Elias Escreveu:
Contacto o operador, que me diz que são actualizações automáticas do equipamento.
Contacto o fabricante, que me confirma, por escrito, que este modelo de equipamento não dispõe da funcionalidade de actualizações automáticas.
É estranho!O software do telemóvel pode não necessitar de ser actualizado mas podes ter aplicações no telemóvel que podem estar sistematicamente a contactar com a rede.Não colocaste essa possibilidade?Tratando-se de um Smartphone, isso pode acontecer.Há maneira de entrar em "Definições" e desactivar as actualizações automáticas do equipamento.
Elias Escreveu:Mas há uma pergunta que fica por responder: se o equipamento tem actualizações a fazer, porque carga de água é que essas actualizações (e o respectivo débito de dados em roaming) só acontecem quando eu tenho um aditivo subscrito?
Porque se calhar só nessas alturas tens acesso à rede.Ou nos casos em que tens acesso à dita rede via wireless não te apercebes que as ditas actualizações são feitas.Simplesmente porque elas não são taxadas.
Qualquer smartphone vem definido por defeito para dar prioridade ao operador quando acedes à rede.Mesmo que tenhas wireless, o telemóvel não a utiliza, e entra na net via operador.Mas podes corromper esse procedimento definindo os chamados APNs.Caso queiras usar o operador para aceder à rede deixas de o conseguir fazer depois do procedimento a que me referi.Ou seja, lá se vai o aditivo.
Caso queiras alterar a ordem de prioridade no acesso à rede, primeiro wireless, para o caso de o telemóvel estar localizado numa zona com wireless,depois «operador», tens que alterar o sistema operativo.Há vídeos no youtube que ensinam isso.
Eu tenho rede wireless em casa e pc portátil com «web pen». Pelo que, uso o smartphone para aceder á rede via wireless. Hoje em dia em praticamente todo o local conseguimos wireless.E em casa o smarthphone está sempre ligado à minha rede wireless.
Eu tenho queixas contra uma operadora.Embora pareça ser semelhante à tua, não me parece que seja a mesma queixa.
Fica a citação de uma queixa que enviei para a ANACOM.Sem identificar o operador.
Alerto que sou muito fulminante nas queixas....não liguem muito a isso; temperamento.LOL
Citação Escreveu:Tenho um smartphone “livre”, sem vinculo a nenhum programa de pontos ou contrato, no qual foi introduzido um cartão da operadora “xxxx”. Ao que consta, as operadoras têm maneira de saber se o “cartão Sim” foi introduzido ou não num smartphone. Logo que tenham essa sinalização, enviam um sms ao cliente a apelar à adesão deste a um serviço de Internet pago. Na altura em que me foi proposta esta adesão, eu recusei-a. Repito; recusei a adesão. Não obstante, ela foi efectivada sem minha autorização. Não houve momento nenhum em comunicação com a xxxx, no qual eu tivesse mostrado intenção de subscrever tal serviço. Ainda coloquei a possibilidade de tal serviço ser subscrito “por defeito”.Só pelo fato de o possuidor ter um Smartphone, o serviço seria subscrito sem o seu consentimento. Num primeiro contacto com a xxxx, interpele-os acerca de estar a ser taxado por um serviço que não tinha subscrito. Prontificaram-se a acabar com a subscrição. Não obstante, continuava a ter abatimentos no meu “saldo” sem que nada justificasse tais abatimentos. Voltei a interpelar a “xxxx” acerca desses abatimentos não voluntários. Foi-me dito que o smartphone poderia aceder à internet sem autorização do utilizador. Conforme as recomendações do Call Center tratei de remover do sistema operativo “Android”toda e qualquer possibilidade de o aparelho usar o operador “xxxx” para aceder à Internet. Nas chamadas feitas para os serviços da “xxxx” que ao que parece, foram gravadas, pelo que servem de meio de prova, pedi de forma “temperada” que não autorizava que a “xxxx” subscrevesse em meu nome nenhum serviço sem minha autorização. Volvidos alguns meses sem os tais abatimentos automáticos e sem a receptação de sms ´s com o seguinte conteúdo «Internet Ja(1,49Eur 35MB/sem) subscrito com sucesso e renovável a cada sete dias. Entre na Internet atraves do xxxx: http:l..pt/A», eis que volto a receber este tipo de sms´s. Não fosse a coincidência de ter recebido um destes sms´s no preciso momento em que fiz um carregamento do telemóvel no homebanking, o que me levou a “cruzar mentalmente” o saldo do telemóvel que tinha acabado de “carregar”, com o histórico de problemas de taxações não consentidas, e ainda hoje pensava que o tal sms enfadonho, se inseria numa qualquer campanha de promoção de um serviço da xxxx .O sms acima, mal escrito, com falta de assentos, começa por uma expressão que se assemelha a uma “ordem” ;um apelo ao consumo “Internet Ja (...)” a seguir sugere que se entre no serviço através de um endereço de internet. O utilizador fica a pensar que se quiser subscrever um qualquer serviço de internet, que o faça por via daquele endereço de Internet. Este segundo incidente de subscrição não autorizada do serviço sinalizou de forma muito clara uma conduta criminosa por parte da xxxx. Estou convencido que se se fizer uso das gravações das minhas chamadas para o Call Center, do tráfego de Internet por mim gasto nesse pese-do serviço que nunca conheci,pelo menos, de forma consciente, e fazendo uso da informação registada no servidor desta operadora, no que à interacção do meu aparelho com o servidor diz respeito, estou convencido de que serão encontrados procedimentos suspeitos. Acresce dizer que o sms enviado ao cliente a sinalizar a subscrição automática do serviço é completamente desapropriado; é ambíguo, contém erros de Português. Tais erros, comprometem a sua inteligibilidade; assemelha-se a um sms publicitário. Tenho dito!