
O meu detectei hj que fica no vazio às 21.00h. Portanto 1 hora antes do que devia ser. Quem sai lesado será a EDP
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AutoMech Escreveu:E eu que nunca me apercebi disso. Depois do post do mais_um fui ver o meu contador e está certo ao minuto, mas na próxima mudança da hora vou estar atento a ver se actualiza (será que tem a data incorporada ?). Ainda por cima programo sempre uma das máquinas começar ao mesmo tempo que começa a bi-horária. Espero não estar a ser prejudicado nessa primeira hora de inverno.
EDP vai compensar "muito em breve" 30.000 clientes com contadores avariados
14 Junho 2012 | 19:44
A EDP vai compensar "muito em breve" os clientes que foram prejudicados por um desacerto horário nos contadores de electricidade, disse à Lusa o presidente da EDP Distribuição, adiantando que nesta situação estão 30.000 consumidores devidamente identificados.
"Fizemos uma análise exaustiva e sabemos quantos contadores estão afectados, o nome e a morada dos clientes a ser compensados e, logo que o regulador defina, accionaremos os mecanismos para proceder ao pagamento", disse o presidente da EDP Distribuição, João Torres.
Em declarações à Lusa, João Torres explicou que os contadores em que foram detectadas avarias estão a ser substituídos, um processo que deverá estar concluído ainda este mês, referindo que a eléctrica vai "actuar junto dos fornecedores dos contadores na devida medida".
A DECO denunciou na passada terça-feira a existência de anomalias nos relógios de cerca de 60% dos contadores bi e tri-horários, numa análise a 165 habitações, considerando que o erro pode afectar 480.000 consumidores que estão a pagar mais do que deveriam na sua conta da electricidade.
Mas as contas da eléctrica liderada por António Mexia apontam para 70.000 contadores com avarias, sendo que apenas em 30.000 casos os consumidores são prejudicados.
"Identificámos uma série limitada de contadores onde aconteceu aquela avaria, que se traduz no funcionamento menos correto do relógio, sendo que encontrámos cerca de 30 mil contadores em que os clientes estariam a ser penalizados e também encontrámos cerca de 40 mil contadores em que o defeito [hora adiantada] beneficia o cliente", afirmou o presidente da EDP Distribuição.
Segundo o responsável, em relação aos 40.000 clientes que estarão a ser beneficiados, "a EDP Distribuição vai assumir a responsabilidade e não vai reclamar".
Já a DECO defende que, em ambos os casos - atraso ou adiantamento da hora -, o contrato não está a ser cumprido e, por isso, há lugar a compensação.
A EDP considera que "ao fim do dia a tarifa [bi-horária] é mais utilizada e não tanto no início da manhã", justificando que neste caso os clientes são beneficiados por entrarem antes que previsto na tarifa mais económica.
João Torres realçou à Lusa que, desde que a avaria foi detectada, a EDP informou a entidade reguladora (a ERSE) e a DECO, forneceu toda a informação e fez um trabalho de campo para identificar a dimensão da questão e iniciar, de imediato, a substituição dos equipamentos.
"Agora, esperamos que o mecanismo de compensação esteja definido para o levarmos de imediato à prática", acrescentou, realçando ainda que a avaria "pontual" afecta 0,5% dos seis milhões contadores da empresa.
Segundo a análise realizada pela DECO, "apenas 41 por cento dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos", realçando que foram detectados "nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora".
O que acontece é que os consumidores deslocam os seus consumos para o horário mais económico, consoante os tarifários contratados, mas, devido ao desacerto dos contadores, parte desses consumos faz-se em tarifas mais caras.
Esta manhã, a DECO tinha recebido reclamações de 3.000 consumidores.
Fenicio Escreveu:Isto está mesmo dar no que falar:DECO recebe 3 mil queixas de anomalias nos contadores
Económico com Lusa
14/06/12 16:13
Mais de 3 mil consumidores reclamaram a existência de um desfasamento horário nos contadores de electricidade.
Em declarações à Lusa, a coordenadora do departamento de estudos da DECO, Ana Tapadinhas, explicou que, desde que quarta-feira, quando a DECO disponibilizou uma ferramenta na sua página da Internet para os consumidores verificarem os seus contadores, foram encaminhadas para a associação cerca de 3.000 reclamações.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já garantiu que os consumidores cujos contadores com tarifa bi e tri-horária tenham um desacerto horário serão compensados pela EDP.
