram a ver navios....


A participação do BCP no millennium BANK vale quase mil milhões de euros.
Eu não creio que a atividade em Portugal, que tem sido muito deficitária, valha os 1200 milhões de euros adicionais para justificar a cotação atual.
E para justificar os 0,30 que dizes que esperas que atinja em breve, era preciso que a atividade em Portugal valesse mais de 3000 milhões de euros.

1.200 Milhoes? então e os 660 milhoes lá encaixados agora do AC?? esses não contam? esfumaçam-se??
tu estás é a afirmar que vale 600 milhoes pois os 660Milhoes nao estás a contar com ele.


Não estou a contar com eles, até porque não sei o que o BCP fez com eles. Calculo que não tenham ficado num depósito à ordem. Não creio que o BCP vá fazer alguma aquisição pelo que devem ter servido para cobrir os prejuízos acumulados.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 16/2/2017 19:11

Caro Não Sei, calma. Não sou um inimigo. Quero ( queremos) que todos ganhem dinheiro. Acho eu...
Contra esta (outra) acção. Ou a favor. Não interessa. Os argumentos, sim.

Mas quando escreve:
(...)mas ainda há pouco bateu os 0,18 e todos os pessimistas se esconderam debaixo duma pedra e criticaram os longos por aparecerem....,

É só aí que não concordo: os longos não apareceram. E a procura ditou o seu preço: que acho menos esquizofrénico.
Havia um nick no BANIF , acho que cavaleri ou Cavalieri, não me lembro que ia contra todo o mundo. O resto é história.

"(...) atenção que nao quero dizer que o bcp vá fazer isto, mas que posso vir a ganhar dinheiro, isso eu posso quase de certeza absoluta."

Olhe eu não tenho certeza do meu investimento, há pouco feito: confesso que ainda pode descer , basta Trump desregular com efeitos imediatos todo o sector bancário para as minhas previsões irem para os A.A. ( e eu a dar-lhe :D )

Certezas: na Europa o índice sectorial em seis meses subiu 40% e o BCP desceu 40% (aprox.)

E bons negócios.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/2/2017 19:00

Luis Miguel P Escreveu:
NaoSei Escreveu:Já agora Luis Miguel P, ainda bem que eu trouxe mais um participante para o forum.
é bom sinal, espero que continues a participar, mas justifica tambem as tuas afirmacoes, nao com ataques simples sem justificacoes de nada.
cair só por cair nao é razao para nada nem justifica nada...
mas porque dizes que o BCP está caro?
porque razao achas que devemos sair dele?

uma das muitas minhas razoes para ficar e nao ouvir pessoas com uma analise (se é que se pode chamar análise) pessimista como a tua, é o movimento do millennium BANK, do qual o BCP detem 50,1% do capital accionista?? sabias?? sabes quanto valor tem a sua posição?? 1.000 Milhoes de euros + a entrada dos 1.330 Milhoes de euros do AC, retirando os 700M euros dos cocos, é o mesmo que afirmares que o BCP vale neste momento 600 milhoes de euros?????!!! e achas-o caro?
fazes-me lembrar os compradores do OLX que quando eu me puz a vender um carro 3x mais barato do que o normal, ainda apareceram uns a oferecer menos de metade do meu valor...é claro que o carro num mês foi vendido...os outros (que ofereceram 1/6 do seu valor) ficaram a ver navios....


A participação do BCP no millennium BANK vale quase mil milhões de euros.
Eu não creio que a atividade em Portugal, que tem sido muito deficitária, valha os 1200 milhões de euros adicionais para justificar a cotação atual.
E para justificar os 0,30 que dizes que esperas que atinja em breve, era preciso que a atividade em Portugal valesse mais de 3000 milhões de euros.

1.200 Milhoes? então e os 660 milhoes lá encaixados agora do AC?? esses não contam? esfumaçam-se??
tu estás é a afirmar que vale 600 milhoes pois os 660Milhoes nao estás a contar com ele.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 16/2/2017 18:52

Luis Miguel P Escreveu:.
Um conselho que deixo a todos é calcularem a rentabilidade que tiveram em cada mês e perceber se comprar e vender ações é um investimento racional ou um vício com valor esperado negativo.

