Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Qual o melhor banco?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 3/7/2012 9:14

No bpionline podes

ab mcarvalho

Quico:

in jneg

CEO do Barclays não aguenta pressão e demite-se após escândalo da Libor

03/07/2012

É o nome de maior relevo a demitir-se na sequência do caso da manipulação da Libor. Depois de Marcus Agius, o “chairman” do Barclays ter anunciado que vai deixar o banco, hoje foi a vez de Robert Diamond, o CEO, indicar que vai abandonar o cargo.

A pressão política sob a administração do Barclays após a imposição de uma coima recorde ao banco devido à manipulação da taxa Libor, que ontem foi tema de debate parlamentar no Reino Unido, ditou o fim de Diamond na instituição britânica.

“Nenhuma decisão foi tão difícil como a que estou agora a tomar ao abandonar o cargo de CEO. A pressão externa colocada sobre o Barclays atingiu um nível em que se arrisca danificar o seu nome – não posso deixar que tal aconteça”, indica Bob Diamond, no comunicado emitido hoje, terça-feira, de manhã.

A demissão tem “efeitos imediatos” e acontece menos de uma semana depois do acordo a que o Barclays chegou na investigação em torno da manipulação da taxa Libor, taxa como a Euribor, que é utilizada nas operações entre bancos e que serve de referência ao mercado de derivados. Esta taxa é decidida por uma série de bancos e a investigação pretende analisar se os bancos se uniram para manipular a taxa interbancária em seu favor. Também uma manipulação da Euribor está a ser investigada.

Coimas recordes por manipular Libor

O banco aceitou pagar uma coima total de 290 milhões de libras (360 milhões de euros) a três entidades: a reguladora britânica (FSA), que lhe impôs uma penalização recorde, a comissão norte-americana de negociação de futuros (CFTC) e ainda o departamento de Justiça dos EUA.

Na sequência dessas coimas, Robert Diamond tinha até anunciado que iria abdicar, juntamente com o CFO e outros dois membros da direcção executiva do banco, do bónus correspondente a este ano. Mas ainda não tinha aberto as portas à sua própria demissão.

Marcus Angius, o “chairman” do banco, tinha ontem anunciado que se iria demitir do Barclays até se encontrar um novo presidente. Agora, permanecerá como “chairman a tempo inteiro” até que também um novo CEO seja contratado.

Assunto é tema de comissão parlamentar e pode levar a acusações criminais

O caso já chegou ao parlamento e foi ontem tema de debate. Na quarta-feira, escreve a “BBC News”, irá à comissão parlamentar do Tesouro para responder sobre este tema. No comunicado de hoje, Diamond garante que vai “cumprir” as suas “obrigações” no que diz respeito a essas declarações relacionadas com o acordo a que chegou na semana passada no caso da Libor.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou, ontem, que a manipulação das taxas Libor, em proveito próprio, pelos bancos é um “escândalo”. “As pessoas querem ver duas coisas. Querem ver os banqueiros que agiram de forma imprópria punidos e querem saber se retiramos conclusões de maior alcance”, comentou, citado pelo “The Telegraph”.

O Serious Fraud Office, entidade independente do governo que investiga casos de fraude e corrupção, está a considerar avançar com acusações criminais.

O Barclays foi o primeiro banco a chegar a um acordo nesta investigação que está a analisar também a acção de bancos como o Citigroup, o UBS, o Royal Bank of Scotland ou o Bank of America.

Em bolsa, as acções do banco britânico estão a subir 1,45% para os 170,85 pence, ainda não tendo recuperado da quebra de 15% registada na quinta-feira.
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por PAFS » 2/7/2012 23:27

Depois de ter lido a página referente à FAQ do BPI online fiquei com a ideia que não é possível usar "stops" na compra e venda de acções, será que estou errado?

Registado: 29/11/2007 11:26

por Nico » 18/6/2012 9:43

trader.de.fim.de.semana Escreveu:estive aqui a fazer uma pesquisa na net e
Barclays parece oferecer mais em depositos a prazo

Isso só pode ser verdade se pretenderes ser novo cliente e fizeres um DP a um ano, certo?

Numa comparação simples de DP's para já clientes a 3 ou 6 meses, o BIG (por exemplo) bate o Barclays, concordas?

https://www.bigonline.pt/TaxasDepositos ... sitos/List

http://www.barclays.pt/particulares/sol ... m?menuid=1

Mas lá está, pode ser teu objectivo apenas obter a maior rentabilidade a 1 ano, independentemente dos custos que possa acarretar ser novo cliente Barclays. (Não deves descuidar o custo de gestão de conta.)