A análise da DECO dos contadores bi e tri-horários de 165 habitações mostrou que 60 por cento apresentam uma hora incorrecta, o que significa que os consumidores estão a pagar mais do que deveriam na conta da electricidade. "12 por cento dos contadores registaram mais de 30 minutos de diferença e cerca de 14 por cento entre 11 e 30 minutos, ou seja, mais de um quarto da amostra apresentava um desvio bastante significativo face à hora correcta", denunciou em comunicado a associação de defesa do consumidor.
Segundo a DECO, "apenas 41 por cento dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos", realçando que foram detectados "nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora".
O que acontece é que os consumidores deslocam os seus consumos para o horário mais económico, consoante os tarifários contratados, mas, devido ao desacerto dos contadores, parte desses consumos faz-se em tarifas mais caras.
"O mínimo que se pode esperar da EDP é manter um controlo rigoroso de qualidade dos seus instrumentos de medição e facturação", defendeu a DECO, que exige uma auditoria independente aos contadores da eléctrica liderada por António Mexia.
Entretanto, a ERSE explicou que "na sequência de um estudo efectuado, no final de 2011 e início de 2012, detectou um conjunto de anomalias nos respectivos relógios", adiantando que remeteu uma proposta, que prevê uma compensação financeira para os consumidores, para o conselho tarifário há cerca de duas semanas.
O regulador acrescentou que aguarda o referido parecer "para tomar, logo de imediato, uma decisão final sobre os procedimentos que devem ser seguidos".
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/deco- ... 46536.html
DECO recebe 3 mil queixas de anomalias nos contadores
Económico com Lusa
14/06/12 16:13
Mais de 3 mil consumidores reclamaram a existência de um desfasamento horário nos contadores de electricidade.
Em declarações à Lusa, a coordenadora do departamento de estudos da DECO, Ana Tapadinhas, explicou que, desde que quarta-feira, quando a DECO disponibilizou uma ferramenta na sua página da Internet para os consumidores verificarem os seus contadores, foram encaminhadas para a associação cerca de 3.000 reclamações.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já garantiu que os consumidores cujos contadores com tarifa bi e tri-horária tenham um desacerto horário serão compensados pela EDP.
A análise da DECO dos contadores bi e tri-horários de 165 habitações mostrou que 60 por cento apresentam uma hora incorrecta, o que significa que os consumidores estão a pagar mais do que deveriam na conta da electricidade. "12 por cento dos contadores registaram mais de 30 minutos de diferença e cerca de 14 por cento entre 11 e 30 minutos, ou seja, mais de um quarto da amostra apresentava um desvio bastante significativo face à hora correcta", denunciou em comunicado a associação de defesa do consumidor.
Segundo a DECO, "apenas 41 por cento dos aparelhos tinham a hora real ou erros até dois minutos", realçando que foram detectados "nove casos particularmente graves, com diferenças iguais ou superiores a uma hora".
O que acontece é que os consumidores deslocam os seus consumos para o horário mais económico, consoante os tarifários contratados, mas, devido ao desacerto dos contadores, parte desses consumos faz-se em tarifas mais caras.
"O mínimo que se pode esperar da EDP é manter um controlo rigoroso de qualidade dos seus instrumentos de medição e facturação", defendeu a DECO, que exige uma auditoria independente aos contadores da eléctrica liderada por António Mexia.
Entretanto, a ERSE explicou que "na sequência de um estudo efectuado, no final de 2011 e início de 2012, detectou um conjunto de anomalias nos respectivos relógios", adiantando que remeteu uma proposta, que prevê uma compensação financeira para os consumidores, para o conselho tarifário há cerca de duas semanas.
O regulador acrescentou que aguarda o referido parecer "para tomar, logo de imediato, uma decisão final sobre os procedimentos que devem ser seguidos".
Atomez Escreveu:mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Isso seria assim se a EDP não continuasse com o monopólio da rede de baixa tensão. Todos os outros fornecedores têm que lhe pagar a "portagem".
Não tenho lido/ouvido queixas dos outros fornecedores referentes à EDP distribuição, mas se tens conhecimento de algum caso , podes colocar aqui?