Falo por mim. Podes ter a certeza que investir em ações ( ou jogar na bolsa? ) é um investimento que trás interessantes retornos, desde que saibas potenciar as tuas vantagens e não teres espirito de jogador.
Claro que há anos que são retornos extraordinários e noutros até prejuízos. A prazo, não me queixo mesmo nada e até os 3 últimos anos de severo bear market do PSI foram razoavelmente bons.
Agora, em mais de 20 anos ( entrei nas primeiras OPV's ) o meu saldo é muito, mas mesmo muito positivo.
Acho ridículo é a remuneração que os bancos, e até o estado, atribuem ao capital de quem o lá põe. Para me remunerarem com 1% antes prefiro tê-lo à ordem ou investi-lo bem como o tenho investido, na bolsa nacional, em ações europeias e noutros investimentos.
Vício? Vicios não tenho, nem sequer fumo. Nem o trabalho é vício.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 18:47

NaoSei Escreveu:Já agora Luis Miguel P, ainda bem que eu trouxe mais um participante para o forum.
é bom sinal, espero que continues a participar, mas justifica tambem as tuas afirmacoes, nao com ataques simples sem justificacoes de nada.
cair só por cair nao é razao para nada nem justifica nada...
mas porque dizes que o BCP está caro?
porque razao achas que devemos sair dele?

uma das muitas minhas razoes para ficar e nao ouvir pessoas com uma analise (se é que se pode chamar análise) pessimista como a tua, é o movimento do millennium BANK, do qual o BCP detem 50,1% do capital accionista?? sabias?? sabes quanto valor tem a sua posição?? 1.000 Milhoes de euros + a entrada dos 1.330 Milhoes de euros do AC, retirando os 700M euros dos cocos, é o mesmo que afirmares que o BCP vale neste momento 600 milhoes de euros?????!!! e achas-o caro?
fazes-me lembrar os compradores do OLX que quando eu me puz a vender um carro 3x mais barato do que o normal, ainda apareceram uns a oferecer menos de metade do meu valor...é claro que o carro num mês foi vendido...os outros (que ofereceram 1/6 do seu valor) ficaram a ver navios....


A participação do BCP no millennium BANK vale quase mil milhões de euros.
Eu não creio que a atividade em Portugal, que tem sido muito deficitária, valha os 1200 milhões de euros adicionais para justificar a cotação atual.
E para justificar os 0,30 que dizes que esperas que atinja em breve, era preciso que a atividade em Portugal valesse mais de 3000 milhões de euros.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/2/2017 18:33

Tourso Escreveu:Caro Não Sei,. Não me meto em tricas. Mas onde é que viu os longos aparecerem? Por ter atingido os 18?
Acho que não se pode chamar longos a a essa oscilação de preço: caso contrário os DS tinham acompanhado num movimento sólido.

Acho curiosa a reflexão do Luís Miguel P:
(...) Um conselho que deixo a todos é calcularem a rentabilidade que tiveram em cada mês e perceber se comprar e vender ações é um investimento racional ou um vício com valor esperado negativo.

A palavra vício é pertinente. A bolsa é inerente a um vício. Quem daqui do caldeirão não vê diariamente noticias/ cotações/ etc.?
E mais do que dinheiro, quanto tempo perdemos neste "assunto" durante toda uma vida?

Reunião dos A.A. (accionistas anónimos) : (CABISBAIXO):Olá eu sou o Tourso, blá,blá,blá :lol: (desculpem a chalaça)

eu falei dos longos da ação daqui do forum e nao dos da acção no geral.
quanto à reflexão do Luis Miguel, o que acontece é que quando se protegem tanto e desistem da ação acontece que muitas vezes vendem a perder, acham que ficam de consciencia tranquila, mas depois quando ela recupera um dia ficam altamente irritados porque a ação recuperou, passou pelo investimento deles e nem aproveitaram o movimento de recuperação, atenção que nao quero dizer que o bcp vá fazer isto, mas que posso vir a ganhar dinheiro, isso eu posso quase de certeza absoluta.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/2/2017 18:27

Já agora Luis Miguel P, ainda bem que eu trouxe mais um participante para o forum.
é bom sinal, espero que continues a participar, mas justifica tambem as tuas afirmacoes, nao com ataques simples sem justificacoes de nada.
cair só por cair nao é razao para nada nem justifica nada...
mas porque dizes que o BCP está caro?
porque razao achas que devemos sair dele?

uma das muitas minhas razoes para ficar e nao ouvir pessoas com uma analise (se é que se pode chamar análise) pessimista como a tua, é o movimento do millennium BANK, do qual o BCP detem 50,1% do capital accionista?? sabias?? sabes quanto valor tem a sua posição?? 1.000 Milhoes de euros + a entrada dos 1.330 Milhoes de euros do AC, retirando os 700M euros dos cocos, é o mesmo que afirmares que o BCP vale neste momento 600 milhoes de euros?????!!! e achas-o caro?
fazes-me lembrar os compradores do OLX que quando eu me puz a vender um carro 3x mais barato do que o normal, ainda apareceram uns a oferecer menos de metade do meu valor...é claro que o carro num mês foi vendido...os outros (que ofereceram 1/6 do seu valor) ficaram a ver navios....
Editado pela última vez por NaoSei em 16/2/2017 18:37, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 16/2/2017 18:25

Caro Não Sei,. Não me meto em tricas. Mas onde é que viu os longos aparecerem? Por ter atingido os 18?
Acho que não se pode chamar longos a a essa oscilação de preço: caso contrário os DS tinham acompanhado num movimento sólido.

