Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xadrezinho » 31/1/2017 10:27

Bom dia, uma pequena dúvida: Porque é que 5 acções no rateio custam 6€? As acções do rateio não deveriam custar 0.094?
Grato.
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 31/1/2017 9:39

Mais de metade dos pequenos accionistas vai ao aumento de capital do BCP

Muitos accionistas esperaram pelo último dia para vender os direitos, o que pressionou a cotação destes títulos e das acções. Ainda assim confirma-se a forte adesão dos pequenos accionistas no aumento de capital.

Os direitos de subscrição do aumento de capital do BCP despediram-se da bolsa portuguesa em forte queda na sessão em que registaram a liquidez mais forte. Um sinal que muitos accionistas do banco esperaram pelo último dia de negociação destes títulos para os venderem em bolsa, para não terem que os exercer e assim participar no aumento de capital.

Apesar da forte pressão vendedora na sessão de segunda-feira (os direitos afundaram 20,98% para 58 cêntimos, arrastando as acções para uma queda de 4,63% para 14,62 cêntimos), os números finais da negociação dos direitos mostram que a adesão dos accionistas ao aumento de capital é forte.

Dos mais de 900 milhões de direitos que foram distribuídos aos accionistas, nas oito sessões de negociação bolsista foram transaccionados menos de 300 milhões. Ou seja, pelo menos dois terços dos accionistas do banco liderada por Nuno Amado vão participar no reforço de capital de 1,33 mil milhões de euros.

Retirando desta análise os maiores accionistas (Fosun, Sonangol e EDP deverão subscrever pelo menos a sua parte), os direitos negociados representam cerca de 49% dos títulos na posse dos accionistas com participações abaixo de 2%.

Ou seja, assumindo que todos os pequenos accionistas vão exercer os direitos que receberam (não o fazer implicaria a perda do valor destes títulos) e que as transacções fora de bolsa não foram significativas, conclui-se que mais de metade dos pequenos accionistas vão aumentar o investimento no BCP ao exercer as novas acções. Um número que até pode pecar por defeito (muitos direitos terão rodado mais do que uma vez na bolsa) e que não deixa de surpreender, dado o histórico do BCP em bolsa (três anos consecutivos de perdas acentuadas em bolsa) e os resultados negativos do último aumento de capital do banco.

Forte desequilíbrio

Além da elevada volatilidade (em oito sessões os direitos oscilaram entre 56,5 cêntimos e 92,5 cêntimos), o forte desequilíbrio entre a cotação das acções e dos direitos foi outra das notas dominantes na negociação do BCP em bolsa nas últimas sessões. Os direitos negociaram pela última vez a 58 cêntimos, a que corresponde um preço de equilíbrio das acções de 13,27 cêntimos, 9,2% abaixo da cotação de fecho das acções. Estas fecharam a valer 14,62 cêntimos, a que corresponde um valor de equilíbrio dos direitos de 78,3 cêntimos, ou seja, 35% acima da cotação de fecho destes títulos.

Tendo em conta que tem sido os direitos a pressionar fortemente as acções, será expectável que as acções tenham margem para recuperar a partir desta terça-feira, já que os direitos deixam de transaccionar a partir desta terça-feira.

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por iurp » 31/1/2017 9:13

A minha única curiosidade é saber como se vai comportar o mercado quando a imensidão de novas ações estiverem disponíveis para negociar. Aí é que vai ser o verdadeiro "mercado a funcionar". Neste momento estão caríssimas relativamente ao preço de compra das novas tendo em conta o fecho dos direitos.
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 31/1/2017 9:07

Rango Escreveu:Outra ordem de compra a 0,1458 colocada no pré-fecho. Vamos ver se lá vai... :roll: :-k


Mais duas ordens de compra colocadas, uma a 0,1465 na abertura e, já depois da abertura, a 0,149. Só a segunda foi efectuada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SERRA LAPA » 31/1/2017 4:01

zorro2009 Escreveu:Boa noite fiz a subscrição do a.c ao balcão da CGD, com uma comissão de 0,41% acho que me enganaram..

e nesse documento nada é referido sobre o rateio....alguem na mesma situação ?

