Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Investbem » 21/3/2013 23:40

Investbem Escreveu:
cmfmcosta Escreveu:O IGCP está à espera da decisão do tribunal constitucional e a ver se O PS cai na asneira de fazer uma Moção Censura ao Governo...Hoje já veio o PSD dizer que se houver Moção de Censura e se o Governos cair,,,o pedido de um segundo resgate será culpa do PS...

Hum não sei como será os próximos tempos em PT, mas as coisas não se avizinham fáceis. :( :(

Vocês sabem por acaso quanto é que Portugal paga em Juros todos os anos só pela emissão de Obrigações a 5 anos ( a uma taxa de 4,891% com um pedido de 2,5 milhões euros) feita em Janeiro ???

Será 122 275 000 cada ano???? muita fruta não????


Dificilmente uma moção de censura tera o efeito desejado, afinal o governo tem a maioria, muito dificilmente alguem do PSD e do PP votará favoravel a moção. Esta apenas servirá para mostrar o descontentamente, ja conhecido,
da oposição.


Ora aí está ela:

http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... me-1588688

Mais um abanão ao PSI...???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

por Investbem » 21/3/2013 21:32

cmfmcosta Escreveu:O IGCP está à espera da decisão do tribunal constitucional e a ver se O PS cai na asneira de fazer uma Moção Censura ao Governo...Hoje já veio o PSD dizer que se houver Moção de Censura e se o Governos cair,,,o pedido de um segundo resgate será culpa do PS...

Hum não sei como será os próximos tempos em PT, mas as coisas não se avizinham fáceis. :( :(

Vocês sabem por acaso quanto é que Portugal paga em Juros todos os anos só pela emissão de Obrigações a 5 anos ( a uma taxa de 4,891% com um pedido de 2,5 milhões euros) feita em Janeiro ???

Será 122 275 000 cada ano???? muita fruta não????


Dificilmente uma moção de censura tera o efeito desejado, afinal o governo tem a maioria, muito dificilmente alguem do PSD e do PP votará favoravel a moção. Esta apenas servirá para mostrar o descontentamente, ja conhecido,
da oposição.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

por cmfmcosta » 21/3/2013 20:58

O IGCP está à espera da decisão do tribunal constitucional e a ver se O PS cai na asneira de fazer uma Moção Censura ao Governo...Hoje já veio o PSD dizer que se houver Moção de Censura e se o Governos cair,,,o pedido de um segundo resgate será culpa do PS...

Hum não sei como será os próximos tempos em PT, mas as coisas não se avizinham fáceis. :( :(

Vocês sabem por acaso quanto é que Portugal paga em Juros todos os anos só pela emissão de Obrigações a 5 anos ( a uma taxa de 4,891% com um pedido de 2,5 milhões euros) feita em Janeiro ???

Será 122 275 000 cada ano???? muita fruta não????
 
Mensagens: 9
Registado: 19/2/2009 19:15
Localização: 4

por epinay » 21/3/2013 15:26

5.98 0.04 -0.55%

http://www.bloomberg.com/quote/GSPT10YR:IND

Abaixo dos 6% novamente :) , para quando emissão a 10 anos?
Provavelmente o IGCP estará à espera da resolução da questão cipriota.
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por EuroVerde » 21/3/2013 14:31

ppbogos Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Então como é que os bancos lucram? Não é precisamente pela diferença das taxas de juros?

Para os bancos não é nada bom andarem a fazer as variações de juros que fizeram no passado recente e que se materializam no futuro.

Por mais bem capitalizado que um banco agora esteja, aguenta e não empresta. E o primeiro que se aventurar em emprestar, vai sofrer perdas nas actuais condições.
Há que ter sempre em conta que o Euro no futuro estará sempre sujeito (sempre mas sempre) a depreciações cambiais. Não é portanto, uma moeda de plena confiança.


A banca é acima de tudo uma prestadora de serviços e vive muito sim à conta de comissões de serviços.
Aqueles preçários colocados em cima de um qualquer balcão, contam muito para os resultados do banco.

Cumprimentos


É pá mas que teimosia! Também lucra pelas comissões, mas essa não é a principal actividade dum banco.

