Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 15:12

NaoSei Escreveu:
Luis Miguel P Escreveu:É provável que aconteça nos próximos 10 anos? Claro que não.
Depois alguém apontou o valor de 0,30. Método utilizado para tal previsão? Sinceramente ainda estou para perceber.

eu tambem estou para perceber porque prevês que nos proximos 10 anos, não atinja os 0,44, é claro que não estou a dizer com estas palavras que vai atingir, mas tento perceber a tua convição tão pessimista.


Nunca referi 0,44. Mas se ser "tão pessimista" é achar que uma ação não vai triplicar em 10 anos, eu provavelmente sou pessimista em relação a todas as ações do PSI-20.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 1/2/2017 15:07

Luis Miguel P Escreveu:É provável que aconteça nos próximos 10 anos? Claro que não.
Depois alguém apontou o valor de 0,30. Método utilizado para tal previsão? Sinceramente ainda estou para perceber.

eu tambem estou para perceber porque prevês que nos proximos 10 anos, não atinja os 0,48, é claro que não estou a dizer com estas palavras que vai atingir, mas tento perceber a tua convição tão pessimista.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 1/2/2017 14:59

Luis Miguel P Escreveu:Para terminar a minha intervenção esclareço que não tenho nada contra seguir o sentido do mercado. Mas acho engraçado quando alguém tenta adivinhar qual vai ser esse sentido, em especial quando não há quaisquer dados que justifiquem essa previsão que não seja o desejo de recuperar o que se perdeu numa determinada ação.
Publiquei o meu primeiro post quando alguém falou no BCP valorizar 300%. Claro que pode acontecer. É provável que aconteça nos próximos 10 anos? Claro que não.
Depois alguém apontou o valor de 0,30. Método utilizado para tal previsão? Sinceramente ainda estou para perceber.


Realmente tem uma certa piada a adivinhaçam seja para cima (os otimistas) seja para baixo (os pessimistas), porque para já, como dizes e muito bem, "...quando não há quaisquer dados que justifiquem essa previsão...".
Fui eu que falei nos 0,30 mas não pode ser descontextualizado. Disse que tanto me admira que chegue aos 0,30 ou 0,40 como chegue aos 0,09 ou 0,08€. Não fiz qualquer previsão. Não haja confusão!
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 14:36

Para terminar a minha intervenção esclareço que não tenho nada contra seguir o sentido do mercado. Mas acho engraçado quando alguém tenta adivinhar qual vai ser esse sentido, em especial quando não há quaisquer dados que justifiquem essa previsão que não seja o desejo de recuperar o que se perdeu numa determinada ação.
Publiquei o meu primeiro post quando alguém falou no BCP valorizar 300%. Claro que pode acontecer. É provável que aconteça nos próximos 10 anos? Claro que não.
Depois alguém apontou o valor de 0,30. Método utilizado para tal previsão? Sinceramente ainda estou para perceber.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 1/2/2017 14:19

Luis Miguel P Escreveu:
Investbem Escreveu:
Eu nem estou otimista nem pessimista. Já há muito deixei de fazer esse género de contas, nem me importam minimamente, limito-me a observar e acompanhar o mercado...
Quem compra "parte de uma empresa", não compra so a capacidade de gerar rendimento, compra também a melhoria continua que aos poucos se possam estar a fazer, as perspetivas futuras, compra a especulação (que muitas vezes leva a disparos brutais, sejam ascendentes ou descendente, sem justificação), etc, etc...


Nada contra, desde que não se espere que só porque se fez o erro de manter ações quando a tendência era clara, de repnte tudo muda e elas vão valer o mesmo que se pagou por elas. Não consigo perceber esta lógica de que o montante perdido numa ação tem de ser recuperado na mesma ação. E pior são os que vêm com a treta que só se ganha ou perde quando se vende.
Uma precisão, eu disse que uma empresa vale pelos rendimentos que gera. Não disse que quem compra ações só compra isso. E muitas das coisas mencionadas até são capacidade de gerar rendimento por parte da empresa (melhoria continua, perspetivas futuras).


