Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - "Bolha" na educação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - "Bolha" na educação?

por AikyFriu » 6/6/2012 15:13

lfhm Escreveu:
AikyFriu Escreveu:
lfhm Escreveu:
A alternativa era fazer prescrições mas como é ensino obrigatório acho que seria anti constitucional.

Também neste momento passar é fácil ser muito bom já não será tão fácil portanto a luta dos melhores pelas melhores faculdades continua.

Só para esclarecer que o ensino obrigatório são 12 anos, não é até ao 12º anos.
Há uma diferença: se o aluno reprovar 3 anos, sai do ensino obrigatório no 9º ano.

Mas isso só obriga o aluno a mudar de escola!? ou tem de pagar para voltar a estudar?

Não obriga a nada.
Acontece o que actualmente acontece no ensino secundário (onde o ensino ainda não é obrigatório - passa a ser, no 10º, no próximo ano): o aluno pode abandonar o ensino, pode ser excluido por faltas...
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por BearManBull » 6/6/2012 14:48

AikyFriu Escreveu:
lfhm Escreveu:
A alternativa era fazer prescrições mas como é ensino obrigatório acho que seria anti constitucional.

Também neste momento passar é fácil ser muito bom já não será tão fácil portanto a luta dos melhores pelas melhores faculdades continua.

Há uma diferença: se o aluno reprovar 3 anos, sai do ensino obrigatório no 9º ano.

Mas isso só obriga o aluno a mudar de escola!? ou tem de pagar para voltar a estudar?

Registado: 15/2/2011 11:59

por AikyFriu » 6/6/2012 14:44

lfhm Escreveu:

A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por BearManBull » 6/6/2012 12:06

artista Escreveu:
lfhm Escreveu:
artista Escreveu:
lfhm Escreveu:Já agora, sou a favor deste facilitismo inserido por Sócrates, por muito triste que seja... Porque ninguém tem de andar a pagar maus alunos para além de serem um desincentivo aos bons alunos. Além disso no ensino superior é que é. Num curso a sério aprende-se mais numa cadeira do que num ano inteiro de secundário. É só deixar a seleção natural fazer o trabalho que lhe compete.

Não percebi nada do teu raciocínio! :roll:

Facilitismo no sentido que é mais fácil atualmente para um aluno concluir o ensino secundário do que era antes. O nível de exigência/dificuldade é inferior.

Eu percebi isso, não percebi é porque é que és a favor disso?!

Para não se ter pessoal no secundário com 23 anos!!

Custam dinheiro ao estado e não geram receita.

por Heisenberg » 6/6/2012 11:39

SilverTrader Escreveu:Mas não é só nas universidades que se aprende!! Então e a experiência prática? Então e trabalhar?
Parece que só com um curso universitário é que se forma um determinado nível de inteligência, mas conheço muita gente estúpida com canudo e muita gente inteligente sem canudo!!

Exactamente. Há muito tempo que as profissões especializadas como mecânicos, carpinteiros, etc. são muito mais rentáveis do que grande parte das licenciaturas. Isto tem pouco de novidade. E tenho como certo que há muito mais conhecimento, capacidade de raciocínio e imaginação em muitos destes profissionais do que em muitos recém-licenciados. Tenho observado médicos, advogados e juízes muito pouco inteligentes, e lá fizeram os cursos clássicos do "sr. dr." nas conceituadas universidades públicas. Coisas que se fazem com marranço, não necessariamente com inteligência, e poucas vezes a imaginação (o ingrediente dos génios) é chamada ao caso.

Eu estudei bastantes anos, e muitas vezes me admirou o sucesso do mecânico onde levava o meu carro. Pensava: ando para aqui a estudar, e este a ganhar muito mais do que eu. Mas o que andou ele a fazer estes anos todos, senão a estudar? Com a necessidade de se actualizar, de uma formação contínua que lhe permita acompanhar as mudanças da engenharia automóvel? O mesmo para outras áreas de conhecimento.