A principal é mesmo emprestar/investir. ok?


Sempre ouvi dizer que um bom banco é aquele que consegue obter muitos bons clientes por cobrar poucas ou nenhumas comissões e que não dá crédito à toa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por bogos » 21/3/2013 13:52

EuroVerde Escreveu:Então como é que os bancos lucram? Não é precisamente pela diferença das taxas de juros?

Para os bancos não é nada bom andarem a fazer as variações de juros que fizeram no passado recente e que se materializam no futuro.

Por mais bem capitalizado que um banco agora esteja, aguenta e não empresta. E o primeiro que se aventurar em emprestar, vai sofrer perdas nas actuais condições.
Há que ter sempre em conta que o Euro no futuro estará sempre sujeito (sempre mas sempre) a depreciações cambiais. Não é portanto, uma moeda de plena confiança.


A banca é acima de tudo uma prestadora de serviços e vive muito sim à conta de comissões de serviços.
Aqueles preçários colocados em cima de um qualquer balcão, contam muito para os resultados do banco.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

por EuroVerde » 21/3/2013 13:30

Então como é que os bancos lucram? Não é precisamente pela diferença das taxas de juros?

Para os bancos não é nada bom andarem a fazer as variações de juros que fizeram no passado recente e que se materializam no futuro.

Por mais bem capitalizado que um banco agora esteja, aguenta e não empresta. E o primeiro que se aventurar em emprestar, vai sofrer perdas nas actuais condições.
Há que ter sempre em conta que o Euro no futuro estará sempre sujeito (sempre mas sempre) a depreciações cambiais. Não é portanto, uma moeda de plena confiança.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 21/3/2013 13:24

Relativamente aos bancos comerciais, ouvi falar que
os Bancos Centrais iam tentar substituir a Libor...

E relativamente às proprias taxas da Euribor e sua variação diária chegam a um limite que pode causar danos de médio prazo nos bancos, ou pelo menos deixarem de lucrar.

Há que dizer basta aos bancos!!!!
Ou pelo menos que os bancos sintam na pele os danos que têm causado às pessoas.

O pior é que isso se vai materializar nos bancos.

Mas uma coisa é certa: se os bancos não conseguirem lucrar, o resto também não vai nada bom.


Euroverde, tu decide-te: Por um lado, queres dizer basta aos Bancos, por outro dizes que se eles não lucrarem, a economia vai sofrer com isso.

Em relação à questão em si, não há qualquer estudo que mostre correlação entre as taxas de juro e os resultados da Banca...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por raupin » 21/3/2013 7:59

Nuno Amado: "Estamos a reforçar o financiamento à economia".

Presidente do BCP defende que o facto de a troika ter deixado cair meta para rácio de transformação "reflecte o esforço feito pela banca em Portugal".
O BCP "está a reforçar o financiamento à economia desde os finais do ano passado", garante o presidente da instituição, Nuno Amado, numa nota escrita, enviada em resposta a questões do Negócios. (JN)

Parece que são bons sinais para o estimulo da economia...
" A Bolsa é como um pulmão, Inspira....Expira....."
 
Mensagens: 140
Registado: 31/7/2011 11:51
Localização: 13

por Elias » 21/3/2013 0:35

Reiposto Escreveu:Mas nesse tempo por vezes a cotação sobe ou desce, então quando aparece ( ao melhor ) eles o sistema não está a casar a oferta e a procura?
Peço desculpa mas não entendo bem estes 5 minutos pensava que ai eles tentavam casar todas as situações possíveis e isso ainda fazia descer ou subir a cotação.