Registado: 23/4/2007 13:05

por carf2007 » 13/6/2012 18:03

O melhor banco é este !! Foi onde eu coloquei 2 milhões ...
Anexos
2-milhoes.jpg
2-milhoes.jpg (26.44 KiB) Visualizado 5093 vezes
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por trader.de.fim.de.semana » 13/6/2012 17:57

estive aqui a fazer uma pesquisa na net e
Barclays parece oferecer mais em depositos a prazo

Registado: 7/5/2010 12:13

E já agora observar os rácios de Crédito face aos depósitos.

por johncq » 13/6/2012 15:56

Para muitos não é relevante mas num contexto de escassez de recursos e de "ajuda externa" este rácio tem relevância (num absurdo e teórico contexto de corrida aos depósitos façam as contas). No nosso país a maioria tem rácios superiores a 100% excepto os de poupança que estão sentados em cima de pilhas de liquidez e gerem com maior rigor as cedências de capital (operações regulares de tesouraria).

No centro da europa este rácio é abaixo de 100% e nos EUA fica entre 75% e 80%. Aqui não esquecer que na Zona Euro 2/3 da alavancagem da economia real é obtida através da Banca e nos EUA é ao contrário = 1/3.

Interessante de notar que a Instituição tida como mais sólida quase todos os anos tem aumentos de capital e o BPN não é desculpa para tudo (pelas minhas contas). Também pagar comissões, encargos ou despesas não é problema se forem em linha com a prática do sector e o segmento (mais tradicional ou mais tecnológico) pois temos de ter instituições que tenham pelo menos algumas receitas para guardar o nosso dinheiro... acho eu,

Registado: 29/11/2007 4:32

por Nico » 13/6/2012 15:31

trader.de.fim.de.semana Escreveu:
Nico Escreveu:Perdoem a minha simplicidade, mas como em muito na vida até a escolha do bancos acho que pode e deve ser relativa.
Eu próprio trabalho num e sou cliente de mais 3. Logo, giro a minha vida financeira em 4 instituições financeiras. Uns são melhores para crédito, outros para taxas em DP's, outros em comissões e outros em plataformas e serviços online. Valerá a pena compará-los? Claro que não! Há que ser inteligente e ir buscar o que cada um tem de melhor. O resto são opiniões.

não paga mais comissões? dá para especificar o que tem em cada e quais são se não for atrevimento a mais

O meu exemplo não será necessariamente aquele que te vai servir. Pensa tu no que tens e o que queres dos bancos. Depois vê o que cada um te oferece e decide.

A questão das comissões não é tão relevante quanto isso. Dou-te um exemplo: Não tenho cartões de débito/crédito em qualquer um dos bancos online. O que pessoalmente quero dos bancos online é aceder a taxas de juro de DP's e plataformas de trading. Dificilmente faço transferências dessas contas que justifiquem um cartão para mais facilmente/gratuitamente as fazer. Há que ser racional e perceber que cada anuidade de um cartão de débito já anda nos 9 ou 10€/ano...

Outra dica que deixo é aproveitar o que o cross selling tem de bom. Muitos bancos hoje já te apresentam seguros... Numa das minhas viaturas, tenho apenas seguro de responsabilidade civil. Onde é que me surgiu a melhor oferta? Cross-selling. Aproveita para "jogar" com isso se te for proveitoso...

por trader.de.fim.de.semana » 12/6/2012 18:36

Nico Escreveu:Perdoem a minha simplicidade, mas como em muito na vida até a escolha do bancos acho que pode e deve ser relativa.
Eu próprio trabalho num e sou cliente de mais 3. Logo, giro a minha vida financeira em 4 instituições financeiras. Uns são melhores para crédito, outros para taxas em DP's, outros em comissões e outros em plataformas e serviços online. Valerá a pena compará-los? Claro que não! Há que ser inteligente e ir buscar o que cada um tem de melhor. O resto são opiniões.

não paga mais comissões? dá para especificar o que tem em cada e quais são se não for atrevimento a mais

por nunoand99 » 12/6/2012 17:32

Boas,

Conforme aqui já foi referido, a Caixa deve ter a posição de destaque no que diz respeito a segurança em território nacional.

O Barclays também é sempre uma solução alternativa.

Acho que uma diversificação entre CGD, Barclays, e um pouco noutro serve perfeitamente.

De qualquer forma, existe o fundo de garantia de depósitos, pelo que até ao montante máximo estamos sempre safos (bom...nos dias que se vivem, não sei).