O erro é pensar-se, de forma elitista, que apenas a formação nos locais que antes eram reservados a uma parte da sociedade devem permitir o enriquecimento pelo trabalho. Se isso está a ser desfeito pela realidade, e está há muitos anos, ainda bem. O sucesso deve ser prémio dos bons profissionais, e não dos bem formados.

É o que penso.

Registado: 2/9/2011 12:01

por SilverTrader » 6/6/2012 10:18

Estar na faculdade custa em média um salário mínimo por mês

Prosseguir estudos e entrar na universidade é um investimento cada vez maior. No ano lectivo passado, os estudantes universitários gastaram, em média, 6624 euros anuais, o que equivale a mais de um salário mínimo por mês. Os encargos dispararam para valores acima de nove mil euros para os alunos que optaram pelo privado.

in Jornal de Negócios online
O meu objetivo não é ter muito dinheiro.
O meu objetivo é ser rica.

Registado: 29/11/2007 13:21

por elbronzeado » 5/6/2012 20:27

SilverTrader Escreveu:Fico feliz que conheças só crianças e jovens inteligentes, com boa capacidade de memorização e atenção.
Sou apologista de ajudar mais os miúdos que precisam, sou apologista de dar apoio, mas não sou crente nessa filosofia de que todos nascem com as mesmas capacidades e que tudo se pode treinar!!
Se assim fosse tinhamos Leonardos Da Vinci e Cristianos Ronaldos aos pontapés!!
Devemos saber avaliar bem as capacidades de cada indivíduo e investir de acordo com isso e não querer à força toda que sejam todos doutores e engenheiros.

Eu disse "no geral todas as pessoas tem capacidades intelectuais para ter algum curso superior". Não disse que toda a gente tem essas capacidades, mas a grande maioria tem capacidades. Por outro lado, não disse que tinha de ser o curso de Engenharia Física ou Medicina. Cada pessoa pode escolher uma área que se sinta à vontade.

SilverTrader Escreveu:Isto não é uma ode à estupidificação do povo, como fazem parecer, mas acho que 12 anos de escola deve ser suficiente para uma educação para a vida de cidadão.

Agora é, da mesma forma que à 50 anos atrás bastava 3 anos. Eu estou a olhar para o futuro. Maior nível de escolaridade está associadado a sociedades mais evoluidas.

SilverTrader Escreveu:Mas não é só nas universidades que se aprende!! Então e a experiência prática? Então e trabalhar?
Parece que só com um curso universitário é que se forma um determinado nível de inteligência, mas conheço muita gente estúpida com canudo e muita gente inteligente sem canudo!!

Já sabia que essa analogia ia ser feita... Gente estúpida não quer dizer que são "burros". Algo fizeram para ter o curso. Agora se tem poucos conhecimentos a culpa já é do facilitismo de alguns cursos.
A experiência é fundamental num trabalho, mas repara que muita gente com baixa escolaridade e com funções importantes, tem vindo a ter formação...

Registado: 15/6/2011 21:56

por MPC_finance » 5/6/2012 20:27

A não ser que por opção não se queira estudar o melhor mesmo é estudar/aprender sempre até que a morte ou alguma doença separe o corpo da consciência.

Reparem, se formamos muitos Engenheiros e Doutores estamos a dar-lhes ferramentas para poderem trabalhar, estamos a dar-lhes mais autonomia e a construção de um indivíduo melhor!

Até podem acabar como homens do Lixo, embora menos apetecível é uma profissão respeitável e que permite o funcionamento saudável da sociedade e tenderá a ser uma profissão bem paga numa sociedade justa.

Até no dia-a-dia, por mais estudos que tenhamos estamos sempre a aprender.

Na educação os impostos são bem empregues.
Editado pela última vez por MPC_finance em 5/6/2012 20:28, num total de 1 vez.