Sim, a Euronext tenta casar, mas a cotação não varia porque não há negociação durante esse período, o que varia é o preço de equilíbrio. Às 16h35 todas as ordens "casáveis" vão ser executadas ao mesmo preço que é o preço de fecho.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Reiposto » 21/3/2013 0:23

Mas nesse tempo por vezes a cotação sobe ou desce, então quando aparece ( ao melhor ) eles o sistema não está a casar a oferta e a procura?
Peço desculpa mas não entendo bem estes 5 minutos pensava que ai eles tentavam casar todas as situações possíveis e isso ainda fazia descer ou subir a cotação.
Apesar de tudo a terra gira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 8/2/2012 18:09
Localização: 17

por Elias » 21/3/2013 0:15

Reiposto Escreveu:A mim faz-me confusão ver ordens de venda a preços inferiores aos de compra não serem concretizadas nesses 5 minutos ainda hoje aconteceu alguém tentou vender a 0,101 e parece que não arranjou comprador


Reiposto esses 5 minutos são o leilão de fecho, durante esse período nenhuma ordem é executada.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Reiposto » 21/3/2013 0:10

A mim faz-me confusão ver ordens de venda a preços inferiores aos de compra não serem concretizadas nesses 5 minutos ainda hoje aconteceu alguém tentou vender a 0,101 e parece que não arranjou comprador
Apesar de tudo a terra gira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 8/2/2012 18:09
Localização: 17

por Elias » 20/3/2013 23:38

fnabais, uma nota: até há uns 2-3 anos nos COFS do BPI online aparecia sempre o preço de equilíbrio e não o valor real das ordens. Depois isso mudou e passaram a aparecer essas ordens a valor superior / inferior - que não apareciam. Não sei se foi alteração das regras da Euronext...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por fnabais.ferro » 20/3/2013 23:30

QuimPorta Escreveu:fnabais, até que enfim que vejo aqui uma explicação racional para essas "ordens fictícias" no pré-fecho.

QuimPorta, para mim esta sempre me pareceu a explicação possivel / óbvia para este fenómeno desde que me lembro de o ver acontecer. Posso estar enganado, mas tal como referi antes, não me recordo deste fenómeno em 2007/2008. Isso ou a minha plataforma do MG na altura era tão lenta que não actualizava as ordens durante o leilão final!:lol: Agora com as tecnologias de hoje em dia, e para os players que tenham acesso directo à Euronext (espero não estar a dizer nenhuma asneira) que conseguem dar e retirar as ordens sem intermediários, este "método" pode parecer uma boa idéia se depois tiverem acesso á uma maior profundidade dos cofs. Já para o comum dos especuladores como eu que dá a ordem via netbanking e depois o banco ainda tem que dar a ordem para a Euronext via sabe-se lá quantos intermediários, este método não me parece muito vantajoso. E de qualquer forma, também não me faz muito sentido para um tipo como eu querer fazer isto :wink:
QuimPorta Escreveu:A ser assim, se quem as coloca não as retirar a tempo teria que assumir a transação, certo?
Acredito que sim. Desde que a mesma fizesse parte da tal combinação que permite o maior número de negócios / volume.

Abraço
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por MKlop » 20/3/2013 19:08

O wash trading nos algos está a dar que falar. Isto leva o que o f.nabais estava a falar a um outro nível.

U.S. regulators are probing whether high frequency trading firms are engaging in wash sales, acting as both buyer and seller for the same transaction, which could drive up volumes and distort prices.

According to today’s Wall Street Journal, the Commodity Futures Trading Commission is investigating the practice which is illegal under U.S. law because it can “minimize financial risk for the trading firm while potentially creating a false impression of higher volume in the market.”

From Wall Street Journal:

The Commodity Futures Trading Commission is focused on suspected wash trades by high-speed firms in futures contracts tied to the value of crude oil, precious metals, agricultural commodities and the Standard & Poor's 500-stock index, among other underlying instruments, the people said.

The agency is looking at potential wash trades by multiple high-speed firms, although it isn't known which ones investigators are scrutinizing. Firms found guilty of intentionally distorting the market through wash trades could face hefty fines.

CFTC Commissioner Bart Chiltonappeared on CNBC this morning to discuss the regulator’s pursuit of wash sales by high frequency traders whom he previously called “Cheetahs.”

A wash sale is when somebody trades with themselves as both buyer and seller and according to Chilton, this is going on at a large voluminous level and it’s impacting what people see as volume. “This stuff just shouldn’t be allowed,” Chilton said on CNBC in the video interview CFTC Commissioner Wringing Out ‘Wash Sales’.