Não é questão de dificultarem o acesso aos outros fornecedores, mas uma empresa fornecedora que detém também a infraestrutura da rede de distribuição pode por exº baixar os preços do fornecimento de energia e ao mesmo tempo subir o custo de utilização da rede para os outros fornecedores, distorcendo a concorrência a seu favor.
Fenicio Escreveu:Atomez Escreveu:mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Isso seria assim se a EDP não continuasse com o monopólio da rede de baixa tensão. Todos os outros fornecedores têm que lhe pagar a "portagem".
Não tenho lido/ouvido queixas dos outros fornecedores referentes à EDP distribuição, mas se tens conhecimento de algum caso , podes colocar aqui?
Não é questão de dificultarem o acesso aos outros fornecedores, mas uma empresa fornecedora que detém também a infraestrutura da rede de distribuição pode por exº baixar os preços do fornecimento de energia e ao mesmo tempo subir o custo de utilização da rede para os outros fornecedores, distorcendo a concorrência a seu favor.
De certeza que não existem mecanismos para coibir tais práticas?
tonirai Escreveu:Exactamente o meu caso!
Até que enfim que alguém menciona recordar-se disso... pois já cá discuti o tema, especulando que o contador não acertaria a hora justamente para "funcionar bem" com a mudança de hora e mudança de início do vazio entre 22h e 23h, mas o pessoal simplesmente não se lembrava ou desconhecia que antes o tarifário era assim (agora o vazio é sempre à mesma hora tanto no verão como no inverno).
sem2006 Escreveu:Esta guerra já eu tive com a EDP há uns anos atrás, aquando a mudança de hora de inverno e verão, em que o meu contador não actualizava, ficando portanto prejudicado em 1 hora. Isto acontecia também porque dantes, o horário em vazio do verão começava às 23h00 e o de inverno às 22h00, daí que eles não acertavam o contador para funcionar bem..
sem2006 Escreveu:Claro que quando o horário de vazio passou a começar sempre às 22h00, o erro propositado manteve-se, acabando por nos prejudicar.
sem2006 Escreveu:(...) Passado algum tempo, voltei de novo à tarifa bi-horária e passou a estar mais ou menos bem (o meu contador está adiantado cerca de 5 minutos).
Atomez Escreveu:mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Isso seria assim se a EDP não continuasse com o monopólio da rede de baixa tensão. Todos os outros fornecedores têm que lhe pagar a "portagem".
Não tenho lido/ouvido queixas dos outros fornecedores referentes à EDP distribuição, mas se tens conhecimento de algum caso , podes colocar aqui?
Não é questão de dificultarem o acesso aos outros fornecedores, mas uma empresa fornecedora que detém também a infraestrutura da rede de distribuição pode por exº baixar os preços do fornecimento de energia e ao mesmo tempo subir o custo de utilização da rede para os outros fornecedores, distorcendo a concorrência a seu favor.
mais_um Escreveu:Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Isso seria assim se a EDP não continuasse com o monopólio da rede de baixa tensão. Todos os outros fornecedores têm que lhe pagar a "portagem".
Não tenho lido/ouvido queixas dos outros fornecedores referentes à EDP distribuição, mas se tens conhecimento de algum caso , podes colocar aqui?
Atomez Escreveu:Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Isso seria assim se a EDP não continuasse com o monopólio da rede de baixa tensão. Todos os outros fornecedores têm que lhe pagar a "portagem".
Sargotronss Escreveu:sem2006 Escreveu:mais_um Escreveu:
De qualquer forma as pessoas podem optar por dar a contagem todos os meses e nesse caso já não estão a financiar a EDP, que é o que eu faço.
De forma indirecta estás, pois estás a fazer o trabalho delesNão percebo porque razão o senhor que fazia a leitura dos contadores, deixou de existir...ou melhor, percebo: tudo em nome do máximo lucro possível, sem o mínimo de escrúpulos
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O senhor não deixou de existir, há menos e provavelmente são serviços contratados pela EDP a outras empresas.
O que acho que não percebes é que o salário de esses senhores que tens saudades eras tu que pagavas como consumidor final ou como contribuinte vais pagar no deficit tarifário.
Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
Mais_um, bom ver-te de volta!
tonirai Escreveu:mais_um Escreveu:mais_um Escreveu:Há alguns anos que tinha conhecimento da situação, no meu caso o erro (está atrasado uma hora)até me era ligeiramente favoravel porque a hora de vazio tinha inicio mais cedo do que o suposto, por isso nunca me queixei, adaptei-me ao horário, em vez de ser das 24 às 7, era das 23 às 6.