Registado: 23/12/2011 1:41

Há um excesso de oferta num bem transacionável.

por gorgo » 5/6/2012 20:22

Uma bolha pressupõe, que os ativos estejam sobrevalorizados, relativamente à sua rendibilidade esperada no futuro. Os licenciados estão desempregados, quer dizer que num sistema fechado (Portugal) não são necessários, resultando uma sobrevalorização do seu ativo - capital humano. Os humanos não são casas, não se movem, bens não trasacionáveis. Temos portanto um excesso de oferta para as necessidades atuais e futuras dum bem que é transacionável, sendo mais fácil a resolução da bolha visto não ter que ser apenas pela redução do preço do capital humano.

Por outro lado esta avaliação tem de ser feita curso a curso, visto com a especialização da economia necessitar de mais cursos no futuro de que outros. Haverá cursos que passam a ter valor muito baixo, visto ser dificil aplicar-se a mobilidade geogáfica.

Haverá várias soluções:

Exigir menos salário.
Incrementar a formação e reorientá-la para as necessidades atuais ou futuras do mercado.
Mudar de referencial geográfico para oferecer os seus serviços.
Aguardar que a economia melhore. Esta é fraca!

Todos conhecemos as empregadas domésticas, os empregados de matadouros, os trolhas da c. civil, etc. dos países de leste. Quase todos com licenciatura.

Temos a vantagem da lingua dos PALOPs e uma Europa que valoriza muitas profissões portuguesas;

Enfermeiros, médicos, engenheiros, financeiros, etc.

Haverá quem tenha romantismo em tudo, mas os práticos e pragmáticos pulam e avançam como o mundo nas mãos de uma criança.

Registado: 26/8/2007 20:40

por SilverTrader » 5/6/2012 19:50

elbronzeado Escreveu:SilverTrader, no geral todas as pessoas tem capacidades intelectuais para ter algum curso superior (podem é não querer...). Também não digo que lhes seja dado o canudo, a qualidade no ensino é fundamental.

O entrave mair são mesmo as condições financeiras que se tem de ter para se poder frequentar um curso superior...

Sargotronss Escreveu:Descendo ao dia à dia e em profissões associadas à baixa escolaridade como por exemplo serventes ou varredores de rua, ter a capacidade de resolver um problema e questionar faz toda a diferença na produtividade.

Nem mais... :)

Fico feliz que conheças só crianças e jovens inteligentes, com boa capacidade de memorização e atenção.
Sou apologista de ajudar mais os miúdos que precisam, sou apologista de dar apoio, mas não sou crente nessa filosofia de que todos nascem com as mesmas capacidades e que tudo se pode treinar!!
Se assim fosse tinhamos Leonardos Da Vinci e Cristianos Ronaldos aos pontapés!!
Devemos saber avaliar bem as capacidades de cada indivíduo e investir de acordo com isso e não querer à força toda que sejam todos doutores e engenheiros.

Isto não é uma ode à estupidificação do povo, como fazem parecer, mas acho que 12 anos de escola deve ser suficiente para uma educação para a vida de cidadão.
Mas não é só nas universidades que se aprende!! Então e a experiência prática? Então e trabalhar?

P.S.: Tenho uma licenciatura de 5 anos numa Universidade pública e depois de estar a trabalhar fiz uma pós-graduação numa Universidade pública que custou caro. Portanto sou a favor do investimento na educação!

por elbronzeado » 5/6/2012 19:01

SilverTrader, no geral todas as pessoas tem capacidades intelectuais para ter algum curso superior (podem é não querer...). Também não digo que lhes seja dado o canudo, a qualidade no ensino é fundamental.

O entrave mair são mesmo as condições financeiras que se tem de ter para se poder frequentar um curso superior...

Sargotronss Escreveu:Descendo ao dia à dia e em profissões associadas à baixa escolaridade como por exemplo serventes ou varredores de rua, ter a capacidade de resolver um problema e questionar faz toda a diferença na produtividade.

Nem mais... :)

por sargotrons » 5/6/2012 18:48

elbronzeado Escreveu:Um tema interessante...

Eu tenho uma opinião que não é entendida por muitas pessoas, mas penso que toda a gente devia tirar um curso superior mesmo que não tenha expectativa nenhuma de trabalhar no que estudou...