Um esclarecimento, não me referia a quem está perder por uma ma entrada, mas sim ao momento em que se entra numa cotada.
De acordo, mas atenção que o caso de valer conforme os rendimentos que gera, isso é verdade, mas não é sinonimo de se refletir no valor ação, quantas vezes caem durante periodos que estão a gerar rendimento, e sobem quando essa capacidade anda mais por baixo? Temos o caso do bcp do 2013/14 que referi..., não estava a geral rendimento para uma subida daquelas!!!
Continuo a achar que estas contas são boas para institucionais ou para quem está a muito longo prazo, para a generalidade não têm grande interesse, é seguir a tendencia da ação, naturalmente estando minimamente informado.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 14:05

Investbem Escreveu:
Eu nem estou otimista nem pessimista. Já há muito deixei de fazer esse género de contas, nem me importam minimamente, limito-me a observar e acompanhar o mercado...
Quem compra "parte de uma empresa", não compra so a capacidade de gerar rendimento, compra também a melhoria continua que aos poucos se possam estar a fazer, as perspetivas futuras, compra a especulação (que muitas vezes leva a disparos brutais, sejam ascendentes ou descendente, sem justificação), etc, etc...


Nada contra, desde que não se espere que só porque se fez o erro de manter ações quando a tendência era clara, de repnte tudo muda e elas vão valer o mesmo que se pagou por elas. Não consigo perceber esta lógica de que o montante perdido numa ação tem de ser recuperado na mesma ação. E pior são os que vêm com a treta que só se ganha ou perde quando se vende.
Uma precisão, eu disse que uma empresa vale pelos rendimentos que gera. Não disse que quem compra ações só compra isso. E muitas das coisas mencionadas até são capacidade de gerar rendimento por parte da empresa (melhoria continua, perspetivas futuras).
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 1/2/2017 13:48

Luis Miguel P Escreveu:
NaoSei Escreveu:eu continuo a achar que agora com os cocos pagos. os 0,30 são um alvo a atingir, mas terá tudo a ver com o provisionamento e evolução do malparado.
se o BCP exagerar outra vez a limpar os npls poderá prejudicar um pouco a ação devido aos possiveis resultados negativos.


Não tenho nada contra o otimismo e aceito que o mercado é irracional. Mas as coisas não acontecem só porque queremos muito que elas aconteçam.
Os 0,30 significavam o BCP valer 4,5 mil milhões de euros. Ao que sei a participação do BCP na Polónia vale a preços de mercado cerca de 800 milhões de euros, isto significava que a atividade do BCP em Portugal valeria 3,7 mil milhões (excluo Moçambique porque acho que o valor é muito pequeno).

O Novo Banco sem os ativos tóxicos do ex-BES poderá ser vendido por zero ou próximo disso, como foram vendidos outros bancos em Portugal. Mas a atividade do BCP em Portugal vale 3,7 mil milhões "desde que não exagere a limpar os npls".

Acredito que possa acontecer, mas é muito, muito improvável.


Eu nem estou otimista nem pessimista. Já há muito deixei de fazer esse género de contas, nem me importam minimamente, limito-me a observar e acompanhar o mercado...
Quem compra "parte de uma empresa", não compra so a capacidade de gerar rendimento, compra também a melhoria continua que aos poucos se possam estar a fazer, as perspetivas futuras, compra a especulação (que muitas vezes leva a disparos brutais, sejam ascendentes ou descendente, sem justificação), etc, etc...
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 13:38

NaoSei Escreveu:eu continuo a achar que agora com os cocos pagos. os 0,30 são um alvo a atingir, mas terá tudo a ver com o provisionamento e evolução do malparado.
se o BCP exagerar outra vez a limpar os npls poderá prejudicar um pouco a ação devido aos possiveis resultados negativos.