Acho curiosa a reflexão do Luís Miguel P:
(...) Um conselho que deixo a todos é calcularem a rentabilidade que tiveram em cada mês e perceber se comprar e vender ações é um investimento racional ou um vício com valor esperado negativo.

A palavra vício é pertinente. A bolsa é inerente a um vício. Quem daqui do caldeirão não vê diariamente noticias/ cotações/ etc.?
E mais do que dinheiro, quanto tempo perdemos neste "assunto" durante toda uma vida?

Reunião dos A.A. (accionistas anónimos) : (CABISBAIXO):Olá eu sou o Tourso, blá,blá,blá :lol: (desculpem a chalaça)
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 18:22

Pensei que tinhas dito que tinhas 1 milhão de ações do BCP. Pelo que escreves percebo que o número de acções corresponde ao montante antes do RSS, pelo que os montantes não estarão certos, mas estarás a perder, segundo o que tu revelas, mais de 50%, incluindo cerca de 25% nas ações adquiridas recentemente (compara essa performance com os principais índices ou mesmo com o PSI20 e vês que foi uma péssima decisão). Poderia ter corrido bem, mas dizer que foi uma boa decisão depois do que se passou e de muitos alertas publicados aqui por muitos participantes, demonstra casmurrice que não é boa conselheira na altura de investir.

A principal razão porque acompanho este tópico é porque fui funcionário e acionista do BCP e tenho pena de que um projeto que foi inovador e um exemplo a nível internacional esteja na situação atual.

Sei que a maioria dos que aqui participam são adeptos da AT. Não é o meu caso. Não é que não veja a utilidade de analisar padrões que se repetem na evolução das cotações, mas sei muito pouco sobre isso e por isso prefiro olhar para o que valem as empresas pela capcidade de gerar lucros e a qualidade das equipas de gestão. Acho que já vi um participante com a assinatura a citar uma frase do Wareen Buffet que diz que investe em empresas como se a bolsa estivesse fechada nos próximos 5 anos. É nisso que acredito. Eu não acho que o BCP tenha uma capacidade de gerar lucros que justifiquem a cotação atual, nem nada parecido. Também acho que a atual administração tem um historial de ficar aquém das suas promessas que me deixaria preocupado se fosse acionista do banco. Acho que numa altura em que se pode investir em mercados do mundo inteiro, não há muitas empresas portuguesas que mereçam a minha atenção para investimento e o BCP não seria certamente nas condições atuais (que não mudam em meses) uma delas.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/2/2017 18:07

é engraçado quando alguem pega num post tão simples como:

investi 33% até aos 0,38 actuais
investi 66% até aos 0,17-0,23


e diz que eu investi tudo na casa dos 0,30...mas que grande matemática...
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/2/2017 18:02

Luis Miguel P Escreveu:Sou leitor deste fórum, e em especial do tópico do BCP, há algum tempo mas nunca participei até há duas semanas quando decidi partilhar a minha opinião de que o BCP transacionava a valores elevados. Não ofendi ninguém, mas as reações foram as que eu esperava num fórum sobre futebol e não de investimento bolsista. Concordo que as pessoas tenham uma opinião diferente, mas insultar quem alerta, em especial quando em pouco tempo se comprova que os alertas eram corretos, é algo que não compreendo. Se vou investir num título não quero ouvir os que concordam com esse investimento, quero ouvir os que discordam para perceber se os seus argumentos são válidos.
Mas uma coisa que me continua a fazer imensa confusão é quem tenta passar a mensagem de que só se perde quando se vende e de que é sempre boa ideia comprar a preços mais baixos um título que desce para reduzir o custo médio.
Vejo que há por exemplo um participante que insiste em defender a sua política de investimento porque tem mais de 1 milhão de ações do BCP que adquiriu a um preço médio de 0,30 (presumo que não será menos do que isto). Acho que o seu nick indica que ele não está interessado em saber quanto perdeu nesse investimento, mas a verdade é que se o preço médio for 0,30 ele perdeu mais de 150.000 euros. A bolsa portuguesa não tem sido um bom sítio para investir mas perder 150000 euros de um investimento inicial de 300000 euros, grande parte feito recentemente, é uma péssima performance e demonstra que deixar as decisões de investimento para os gestores de fundos é para a maior parte dos investidores a melhor decisão.
Um conselho que deixo a todos é calcularem a rentabilidade que tiveram em cada mês e perceber se comprar e vender ações é um investimento racional ou um vício com valor esperado negativo.