Para fundamentar isto basta recuar uns anos. Por volta dos anos 50 só era obrigatório estudar até à terceira classe, e quem tivesse a quinta já era professor. Com o passar dos anos, a escolaridade obrigatória foi aumentando (claro que vai haver sempre quem diga que a antiga quarta classe tinha mais exigência que o secundário de agora, o que é claramente mentira, mas aquí não perco tempo :roll: ...). Isto traduziu-se em pessoas cada vez mais cultas e verificou-se um evoluir no bem estar da sociedade.

Agora, o ensino superior é uma mais valia para qualquer pessoa. Independentemente do curso ou faculdade, as pessoas licenciadas tem umas vivências e conhecimentos diferentes e superiores das que tem só o secundário.

Hoje um professor, psicólogo ou outro qualquer até pode ir trabalhar como varredor de ruas mas o futuro não termina hoje. Essa pessoa tem muito mais hipóteses de passar a encarregado, ou chefe de secção ou mesmo gerente da empresa pois tem, além de experiência na profissão, uma cultura superior.

Por outro lado, e da mesma forma que ocorreu no passado, uma licenciatura vai ser o mínimo para se poder ter um trabalho com empregado de balcão, trabalhar nas limpezas e assim por aí fora...A escolaridade obrigatória vai aumentar da mesma forma que a idade da reforma ou esperança média de vida...

Espero que tenha explicado bem o meu ponto de vista :oops: ...

Elbronzeado,
esta também é a minha visão, a educação nunca é demais. O reverso é as expectativas de quem tira um curso não serem adequadas à realidade e a bolha que se cria em ensinos privados onde quem paga é quem é avaliado.

Voltando à nossa visão de que a educação nunca é demais, e não falo somente de curso superiores. Há vários estudos que mostram que a correlação positiva directa entre o nível de educação e o progresso de uma sociedade (sem tempo nem paciência para procurar referências). Especialmente numa sociedade democrática onde um povo educado consegue filtrar o discurso politico dos soundbytes de demagogias básicas, e ter sentido crítico. O discurso dualista do crescimento e austeridade é um exemplo, e o preferido do Quico! :lol:
O efeito da educação é não só para a consciência colectiva. Descendo ao dia à dia e em profissões associadas à baixa escolaridade como por exemplo serventes ou varredores de rua, ter a capacidade de resolver um problema e questionar faz toda a diferença na produtividade.
Quando a grande maioria tem dificuldade em perceber uma tabela de um horário de autocarros, se calhar uma ditadura funcione melhor do que uma medíocre democracia, pois são nessas que os eleitores vão votar.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por ferradm » 5/6/2012 18:19

Abraço.[/quote]

Muito interessante!! Obrigado Quico...

A idéia faz sentido, e também faz sentido a idéia contrária, que é um erro perigoso enviar a mensagem às nossas crianças de que não precisam da escola!

Mas a reflexão é importante e a idéia faz sentido, podemos ter chegado a um ponto onde há licenciados a mais e "não licenciados" a menos!

A questão coloco (a mim próprio também) é se não teremos chegado a um ponto onde há trabalho a menos para tanta gente?![/quote]

O assunto em questão merece atenção e reflexão, no entanto actualmente não me parece, que a questão se coloque nestes termos, licenciados a mais e “não licenciados” a menos. Isso era se estivéssemos perante uma falta de gente para trabalhar em áreas que não exijam formação superior. O problema de hoje é outro, quer se tenha licenciatura ou não, não há trabalho, e como não há ou há muito pouco, há sempre gente disposta a tudo. Logo o pouco trabalho que vai aparecendo é muito mal pago e quase sempre precário.

Registado: 25/1/2012 12:00

por SilverTrader » 5/6/2012 18:07

Eu tenho uma opinião que não é entendida por muitas pessoas, mas penso que toda a gente devia tirar um curso superior mesmo que não tenha expectativa nenhuma de trabalhar no que estudou...
(...)
Agora, o ensino superior é uma mais valia para qualquer pessoa. Independentemente do curso ou faculdade, as pessoas licenciadas tem umas vivências e conhecimentos diferentes e superiores das que tem só o secundário.

