FMI critica desvalorizações salariais
14 mensagens
|Página 1 de 1
Re: FMI critica desvalorizações salariais
tugadaytrader Escreveu:E podem as nossas empresas subir os salários e continuarem a serem competitivas com as suas congéneres asiáticas?
Mas a ideia é competir com baixos salários?
Isso é absurdo, para ser educado.
Temos que competir é com inovação, valor acrescentado, criação de marcas próprias, etc.
Se queremos competir como trabalho escravo, escravos seremos.
- Registado: 27/5/2011 15:57
Muffin,
Restringir o aumento salarial (através de congelamento ou corte de salários)... é isto que diz...
Quanto ao segundo parágrafo que o Marco cita, concordo e destaco
No meu entender, wage flexibility significa desvalorização interna nos sectores não competitivos.
Restringir o aumento salarial (através de congelamento ou corte de salários)... é isto que diz...
Quanto ao segundo parágrafo que o Marco cita, concordo e destaco
Relative prices can change more easily if there is more price and wage flexibility
No meu entender, wage flexibility significa desvalorização interna nos sectores não competitivos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
migluso Escreveu:O estudo tem mais do que a página 19.
Também fornece os exemplos da Holanda e da Suécia, como casos de sucesso de aplicação de reformas estruturais.
Mas cito apenas esta parte do estudo, apesar de em todo ele estar bem implícito que nos países que não são competitivos não há alternativa.Restrain nominal wage growth in the South. Nominal wage restraint (e.g., in the form
of freezes or cuts, initiated by public sector wage discipline) in Southern euro area
countries would accelerate the process of regaining competitiveness
migluso, parece-me que o que tu afirmas/citas e o que o MarcoAntonio sublinha/cita são coisas diferentes.
"Restrain nominal growth" não me parece ser sinónimo de "internal devaluation".
"Reformas estruturais" (como exemplo da Suécia e da Holanda) nada tem a ver aparentemente com "internal devaluation".
O Argumento principal é o apontado no 2o sublinhado do MarcoAntónio, onde depois de definir condições para a "internal devaluation" se diz que:
"Most recent experience from the Baltic countries show that even when public debt is small and flexibility exists in factor markets, the adjustment can be wrenching in terms of output and employment."
Enfim nada de novo, se observamos as experiências dos últimos anos.
Para Portugal, também sou da opinião que não há alternativa, mas creio que essa é a base deste artigo, afirmar que a austeridade "per se" não resolve os problemas do sul da Europa, (pelo que se recomendam outras políticas para o Norte... isso digo eu...).
- Registado: 4/1/2004 22:32
O estudo tem mais do que a página 19.
Também fornece os exemplos da Holanda e da Suécia, como casos de sucesso de aplicação de reformas estruturais.
Mas cito apenas esta parte do estudo, apesar de em todo ele estar bem implícito que nos países que não são competitivos não há alternativa.
Mas cito apenas esta parte do estudo, apesar de em todo ele estar bem implícito que nos países que não são competitivos não há alternativa.
Restrain nominal wage growth in the South. Nominal wage restraint (e.g., in the form
of freezes or cuts, initiated by public sector wage discipline) in Southern euro area
countries would accelerate the process of regaining competitiveness
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
MarcoAntonio Escreveu:Querias dizer 17, certo?
Sim, como vi de relance apenas reparei nos 3 nomes referidos na capa.
MarcoAntonio Escreveu:
A parte de não ser a posição oficial (ou pelo menos não estar claro que seja) estamos de acordo. O FMI pode vir a seguir dizer que oficialmente a posição da instituição não é essa.
É obvio que a forma como a noticia é escrita não é inocente. Uma coisa é ser a posição do FMI, outra é ser um estudo de um grupo de funcionarios, tem outro impacto, bem menor em relação á primeira.
Penso que o tipo do documento (IMF STAFF DISCUSSION NOTE) e o disclaimer não deixam duvidas que actuamente não é a posição do FMI, mas poderá vir a ser, é certo.
Não sendo economista parece-me obvio que se as pessoas tem menos dinheiro, gastam menos, se a situação for generalizada haverá uma retração do consumo interno, como o crescimento das exportações não foi suficiente para compensar a queda do consumo interno tens uma recessão, o que tem acontecido em Portugal.
Sobre a questão da competitividade, parece-me mais complexo, se a produção de um pais for baseada em produtos/serviços de baixo valor com uma componente significativa de mão de obra, o seu custo terá impacto na competitividade, não sendo esse o caso o impacto será menor.
EDIT: Só para a acrescentar que não considero que o problema de competitividade de Portugal seja os salarios.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
O conteúdo da notícia está na página 19 do documento e que aqui reproduzo (os negritos são do original, não meus):
International experience suggests that restoring competiveness through internal devaluation is painful. As shown in IMF (2012), there are only a few cases in which a revival of competitiveness and growth through a reduction in labor costs and domestic prices outweigh the negative effects from lower income. Country experience shows that internal devaluations almost always come with drawn-out recessions, where the duration of the initial adjustment could range from 5 to 15 quarters (Figure).