Enganei-me, tenho o relógio adiantado uma hora e não atrasado, se for este o caso geral, os consumidores são beneficiados e não prejudicados, já que há mais utilização de energia eléctrica entre as 23 e as 24 horas do que entre as 6 e 7 horas.
Tentei validar se a falha que a Deco aponta é atraso ou adiantado e não especifica, apenas refere que os contadores tem uma diferença de uma hora. Se o erro for igual ao meu, estamos a falar de prejuízo para EDP e não para os consumidores...
O teu caso (e os outros iguais ao que descreves) é parecido ao que eu tinha:
Durante uns anos, o meu contador bi-horário não mudava a hora, isto é, tinha a mesma hora durante todo o ano - só que no meu caso, era 1h a menos no período de verão (agora), e certa no inverno, ou seja, o inverso do teu;
No entanto no teu caso, estando agora 1h adiantado, significa que se não acertado no inverno, ficaria 2h adiantado (pois a hora atrasará 1h).
Mas é estranho, pois no meu caso eu sempre assumi que o não acerto de horas era propositado, pois o tarifário também era diferenciado entre verão/inverno, isto é, o horário de vazio começava e acabava 1h mais tarde no verão, e assim ficava a comutar na altura certa sem ter de mudar a hora do display do contador (estou a falar de tarifário existente na época em que contratei bi-horário, já lá vai mais de 10 anos);
A mim pouca diferença me fazia, pois eu tenho um programador ligado ao cilindro de água, e como estava consciente do não acerto da hora do contador, simplesmente nem acertava o programador (assim andavam sempre certos um com o outro).
Entretanto devem ter actualizado o software do contador, pois actualmente já actualiza a hora verão/inverno adequadamente (o que implica que eu já acerte o meu programador).
E algures pelo caminho, no tarifário também deixou de existir a diferença de 1h no início/fim do vazio entre verão/inverno, passando a ser sempre a hora fixa... estando por isso agora tudo certo comigo.
mais_um Escreveu:mais_um Escreveu:Há alguns anos que tinha conhecimento da situação, no meu caso o erro (está atrasado uma hora)até me era ligeiramente favoravel porque a hora de vazio tinha inicio mais cedo do que o suposto, por isso nunca me queixei, adaptei-me ao horário, em vez de ser das 24 às 7, era das 23 às 6.
Enganei-me, tenho o relógio adiantado uma hora e não atrasado, se for este o caso geral, os consumidores são beneficiados e não prejudicados, já que há mais utilização de energia eléctrica entre as 23 e as 24 horas do que entre as 6 e 7 horas.
Tentei validar se a falha que a Deco aponta é atraso ou adiantado e não especifica, apenas refere que os contadores tem uma diferença de uma hora. Se o erro for igual ao meu, estamos a falar de prejuízo para EDP e não para os consumidores...
Sargotronss Escreveu:Se o negócio é tão bom, deixa estar que muitas mais empresas de distribuição hão-de aparecer.
mais_um Escreveu:Há alguns anos que tinha conhecimento da situação, no meu caso o erro (está atrasado uma hora)até me era ligeiramente favoravel porque a hora de vazio tinha inicio mais cedo do que o suposto, por isso nunca me queixei, adaptei-me ao horário, em vez de ser das 24 às 7, era das 23 às 6.
Sargotronss Escreveu:O que acho que não percebes é que o salário de esses senhores que tens saudades eras tu que pagavas como consumidor final ou como contribuinte vais pagar no deficit tarifário.
sem2006 Escreveu:mais_um Escreveu:
De qualquer forma as pessoas podem optar por dar a contagem todos os meses e nesse caso já não estão a financiar a EDP, que é o que eu faço.
De forma indirecta estás, pois estás a fazer o trabalho delesNão percebo porque razão o senhor que fazia a leitura dos contadores, deixou de existir...ou melhor, percebo: tudo em nome do máximo lucro possível, sem o mínimo de escrúpulos
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mais_um Escreveu:
De qualquer forma as pessoas podem optar por dar a contagem todos os meses e nesse caso já não estão a financiar a EDP, que é o que eu faço.