Orbrigado


No Caixa Invest (pertence à CGD) a comissão é cerca de metade 0,25% e tem o documento dos direitos que pretendes subscrever e as acções que queres candidatar-te a rateio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 31/1/2017 3:02

zorro2009 Escreveu:Boa noite fiz a subscrição do a.c ao balcão da CGD, com uma comissão de 0,41% acho que me enganaram..

e nesse documento nada é referido sobre o rateio....alguem na mesma situação ?

Orbrigado


Olá,
Realmente 0,41% de comissão é bastante... Activobank/Bancobest é bastante mais em conta.

Em relação ao rateio, o Marco já foi explícito (deste A.C. e anteriores... é tudo igual).
Mas para quê estar já a pensar nisso? Todo o processo de A.C. só termina a 2/2 ás 15:00h. Só depois se verá rateios e regateios. :wink:

Em relação a algumas opiniões sobre sucesso deste A.C. onde se desabafava que os profetas da desgraça queriam que a acção ou DS viessem por aí abaixo e que tal não se confirmou , etc,etc, peço para verem se esta linha de pensamento está correcta: ao fecho de hoje cada nova acção no final é de 0,1326 €.
A valores antigos daria 0,832.
No dia 16, o qual precedeu o A.C. o fecho foi de 0,807. A variação foi ca. de 3%. Acho que foi um banzé de argumentos pró e contra onde espremido é isto: 0.025€.

Valeu a pena ter estado no BCP? Onde o que podemos esperar de positivo seja o facto de a acção nos próximos dias não desça, pois as novas ainda não podem ser negociadas.
Essa falta de liberdade de acção é tramada. Assim como a quantidade em mercado das novas acções ser grosso modo de ...25% antes do RSS.
Pergunto a quem está dentro: a cotada subiu aos 1,35€ com efeito Fosun. Ok, Fosun dentro, AC feito. E agora? Nesse dia 08/12/2016 a valores actuais, a acção valeria 0.215.

Corrijam-me estes numeros se estiverem errados p.f. pois o pretendido não é falsear/alarmar, mas sim colocar luz. A estratégia é sempre de cada um.
E a quem está dentro bons negócios.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por zorro2009 » 31/1/2017 2:08

Boa noite fiz a subscrição do a.c ao balcão da CGD, com uma comissão de 0,41% acho que me enganaram..

e nesse documento nada é referido sobre o rateio....alguem na mesma situação ?

Orbrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 31/1/2017 1:25

frosasantos Escreveu:Mas então alguém explique como se eu tivesse 5 anos:
1-havendo um despejo de desertores os direitos teriam ido a 0's. Não acreditando que há 50% (no máximo) de accionistas que deram o capital como perdido (não venderam direitos nem vão ao ac), pode-se dizer que fechou num valor que todos os que têm direitos acompanharão o AC? Logo um sucesso?
2- que raio é que a fosun está a fazer. Então fala-se que não consegue os 30%. Mas o que estava previsto era comprarem direitos ou, não havendo subscrição total, irem eles as baratinhas dos 9,4 cêntimos antes dos bancos? Isto não é um privilégio? Nem me admirava que a fosun não tenha comprado nada... Houve muito ressalto fruto de fecho de curtos.
3-como se mede a procura num AC?


Todos os que exerceram direitos podem ir ao rateio, só têm de manifestar esse interesse e definir um limite para o número de acções. Nenhum accionista está em situação previligiada para isso.

Mais, o rateio respeita a proporcionalidade das acções obtidas via direitos, bem como o limite colocado pelo próprio investidor. Isto é, um accionista não recebe acções via rateio de forma indiscriminada ou prioritária. É por essa razão que o processo é feito de forma iterativa dado que ambos os limites têm de ser respeitados e essa é a única forma de garantir um processo justo que respeita ambos os limites.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38356
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 31/1/2017 1:01

Mas então alguém explique como se eu tivesse 5 anos:
1-havendo um despejo de desertores os direitos teriam ido a 0's. Não acreditando que há 50% (no máximo) de accionistas que deram o capital como perdido (não venderam direitos nem vão ao ac), pode-se dizer que fechou num valor que todos os que têm direitos acompanharão o AC? Logo um sucesso?
2- que raio é que a fosun está a fazer. Então fala-se que não consegue os 30%. Mas o que estava previsto era comprarem direitos ou, não havendo subscrição total, irem eles as baratinhas dos 9,4 cêntimos antes dos bancos? Isto não é um privilégio? Nem me admirava que a fosun não tenha comprado nada... Houve muito ressalto fruto de fecho de curtos.
3-como se mede a procura num AC?
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 31/1/2017 0:57