Não tenho nada contra o otimismo e aceito que o mercado é irracional. Mas as coisas não acontecem só porque queremos muito que elas aconteçam.
Os 0,30 significavam o BCP valer 4,5 mil milhões de euros. Ao que sei a participação do BCP na Polónia vale a preços de mercado cerca de 800 milhões de euros, isto significava que a atividade do BCP em Portugal valeria 3,7 mil milhões (excluo Moçambique porque acho que o valor é muito pequeno).

O Novo Banco sem os ativos tóxicos do ex-BES poderá ser vendido por zero ou próximo disso, como foram vendidos outros bancos em Portugal. Mas a atividade do BCP em Portugal vale 3,7 mil milhões "desde que não exagere a limpar os npls".

Acredito que possa acontecer, mas é muito, muito improvável.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 1/2/2017 13:20

Luis Miguel P Escreveu:
Investbem Escreveu:O mercado acionista nunca será racional nem se baseará nessas nem noutras contas!!!
Eu limito-me a seguir o mercado. Admirava-me tanto de aqui a uns tempos a ver a 0,30€ ou 0,40€ como de a ver a 0,09€ ou 0,08€.


Totalmente de acordo que a evolução das ações não é racional, mas no fim de contas quem compra ações está a comprar uma parte da empresa que vale essencialmente pela capacidade de gerar rendimento. Não ponho de parte a hipótese de as ações do BCP valerem 0,30, só não acho que a probabilidade de isso acontecer seja sequer próxima de chegar aos tais 0,08/0,09.

eu continuo a achar que agora com os cocos pagos. os 0,30 são um alvo a atingir, mas terá tudo a ver com o provisionamento e evolução do malparado.
se o BCP exagerar outra vez a limpar os npls poderá prejudicar um pouco a ação devido aos possiveis resultados negativos.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 13:02

Investbem Escreveu:O mercado acionista nunca será racional nem se baseará nessas nem noutras contas!!!
Eu limito-me a seguir o mercado. Admirava-me tanto de aqui a uns tempos a ver a 0,30€ ou 0,40€ como de a ver a 0,09€ ou 0,08€.


Totalmente de acordo que a evolução das ações não é racional, mas no fim de contas quem compra ações está a comprar uma parte da empresa que vale essencialmente pela capacidade de gerar rendimento. Não ponho de parte a hipótese de as ações do BCP valerem 0,30, só não acho que a probabilidade de isso acontecer seja sequer próxima de chegar aos tais 0,08/0,09.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 1/2/2017 12:13

pedroferre Escreveu:Existem coisas que se podem medir... e o resultado final é que a pressão financeira sobre o nosso Portugal vai continuar a aumentar, agora o próximo limite é os 4,5% .

4,211 +0,024 +0,57%


Ora aí está um dado deveras preocupante, isto de estar dentro dum mercado de capitais cuja economia se encontra sob a anestesia do QE do BCE, é complexo...com cd vez mais pressão germânica para terminar o tratamento do BCE.

Penso q o próximo teste da cotação do BCP será nos dias próximos, fim do prazo do direito de Subscrição novas ações, pelo menos até dia 9 de fevereiro(1.ºdia negociação novas ações).
Aí estarei bastante curioso p acompanhar esta cotada (periodo 3-8 fevereiro e pós dia 9 fevereiro)? :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 1/2/2017 12:01

Existem coisas que se podem medir... e o resultado final é que a pressão financeira sobre o nosso Portugal vai continuar a aumentar, agora o próximo limite é os 4,5% .

4,211 +0,024 +0,57%
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 1/2/2017 11:50

Luis Miguel P Escreveu:
Investbem Escreveu:
Luis Miguel P Escreveu:...
Eu acho que a atual cotação é exagerada, mas aceito quem defenda que o BCP vai mesmo valer mais de 2 mil milhões de euros depois do aumento de capital concretizado. No entanto, acho que não é realista pensar que o BCP nos próximos anos vai estar sequer próximo dos 7 mil milhões de euros.