lá está, mandar bitaiques sem conhecimento de causa, infelizmente aqui é o que mais se houve, ainda para mais, é mais sincero e honesto indicares directamente a pessoa do que com indirectas.
quanto ao investimento, as tua afirmações são o resultado do que se houve nas noticias e assim se começam os boatos.
esse valor a que te referes divide-o por pelo menos 6x, e informa-te primeiro, porque eu nem investi 1/3 do que tu afirmas que eu estou a perder (150.000 €).

mas aqui ficam umas perguntas a qual gostaria que respondesses?

se o bcp subir este ano ou no proximo para a casa dos 0,25 a tua conversa do bem avisei, ainda continuará? é que é bonito vir com palavras bonitas quando a ação cai,...mas ainda há pouco bateu os 0,18 e todos os pessimistas se esconderam debaixo duma pedra e criticaram os longos por aparecerem....
se o bcp subir tu vais entrar? e aos quantos achas que deverá ser a tua entrada? tens estrategia? qual?
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 16/2/2017 17:44

Sou leitor deste fórum, e em especial do tópico do BCP, há algum tempo mas nunca participei até há duas semanas quando decidi partilhar a minha opinião de que o BCP transacionava a valores elevados. Não ofendi ninguém, mas as reações foram as que eu esperava num fórum sobre futebol e não de investimento bolsista. Concordo que as pessoas tenham uma opinião diferente, mas insultar quem alerta, em especial quando em pouco tempo se comprova que os alertas eram corretos, é algo que não compreendo. Se vou investir num título não quero ouvir os que concordam com esse investimento, quero ouvir os que discordam para perceber se os seus argumentos são válidos.
Mas uma coisa que me continua a fazer imensa confusão é quem tenta passar a mensagem de que só se perde quando se vende e de que é sempre boa ideia comprar a preços mais baixos um título que desce para reduzir o custo médio.
Vejo que há por exemplo um participante que insiste em defender a sua política de investimento porque tem mais de 1 milhão de ações do BCP que adquiriu a um preço médio de 0,30 (presumo que não será menos do que isto). Acho que o seu nick indica que ele não está interessado em saber quanto perdeu nesse investimento, mas a verdade é que se o preço médio for 0,30 ele perdeu mais de 150.000 euros. A bolsa portuguesa não tem sido um bom sítio para investir mas perder 150000 euros de um investimento inicial de 300000 euros, grande parte feito recentemente, é uma péssima performance e demonstra que deixar as decisões de investimento para os gestores de fundos é para a maior parte dos investidores a melhor decisão.
Um conselho que deixo a todos é calcularem a rentabilidade que tiveram em cada mês e perceber se comprar e vender ações é um investimento racional ou um vício com valor esperado negativo.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 16/2/2017 17:40

Algo bom que aconteceu pós AC, é que agora há mais calma. ( O normal nos pós ACs ...)
Agora impulsionar esta cotada é que é intrincado.
Não há notícias que resultem numa procura. Os índices banca Euro e Usa estão muito esticados.
O BCP vai estar agora ligado ao fluir sectorial. Antes do AC era " bipolar".

O Dow está em máximos e o Vixx atingiu o mínimo de 10 anos.
O SX7P tem de baixar pois Itália e Deutsche Bank, apenas saíram levemente do radar.
Todos os resultados EUA ainda são fruto da anterior administração Obama.
Entrei em reverse Etf's de sector financeiro. Com pouco, para não me" ferrar".
Allen`s Matchpoint ...

Bons negócios.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 16/2/2017 16:37

Ok, era isso que queria saber.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 16/2/2017 16:36

Ulisses Pereira Escreveu:Esqueçamos isso, porque realmente não vale a pena. Tu vens para aqui com a estratégia que leva à miséria a maior parte dos pequenos investidores. Mas vou tentar ficar calado porque já chateia.

Antes disso, fiz-te uma pergunta que não respondeste. Disseste que era uma boa ideia comprares agora porque a resistência ainda está longe. E eu perguntei-te qual era a estratégia caso corresse mal.

Abraço,
Ulisses

caso corresse mal (nao na minha plataforma, pois nao existem stops), tens sempre um stop para protege-lo, exactamente, mas digo mesmo exactamente como o fazes quando colocas o stop quando investes acima da resistencia (colocas-o abaixo dela), neste caso colocarias o stop abaixo dos 0,141 ou quem quisesse proteger-se mais teria tambem de esperar que ela batesse mais abaixo para entrar.
mas para mim entrar perto dos 0,143 seria o ideal.
Editado pela última vez por NaoSei em 16/2/2017 16:39, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], Caelito Telles, Cem pt, fatura.pt, Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, mquinaz, MR32, nfaz, Nuno V, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, PSN80, Shimazaki_2 e 165 visitantes