Até à negociação das novas acções também me parece mais provável a subida. O BCP voltou a segurar-se num ponto que parece ser um fundo pelo menos de curto prazo.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 30/1/2017 23:42

artista_ Escreveu:
Rango Escreveu:
artista_ Escreveu:
Se isso que estás a supor se concretizar não seria mais fácil comprares ações e vender quando entendesses? É que se acontecer o contrário do que esperas, nos dias em que as ações não estão disponíveis para negociares ficas de mãos atadas a ver o prejuízo a aumentar...


Não... os direitos já negoceiam com um desconto em relação à acção de mais de 6%, o que diminui o risco e não creio que vá ver o prejuízo a aumentar, pelo contrário, espero uma reacção em alta nos próximos dias. Tenho outra ordem de compra de acções a 0,145, mas parece que vou ter que subir o preço*... :roll: :-k

*Afinal, não... acabei agora mesmo de as comprar...


Sim mas o que nós esperamos muda de um hora para a outra, às vezes de um minuto para o outro. Não me parece que essa estratégia se enquadre nas que falámos há pouco tempo e que previa sempre a proteção do capital.


Se tens acompanhado os meus trades, sabes que tenho tentado proteger sempre o capital. Neste caso, que considero especial, não o vou fazer, porque, considero que a acção está tão desvalorizada face aos objectivos deste AC que as probabilidades de subir são muito maiores do que as probabilidades de continuar a descer. O BCP está a um valor que dificilmente deixará espaço para continuar a cair, para mais quando a grande parte dos seus grande accionistas ocorre ao AC e que praticamente todas as acções foram adquiridas pelo mercado, não sendo necessária a tomada firme pelo sindicato de bancos encarregues de garantir o sucesso da operação. A própria Fosum, que ficará com 30 % das acções do BCP e não as poderá negociar pelo menos durante 3 anos, terá todo o interesse em não ver desvalorizada a posição que detém. Tal como ela, a Sonangol, a EDP, IberoAtlântico e outros grandes accionistas do BCP que voltaram a entrar em mais um dos AC, também quererão ver reduzidos os prejuízos que acumularam em todos estes anos e, portanto, tudo farão para não verem aumentados esses prejuízos. Em princípio tudo se conjugará para fazer subir o valor da cotação, se não para já, pelo menos a médio prazo...

O futuro é sempre uma incerteza, mas nesta caso, apostaria em 80% de probabilidades de subida, contra 20% na descida... e é baseada nestas probabilidades que investi. Posso estar errado? Claro que posso...não será a primeira nem a última vez... mas espero estar certo na minha análise... :wink: :pray: :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 30/1/2017 23:31

Segundo o Negócios parece que o sindicato bancário que tomou firme o aumento de capital do BCP não vai ter que adquirir parte das novas ações emitidas no âmbito do aumento de capital do BCP, nem a Fosun conseguirá ficar, durante o aumento de capital do BCP, com 30 % do capital social do BCP.

Se tal se confirmar, poderá dizer-se que o aumento de capital do BCP suscitou mais interesse do que muitos imaginaram haver, não tendo sido transacionados no decurso dele direitos de subscrição do aumento de capital abaixo de 0,50 euro, nem ações entre 0,10 e 0,12 euro, como muitos esperavam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 30/1/2017 22:13

Rango Escreveu:
artista_ Escreveu:
Rango Escreveu:
Não... neste caso não... penso que depois do AC, ainda poderei vender esta compra com lucro... é só uma questão de esperar a recuperação que penso que vai haver da acção nos próximos dias. Como já disse antes pretendo ter uma posição a mais longo prazo no BCP. Não só quero ficar com estas como ainda quero comprar mais. Só não compro mais direitos porque vão ter que ficar parados cerca de uma semana. Talvez ainda hoje me vire para as acções... :wink:


Se isso que estás a supor se concretizar não seria mais fácil comprares ações e vender quando entendesses? É que se acontecer o contrário do que esperas, nos dias em que as ações não estão disponíveis para negociares ficas de mãos atadas a ver o prejuízo a aumentar...


