Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 7/2/2017 2:00

MarcoAntonio Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:A questão é esta: achas que esta redução temporária drástica durante algumas sessões não tem impacto nenhum no comportamento da acção e/ou na fragilidade da avaliação desta acção, para mais quando estas (novas) acções foram acabadas de comprar num AC?


Bom, a cotação actual é portanto uma espécie de sondagem sobre como será a verdadeira cotação, quando todas as acções forem admitidas à negociação :-k


Mais exactamente como, melhorando a minha primeira analogia, assim aproveito e incorporo o free float e outras incertezas e dá para perceber que a natureza dos dois problemas não é exactamente a mesma e virtualmente podemos ignorar a do free float e afins:

A cotação actual é uma sondagem feita a um milhão de portugueses quando sabemos perfeitamente que daqui a um par de dias temos mais 9 milhões de portugueses chegadinhos de uma viagem, altura em que fazemos nova sondagem.


Não quer dizer que esteja mal/errada. Nem que haja algo que se possa fazer no imediato. Mas concerteza que as reticências são justificadas (o que é que nos diz que o perfil dos 9 milhões que estão para chegar é exactamente igual ao perfil do 1 milhão que ficou cá?... o irónico é que os 9 milhões durante estes dias entram nos cálculos como se já tivessem chegado).

Basicamente é isto...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38466
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Dr Tretas » 7/2/2017 1:53

MarcoAntonio Escreveu:
Luis Miguel P Escreveu:Eu percebo o ponto, mas discordo. Essa fragilidade temporária é permanente nas empresas com um free float baixo (dei o exemplo do Facebook) e isso não significa que calcular a capitalização bolsista multiplicando a cotação por todas as ações tenha que ter reticências nestas empresas.


Acontece que essas condições não mudam drasticamente num curto periodo de tempo (salvo situações especiais).

Neste caso vão alterar-se. É precisamente onde tenho estado a colocar o enfase, daí a analogia dos "9 milhões de portugueses que sabemos que vão chegar".


Vou colocar a questão de outra forma: imagina que a cotada X tem 50% free float e mantém-se assim ao longo de cinco anos, a certo momento 47% das acções ficam cativas por um motivo qualquer e o free-float fica reduzido a 3%, para voltar aos 50% passados alguns meros dias.

A questão é esta: achas que esta redução temporária drástica durante algumas sessões não tem impacto nenhum no comportamento da acção e/ou na fragilidade da avaliação desta acção, para mais quando estas (novas) acções foram acabadas de comprar num AC?


Bom, a cotação actual é portanto uma espécie de sondagem sobre como será a verdadeira cotação, quando todas as acções forem admitidas à negociação :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/2/2017 1:39

Por vontade dos grandes accionistas, o BCP nunca tinha sido esmagado nos últimos 15 anos. O problema é que isso não basta. O importante é o Banco criar valor, coisa que não tem conseguido. Fazer o BCP, como Banco, dar dinheiro, é o grande desafio daqui para a frente. Mas, naturalmente, vai precisar de uma ajuda da Economia portuguesa.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Punitor » 7/2/2017 0:55

Pensem, se o BCP no pós pagamento de CoCos ficar numa situação ótima para uma OPA, será porque o seu valor estará subcotado e não sobrecotado...
Então, não me parece que seja do interesse dos investidores qualificados deixarem que a cotada baixe significativamente...
É evidente que eles irão reforçar as suas posições e que isso incentivará os pequenos a fazerem o mesmo, e, assim, mesmo que as acções sejam muitas a partir do dia 9, não chegarão para os interessados. Porque haverá muitas acções, a cotada cairá? Não categoricamente. Neste momento, ninguém terá interesse que ela baixe, nem os grandes, nem os pequenos...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 6/2/2017 23:12

Luis Miguel P Escreveu:Eu percebo o ponto, mas discordo. Essa fragilidade temporária é permanente nas empresas com um free float baixo (dei o exemplo do Facebook) e isso não significa que calcular a capitalização bolsista multiplicando a cotação por todas as ações tenha que ter reticências nestas empresas.