Saudações & Bons Investimentos

P.S. Um cofre também é aconselhável ;)

Registado: 16/5/2005 21:38

concordo

por wuzzu » 12/6/2012 16:40

concordo mas respondi em virtude da crise actual que tende a aumentar nos proximos dias...

wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

por PAFS » 12/6/2012 15:41

Totalmente de acordo.

Registado: 29/11/2007 11:26

por Nico » 12/6/2012 9:32

Perdoem a minha simplicidade, mas como em muito na vida até a escolha do bancos acho que pode e deve ser relativa.

e o bpi

por wuzzu » 12/6/2012 9:12

Cá para mim apostava em bancos pouco comprometidos (estilo bigonline; mas atenção, os serviços internet nao sao tao fiaveis qto o de bancos maiores como porexemplo o bpi).
Tb acho que bancos bpi sao relativamente seguros enquanto houver quem os queira. O BCP pode ser bom se os interessados tiverem o dinheiro - mas será que têm.
Alem disso bancos como o bcp vao perder mais dinheiro na grecia...

Por isso apostava no bigonline e depois, em caso de catastrofe, montepio, depois bpi, bes e só por ultimo no bcp.

wuzzu

Registado: 31/8/2005 10:51

por Pastel » 12/6/2012 9:03

O melhor banco é:
- Aquele onde se conhece alguém de confiança
- O mais perto de casa

O resto é tudo basicamente igual, pode haver uns que inspirem menos confiança, outros que se vendem melhor, mas acaba por ser tudo igual, a diferença vem de quem nos trata dos assuntos e de como o faz.

Registado: 29/11/2007 11:30

por EuroVerde » 12/6/2012 8:56

richardj Escreveu:por ordem

caixa
bes
santander

Não creio isso, nessa ordem de ideias, até porque a Caixa é o Banco do povo não há distinção, ainda mantém uma gestão diferente dos outros bancos, é estatal e o risco é diferente.

BES é para atrair obviamente clientes com dinheiro, mas tratam o people com poucos beneficios e não se estão para perder na hora da verdade no que diz respeito a créditos. Existe também por parte deste banco negócios escuros que não estão dentro da lei, estão acima da lei universal e internacional.
Santender é sem dúvida o maior, mas não sei se isso chega para ser o mais seguro.

Nota: não tenho nem nunca tive conta em qualquer um dos acima referidos.

Registado: 29/11/2007 11:19

por richardj » 12/6/2012 0:41

por ordem

caixa
bes
santander

Registado: 25/4/2011 22:36

por EuroVerde » 11/6/2012 23:17

Fundamentalmente o melhor banco pode não ser o que técnicamente o seu desempenho em bolsa seja o melhor.

Ganha-se muito mais dinheiro num banco que esteja debaixo de uma especulação de falência e que a fim ao cabo tudo não passava de rumores, do que um banco que seja tipo BES.

por EuroVerde » 11/6/2012 23:15

O melhor banco é aquele que cobra as comissões mais baixas e ainda assim mantem controlados os rácios de capital, por forma a não comprometer o risco dos depositos e o risco exagerado de perdas nos activos que possui.

O administrador que acorda de manhã e diz, "é hoje que vou reduzir custos" está mais cedo ou mais tarde condenado pela instituição que "lidera".

O bom administrador não dá crédito a torto e a direito e tenta agressivamente de uma forma constante baixar custos das comissões e atrair mais e mais clientes, ainda mais nas alturas de crise.

por Quico » 11/6/2012 19:46

Barclays?!... Ah, pois! Não é é nacional. Mas está cá há tanto tempo (sou cliente há 20 anos) que até parece.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Bart Simpson » 11/6/2012 19:41

Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por Lion_Heart » 11/6/2012 19:28

Hoje em dia Nenhum.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por jlavra » 11/6/2012 15:04

Friamente, numa análise risco/retorno, diria BCP. É um banco que actualmente tem gestão privada (muito boa por sinal) e está garantido por capitais públicos (Aumento de Capital e CoCos).

Registado: 29/9/2011 15:02

Qual o melhor banco?

por trader.de.fim.de.semana » 11/6/2012 12:31

Qual o melhor banco ? qual o banco nacional que para
vocês é de mais confiança ,quer seja para investir em acções quer seja para por dinheiro a render ou para fazer empréstimo , o que no geral se possa fazer mais confiança , BCP , BES ,BANIF ,BPI , CGD

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, CORTIÇA, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 334 visitantes