Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Goodsense Investments Ltd, a Emporio Capital e a Rendimento-

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 29/6/2012 0:25

A impunidade também está ligada aos alertas e à rapidez com que emitem esses alertas. Se tivesse sido noticiado há uns meses que a Empório estava sob investigação e que não tinha autorização, blá blá blá, sempre tinham poupado dissabores a algumas pessoas (pelo menos aos que não são totalmente crentes IMO).

Quanto ao ter meios ou não e à proactividade, é nesse sentido que digo que são ineficientes como regulador. Então ninguém na CMVM pode consultar o Caldeirão, o económio, o forum de finanças pessoais, os blogues financeiros, etc. ? Ninguém na CMVM nunca ouviu falar dum esquema que dá 8% ao mês ? Tem de ser uma denúncia em papel selado azul de 25 linhas, por correio registado com aviso de recepção ?

Há tópicos na net sobre a Empório há meses (não coloco aqui porque são concorrência mas até aqui no Caldeirão eles existem)... Até me custa a acreditar que no meio de tanta gente que foi metida no esquema que não tenha havido uma, só uma, que não tenha questionado a CMVM e que tenha dado oportunidade para soar a sirene.

É ridículo que sejam participantes dos foruns a alertar para uma fraude destas, com meses de antecedência em relação à CMVM.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 29/6/2012 0:06

Não faço ideia de que meios tem a CMVM (nem exactamente qual é a cobertura legal/processual, se actuam com base em denúncias ou se podem ter uma atitude mais proactiva) nem estou a dizer que não é possível fazer melhor.

Até porque na verdade acho que sim, acho que é possível fazer melhor...

Aí só digo que não é possível parar este tipo de esquemas todos (e que estão sempre a nascer) rapidamente tendo em conta a forma como eles tendem a operar na maior parte das vezes.

O que estava ali a dizer é que relativamente à impunidade, isso não é propriamente um problema do regulador, né?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 28/6/2012 23:59

Marco, independentemente de acções posteriores e da sua morosidade, o que o regulador fez agora (e bem) foi alertar para o facto de três empresas não estarem autorizadas a desenvolver intermediação financeira.

Em relação à Empório estão muito, mas mesmo muito atrasados. Basta procurar nas net para perceber há quanto tempo este esquema anda por aí.

Então a CMVM não tem ninguém que consulte a internet, as redes sociais, os foruns ou os sites onde habitualmente as pessoas colocam dúvidas sobre este tipo de 'aplicações' ? Nunca ouviram sequer rumores que os levem a investigar ?

Além disso alguém que aparece a oferecer 8%, 10% ou o que for por mês é de soar imediatamente a campainha da fraude e de emitir logo um alerta, seja como aquele que foi emitido, seja de que a CMVM está a investigar. A palavra investigação só por si sempre ajuda a alertar as pessoas.

Eu continuo a achar que a CMVM ficou muito mal na foto, como aliás já é habitual.

por MarcoAntonio » 28/6/2012 23:40

AutoMech Escreveu:É incrível como os mesmos indivíduos saltam de fraude em fraude nas calmas. É o que dá ter um regulador que não vale um chavo. Se for um tipo que queira montar um fundo está desgraçado com burocracia e controles. Se for um vigarista, ninguém o chateia.

Automech, eu não concordo muito com o comentário.

O problema não é do regulador (ou se é, é mínimo). Aliás compare-se com casos como o Madoff ou a Afinsa, entre inúmeros outros, que perduraram anos mesmo em casos em que actuaram às claras e em mercados formais.

Isto até é muito rápido se olharmos para o "normal" dos ponzi e quanto tempo costumam demorar as autoridades a dizer alguma coisa não só em Portugal como por esse mundo fora!

Onde possivelmente a coisa está a falhar mais é no campo judicial, a impunidade. Mas isso já não diz respeito propriamente aos orgãos reguladores, né?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 28/6/2012 23:34

É incrível como os mesmos indivíduos saltam de fraude em fraude nas calmas. É o que dá ter um regulador que não vale um chavo. Se for um tipo que queira montar um fundo está desgraçado com burocracia e controles. Se for um vigarista, ninguém o chateia.

por sargotrons » 28/6/2012 20:21

MarcoAntonio Escreveu:
Sargotronss Escreveu:Isto é matéria da PJ!

Também, mas numa vertente diferente. Eu ali estava-me a referir às entendidades reguladoras (e sobre a PJ, do que se escreveu no outro tópico tenho a vaga memória que o fulano já esteve envolvido numa acção da PJ antes).

Também do que me lembro do tópico a Emporio surjiu da ?betexp?, e a verdade é que a investigação e dissolução apenas serviu para refinar o produto da fraude. Agora parece que parte para outra e tudo isto impunemente!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por MarcoAntonio » 28/6/2012 20:15

Também, mas numa vertente diferente. Eu ali estava-me a referir às entendidades reguladoras (e sobre a PJ, do que se escreveu no outro tópico tenho a vaga memória que o fulano já esteve envolvido numa acção da PJ antes).
Imagem

Administrador Fórum

por VirtuaGod » 28/6/2012 20:12

True, true...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por sargotrons » 28/6/2012 20:10

Isto é matéria da PJ!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por MarcoAntonio » 28/6/2012 18:10

PT_Trader Escreveu:Agora que a fonte secou é que se lembram de lançar a linha verde :wall:

Acrescento que já montaram o próximo esquema, com o nome de Euro Champions Fund

Este aviso deve vir na sequência das questões levantadas (ou denuncia, conforme se queira considerar) à CMVM que já estão no outro tópico.

Os dias/semanas que se passaram entre uma coisa e a outra até dá para entender (deve existir sempre alguma fase processual pelo meio, nem que seja de uma pequena investigação).

Aliás isto não é matéria apenas da CMVM mas também do Banco de Portugal.
Imagem

Administrador Fórum

por PT_Trader » 28/6/2012 17:52

Agora que a fonte secou é que se lembram de lançar a linha verde :wall:

Acrescento que já montaram o próximo esquema, com o nome de Euro Champions Fund

Registado: 20/6/2011 21:48

Goodsense Investments Ltd, a Emporio Capital e a Rendimento-

por Pata-Hari » 28/6/2012 17:49

CMVM alerta para três empresas não autorizadas a desenvolver intermediação financeira
28 Junho 2012 | 16:41
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

Todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com estas entidades poderão contactar a CMVM.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alerta em comunicado para o facto de a Goodsense Investments Ltd, a Emporio Capital e a Rendimento-Forex “não estarem autorizadas a desenvolver qualquer actividade de intermediação financeira em instrumentos financeiros em Portugal”.

“Todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com estas entidades poderão contactar a CMVM através do número 800 205 339 (linha verde), ou por e-mail para cmvm@cmvm.pt”, conclui o comunicado do departamento de apoio ao investidor e comunicação do órgão regulador, liderado por Carlos Tavares.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, yggy e 378 visitantes