Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 5/2/2017 18:58

fogeávmer Escreveu:
Boa tarde Exmo. MarcoAntonio , acho que deverão ser atribuídas mais acções do que aquelas que informaste.


Antes de mais, o número era uma estimativa por baixo, disse isso mesmo no post. A informação não era ainda suficiente para dar uma estimativa melhor, só para definir o "limite inferior", que foi o que fiz. Isto para explicar que o valor não é exactamente aquele mas "dali para cima" desde que se tenham pedido "muitas" em rateio (ie, desde que o próprio não tenha posto um limite que era inferior ao que ele tinha direito / poderia receber).

Entretanto já existe um comunicado da CMVM com os valores detalhados.


fogeávmer Escreveu: -No exercício de direitos de subscrição foram objeto de subscrição proporcional 13.943.683.125 ações, representativas de cerca de 98,4% do total de ações a emitir no âmbito da presente Oferta, tendo ficado disponíveis para rateio 225.682.455 ações.


Isto significa que há um "excedente" (ou sobra) de 1.6% de acções para rateio.

fogeávmer Escreveu:Os pedidos suplementares de ações sujeitos a rateio totalizaram 3.463.624.516 ações, excedendo cerca de 14,3 vezes a quantidade disponível para o efeito,(comunicado BCP).


Convém não "sobrevalorizar" este 14.3 vezes. A verdade é que na prática não significa grande coisa por si só. O que significa é que os investidores estão a fazer o que devem, a pedir muitas, mesmo sabendo que com toda a probabilidade não as vão receber, para garantir que não limitam eles próprios quantas acabam por recebe (o primeiro ponto de todos nesta resposta, lá em cima).

fogeávmer Escreveu:Se dividirmos 3.463.624.516 por 225.682.455,obtemos o seguinte resultado: 15.347 .
Visto isto deduzo que teremos direito ao nosso pedido a dividir por 15.347.
Eu particularmente pedi 30000,pelas minhas contas terei 1955 +-.


Este cálculo não tem uma implicação directa no rácio, não há nada que possas deduzir imediatamente daqui. Existe uma implicação mas que se reflecte no processo iterativo.

No tópico do FAQ eu tenho uma explicação detalhada (ainda que simplificada!) de como é que efectivamente funciona o rateio.

fogeávmer Escreveu:MarcoAntonio o meu raciocínio terá alguma validade?


Não, porque não são esses os critérios do rateio, os critérios do rateio são: proporcionalidade em relação aos direitos subscritos, entre os que vão ao rateio (e não proporcionalidade em relação às acções pedidas em rateio, que é o que estás a calcular) e o limite colocado pelo próprio para as acções adquiridas em rateio, são só estes dois os critérios que o rateio respeita.

Dito por outras palavras, se todos fossem ao rateio e sem limite, recebiam na mesma proproção dos direitos subscritos. Mas há investidores que não vão ao rateio e há investidores que vão e colocam um limite inferior. Como resultado o rácio vai ser genericamente superior a 1.6% (e é preciso distribui-las iterativamente para respeitar os dois critérios).

Podes ver exemplificado com exemplos numéricos no tópico do FAQ, aqui.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38351
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por SERRA LAPA » 5/2/2017 16:41

Não julgo que o raciocínio a aplicar não deverá ser esse, mas antes o seguinte:

Nº de Acções obtidas por subscrição dos direitos x 2,658% (percentagem de rateio)


ver http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd254059.pdf

O processo de rateio entre todos os subscritores que manifestaram interesse em subscrever um número
de ações superior àquele a que teriam proporcionalmente direito deu lugar a sucessivas iterações,
atribuindo-se ações no respeito da proporção do valor das respetivas subscrições, com arredondamento
por defeito, de acordo com os seguintes fatores:


Iterações Fator de atribuição (a)
1 - 2,658398564%
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por fogeávmer » 5/2/2017 14:22

MarcoAntonio Escreveu:
balta Escreveu:Olá Pessoal,

Há que tempos que aqui não escrevo, e realmente o meu otimismo em relação ao BCP, acabou por me sair caro, mas com não sou o único, (assim parece mais fácil), no entanto agora parece haver uma luz ao fundo do túnel, espero que cada um tenha tido as melhores opções neste aumento de capital e de acordo com as suas posse. Gostaria de colocar uma questão, mas afinal quem pediu para ter ações no rateio ficou com alguma coisa?, por exemplo para quem pediu para 10000 no rateio vai ter alguma?? Na minha carteira ainda não aparece nada relativo a rateio...