Não... os direitos já negoceiam com um desconto em relação à acção de mais de 6%, o que diminui o risco e não creio que vá ver o prejuízo a aumentar, pelo contrário, espero uma reacção em alta nos próximos dias. Tenho outra ordem de compra de acções a 0,145, mas parece que vou ter que subir o preço*... :roll: :-k

*Afinal, não... acabei agora mesmo de as comprar...


Sim mas o que nós esperamos muda de um hora para a outra, às vezes de um minuto para o outro. Não me parece que essa estratégia se enquadre nas que falámos há pouco tempo e que previa sempre a proteção do capital.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 30/1/2017 21:53

lobus3101 Escreveu:Boa Tarde,

Será que valerá a pena ir ao Rateio?

Irão sobrar algumas ao preço de 0,094!?


Sobram sempre, pelo menos alguns pontos percentuais. Seja por esquecimento, desconhecimento, acidente, inacção/indecisão, etc é certo que haverá sempre alguma coisa para rateio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38356
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por lobus3101 » 30/1/2017 21:35

Boa Tarde,

Será que valerá a pena ir ao Rateio?

Irão sobrar algumas ao preço de 0,094!?
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 30/1/2017 21:16

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/bcp-dispensa-tomada-firme-no-aumento-de-capital?ref=DestaquesTopo

Para quem já anda a fazer o "funeral" do AC do BCP...afinal parece que as coisas não estão assim tão más no que diz respeito à adesão a este AC...
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 30/1/2017 21:07

Tourso Escreveu:Caro InvestBem,

Raramente participo. Já tive outros nicks ando como os outros à procura de bons negócios. Mas a minha participação sempre se pautou com respeito e esperança que se ganhe dinheiro. A todos. E sobretudo a máxima de não perder dinheiro ( que já perdi e muito). Como vê certezas , não tenho muitas. Acho que ninguém tem. Mas argumentos sim.

Acho que cada vez é mais difícil ser gestor na Banca. A sério. O N.A. se pudesse ter feito as coisas de maneira diferente, tinha-as feito. Foi optimista ao dizer que ia pagar os Cocos sem ter de recorrer ao um A.C.? Foi burlão? Como o tenho em boa conta, acho que um gestor tem de enviar uma mensagem positiva: ninguém se pode esquecer as anteriores "Zestões" do BCP.
Infelizmente todas elas com contornos políticos/mafiosos.
Se BCP se tivesse à frente um Carlos Santos Ferreira até ao fim? Acho que hoje estaríamos a falar do BCP, perdão, Novo Millennium com aquele pinchavelho asinha de mosca morta no logotipo e tudo!
Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck, Alípio Dias, Castro Henriques ,António Melo,etc, etc:lembram-se destes nomes?
Os julgamentos, as inibições, os recursos? E o mais importante, os milhões torrados?????????????
É (vai) realmente ser fácil mandar pedras ao N.A.
Em alturas difíceis é que se vêm os bons lideres: quando ele chegou a um BCP exaurido já se sabia o perfil conservador de gestão.
Mas quer ele ou outros, se não tiverem a trave mestra do BCE e novo rumo em relação ás imparidades e forte regulação do sector não se vai a lado nenhum.

Apenas estou a dizer isto, pois acho que aí vêm tormentas (espero que me engane para bem da economia) e o N.A. vai ser um alvo fácil por parte dos pequenos accionistas.
Lembro-me que o AC de 2014 teve MAIS DE 25% DE PROCURA ( podia-se ter limpo as contas com mais € no AC? SE a minha avô...o resto já sabem)! Lembro da euforia pós pós AC ( em plena crise BES, foi obra...), não foi preciso recorrer ao sindicato bancário. Mas a realidade : caiu de 8.9 para 6.2 (preço actuais) em 15 dias. Desceu 30%!!!!!