Specifically, he mentioned the strategy of ignition generation. “It looks like people are starting to trade, but they may not be taking any risk,” This is where regulators need to look at what’s right and what’s wrong.” He specifically pointed the finger at “these market-marker programs where they pay traders to be in the market. What Chilton didn’t say is that wash trades can help a trading firm meet certain volume thresholds they need to qualify for rebates or sharing in tape fees.

Chilton is calling for a rule that “standardizes these complex market maker programs to make sure there is no perverse incentive to be washing in these markets,” he said.

But, “wringing out” the wash sales is going to require the exchanges to go after the computerized trading firms that may be conducting this practice.

Regulators are looking for self-regulatory organizations (SROs) that operate electronic exchanges to find the activity and to impose steep fines. “I can’t believe at the quantity we are seeing that they don’t know this is occurring,” said the CFTC Commissioner.

In the wake of technical glitches that marred the Facebook IPO, and the Knight Capital losses from a technical glitch, regulators are leaning on exchanges to enforce the rules in a complex, high-speed market. They are also investigating whether exchanges are giving advantages (i.e., special order types) to sophisticated traders that allow them to profit at the expense of ordinary investors.

Regulators are said to be looking at two primary exchange operators, CME Group and the Intercontinental Exchange (ICE), which is acquiring NYSE Euronext for $8.2 billion. Most of the wash trades in futures are taking place on CME, according to the WSJ. In the article, a spokeswoman for CME said the futures exchange prohibits wash trading and is developing new technology to prevent wash trades at the “engine level” to be rolled out toward the middle of this year.

It has been challenging for regulators to crack down on wash sales because under commodities and securities laws they must prove that the suspicious activity is intentional, said the WSJ article. Also, it’s been hard for examiners to figure out whether the two sides of a trade are coming from different parts of the same firm, or if they are part of the same trading strategy, the WSJ reported. However, an examination of U.S. futures transaction data for 2012 by the CFTC, showed that several hundred thousand potential wash trades occur a day on futures exchanges, the WSJ noted.

If firms are caught engaging in wash trading they will be fined. However, Chilton said on CNBC that regulators are limited to $140,000 a day for individual traders. He would like to see the penalties raised to $1 million per day per trader and $10 million for an entity, so they are meaningful.




ver aqui: http://www.advancedtrading.com/regulati ... /240151029
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 595
Registado: 25/2/2010 9:49

por Quimporta » 20/3/2013 18:53

Observar a "volatilidade" do BCP adormece melhor que um "Rui Santos" diluído em Vodka. 8-)

fnabais, até que enfim que vejo aqui uma explicação racional para essas "ordens fictícias" no pré-fecho.
A ser assim, se quem as coloca não as retirar a tempo teria que assumir a transação, certo?
Anexos
bcp.png
bcp.png (33.25 KiB) Visualizado 6331 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por fnabais.ferro » 20/3/2013 16:44

Bakano Escreveu:Isso já foi explicado por aqui muitas vezes, durante esses 5 minutos não se transacionam acções. As ordens são dadas e só às 16:35 o sistema assume o valor definitivo que há-de corresponder ao valor que faz o equilibiro entre a procura e a oferta de modo a que haja o maior numero de negociações possiveis.
Se é verdade que há oferta a preços inferiores à procura também existe procura a preços superiores à oferta.


A minha "teoria" é que entre as 16:30:00 e as ~16:34:55 tens "grandes players aka tubarões" a colocar ordens de compra / venda "fictícias" nos cofs, a valores bastante superiores / inferiores ao ultimo valor negociado durante a sessão, para que quem apenas tem acesso a uma profundidade dos cof's de 10, não consiga perceber a "real" tendência do valor de fecho. Imediatamente antes das 16:35 eles retiram essas ordens "fictícias" e o fecho irá ser o equilíbrio, que tal como foi referido atrás, permitirá o maior número de negócios / volume.

Se não me engano, num passado não muito distante praí em 2008 (quando ainda perdia muito tempo a olhar para os COF's) não acontecia este fenómeno pelo menos tão evidentemente. Actualmente também não acontecerá em acções com menos liquidez ou menos "interessantes".

PS1: Sei que estas ordens a que chamei de fictícias, são reais :lol: . O que quis dizer foi que são ordens que são colocadas apenas para serem retiradas, e efetivamente não têm intenções de ser executadas.