Se pediste "muitas" em rateio, deverás receber na ordem de 16 acções em rateio por cada 1000 subscritas com direitos (um pouco mais que 16 provavelmente).


Boa tarde Exmo. MarcoAntonio , acho que deverão ser atribuídas mais acções do que aquelas que informaste.

-No exercício de direitos de subscrição foram objeto de subscrição proporcional 13.943.683.125 ações, representativas de cerca de 98,4% do total de ações a emitir no âmbito da presente Oferta, tendo ficado disponíveis para rateio 225.682.455 ações. Os pedidos suplementares de ações sujeitos a rateio totalizaram 3.463.624.516 ações, excedendo cerca de 14,3 vezes a quantidade disponível para o efeito,(comunicado BCP).
Se dividirmos 3.463.624.516 por 225.682.455,obtemos o seguinte resultado: 15.347 .
Visto isto deduzo que teremos direito ao nosso pedido a dividir por 15.347.
Eu particularmente pedi 30000,pelas minhas contas terei 1955 +-.
MarcoAntonio o meu raciocínio terá alguma validade?

Enfim é apenas pouca sorte!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:16
Localização: vilar de mouros

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Tourso » 5/2/2017 2:26

Olá Caro TUGA1010,

belo testemunho este. Elucidativo e sem magoar ninguém. Ler o post é uma boa maneira de se pensar como estar na bolsa. Então o meu caro escreveu:

""Re: BCP - Novo Tópico Geral
Mensagempor TUGA1010 » 4/2/2017 17:44

Boas Tardes caros amigos,
Creio que esta discussão de optimistas e pessimistas não ajuda em nada nem trás nada de relevante que possa incutir neste fórum aquilo que eu considero este espaço, debate e acima de tudo ajuda a quem anda nestes mercados infestados de tubarões,
Contudo vou deixar mais um testemunho neste tema e como tudo na vida e obvio que só não muda de opinião, sentimentos, quem for no mínimo ignóbil. (...)"

Ler o resto pf ,que vale a pena para os demais colegas do forum.

Para os demais , continuo a dizer que a leitura da A.T. é fundamental.
Mas só depois de dia 9/2 é que se vão clarificar aguas. Podia ter feito intraday nesta cotada?
Com certeza. Fi-lo em anteriores AC. Mas hoje, estou muito mais conservador. Entrar só depois de quebrar a barreira dos 0,19. E ver.

Mas não o fiz. Só quando ultrapassar resistências. Suportes? Se a cotação está em Bear tem é de furar resistências... E com stops apertados.
Se todo o mercado português sobretudo o bancário, está revisto em baixa, pq acreditar em milagres de médio prazo? Ressaltos? Cima ou baixo? E se depois do pagamento dos Cocos, que já devia ter uma data FIXA (Ó N.A.!!!?) devido ter sido um bom AC em subscrição mas longe de credibilidade, ela lateralizar?

Composição dos assentos no C.A.? Não é um banco pacifico ( vide I.Santos com BPI vs Caixa menos golden share) é tudo menos pacificado.
Para que não restem duvidas de acções e se me custou não ganhar com volatilidade pós A.C. É que Bolsa é quando se mete a mão na massa... Mas resisti.
Para que não restem duvidas, abaixo foi uma das ordens do banco que dei. As outras em diferentes contas, foram com diferenças de centésimos. Ao melhor.
Podia esperar no caso das acções: com certeza, até porque o valor em jogo era 1/6...

1520 23-01-2017 10h58 XLIS LISBOA 0,1592 EUR
1521 23-01-2017 10h58 XLIS LISBOA 0,1591 EUR


Quantidade Preço unitário
5153 23-01-2017 10h57 XLIS LISBOA 0,897 EUR
5154 23-01-2017 10h57 XLIS LISBOA 0,897 EUR
5155 23-01-2017 10h57 XLIS LISBOA 0,897 EUR

E a quantidade de "notizias" que saíram durante o A.C. Que nojo!!!!!!!!!
Até disseram que os maiores accionistas foram ao A.C.: que descaramento o destes tipos!!!