E questionar-mo-nos : se estivessem a falar de um Banco até Europeu, com o qual afectivamente não temos contacto visual e nos tivessem posto todo o historial para "investirmos", falo-ia-mos? Teriam investido no Dexia, Raiffeisen entre outros na altura explosiva? Bancos gregos? Agora os italianos? Se não, porquê investir (ter investido) no BCP? Se sim a emoção toldou-nos a razão.
O Banco está efectivamente melhor, acho que sim. Agora investir nele era preciso acreditar no modelo de negócio bancário. Longo prazo já não se aplica neste sector. Médio? Seriam excelentes notícias. Intraday apenas e esperar que o banco venha a valores de 0.094.
Curiosamente os valores dos DS abriram e encerraram tendo em vista que é um AC quase com o mesmo valor. O que demonstra que a expectativa é nula e no que toca a nós, pequenos accionistas, estamos mais esclarecidos.

Cuidado com ressaltos nos primeiros dias, como em 2014.... como vê caro Investbem , segue baixo para memória histórica:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/bcp_dispara_mais_de_8_apos_concluir_aumento_de_capital?ref=DET_relacionadas

Bons negócios.


Ola!
Se leres intervenções minhas anteriores, vês que escrevi exatamente o mesmo em relação ao NA e as anteriores administrações.
Mas cada caso é um caso, e nao é por ter acontecido o que aconteceu em 2014 que agora se vai repetir, ate porque muita coisa atualmente é diferemnte, mesmo dentro do próprio banco.
Devo dizer que me surpreendeu a reaçao daa açao, pensei que fosse bem mais proximo do valor do ac. Ate os direitos pensei que fossem à casa dos 0'5* ou ate menos, foi hoje porque os desesperados que deixaram para o ultimo dia tiveram de abrir mao a qualquer preço.
Relativamente ao que muitos chamam de falta de interesse, porque se transacionaram muitos menos direitos do que esperavam, nao acho que tenha sido falta de interesse, mas porque grande parte optou exercer os direitos em vez de os alienar, ao contrario do que se esperava.
So acho que este ac deveria ser de valor superior.
Editado pela última vez por Investbem em 30/1/2017 21:26, num total de 2 vezes.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 30/1/2017 20:17

Caro InvestBem,

Raramente participo. Já tive outros nicks ando como os outros à procura de bons negócios. Mas a minha participação sempre se pautou com respeito e esperança que se ganhe dinheiro. A todos. E sobretudo a máxima de não perder dinheiro ( que já perdi e muito). Como vê certezas , não tenho muitas. Acho que ninguém tem. Mas argumentos sim.

Acho que cada vez é mais difícil ser gestor na Banca. A sério. O N.A. se pudesse ter feito as coisas de maneira diferente, tinha-as feito. Foi optimista ao dizer que ia pagar os Cocos sem ter de recorrer ao um A.C.? Foi burlão? Como o tenho em boa conta, acho que um gestor tem de enviar uma mensagem positiva: ninguém se pode esquecer as anteriores "Zestões" do BCP.
Infelizmente todas elas com contornos políticos/mafiosos.
Se BCP se tivesse à frente um Carlos Santos Ferreira até ao fim? Acho que hoje estaríamos a falar do BCP, perdão, Novo Millennium com aquele pinchavelho asinha de mosca morta no logotipo e tudo!
Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck, Alípio Dias, Castro Henriques ,António Melo,etc, etc:lembram-se destes nomes?
Os julgamentos, as inibições, os recursos? E o mais importante, os milhões torrados?????????????
É (vai) realmente ser fácil mandar pedras ao N.A.
Em alturas difíceis é que se vêm os bons lideres: quando ele chegou a um BCP exaurido já se sabia o perfil conservador de gestão.
Mas quer ele ou outros, se não tiverem a trave mestra do BCE e novo rumo em relação ás imparidades e forte regulação do sector não se vai a lado nenhum.

Apenas estou a dizer isto, pois acho que aí vêm tormentas (espero que me engane para bem da economia) e o N.A. vai ser um alvo fácil por parte dos pequenos accionistas.
Lembro-me que o AC de 2014 teve MAIS DE 25% DE PROCURA ( podia-se ter limpo as contas com mais € no AC? SE a minha avô...o resto já sabem)! Lembro da euforia pós pós AC ( em plena crise BES, foi obra...), não foi preciso recorrer ao sindicato bancário. Mas a realidade : caiu de 8.9 para 6.2 (preço actuais) em 15 dias. Desceu 30%!!!!!