Se achas que a atual cotação é exagerada, visto que a mesma está perto dos minimos historicos, que são na casa dos 0,137/0,138€, significa que achas que o banco nunca esteva tão mal como está agora?


O Banco valia cerca de mil milhões de euros antes do anúncio do aumento de capital. Se voltar aos 0,137/0,138 depois de concretizado o aumento de capital vai valer mais de dois mil milhões de euros. Esse valor parece-me realista e significa que o banco vale o dobro do que valia em Dezembro de 2016. Isto responde a se acho que a situação nunca esteve tão má?


Isso são contas muito bonitas para um negocio racional, mas o mundo acionista, se ha coisa que não é nem nunca será, é racional, valerá o que os compradores e vendedores entenderem. Tens o caso de finais de 2013 e inicio de 2014, quem diria que a ação iria valorizar mais de 200%??? Alguem estava a contar??? Se um tempo antes alguem dissesse que isso iria acontecer, não diriamos que era uma miragem e uma alucinação??? Mas aconteceu!!! Será que a empresa naqueles 2 meses melhorou assim tanto??? Será que a partir daí voltou repentinamente a piorar assim tanto???
O mercado acionista nunca será racional nem se baseará nessas nem noutras contas!!!
Eu limito-me a seguir o mercado. Admirava-me tanto de aqui a uns tempos a ver a 0,30€ ou 0,40€ como de a ver a 0,09€ ou 0,08€.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 1/2/2017 11:39

Perseu Escreveu:Alguém sabe o montante de dívida pública detida no final de Dezembro/Janeiro pelo BCP e pela CGD? Se puderem indicar link da banca nacional com esses valores actualizados ainda seria melhor.
M obrigado


No final de Novembro a banca nacional toda detinha 14 MIL MILHÕES ( :mrgreen: ). Numeros individuais não sei, mas provavelmente a CGD e BCP serão detentores de uma larga fatia .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 1/2/2017 11:36

artista_ Escreveu:
NaoSei Escreveu:
artista_ Escreveu:Nem sim nem não, agora nem estou a olhar para o gráfico mas tudo depende da evolução das cotações, quando tecnicamente der sinais de força eu ficarei positivo no BCP... os 0,233 significam pouco, um dos principais aspetos do funcionamento da AT tem a ver com a memória (mesmo que inconsciente) e esse valor não sgnificou nada, é apenas o valor que corresponde aos 1,35 antes do AC... tenho sérias dúvidas que o mercado lhe dê alguma importância. Se vier a fazer um topo nessa zona, podemos dizer que passou a ter importância, até lá tenho sérias dúvidas.

como?? então os suportes e resistencias antigos...ajustados ao grafico, agora já não funcionam?? essa é a maior gafe que aqui já ouvi de AT...
isso é o mesmo que nunca mais leres os dados dos antigos ACs.


Afinal tu percebes de AT ou de AF? Pelos vistos és mestre nas duas e em todo o tipo possível e imaginário de análises passíveis de serem feitas... também fico na dúvida se perguntas para ter uma opinião e aprender alguma coisa ou se é apenas para tentar apanhar gafes ou outras incongruências quaisquer!?? A minha opinião mantêm-se, estaria disposto a debater o assunto, mas não contigo, depois da resposta arrogante e ofensiva, ficamos por aqui... mais uma vez! 8-)

Arrogante e ofensiva dizer que:
NaoSei Escreveu:como?? então os suportes e resistencias antigos...ajustados ao grafico, agora já não funcionam?? essa é a maior gafe que aqui já ouvi de AT...
isso é o mesmo que nunca mais leres os dados dos antigos ACs.