Mas para "abre-olhos" em transacções "normais" tenho no streamer e não apaguei nem vou até o sistema de favoritos deixar:

BES 0,1800 -40,30 0,0000 0,0000 0,1010 0,2150 251.957.626 15:42 01-08
(fui um ganda maluco, estava tudo parvo, todos menos eu, até me safei , fui o malhor,!!!!)

Foi apenas há "umas" sessões atrás...

É pena que no caso dos CTT quem aperta o botão lá fora e tenha cheiro a Bacon fresco nas mãos, ponha tudo com cheiro a Banco no mesmo saco. Mas eles mandam.

Bons negócios
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 4/2/2017 20:26

balta Escreveu:Olá Pessoal,

Há que tempos que aqui não escrevo, e realmente o meu otimismo em relação ao BCP, acabou por me sair caro, mas com não sou o único, (assim parece mais fácil), no entanto agora parece haver uma luz ao fundo do túnel, espero que cada um tenha tido as melhores opções neste aumento de capital e de acordo com as suas posse. Gostaria de colocar uma questão, mas afinal quem pediu para ter ações no rateio ficou com alguma coisa?, por exemplo para quem pediu para 10000 no rateio vai ter alguma?? Na minha carteira ainda não aparece nada relativo a rateio...


Se pediste "muitas" em rateio, deverás receber na ordem de 16 acções em rateio por cada 1000 subscritas com direitos (um pouco mais que 16 provavelmente).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38351
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por general Ideafix4 » 4/2/2017 20:01

Olá foristas,

Já agora, queria shortar o bcp mas queria perguntar:
Qual é a melhor correctora para o fazer, com menores comissões?
Quero manter a posição a longo prazo, ou seja, não é só a comissão da operação que é preciso ter em conta
mas também o swap diário ou trimestral, conforme os casos e caso haja...

Sim, a minha fé é que vá à falência mais dia menos dia...

Obrigado,

General Idéafix
 
Mensagens: 6
Registado: 3/2/2017 3:21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por TUGA1010 » 4/2/2017 17:44

Boas Tardes caros amigos,
Creio que esta discussão de optimistas e pessimistas não ajuda em nada nem trás nada de relevante que possa incutir neste fórum aquilo que eu considero este espaço, debate e acima de tudo ajuda a quem anda nestes mercados infestados de tubarões,
Contudo vou deixar mais um testemunho neste tema e como tudo na vida e obvio que só não muda de opinião, sentimentos, quem for no mínimo ignóbil.
Bom, eu já fui moderadamente optimista no que toca ao BCP, desfiz da posição com avultadas perdas, tornei-me bastante pessimista, recuperei algumas noutros títulos e voltei a reentrar. Voltei a estar optimista???…não… deve ser do síndrome de querer recuperar e não me sentir derrotado.
Bem a posição adquirida, logo após o anúncio do AC, fui ficando com ela, na fase de direitos fiz alguns negócios e com o lucro destas mesmas negociações adquiri mais uns poucos direitos com o intuito de me livrar deles no último dia de negociação….nah..tiro pela culatra…la pensei já me vou entalar outra vez.. pessimismo voltou…nesse mesmo dia dei ordem de subscrição de direitos, por motivos profissionais fins e inícios de meses muito complicado e não fosse eu esquecer… bom tudo online... porreiro…pelo sim pelo não telefono a confirmar ..tudo OK. Entretanto evolui a cotação e o optimismo começa a crescer…moderado..muito moderado… ja levei mt no lombo…mas mais coisa menos coisa neste momento já com 20% de lucro..(bem sei esperar as novas acções mas pensei com o stop ligeiramente acima dos valores de compra impossível perder desta vez e smp da para as comissões e para uns cafezitos)… bom sexta feira venho ver por aki no fórum o k os amigos pensam…ver as noticias sobre o AC..... e tudo parece correr bem…..li em kk lado k era o dia de liquidação e vou confirmar a ver se estava tudo ok…AMIGOS..passei a super optimista.. afinal não eram 20 % de lucro mas sim 150%...não..não estou a mentir… O VALOR dos direitos k tinha k subscrever e pagar foi-me CREDITADO NA CONTA..pasmei…ate agora a pensar como e possível acontecer isto em portugal … a incompetência dos funcionários… mas não, já percebi … de certeza k foi a FOSUM que mos comprou…querem a toda a força atingir os 30%...eu por mim vou ficar caladinho… 150% UAU e ainda com acções de borla a valorizar……estou super optimista e se ate dia 9 me creditarem as acções que subscrevi passo para MEGA OTIMISTA…
Conclusao…eh pa… já fui optimista…pessimista…derrotado e neste momento super optimista nesta cotada…e creio que o posso dizer com toda a convicção burro e aquele que fica agarrado a uma cotada e não aceita o fato que o melhor e dar um tempo a "relação" do tipo, e melhor dar um tempo…
Abraço e desejo a vcs todos passarem um fim de semana como eu me estou a sentir neste momento…
GANDA BCP… e desculpem o texto longo....