E questionar-mo-nos : se estivessem a falar de um Banco até Europeu, com o qual afectivamente não temos contacto visual e nos tivessem posto todo o historial para "investirmos", falo-ia-mos? Teriam investido no Dexia, Raiffeisen entre outros na altura explosiva? Bancos gregos? Agora os italianos? Se não, porquê investir (ter investido) no BCP? Se sim a emoção toldou-nos a razão.
O Banco está efectivamente melhor, acho que sim. Agora investir nele era preciso acreditar no modelo de negócio bancário. Longo prazo já não se aplica neste sector. Médio? Seriam excelentes notícias. Intraday apenas e esperar que o banco venha a valores de 0.094.
Curiosamente os valores dos DS abriram e encerraram tendo em vista que é um AC quase com o mesmo valor. O que demonstra que a expectativa é nula e no que toca a nós, pequenos accionistas, estamos mais esclarecidos.

Cuidado com ressaltos nos primeiros dias, como em 2014.... como vê caro Investbem , segue baixo para memória histórica:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... lacionadas

Bons negócios.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 30/1/2017 18:57

Tourso Escreveu:Quando o mercado acordar pós AC, a poeira vai assentar. A diluição é brutal e este AC foi um flop. Um AC serve não só para obviamente injectar liquidez mas também para dar confiança, a qual está em baixa.... Quem de peso foi ao AC já o fez. O que pode ser apelativo é o Rateio: para já isto é mais "Regateio".
Já aconteceu, corrijam-me se estiver errado, a acção ir abaixo do preço do AC... Para já e a estes valores vai ter de corrigir e muito.
Não estejam amarrados à esta cotada via DS...
A não ser que achem que no médio prazo é um sério investimento.
Esta cotada para mim está amarrada no "positivo" à Polónia. E com as contrariedades inerentes.
E mantenho o que disse à semana atrás, BCP não é uma ilha, VIX a subir e mercados a gelarem no curto prazo... Ver também SX7P.


Ja aconteceu a açao ir ao valor do ac, que me lembre,bastante tempo depois, assim como ja aconteceu subir no periodo pos ac.
Nao sei de onde vem essa certeza toda relativamente ao caminho que ela vai percorrer, seja ascendente ou de queda. Certezas é coisa que nao existe nos mercados ações, entao no bcp dar certezas é como dar tiros no escuro. Alem disso ate admira nao te pedirem para justificar o que disseste, quando os otimistas afirmam defendendo a subida, é logo.
Boa sorte para todos.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/1/2017 18:41

pedroferre Escreveu:
Tourso Escreveu:Apesar de não concordar com a estratégia, pois aproveitava essa "almofada" para depois, não para hoje.
Desta maneira e como está o mercado e sobretudo esta cotada até ao final da semana fazia um preço médio mais simpático.
Longo prazo nesta cotada é preciso muita coragem...
Mas desejo sorte e bons negócios.
E os "grandes players" irão ao Rateio, penso eu. Acho que ninguém tem a quantidade exacta dos direitos que vão ser exercidos até hoje.
Ps: para mim ETF`s short , é uma boa aposta semanal. Qualquer um.

Para estar a médio/longo prazo no BCP também é fulcral ponderar e "tentar" adivinhar como estará o país a médio/longo prazo. No meu caso que costumo ver os programas do Medina Carreira torna-se muito dificil acreditar no médio/longo prazo. :(


Ui o Medina ? Esse tipo é o Nostradamus e o Velho do Restelo da economia !!!! Ele não percebe nada disto, só percebe de números.

Ele não tem visão de futuro. Não conhece o progresso , nem o futuro radiante. A economia do Pais vai estar muito bem no futuro.

Não sabe que as vacas voam nem que o futuro é surfar a ONDA DIGITAL e que Portugal vai estar na crista da onda da nova revolução Industrial e vamos crescer aos pulos.

Até eu começo a ficar entusiasmado com a nossa economia no futuro com a liderança de Portugal na nova revolução industrial.

Vai ser lindo :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pedroferre » 30/1/2017 18:35

Tourso Escreveu:Apesar de não concordar com a estratégia, pois aproveitava essa "almofada" para depois, não para hoje.
Desta maneira e como está o mercado e sobretudo esta cotada até ao final da semana fazia um preço médio mais simpático.
Longo prazo nesta cotada é preciso muita coragem...
Mas desejo sorte e bons negócios.
E os "grandes players" irão ao Rateio, penso eu. Acho que ninguém tem a quantidade exacta dos direitos que vão ser exercidos até hoje.
Ps: para mim ETF`s short , é uma boa aposta semanal. Qualquer um.