se isto é uma frase ofensiva e arrogante...então não sei o que dizer a muitas outras respostas tuas e do frosasantos.
se eu percebo de AT?? claro que percebo, até percebo mais de AT do que de AF.
AT não passam de estudos gráficos, e ainda estou para ver onde é que errei tanto em AT como diz o frosa.... mas enfim ele diz apenas para criticar.... e tu dizes que no grafico está a cair e pronto és o que mais contribuis aqui no forum...porque dizes que cai...porque no grafico a cotação cai....
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 1/2/2017 11:06

Perseu Escreveu:Alguém sabe o montante de dívida pública detida no final de Dezembro/Janeiro pelo BCP e pela CGD? Se puderem indicar link da banca nacional com esses valores actualizados ainda seria melhor.
M obrigado

Só se sabe com os resultados q ainda n saíram (4T2016)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Optimiza » 1/2/2017 11:04

Alguém sabe o montante de dívida pública detida no final de Dezembro/Janeiro pelo BCP e pela CGD? Se puderem indicar link da banca nacional com esses valores actualizados ainda seria melhor.
M obrigado
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 11:01

Investbem Escreveu:
Luis Miguel P Escreveu:...
Eu acho que a atual cotação é exagerada, mas aceito quem defenda que o BCP vai mesmo valer mais de 2 mil milhões de euros depois do aumento de capital concretizado. No entanto, acho que não é realista pensar que o BCP nos próximos anos vai estar sequer próximo dos 7 mil milhões de euros.


Se achas que a atual cotação é exagerada, visto que a mesma está perto dos minimos historicos, que são na casa dos 0,137/0,138€, significa que achas que o banco nunca esteva tão mal como está agora?


O Banco valia cerca de mil milhões de euros antes do anúncio do aumento de capital. Se voltar aos 0,137/0,138 depois de concretizado o aumento de capital vai valer mais de dois mil milhões de euros. Esse valor parece-me realista e significa que o banco vale o dobro do que valia em Dezembro de 2016. Isto responde a se acho que a situação nunca esteve tão má?
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 1/2/2017 10:54

MarcoAntonio Escreveu:É difícil perceber a utilidade da discussão, mas eu aproveito para recordar que a AT não é uma ciência exacta. É uma disciplina iminentemente empírica e de poder preditivo limitado.


Ora nem mais, há anos que defendo que a AT é apenas uma ferramenta de suporte, entre outras, o mais importante, de longe, é a estratégia que definimos, seja ela baseada em AT, ou noutra coisa qualquer...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 1/2/2017 10:34

Luis Miguel P Escreveu:...
Eu acho que a atual cotação é exagerada, mas aceito quem defenda que o BCP vai mesmo valer mais de 2 mil milhões de euros depois do aumento de capital concretizado. No entanto, acho que não é realista pensar que o BCP nos próximos anos vai estar sequer próximo dos 7 mil milhões de euros.


Se achas que a atual cotação é exagerada, visto que a mesma está perto dos minimos historicos, que são na casa dos 0,137/0,138€, significa que achas que o banco nunca esteva tão mal como está agora?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 10:07

OffTheRecord Escreveu:Não é assim tão difícil, senão vejamos, recorrendo aos fundamentais:

Com um PER de 15, para valer 7,5 mil milhões de EUR, o BCP tem que gerar mpelo menos 500 milhões EUR/ano de resultado recorrente líquido:

Em Setembro de 2016, o resultado recorrente foi de 75M EUR. Ou seja 100M EUR/ano;

Adicionemos o custo dos COCO's que é eliminado com este aumento de capital: 750M x 9%/ano = 68M EUR/ano;

Reduza-se o custo do risco ao nível de 2015 (que já foi um ano mau e por isso pressuposto conservador): ( 617M EUR em T3 2016 - 545M EUR em T3 2015) x 4/3 = 96 M EUR/ano

Aumente-se a NIM que já começou a recuperar para os 2,4%, o que não é mais do que continuar o crescimento do último trimestre, o que não é nada irrazoável, considerando os referencias de inflação a subir na Europa como já vemos, as EURIBOR's mais tarde ao mais cedo refectirão esse efeito e o grande pesos dos DO's no balanço do BCP dão o empurrão restante = 240 M EUR /ano.