Hoje um professor, psicólogo ou outro qualquer até pode ir trabalhar como varredor de ruas mas o futuro não termina hoje. Essa pessoa tem muito mais hipóteses de passar a encarregado, ou chefe de secção ou mesmo gerente da empresa pois tem, além de experiência na profissão, uma cultura superior.

Por outro lado, e da mesma forma que ocorreu no passado, uma licenciatura vai ser o mínimo para se poder ter um trabalho com empregado de balcão, trabalhar nas limpezas e assim por aí fora...A escolaridade obrigatória vai aumentar da mesma forma que a idade da reforma ou esperança média de vida...

Elbronzeado, ainda vamos a votação sobre a lei que estabelece a escolaridade obrigatória até aos 18 anos de idade.
Eu entrei na Universidade com 17 portanto, quem sabe...
Mas se por um lado concordo que seria a evolução natural, também acho que no caso de certos indivíduos que não têm capacidades intelectuais para acompanhar os programas e conteúdos da forma como são lecionados na atualidade, uma medida dessas seria desastrosa. Não basta colocar as pessoas nas salas de aulas e no fim dar um canudo - é preciso entregar valor a essas pessoas e é preciso que essas pessoas retenham esse valor.
Álem disso, o tempo e o dinheiro necessário não é acessível a todos - basta ver que com esta crise verificou-se um recuar no n.º de entradas nas universidades!
Concordo que devemos investir muito na educação da população portuguesa, mas será que não conseguímos fazê-lo nos 12 anos da escolaridade? São 12 anos da vida dos indivíduos com investimentos avultados que podemos aproveitar ou desperdiçar... Eu acho que se podem aproveitar melhor!

Mas nem todos têm o perfil para fazer os vários níveis do ensino superior: licenciatura, pós-graduação, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento... E ainda bem que assim é! Temos de ter de tudo um pouco!

por elbronzeado » 5/6/2012 18:02

rmachado Escreveu:Elbronzeado

Mas isso é um principio muito interessante para o desenvolvimento humano.. agora as pessoas terão de ter noção que mesmo estudando o que gostam, a sociedade pode nessa altura não precisar de pessoas nessa área, e elas devem ter a capacidade de perceber isso e trabalhar noutra área.
Contudo não é o que acontece e muitas vezes parece que estão a espera que o emprego esteja lá e que o estado o providencie se não estiver...

Sim, por isso digo que há muitas pessoas que não entendem. Só aceitam trabalhar na área do curso.

Também com o desemprego em máximos não é fácil trabalhar no quer que seja. Mas mesmo os próprios empregadores rejeitam trabalhadores com estudos superiores, e aquí a mentalidade também deve mudar, pelo que já referi.

por rmachado » 5/6/2012 17:50

Elbronzeado

Mas isso é um principio muito interessante para o desenvolvimento humano.. agora as pessoas terão de ter noção que mesmo estudando o que gostam, a sociedade pode nessa altura não precisar de pessoas nessa área, e elas devem ter a capacidade de perceber isso e trabalhar noutra área.
Contudo não é o que acontece e muitas vezes parece que estão a espera que o emprego esteja lá e que o estado o providencie se não estiver...

Registado: 24/8/2004 10:42

por elbronzeado » 5/6/2012 17:37

Um tema interessante...

Para fundamentar isto basta recuar uns anos. Por volta dos anos 50 só era obrigatório estudar até à terceira classe, e quem tivesse a quinta já era professor. Com o passar dos anos, a escolaridade obrigatória foi aumentando (claro que vai haver sempre quem diga que a antiga quarta classe tinha mais exigência que o secundário de agora, o que é claramente mentira, mas aquí não perco tempo :roll: ...). Isto traduziu-se em pessoas cada vez mais cultas e verificou-se um evoluir no bem estar da sociedade.