PS : não digam nada ao Ulisses nem ao Marco....
 
Mensagens: 63
Registado: 13/12/2015 2:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 4/2/2017 16:31

NaoSei Escreveu:
PC05 Escreveu:
Punitor Escreveu:Este banquinho com os CoCos pagos, com racios de capital melhorados e com investidores de referência a quererem reforçar, ainda tem muito para subir :-)


E os prejuízos que "comem" os rácios já acabaram?

uiii. tu viraste mesmo a tua perspectiva optimista para o pessimismo.
o BCP com os cocos por pagar e tu defendias-o, viraste para o pessimismo mais tarde, agora que os pagou e tu mesmo assim mantens-te pessimista?
deixa-me adivinhar..foste mais um que vendeu as tuas ações, e vens aqui a tentar conformar-te transmitindo o pessimismo?
tens de mudar isso um pouco, ainda para mais apercebo-me que até entendes um pouco de AT.

Heresia! Heresia! Heresia! Houve alguém que alterou a sua perspetiva, relativamente ao BCP: deixou de estar otimista e passou a estar pessimista! Não pode ser!

Passar de otimista a pessimista, não está certo. Se ainda fosse o contrário, passar de pessimista a otimista, estaria bem, mas assim não!

Que diferença faz se alguém, em relação ao BCP, deixou de estar otimista e passou a estar pessimista, ou vice-versa? A cotação do BCP evoluirá indiferente a isso!!!

Necessita-se de estar acompanhado na própria crença, não é verdade? Percebo: a companhia ajuda a manter a crença quando ela vacila, vai-se buscar ao outro a "confirmação" de que se precisa.

Tanto fanatismo ... Não é possível ganhar dinheiro, consistentemente, no mercado acionista, com tal atitude! Uma coisa que o mercado exige e premeia é a flexibilidade no pensamento e na atitude em relação a ele!

Só os burros e os fanáticos é que não mudam de opinião!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por balta » 4/2/2017 15:35

Olá Pessoal,

Há que tempos que aqui não escrevo, e realmente o meu otimismo em relação ao BCP, acabou por me sair caro, mas com não sou o único, (assim parece mais fácil), no entanto agora parece haver uma luz ao fundo do túnel, espero que cada um tenha tido as melhores opções neste aumento de capital e de acordo com as suas posse. Gostaria de colocar uma questão, mas afinal quem pediu para ter ações no rateio ficou com alguma coisa?, por exemplo para quem pediu para 10000 no rateio vai ter alguma?? Na minha carteira ainda não aparece nada relativo a rateio...
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 4/2/2017 14:01

corre Escreveu:PC05, talvez ainda chegue lá mais acima antes de ficarem disponíveis para negociação as novas acções, mas depois disso deverá fazer-se sentir alguma pressão vendedora. Veremos se os compradores seguram nesse nível ou se virá de novo cá mais abaixo.


Em 2014 foi assim:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... dos_bancos

Os resultados do 4T16 devem ser fracos...

Os curtos carregam:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 3%224S_%0A
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 4/2/2017 13:24

PC05, talvez ainda chegue lá mais acima antes de ficarem disponíveis para negociação as novas acções, mas depois disso deverá fazer-se sentir alguma pressão vendedora. Veremos se os compradores seguram nesse nível ou se virá de novo cá mais abaixo.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 4/2/2017 12:12

NaoSei Escreveu:
PC05 Escreveu:
Punitor Escreveu:Este banquinho com os CoCos pagos, com racios de capital melhorados e com investidores de referência a quererem reforçar, ainda tem muito para subir :-)


E os prejuízos que "comem" os rácios já acabaram?

uiii. tu viraste mesmo a tua perspectiva optimista para o pessimismo.
o BCP com os cocos por pagar e tu defendias-o, viraste para o pessimismo mais tarde, agora que os pagou e tu mesmo assim mantens-te pessimista?
deixa-me adivinhar..foste mais um que vendeu as tuas ações, e vens aqui a tentar conformar-te transmitindo o pessimismo?
tens de mudar isso um pouco, ainda para mais apercebo-me que até entendes um pouco de AT.