Acontece que essas condições não mudam drasticamente num curto periodo de tempo (salvo situações especiais).

Neste caso vão alterar-se. É precisamente onde tenho estado a colocar o enfase, daí a analogia dos "9 milhões de portugueses que sabemos que vão chegar".


Vou colocar a questão de outra forma: imagina que a cotada X tem 50% free float e mantém-se assim ao longo de cinco anos, a certo momento 47% das acções ficam cativas por um motivo qualquer e o free-float fica reduzido a 3%, para voltar aos 50% passados alguns meros dias.

A questão é esta: achas que esta redução temporária drástica durante algumas sessões não tem impacto nenhum no comportamento da acção e/ou na fragilidade da avaliação desta acção, para mais quando estas (novas) acções foram acabadas de comprar num AC?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38466
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 6/2/2017 23:04

Eu percebo o ponto, mas discordo. Essa fragilidade temporária é permanente nas empresas com um free float baixo (dei o exemplo do Facebook) e isso não significa que calcular a capitalização bolsista multiplicando a cotação por todas as ações tenha que ter reticências nestas empresas.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 6/2/2017 22:59

Luis Miguel P Escreveu:Market cap do BCP - 2,62 mil milhões de euros

http://www.google.com/finance?cid=674278


Luis, eu estou a falar de uma coisa e tu estás a interpretar outra diferente. Tens estado a responder como se eu dissesse que tecnicamente se devia calcular o market cap de alguma outra forma ou que existe alguma outra forma de o calcular.

Vou colocar a questão de outra forma numa última tentativa de transmitir a questão: dado que a partir de agora vão estar a negociação muito mais acções do que as que já estão (e já se está a fazer o cálculo com as novas embora estas não tenham tido qualquer oportunidade de impactar o preço ainda) existe uma fragilidade anormal neste cálculo. Temporária.

Logo no primeiro post disse e cito "podemos fazê-lo mas o que ela significa......" (reticências incluídas). Julgo que o sentido do que tenho estado a dizer é claro.


Luis Miguel P Escreveu:A entrada das novas ações é conhecido por todos. Quem compra ou vende ações tem (ou pelo menos podia ter) isso em conta.


Claro que é conhecido para todos. A questão mantém-se. Mesmo que entendas que já existem movimentos tendo em conta as acções que estão para vir, free-floats à parte, a proporção das que estão a mexer e podem impactar é tipo 1:10 ou 1:15 face ao que vai estar dentro em pouco. É esta a questão. Free floats à parte, isto mantém-se.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38466
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 6/2/2017 22:56

A entrada das novas ações é conhecido por todos. Quem compra ou vende ações tem (ou pelo menos podia ter) isso em conta. Quem dera que tudo nos mercados fosse tão claro como esta situação com condições específicas.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 6/2/2017 22:51

Market cap do BCP - 2,62 mil milhões de euros

http://www.google.com/finance?cid=674278
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 6/2/2017 22:50

Luis Miguel P Escreveu:Eu fiz uma pergunta simples. Qual a capitalização do Facebook?


Luis, em que é que a questão é relevante para o que eu estou a dizer? A questão é uma questão de proporcionalidade. Não é uma questão de free-float (o free float mantém-se praticamente constante ao longo do tempo).

O facto é que vão entrar uma data de novas acções em negociação, que ainda não entraram em negociação (embora sejam várias vezes mais do que o número de acções que está a ser utilizado para o cálculo).

Eu não estou a sugerir que se faça o cálculo de outra forma. Não há outra forma de fazer o cálculo e já disse, duas vezes, que tecnicamente se pode fazer o cálculo. É o que o cálculo significa durante estes dias nestas condições (algo específicas que este aumento de capital apresenta uma desproporcionalidade enorme de acções novas versus acções antigas).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38466
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 6/2/2017 22:45

Eu fiz uma pergunta simples. Qual a capitalização do Facebook? Só tem em conta as ações que tiveram "oportunidade de impactar o preço" ou ê a multiplicação do numero total de ações (a maior parte nunca esteve admitida a negiciacao em bolsa) pela cotação? Claro que é a última e nunca tinha visto ninguém a negar isso.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 6/2/2017 22:38

Luis Miguel P Escreveu:A capitalização bolsista é a capitalização dada pela cotação em bolsa. Para a capitalização bolsista do Facebook só contam as ações admitidas a negociação?