PS2: Quando falei em teoria não tem nada a ver com teoria da conspiração 8-) Acho que é apenas mais um dos mecanismos possíveis e disponíveis para "especular". Também quando falei em "tubarões" foi sem qualquer intenção de "conspiração" pois acredito que qualquer pessoa com acesso a uma boa plataforma de trading ou sistema, também conseguirá fazer o mesmo.

Abraço,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por epinay » 20/3/2013 15:09

De nada. Acho que faz mais sentido olhar para este gráfico, este sim tem grande correlação com a cotação do BCP:
http://www.bloomberg.com/quote/GSPT10YR:IND
6.00 0.26 -4.13%

E claro a próxima emissão de dívida a 10 anos. ou melhor, o sucesso desta.
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por franck polahvski » 20/3/2013 14:48

Obrigado epinay. Agora, mesmo que tivesse nascido ontem, fiquei mais esclarecido.
 
Mensagens: 84
Registado: 5/9/2012 23:16

por epinay » 20/3/2013 12:56

Não coloquei o último link porque é uma noticia apenas disponível para clientes com assinatura, mas tem uma semana.
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por epinay » 20/3/2013 12:53

Quanto ao prazo cita uma outra notícia também do publico que reafirma aquilo que também já disse, provavelmente a haver inconstitucionalidade esta só terá efeitos em 2014, como se passou com o anterior orçamento:

"Embora o presidente do Constitucional, Joaquim de Sousa Ribeiro, tenha pedido urgência na apreciação do processo, o debate em torno da decisão poderá arrastar-se. Guilherme da Fonseca, antigo juiz do TC, lembra que é de esperar um debate aceso sobre os argumentos utilizados e vários plenários podem ser convocados até à decisão, cabendo ao TC gerir o tempo necessário para a elaboração do acórdão final.

Por outro lado, o constitucionalista Paulo Otero alerta para o risco de o projecto de acórdão não ser aceite pela maioria dos conselheiros, o que poderá levar à nomeação de um segundo relator que "espelhe a sensibilidade dominante do tribunal", para elaborar um novo projecto de acórdão.

Além dos argumentos a ter em conta para suportar a decisão final, o TC, lembra Paulo Otero, terá ainda que ter em conta a linha das anteriores decisões e definir a partir de quando a decisão produz efeitos. Na prática, o TC pode decidir pela inconstitucionalidade de apenas algumas normas e, à semelhança do que aconteceu no ano passado, remeter os efeitos para o futuro. Ou decidir que tem efeitos retroactivos. Ou então decidir que só tem efeito a partir do momento em que o acórdão é publicado."
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por epinay » 20/3/2013 12:51

Podes ver nesta noticia de alguém que já foi juiz no TC e um dos grandes constitucionalistas que temos e que por sinal até é do PS, e não advoga pela insconstitucionalidade:
http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... 13-1580092
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

por franck polahvski » 20/3/2013 12:34

epinay Escreveu:Não há datas e o mais provável é mesmo que saia um acórdão que julgue inconstitucional alguns pontos do orçamento, este só tenha efeitos para 2014, como aconteceu com o acórdão anterior, os juízes do Constitucional também têm consciência dos efeitos que os seus actos podem ter para o passar desta crise, logo não vale a pena preocuparem-se muito com o que está para vir.


Ok. As datas é que me interessava. É que mesmo tendo em conta que os juizes sabem que podem abrir uma crise politica, a verdade é que tambem nao podem decidir contra aquilo que é a sua funçao. E uma crise politica afectaria e muito o mercado...a meu ver, claro
 
Mensagens: 84
Registado: 5/9/2012 23:16

por epinay » 20/3/2013 10:38

Não há datas e o mais provável é mesmo que saia um acórdão que julgue inconstitucional alguns pontos do orçamento, este só tenha efeitos para 2014, como aconteceu com o acórdão anterior, os juízes do Constitucional também têm consciência dos efeitos que os seus actos podem ter para o passar desta crise, logo não vale a pena preocuparem-se muito com o que está para vir.
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, IX Hispana, Metalor, PAULOJOAO, rtinto, serdom e 149 visitantes