Novamente com a mesma conversa?
Já te respondi há meses atrás...
Tu fartas-te de perder dinheiro com o bcp e os outros é que não percebem nada disto!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 4/2/2017 9:35

Tanta casmurrice e tanto ataque...
Então há aqui uma pessoa para quem se tem de estar sempre do mesmo lado. Não se pode mudar de ACORDO com a evolução do mercado. Então eu embora dentro e sem acreditar muito, não posso voltar a acreditar um pouco, serei um desertor!. Então considerando o ac um possível sucesso nem posso, por um segundo, vir dizer que pode ter pernas para andar. A opinião tem de ser estanque, para sempre. Se quando comprei estava optimista e depois mudei para pessimista (e por ser idiota não as vendi) , ui, não posso mudar de opinião com base em FACTOS que alterem a minha opinião. Pessimista e fui ao ac, que disparate.
Irra, pessimistas desde a altura que cotava a 5x. Perde mais de 80%, e ainda têm de levar com "bocas" do eterno optimista como se ele estivesse estado sempre certo. E nem por uma vez ainda conseguiu assumir que está e esteve errado. 5x a cotação. 5x e continua com a ironia. E são 5x para só falar no ultimo ano e meio. Conseguirá alguém perceber que não há optimismo aqui que faça sentido, ainda que fossem só 1,5x e esperasse a recuperação serenamente e optimista, talvez, mas +5x... Tristeza.
o pc05 se estivesse optimista não as tinha vendido ao quadruplo da cotação actual quando aqui o afirmou. E mesmo que as tivesse vendido e agora elas disparassem, qual seria o mal? Ah, não se pode perder a oportunidade de reforçar e mantê-las num fundo, para qd dispararem ganhar-se muito!! E quantos fundos ja foram num ano, 10?! Os que saíram até ao 9º acertaram, os do 10º não, até ver!
escusas de ameaçar por MP ou responder aqui se não tiveres capacidade para ser correcto. Os teus posts disfarçados no início eram bem mais correctos com os intervenientes todos. Mas era impossível disfarçar tanto e para sempre.

Edit - para quem acha que outro até percebe um pouco de AT, recomendar que mude isso é lindo, especialmente estando a cotação pouco acima de mínimos históricos. Algo do género: " Sim, percebes de AT então olha para os gráficos e muda o teu pessimismo, está escarrapachado que a trajectória é ascendente e vai subir!!"
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 4/2/2017 8:30

PC05 Escreveu:
Punitor Escreveu:Este banquinho com os CoCos pagos, com racios de capital melhorados e com investidores de referência a quererem reforçar, ainda tem muito para subir :-)


E os prejuízos que "comem" os rácios já acabaram?

uiii. tu viraste mesmo a tua perspectiva optimista para o pessimismo.
o BCP com os cocos por pagar e tu defendias-o, viraste para o pessimismo mais tarde, agora que os pagou e tu mesmo assim mantens-te pessimista?
deixa-me adivinhar..foste mais um que vendeu as tuas ações, e vens aqui a tentar conformar-te transmitindo o pessimismo?
tens de mudar isso um pouco, ainda para mais apercebo-me que até entendes um pouco de AT.
Editado pela última vez por NaoSei em 6/2/2017 9:06, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 4/2/2017 2:16

In ECO, em 03/02/2017:

«BCP: Sonangol aumenta posição “nos próximos meses”.

A petrolífera angolana foi ao aumento de capital do BCP. Manteve a posição no capital do banco, mas vai aumentar "paulatinamente" a percentagem que tem "ao longo dos próximos meses".

Enquanto a Fosun aumentou a posição no capital do banco liderado por Nuno Amado, a Sonangol não o fez. Foi ao aumento de capital, mas manteve a posição relativa, embora esteja disposta a reforçar. O ECO sabe que Isabel dos Santos vai aumentar a exposição “nos próximos meses”, mas esse reforço será feito de forma faseada.

BCP: Procura superou oferta no aumento de capital.