Chegamos aos 500M EUR/ano.

Há ainda um outro factor que não pode ser menosprezado. Com o pagamento dos COCO's dá-se o unfreeze dos dividendos e dos bónus da equipa de gestão. Este é um factor catalizador de geração de resultados que não se consegue projectar mas que ajudará de certeza.


Com um PER de 15. Já agora qual o PER do BPI?
Aumentando a margem financeira enquanto se reduz o custo do risco.
Pensa-se no catalizador do unfreeze dos dividendos e dos bónus da equipa de gestão e ignora-se o aumento dos custos com o pessoal em Portugal, fruto do fim do acordo para a redução de salários.

Com estas condições perfeitamente "realistas" claro que o BCP vai valer 7,5 mil milhões de euros. Claro que sim.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por OffTheRecord » 1/2/2017 9:06

Luis Miguel P Escreveu:Não esquecer que entretanto houve uma grande diluição de capital. O BCP chegar aos 0,50 implicava valer mais de 7,5 mil milhões de euros. A participação na Polónia pode valer umas centenas de milhões de euros, mas não sei como é que a atividade em Portugal pode gerar lucros que justifiquem o restante.

Eu acho que a atual cotação é exagerada, mas aceito quem defenda que o BCP vai mesmo valer mais de 2 mil milhões de euros depois do aumento de capital concretizado. No entanto, acho que não é realista pensar que o BCP nos próximos anos vai estar sequer próximo dos 7 mil milhões de euros.


Não é assim tão difícil, senão vejamos, recorrendo aos fundamentais:

Com um PER de 15, para valer 7,5 mil milhões de EUR, o BCP tem que gerar mpelo menos 500 milhões EUR/ano de resultado recorrente líquido:

Em Setembro de 2016, o resultado recorrente foi de 75M EUR. Ou seja 100M EUR/ano;

Adicionemos o custo dos COCO's que é eliminado com este aumento de capital: 750M x 9%/ano = 68M EUR/ano;

Reduza-se o custo do risco ao nível de 2015 (que já foi um ano mau e por isso pressuposto conservador): ( 617M EUR em T3 2016 - 545M EUR em T3 2015) x 4/3 = 96 M EUR/ano

Aumente-se a NIM que já começou a recuperar para os 2,4%, o que não é mais do que continuar o crescimento do último trimestre, o que não é nada irrazoável, considerando os referencias de inflação a subir na Europa como já vemos, as EURIBOR's mais tarde ao mais cedo refectirão esse efeito e o grande pesos dos DO's no balanço do BCP dão o empurrão restante = 240 M EUR /ano.

Chegamos aos 500M EUR/ano.

Há ainda um outro factor que não pode ser menosprezado. Com o pagamento dos COCO's dá-se o unfreeze dos dividendos e dos bónus da equipa de gestão. Este é um factor catalizador de geração de resultados que não se consegue projectar mas que ajudará de certeza.
 
Mensagens: 134
Registado: 10/9/2009 11:27
Localização: Portugal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 1/2/2017 5:43

Não esquecer que entretanto houve uma grande diluição de capital. O BCP chegar aos 0,50 implicava valer mais de 7,5 mil milhões de euros. A participação na Polónia pode valer umas centenas de milhões de euros, mas não sei como é que a atividade em Portugal pode gerar lucros que justifiquem o restante.