Luis, eu não creio que estejas a ler o que eu estou a escrever...

Eu não estou a dizer que que só contam as que estão a negociação, é quase o oposto. O que eu estou a dizer é que das que vão estar a negociação de agora em diante, o que realmente está (para já) em negociação é só uma pequena parte, praticamente o oposto do que estás a deduzir.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38466
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 6/2/2017 22:38

A capitalização bolsista é a capitalização dada pela cotação em bolsa. Para a capitalização bolsista do Facebook só contam as ações admitidas a negociação?
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 6/2/2017 22:33

Luis Miguel P Escreveu:Claro que a capitalização de uma empresa pode ser sempre calculada multiplicando o número total de acções que representam o capital da empresa pela cotação.


A capitalização bolsista não é o capital da empresa, há aqui uma confusão de conceitos. As acções não são da empresa mas dos accionistas (excepto no que diz respeito à detenção de acções próprias, que indirectamente são detidas pelos accionistas mas que neste caso são também uma activo da empresa).


Luis Miguel P Escreveu:O exemplo dos Portugueses é descabido porque todas as ações são iguais a partir de quinta-feira, por isso não há respostas diferentes.


Não creio que tenhas percebido o que é que eu estava a transmitir. A capitalização bolsista é o "capital dos accionistas" avaliado através da cotação, uma força de estimar o valor baseada no preço corrente da cotação. Sendo que o preço é formado pelo mercado no processo da transacção das próprias acções. É este mecanismo que forma o preço. Este preço não é afixado, deliberado, tabelado, decretad. É discutido e apurado por meio da transação das próprias acções.

Ora, o que eu estou a dizer é que as novas acções ainda não tiveram qualquer possibilidade de impactar e participar no processo de formação do preço (é como se "ainda não tivessem falado" ou, se quisermos, os accionistas ainda não tivessem falado por meio delas) pela simples razão de que ainda nem sequer entraram em negociação. Mas já estão a ser utilizadas para apurar a capitalização bolsista.

Portanto, ainda que tecnicamente se possa fazer o cálculo, o que realmente significa o cálculo de acções que ainda nem sequer entraram no mercado é bastante discutível neste momento na minha opinião (especialmente tendo em conta que o que está para entrar representa a maioríssima parte das acções).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38466
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Luis Miguel P » 6/2/2017 22:25

Claro que a capitalização de uma empresa pode ser sempre calculada multiplicando o número total de acções que representam o capital da empresa pela cotação. De outra forma só se poderia calcular a capitalização de empresas com um free float de 100%.
O exemplo dos Portugueses é descabido porque todas as ações são iguais a partir de quinta-feira, por isso não há respostas diferentes.
O cálculo só estava mal feito porque o capital do BCP é atualmente representado por cerca de 15,1 mil milhões de ações.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 6/2/2017 21:18

Presidente Marcelo descaiu-se hoje ao dizer aos jornalistas que a Banca portuguesa esta a um pequeno passo da consolidaçao e da resoluçao dos problemas do credito mau, até os jornalistas sublinham que Marcelo fala todos os dias mesmo quando nao lhe perguntam nada :lol:

Será que esta procura desenfriada no Bcp ja circula novidades nos corredores?

http://www.tvi24.iol.pt/economia/marcel ... s-da-banca

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2216
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 6/2/2017 18:47

As novas acções, embora já contem para a capitalização bolsista, não tiveram contudo ainda nenhum impacto na cotação, uma vez que ainda nem sequer entraram em negociação.

É discutível contabilizar a capitalização bolsista neste momento. Tecnicamente podemos fazê-lo mas o que ela significa...