O BCP anunciou que a operação foi “totalmente subscrita”, sendo que o número total de ações solicitadas pelos investidores acabou por superar em 22% o número de títulos em oferta no âmbito do aumento de capital de 1.330 milhões de euros que vai permitir ao banco reembolsar os CoCos e reforçar os rácios de capital.

Os maiores acionistas deram um forte contributo para este resultado. De um lado, a Fosun que aproveitou a operação para ganhar peso no capital do banco — admitiu chegar a 30% do capital –, do outro a Sonangol, que tinha 14,87%. Tinha, e continua a ter, sabe o ECO. Ou seja, acompanhou a operação a operação na mesma proporção, mas quer mais.

A empresa liderada por Isabel dos Santos quer “aumentar paulatinamente, ao longo dos próximos meses”, a sua posição no banco liderado por Nuno Amado. A Sonangol já tinha pedido ao Banco Central Europeu para aumentar a posição. Recebeu no final do ano passado “luz verde” para passar dos 20%, algo que fará de forma faseada.».

É estranha, e levanta questões, a publicitação da "intenção" da Sonangol de reforçar a sua posição acionista no BCP, nos próximos meses ...

Se assim é, porquê é que a Sonangol não aproveitou o aumento de capital do BCP para reforçar a sua posição acionista no capital social do BCP, como fez a Fosun? O aumento de capital do BCP foi uma excelente oportunidade para isso ...

Além disso, se a Sonangol pretendesse, efetivamente, reforçar a sua posição acionista no BCP não lhe conviria anunciá-lo previamente, pois isso poderia impedir que a cotação descesse abaixo de determinado nível, e levar, mesmo, à sua subida.
Será que é isso mesmo que a Sonangol pretende? Será que se trata de uma tentativa da Sonangol de impedir que a Fosun reforçe, no mercado, a sua posição acionista no BCP a preços mais módicos?

É que este tipo de intenção não costuma ser anunciado previamente ... :-k

O segredo é a alma do negócio!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Punitor » 4/2/2017 1:16

https://eco.pt/2017/02/03/sonagol-vai-a ... mos-meses/

Claro :-)
A Isabelinha de burra não tem nada. E os chineses, também não...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 4/2/2017 0:08

Punitor Escreveu:Este banquinho com os CoCos pagos, com racios de capital melhorados e com investidores de referência a quererem reforçar, ainda tem muito para subir :-)


E os prejuízos que "comem" os rácios já acabaram?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Punitor » 3/2/2017 23:47

Este banquinho com os CoCos pagos, com racios de capital melhorados e com investidores de referência a quererem reforçar, ainda tem muito para subir :-)
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 3/2/2017 23:26

.

Encontrei esta notícia na net. Vale o que vale tanto mais que não sei até que ponto é que isto é jornalismo.
Mas, mesmo assim, cá vai:

https://eco.pt/2017/02/03/fosun-com-24- ... ais-tarde/

A parte mais importante, se for verdade, é esta:
A empresa liderada por Isabel dos Santos quer “aumentar paulatinamente, ao longo dos próximos meses”, a sua posição no banco liderado por Nuno Amado.

Isto, a ser assim, é um tesourinho. Há sempre alguém a suportar ou se cair lá vão às compras e naturalmente sobe.
Cumprimentos,

Em tempo:
A juntar a este acionista de referência há outro.

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... taques?out

o conglomerado de Guo Guangchang está comprometido pelo acordo de investimento celebrado com o banco em Novembro a atingir aquele nível de participação, a prazo.

Se soubesse o tempo que quer dizer a prazo... não era um tesourinho, seria uma mina.
Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 3/2/2017 23:58, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 3/2/2017 22:50

Constata-se que houve mais interesse pela subscrição do aumento de capital do que muita boa gente pensou que existiria: a Fosun aproveitou para reforçar a sua posição acionista no BCP para quase 24 %, a Sonangol e outros acionistas de referência mantiveram a sua posição acionista no BCP, os pequenos investidores aderiram ao aumento de capital do BCP tendo ficado com 30 a 35 % do capital social do BCP e os investidores institucionais estrangeiros reforçaram a sua posição acionista no BCP para cerca de 25 %.

O BCP saiu-se bem do empreendimento! Está, por isso, de parabéns! "Ganda" BCP! :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 3/2/2017 21:32

Institucionais reforçaram posições e já têm um quarto do BCP

Os investidores institucionais estrangeiros reforçaram a sua exposição ao BCP passando a controlar cerca de um quarto do banco, após o aumento de capital que hoje termina. Operação registou uma procura superior em mais de 20% ao número de acções a emitir.