Eu acho que a atual cotação é exagerada, mas aceito quem defenda que o BCP vai mesmo valer mais de 2 mil milhões de euros depois do aumento de capital concretizado. No entanto, acho que não é realista pensar que o BCP nos próximos anos vai estar sequer próximo dos 7 mil milhões de euros.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/2/2017 2:23

Apesar de inúmeras discussões oBCP irá efectuar o seu caminho e é simples:
-Quem acredita que há potencial para novos tempos compra
-Quem não acredita fica de fora

Não vale a pena perder-se mais tempo com isso. Da minha parte sei que é arriscado, mas como já disse anteriormente estou dentro e acho quase iverosímil o valor a que está a acção. A estes valores o banco vale pouco mais, já descontado o pagamento dos Cocos, que o aumento de capital que agora foi efectuado. Ou seja está-se a comprar o banco sem aumento de capital, a valores próximos de zero.
E a participação da Polónia? E a de Angola e Moçambique? Vale tudo zero?
O banco limpou até agora cerca de 6, 7 milhões de imparidades!
Haverá ainda alguma coisa para ser limpa, mas com tempo e serenidade tudo será arrumado.

Relembro apenas um facto não para rebater aqueles que estão fora, mas para quem como eu acredita que esta acção ainda nos poderá dar muitas alegrias:
O banco está significativamente muito melhor que há 1 ano atrás. Nessa data longe de estar num momento bull, já estava num canal descendente cotava na casa dos 0,5 (já ajustados). Por isso das possibilidades, se daqui a um ano tiver subido mais de 300%, não falem em miragem! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 1/2/2017 0:09

Goldendust Escreveu:Sinceramente não acredito em fortes quedas após o dia 9 pq uma boa parte dos accionistas que foram a este AC já têm grandes perdas e com a cotação perto de mínimos não estou a ver o interesse em "despachar" as acções para diminuir as perdas monstruosas e mais, estamos a assistir à aquisição de imensas acções entre os 0,14 e 0,15 e a cotação ainda não fez nenhuma espécie de "acerto" ao pagamento dos CoCos que deve ser anunciado brevemente.
Quem espera comprar acções perto de 0,09 ou 0,10 que espere sentado ou talvez acredite em milagres ( como eu acredito que um dia vou ver o BCP cotado a 0,65 que corresponde ao valor da recuperação do meu investimento).


Apesar de não acreditar numa valorização credível da cotada, pelo atrás exposto o que interessa é o que o banco vai fazer e sobretudo resultados.
Ir ao 10cts não será um milagre por aí além.
Será apenas mais um desastre para os accionistas que olham para a cotada como longo prazo: já 65 cts elevariam para um MarkCap superior a todo o sistema bancário português e até bateria muitos bancos médios espanhóis... Isso sim um milagre. E bolsa nunca mais pois não percebia de todo (às vezes já custa) como isto funcionava.
O facto de achar que comprar esta cotada a preços das novas acções, aí sim um investimento de longo prazo. Não um milagre.
O mercado como sempre dita os preços: e assim como agora nos CTT ( e é uma cotada mais musculada) , onde se viu reflectido entre outros o cash flow, o mercado também já não descontou o facto de os CoCos estarem "já" pagos? É que quem tem peso já se muniu de todos os factores de fundamentais e esse acerto já foi feito.
Composição clara nos assentos do CA.. , alguém sabe?
Subir ou descer?
E lateralização como fez meses e meses a fio? É que o sector bancário português não tem vida longa positiva. Este AC foi um "resgate". Novo Banco, está resolvido? MG?
CGD? A almofada que permitiu o BCP aguentar-se nestes últimos tempos e apresentar resultados foi Dívida Pública em carteira...
Quais depois deste A.C. a resistência a ser quebrada?
Quando apresentou resultados positivos pela primeira vez, caiu.
Por isso depende do apetite pelo risco.
Por isso contínuo a dizer: intraday e stops apertados.
E a partir de Fevereiro vai como todos os outros acompanhar o sector, musculada por mais um AC., no curto prazo ,( não como hoje) e esperemos que os juros baixem.
E bons negócios.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], JFDIL, JGMateus, Jonas74, latbal, m-m, MP65, MPAM, Musus, nfaz, Noel1, PAULO 1986, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, Sergio_tpg, silva_39, Tosta mista e 162 visitantes