Para estar a médio/longo prazo no BCP também é fulcral ponderar e "tentar" adivinhar como estará o país a médio/longo prazo. No meu caso que costumo ver os programas do Medina Carreira torna-se muito dificil acreditar no médio/longo prazo. :(
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 30/1/2017 18:28

Apesar de não concordar com a estratégia, pois aproveitava essa "almofada" para depois, não para hoje.
Desta maneira e como está o mercado e sobretudo esta cotada até ao final da semana fazia um preço médio mais simpático.
Longo prazo nesta cotada é preciso muita coragem...
Mas desejo sorte e bons negócios.
E os "grandes players" irão ao Rateio, penso eu. Acho que ninguém tem a quantidade exacta dos direitos que vão ser exercidos até hoje.
Ps: para mim ETF`s short , é uma boa aposta semanal. Qualquer um.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 30/1/2017 18:03

Tourso Escreveu:Bom Caro Rango, a cada um a sua estratégia e desejo-lhe que saia feliz com ela. Mas a preços de hoje a cotação vai parar aproximadamente nos 0,135.
O que o motivou a comprar via DS e também via acção uma vez que estão tão díspares?


Os direitos eram para ser negociados hoje, aliás, como tenho feito nos últimos dias, mas também tinha outra opção que era ficar com eles e ir ao aumento de capital caso não as conseguisse vender com lucro. Como já disse, ando a começar a formar uma carteira de mais longo prazo no BCP e o futuro desta compra de direitos que se transformarão em acções depois da subscrição dos direitos depende do comportamento futuro do BCP. Para já irão ser incluídas nessa carteira de mais longo prazo, depois se verá... agora vender direitos com queda de 20% é que eu não vendo... pelo contrário, se não estivessem parados cerca de uma semana, ainda compraria mais. Assim, para poder negociar já amanhã ou nos próximos dias, virei-me para as acções.

Em relação ao BCP, estou relativamente à vontade porque consegui obter uma confortável 'almofada financeira' com a negociação dos direitos. Só a negociação de hoje é que correu mal. Estava à espera que os grandes players tivessem que fazer subir o preço das acções para conseguirem obter a posição que pretendiam e, afinal, ocorreu o contrário. Não foi a primeira e não será a última vez que me engano a ler o mercado, mas confesso que aquele subida de manhã me trocou as voltas... :roll: :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Dr Tretas » 30/1/2017 18:01

O BCP tem mais de 5 mil milhões em dívida portuguesa, e quase 3 mil milhões em dívida polaca, cuja performance também tem sido má:
Anexos
Polonia_10_anos.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 30/1/2017 17:58

NaoSei Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
NaoSei Escreveu:as taxas estarem a aumentar significa risco, mas nao significa prejuizo.
mesmo que os bancos a comprem com juros mais baixos do que agora se os bancos ficarem com a divida até ao final do seu prazo, dá sempre o rendimento que o juro contratado, excepto em juros de taxas negativas.


Significa prejuízo porque os bancos mesmo que queiram ficar até à maturidade, têm que contabilizar as obrigações mark-to-market. Inversamente, têm lucros quando os juros descem.

Nada disso.
nao vale apena andarmos aqui a inventar, só porque achamos que sim.

lembro-me bem que o BCP teve um lucro muito grande em 2014 quando os juros cairam e o BCP "vendeu a divida" e só quando a vendeu é que pôde declarar os seus lucros.
lembro-me tambem que o BPI teve um prejuizo muito grande nesse ano porque vendeu a divida com menos valias (senao me engano 100Milhoes de €), e foi só quando vendeu a divida.

:shame:

É como o Dr Tretas disse.

Em tempos idos, os títulos de dívida pública soberana eram tidos como 100 % seguros e por isso figuravam no balanço dos banco ao preço de emissão. Com a crise da dívida pública soberana isso mudou: os títulos de dívida pública soberana passaram a serem valorizados no balanço dos bancos de acordo com o seu valor de mercadao, e assim é que está bem!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, latbal, MP65, OCTAMA, PAULOJOAO e 143 visitantes