Os fundos de investimento e outros investidores institucionais estrangeiros aproveitaram o aumento de capital do BCP para reforçar a sua exposição à instituição liderada por Nuno Amado, passando a controlar cerca de um quarto do capital do banco. O peso destes investidores na estrutura accionista era inferior a 20% antes do aumento de capital de 1.330 milhões de euros.

O reforço dos institucionais estrangeiros e o aumento da posição da Fosun foram dois dos factores que contribuíram para que a procura para a subscrição de novas acções superasse em mais de 22,9% a oferta disponível. Já as ordens dadas para os títulos atribuídos através de rateio superaram 14,3 vezes o número de acções disponíveis.

Tal como o Negócios já tinha avançado, também os pequenos accionistas do BCP aderiram à operação, ao ponto de terem ficado com uma fatia entre 30% e 35% do capital do banco. Esta percentagem supera as estimativas iniciais da gestão, que admitia que os investidores de retalho ficassem com menos de 30% do banco, contra os anteriores 40%.

Accionistas com 1,6% do capital não exerceram direitos

No comunicado com o anúncio dos resultados da operação, o BCP refere que no exercício de direitos de subscrição foram objecto de subscrição proporcional 13.943.683.125 acções, representativas de cerca de 98,4% do total de acções a emitir".

Assim, ficaram disponíveis para rateio 225.682.455 acções, já que os detentores de 1,6% do capital do BCP não exerceram os direitos que receberam, tendo perdido o valor correspondente.

Os pedidos suplementares de acções sujeitos a rateio totalizaram 3.463.624.516 acções, excedendo cerca de 14,3 vezes a quantidade disponível para o efeito. A quem pediu acções adicionais recebeu pelo menos 2,65% dos títulos solicitados.

"A liquidação financeira das acções subscritas no exercício dos direitos de subscrição ocorre na presente data e a liquidação financeira das acções atribuídas em rateio deverá ocorrer a 7 de Fevereiro de 2017", refere o comunicado.

Quer isto dizer que o pagamento das novas acções tem lugar esta sexta-feira e que os títulos vão ser creditados na carteira do banco na terça-feira, 7 de Fevereiro. Dois dias depois, a 9 de Fevereiro, as acções passam a estar disponíveis para negociar em bolsa.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 3/2/2017 21:24

artista_ Escreveu:
Rango Escreveu:Só de me lembrar da 'coça' que levei e do que tive que justificar quando aconselhei outros foristas a irem ao AC e a subscreverem os direitos, até me cria uma certa revolta no estômago. Qualquer um podia colocar posts e posts a dizer que a cotação ainda ia a 0,01€ e que a tendência indicava que ela não podia subir, etc... etc.. etc... hoje, já regressou aos valores a que estava antes do anúncio do AC e, o mais provável, é não ficar por aqui e quem acompanhou o AC e não vendeu os direitos e acções ao desbarato durante a operação, hoje, só pode sorrir por ter decidido tomar essa opção. É verdade que tem que fazer mais um sacrifício e investir mais dinheiro no BCP, mas, tendo em conta a cotação actual, foi a decisão mais correcta. É provável que quando as acções provenientes dos direitos entrarem em negociação, haja alguma pressão sobre as acções, mas, a prazo, penso que vemos continuar a ver o BCP atingir valores mais altos...

Eu, pelo menos, assim espero... :wink:


Espero que não te estejas a referir a mim, ou não me incluas naquilo que referes acima... eu achava e acho que corres riscos elevados ao subscrever direitos e ficares dependente da evolução das cotações, ainda para mais quando o fizeste baseado em probabilidades que tu achas que existem mas que na realidade pode ser completamente descabidas. E essa conversa surgiu no seguimento de outras que tivemos em que dizias que usavas stops e protegias sempre o teu capital, coisa que neste momento não estás a fazer... espero que te corra bem, a ti e a todos os que detêm ações do BCP, mas que os riscos são elevados isso são.