Espero que tenha explicado bem o meu ponto de vista :oops: ...

por artista_ » 5/6/2012 17:32

lfhm Escreveu:
artista Escreveu:
lfhm Escreveu:Já agora, sou a favor deste facilitismo inserido por Sócrates, por muito triste que seja... Porque ninguém tem de andar a pagar maus alunos para além de serem um desincentivo aos bons alunos. Além disso no ensino superior é que é. Num curso a sério aprende-se mais numa cadeira do que num ano inteiro de secundário. É só deixar a seleção natural fazer o trabalho que lhe compete.

Facilitismo no sentido que é mais fácil atualmente para um aluno concluir o ensino secundário do que era antes. O nível de exigência/dificuldade é inferior.

Eu percebi isso, não percebi é porque é que és a favor disso?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por BearManBull » 5/6/2012 13:37

rmachado Escreveu:
lfhm Escreveu:Eu na altura que andei no secundário achei que o sistema já estava "perfeito" dentro do possível, aliás a última boa alteração que fizeram foi tirar as PGA e meter exames a "sério". Fica entre aspas porque nuestros hermanos quando acabam o secundário já sabem calcular integrais no 12º e nós mal sabemos fazer uma derivada... Sim e pode-se dizer que matemática não server para nada mas pessoas boas nessa ciência fundamental são sempre boas a resolver qualquer tipo de problema.

Uhm.. mas os franceses não e os Americanos ainda muito menos...
E já agora pq será que em Espanha o desemprego ainda é maior e o jovem parece que tb...

O problema de desemprego na Espanha é a construção civil da qual a economia se tornou dependente...

por SilverTrader » 5/6/2012 13:15

Quanto ao que se discute no filme, sem dúvida que há uma boa percentagem de cursos e universidades que poderiam desaparecer a bem da comunidade. Mas dizer que uma educação superior é uma fraude já é generalizar demais. Posso dizer que os programas e conteúdos deviam ser mais práticos, mas universidades boas têm protocolos com empresas e a investigação e criação de conhecimentos que se leva a cabo nas universidades é valiosíssima! Como em tudo existe o bom e o mau. Qualquer empresa que contrata conhece as universidades que são boas e as que são más. Sem querer generalizar demais, a maioria das privadas (com a enorme exceção da U. Católica) estão no lado do mau... e aí sim, há muita "bolha" - desde que se torre o dinheirinho o canudo é entregue e claro, com altas médias!

Só para dar um exemplo, uma amiga minha, colega numa universidade pública, no curso via ensino de matemática, não conseguia fazer 2 "cadeirões" e tinha uma média sofrível. Solução: foi para uma universidade privada nos 2 últimos anos do curso - passou a ter 18 e 19 (era um génio na turma dela!!) e fez tudo com extrema facilidade. No último ano, de estágio, também foi excelente e lá conseguiu subir a média final de curso... afinal de contas o mais importante para os professores na hora da colocação. Portanto as escolas privadas com um nível de exigência bastante inferior só é útil para os funcionários públicos, já que os concursos são cegos. No caso de empresas privadas conta mais onde se tirou o curso do que a média...

Mas se pensarmos que existem cursos que não têm saídas profissionais nenhumas e se colocam jovens (patos!)3 a 5 anos a perder tempo e dinheiro às suas famílias... realmente é um grande desperdício. No caso dos EUA onde é vulgar os estudantes fazerem um empréstimo para conseguirem pagar o curso isto torna-se aterrador. Não só a pessoa fica com um curso inútil como fica com uma dívida enorme. Isto em Portugal também se vai generalizar com o aumento exponencial dos custos com o ensino superior e a perda de rendimentos das famílias. E acho que continua a ser o sonho de qualquer pai providenciar um curso superior ao seu filho.