Several factors are needed for internal devaluation to close a competitiveness gap, most of which do not seem to be present in the Southern euro area countries. Relative price changes have larger effects with more openness and higher factor mobility. Relative prices can change more easily if there is more price and wage flexibility. Also, a low initial public debt and the ability to use fiscal policy/transfers to attenuate the impact on the real economy are useful. Most recent experience from the Baltic countries show that even when public debt is small and flexibility exists in factor markets, the adjustment can be wrenching in terms of output and employment.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ou eu não sei inglês, ou o estudo diz exactamente o CONTRÁRIO da notícia?!?!?!?
O que, obviamente, me leva a questionar a seriedade do jornalista e, por consequência, do seu empregador.
Aliás, se não fosse pelo CdB, julgo que já teria deixado definitivamente de ler o JdN...
Não sei se se enquadra neste tópico, mas fica aqui a seguinte citação:
http://www.bloomberg.com/news/2012-06-2 ... ssure.html
O que, obviamente, me leva a questionar a seriedade do jornalista e, por consequência, do seu empregador.
Aliás, se não fosse pelo CdB, julgo que já teria deixado definitivamente de ler o JdN...
Não sei se se enquadra neste tópico, mas fica aqui a seguinte citação:
Expanding deficits to stimulate growth is like “diving into a cave at the bottom of the sea,” Calderon said at the summit’s close. “The moment you enter you have to be sure you have the strength and oxygen to return.”
http://www.bloomberg.com/news/2012-06-2 ... ssure.html
mais_um Escreveu:
Claro e para mim FMI é a instituição e não a opinião de 3 ou 4 funcionários, no meio de muitos.
Querias dizer 17, certo?
Entre os quais, senior advisors...
A parte de não ser a posição oficial (ou pelo menos não estar claro que seja) estamos de acordo. O FMI pode vir a seguir dizer que oficialmente a posição da instituição não é essa.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:Bom dia!
Não tenho a certeza que seja o FMI a afirmar isso já que no principio do documento tem esta nota:
Não é o FMI como instituição a afirmá-lo, é o staff numa discussão interna que o coloca nesse documento.
Dizer que é o FMI a afirmar isso ou não depende apenas do que é que entendes por "FMI"...
Claro e para mim FMI é a instituição e não a opinião de 3 ou 4 funcionários, no meio de muitos.
Daqui a uns tempos até pode vir a ser a posição oficial do FMI, mas actualmente não é.
Mas afinal foi a instituição FMI a criticar as reduções salariais ou foram meia dúzia de funcionarios?

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:Bom dia!
Não tenho a certeza que seja o FMI a afirmar isso já que no principio do documento tem esta nota:
Não é o FMI como instituição a afirmá-lo, é o staff numa discussão interna que o coloca nesse documento.
Dizer que é o FMI a afirmar isso ou não depende apenas do que é que entendes por "FMI"...
Daqui a uns tempos até pode vir a ser a posição oficial do FMI, mas actualmente não é.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Bom dia!
Bom dia!
Fica o link para o documento:
http://www.imf.org/external/pubs/ft/sdn ... dn1207.pdf
DISCLAIMER: This Staff Discussion Note represents the views of the authors and
does not necessarily represent IMF views or IMF policy. The views expressed herein
should be attributed to the authors and not to the IMF, its Executive Board, or its
management. Staff Discussion Notes are published to elicit comments and to further
debate.
Fica o link para o documento:
http://www.imf.org/external/pubs/ft/sdn ... dn1207.pdf
Re: FMI critica desvalorizações salariais
MarcoAntonio Escreveu:Agora é que avisam?
Ok!
FMI
Reduções salariais tendem a gerar longas recessões
20 Junho 2012 | 00:01
Rui Peres Jorge - rpjorge@negocios.pt
O FMI critica desvalorizações internas (reduções salariais e baixas de preços que aumentem a competitividade) como a que está a acontecer em Portugal e faz parte da estratégia de ajustamento do Executivo. Estes processos tendem a falhar e criam recessões prolongadas.
O FMI critica desvalorizações internas (reduções salariais e baixas de preços que aumentem a competitividade) como a que está a acontecer em Portugal e faz parte da estratégia de ajustamento do Executivo. Estes processos tendem a falhar e criam recessões prolongadas. E os poucos casos de sucesso dependeram de condições que não estão reunidas nos países do Sul da Europa, avisam os peritos de Washington num documento publicado esta semana dedicado ao crescimento na Europa.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=563437
E podem as nossas empresas subir os salários e continuarem a serem competitivas com as suas congéneres asiáticas?
Bull And Bear Markets
- Registado: 29/11/2007 13:03
FMI critica desvalorizações salariais
Agora é que avisam?
Ok!
Ok!
FMI
Reduções salariais tendem a gerar longas recessões
20 Junho 2012 | 00:01
Rui Peres Jorge - rpjorge@negocios.pt
O FMI critica desvalorizações internas (reduções salariais e baixas de preços que aumentem a competitividade) como a que está a acontecer em Portugal e faz parte da estratégia de ajustamento do Executivo. Estes processos tendem a falhar e criam recessões prolongadas.
O FMI critica desvalorizações internas (reduções salariais e baixas de preços que aumentem a competitividade) como a que está a acontecer em Portugal e faz parte da estratégia de ajustamento do Executivo. Estes processos tendem a falhar e criam recessões prolongadas. E os poucos casos de sucesso dependeram de condições que não estão reunidas nos países do Sul da Europa, avisam os peritos de Washington num documento publicado esta semana dedicado ao crescimento na Europa.
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 356 visitantes