Não... não me estou a referir a ti... tu foste correcto nos teus comentários... estou-me a referir a outros que chegaram a ser insultuosos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 3/2/2017 20:57

Já alguém viu alguma projeção de analistas referente aos resultados de 2016?
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 3/2/2017 19:49

Rango Escreveu:Só de me lembrar da 'coça' que levei e do que tive que justificar quando aconselhei outros foristas a irem ao AC e a subscreverem os direitos, até me cria uma certa revolta no estômago. Qualquer um podia colocar posts e posts a dizer que a cotação ainda ia a 0,01€ e que a tendência indicava que ela não podia subir, etc... etc.. etc... hoje, já regressou aos valores a que estava antes do anúncio do AC e, o mais provável, é não ficar por aqui e quem acompanhou o AC e não vendeu os direitos e acções ao desbarato durante a operação, hoje, só pode sorrir por ter decidido tomar essa opção. É verdade que tem que fazer mais um sacrifício e investir mais dinheiro no BCP, mas, tendo em conta a cotação actual, foi a decisão mais correcta. É provável que quando as acções provenientes dos direitos entrarem em negociação, haja alguma pressão sobre as acções, mas, a prazo, penso que vemos continuar a ver o BCP atingir valores mais altos...

Eu, pelo menos, assim espero... :wink:


Espero que não te estejas a referir a mim, ou não me incluas naquilo que referes acima... eu achava e acho que corres riscos elevados ao subscrever direitos e ficares dependente da evolução das cotações, ainda para mais quando o fizeste baseado em probabilidades que tu achas que existem mas que na realidade pode ser completamente descabidas. E essa conversa surgiu no seguimento de outras que tivemos em que dizias que usavas stops e protegias sempre o teu capital, coisa que neste momento não estás a fazer... espero que te corra bem, a ti e a todos os que detêm ações do BCP, mas que os riscos são elevados isso são.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 3/2/2017 19:03

In Negócios, em 03/02/2017:

«Fosun reforça posição no BCP para quase 24%.

A Fosun ficou com quase 24% do BCP na sequência do aumento de capital do banco. Adesão dos accionistas de referência e retalho, bem como reforço dos institucionais impediu grupo chinês de alcançar os 30% que adquiriria se a operação não fosse colocada no mercado.

O grupo chinês Fosun ficou com quase 24% do BCP na sequência do aumento de capital do banco, no valor de 1.330 milhões, concluído esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, sabe o Negócios.

Entre os accionistas de referência, o conglomerado de Guo Guangchang foi o único que aproveitou a operação para reforçar a sua posição accionista, já que os restantes investidores qualificados, Sonangol e EDP, mantiveram as participações anteriores, de 14,9% e 2,1%, respectivamente. O mesmo aconteceu com a InterOceânico, que participou na oferta, mantendo uma posição de 1,7% no capital.

O facto de os accionistas de referência terem acompanhado a operação, de os investidores institucionais estrangeiros terem reforçado o seu peso no BCP e de mais de metade dos accionistas de retalho terem participado na oferta impediu que a Fosun tenha ficado com os 30% do banco que admitia vir a atingir no quadro deste reforço de capital.

O grupo chinês tinha dado uma ordem irrevogável de subscrição de um número de acções que, a ser concretizado, permitiria à Fosun passar a controlar 30% do banco. À semelhança do que acontece com os contractos de tomada firme, esta ordem só seria accionada caso não houvesse procura suficiente para a totalidade das novas acções a emitir pelo BCP.

No entanto, como a procura da operação superou em quase 23% o número de títulos disponível, a Fosun acabou por não ser obrigada a executar aquela ordem irrevogável. Por outro lado, também não foi necessário accionar a tomada firme contratada a um sindicato de cinco bancos internacionais.

Apesar de não ter conseguido ficar com 30% do BCP no aumento de capital, o conglomerado de Guo Guangchang está comprometido pelo acordo de investimento celebrado com o banco em Novembro a atingir aquele nível de participação, a prazo.

Com os quase 24% que já detém, a Fosun passou a ter direito a nomear mais três elementos para o conselho de administração do BCP, além dos dois administradores já cooptados e que aguardam luz verde do Banco Central Europeu para assumir funções, João Nuno Palma e Lingjiang Xu.».


Sendo assim, a Fosun acabou por ficar perto do seu objetivo: deter 30 % do capital social do BCP.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Carrancho_, Crissssx, farami, Google [Bot], joao garcao, jorgemvm, JoséAF, Kooc, latbal, m-m, malakas, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, silva_39, vasco007, xzx e 287 visitantes