Fazendo uma analogia, isto é como ter 1 milhão de portugueses em Portugal, fazer uma pergunta hoje e deduzir/concluir a resposta sabendo que 9 milhões de portugueses vão chegar dentro de dias e só responder nessa altura.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38466
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 6/2/2017 18:45

 
Mensagens: 9749
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por DIXIE2020 » 6/2/2017 18:37

CURIOSIDADES
Capitalização Bolsista BCP hoje 06-02-2017:
14956032103ações x0,1734 COTAÇÃO FECHO= €2. 593.375.966,6602

Vamos ver até qd...
sendo q hoje já valeu máximo de 14.956.032.103açõesx0,1835COTAÇÃO MÁXIMA HOJE= €2. 744.431.890,9005
-150 MILHÕES :shock:
VALORES DE MÉDIAS NEGOCIADAS:
MÉDIA PONDERADA DOS ÚLTIMOS 120 DIAS DA COTAÇÃO BCP NEGOCIADOS €0,1997
MÉDIA PONDERADA DOS ÚLTIMOS 180 DIAS DA COTAÇÃO BCP NEGOCIADOS €0,2198

VARIAÇÃO 52 SEMANAS :
€0,1361-€0,6135
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 6/2/2017 17:42

o Activo acabou por fazer uma boa saída aos 0,1785, se fosse comigo, se eu tivesse acoes antigas e vendesse alguma teria reentrado quando tivesse caído 5%, ou seja mais ou menos aos valores do fecho.
mas só me resta esperar pelas novas. que são mais de 100.000
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 6/2/2017 17:39

Venceu quem achou melhor fechar o gap antes de nova viagem.
 
Mensagens: 9749
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 6/2/2017 17:38

Xacal Escreveu:Todas estas movimentações que observamos, são características de um aumento de capital deste tipo. Quando o número de ações novas é muitas vezes superior ao número de ações antigas, acontecem estas discrepâncias, direitos a fecharem 10% abaixo do valor teórico, grandes variações enquanto não entram as ações novas...
Só daqui a alguns dias quando estiverem perfeitamente integradas a totalidade das ações do BCP é que poderemos começar a analisar bem a situação resultante. E mesmo ( o que não é certo) que o BCP esteja a desenhar um fundo, que este aumento de capital represente um ponto de viragem na situação do banco, vai haver muitas oportunidades de entrar, é um processo longo cheio de sustos pelo caminho.



Caro Xacal, obrigado pelas tuas analises e principalmente pela pedagogia, algo que faz aqui muita falta.
Importas-te de esclarecer só um pormenor que me está a escapar:
eu se estivesse dentro com uma grande quantidade de acções sairia antes de dia 9 por tudo o que aqui se diz. Mas apenas tenho 1/16 das disponíveis o que é "irrisorio"! Visto seres dos que realmente parece perceber disto, vem agora a pergunta:
Qual a lógica das compras dos últimos dias, disparando a cotação, se é tão claro que dia 9 haverá um tombo grande? os que querem entrar (tipo BR, por exemplo) porque não esperam? há alguma coisa racional nisto, ou é apenas "o mercado"!
desde já obrigado pela ajuda!
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 6/2/2017 17:36

0.1734 compos a vela, tem vendedoores mas tá lá comprador fortissimo
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2216
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 6/2/2017 17:34

Autentica biotec dos states, entrei antes do fecho a 0.17 se conseguir bom fecho fa uma vela aceitavelpode seguir a tendencia destes dias :roll: aproveitar antes da enxurrada

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2216
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por RG49 » 6/2/2017 17:25

Ao vender as acções do BCP com uma menos-valia significativa, preciso de ficar sem comprar novos títulos durante algum período de tempo especifico, para que essa menos-valia seja considerada pelo fisco?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 11/3/2016 19:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Aprapr, Bing [Bot], caganixo7, CORTIÇA, latbal, Mmmartins, MPAM, navaldoc, PacoNasssa, PAULOJOAO, Regisregis, serdom, Shimazaki_2 e 344 visitantes