Mas pensemos nas alternativas: ao nível do ensino secundário parece que os cursos profissionais estão em vias de extinção, substituídos pelos maravilhosos EFAS e CEFS. Um curso a sério que ensine mecânica, administração, carpintaria, eletrotécnia, logística, eletrónica, informática, contabilidade, turismo, etc... que a par das disciplinas base dê formação a sério, com saídas profissionais reais... foi substituído por cursos para alunos com dificuldades, onde os conteúdos são dados pela rama e saem todos dali com um canudo mas sem saber nada de jeito!! E quem é que quer contratar um aluno com um curso EFA de contabilidade??!! Alguém?

Um país com fracos níveis de produtividade não se torna mais produtivo cultivando o facilitismo nas escolas... mas sim habituando desde pequenino a que é preciso trabalhar afincadamente.

Agora com a escolaridade obrigatória até aos 18 anos vamos ver o que mais irão inventar!

por rmachado » 5/6/2012 12:13

lfhm Escreveu:Eu na altura que andei no secundário achei que o sistema já estava "perfeito" dentro do possível, aliás a última boa alteração que fizeram foi tirar as PGA e meter exames a "sério". Fica entre aspas porque nuestros hermanos quando acabam o secundário já sabem calcular integrais no 12º e nós mal sabemos fazer uma derivada... Sim e pode-se dizer que matemática não server para nada mas pessoas boas nessa ciência fundamental são sempre boas a resolver qualquer tipo de problema.

Uhm.. mas os franceses não e os Americanos ainda muito menos...
E já agora pq será que em Espanha o desemprego ainda é maior e o jovem parece que tb...

Registado: 24/8/2004 10:42

por BearManBull » 5/6/2012 12:12

artista Escreveu:

por artista_ » 5/6/2012 11:45

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por BearManBull » 5/6/2012 10:33

Quico Escreveu:
Tal como numa "bolha" especulativa: "especulou-se" durante décadas que o "canudo" era o passaporte directo para a facilidade e a felicidade;

Boas,

O problema num é esse para já um canudo digno desse nome é nunca é passaporte directo para a facilidade até porque metades acabam por desistir. O problema é que hoje em dia tudo é canudo e não vou estar praqui a apontar dedos a "cursos" que não quero ofender ninguém, mas á "canudos" que são uma verdadeira anedota e quem os tira só tem o que merece. E não me venham com a treta de que não se têm cabeça para escolher o curso com 17~18 anos eu pelo menos tive sempre presente que o curso teria de ser rentável. Foi um ponto fundamental.

Artista Escreveu:
Nunca assumiu que havia razões economicistas por trás destas alterações, defendendo sempre que era a qualidade de ensino que norteava as alterações!!

Eu na altura que andei no secundário achei que o sistema já estava "perfeito" dentro do possível, aliás a última boa alteração que fizeram foi tirar as PGA e meter exames a "sério". Fica entre aspas porque nuestros hermanos quando acabam o secundário já sabem calcular integrais no 12º e nós mal sabemos fazer uma derivada... Sim e pode-se dizer que matemática não server para nada mas pessoas boas nessa ciência fundamental são sempre boas a resolver qualquer tipo de problema.

Já agora, sou a favor deste facilitismo inserido por Sócrates, por muito triste que seja... Porque ninguém tem de andar a pagar maus alunos para além de serem um desincentivo aos bons alunos. Além disso no ensino superior é que é. Num curso a sério aprende-se mais numa cadeira do que num ano inteiro de secundário. É só deixar a seleção natural fazer o trabalho que lhe compete.

por artista_ » 5/6/2012 9:15

Não sabia onde falar disto, para não abrir outro tópico vou colocar aqui...

Não sei se alguém viu ontem o "Prós e Contras"?! O tema foi a gestão escolar, esteve lá o secretário de estado, a fazer figura daquilo que os políticos melhor fazem, mentir e desinformar. Não respondeu diretamente a pergunta nenhuma, a muitas nem indiretamente. E, pior que isso, mentiu!

Cada pergunta que lhe era feita ele respondia com a mesma lenga-lenga de que "as alterações visam a melhoria da qualidade do ensino, blá, blá, blá", acho que se lhe perguntassem como é que se tinha deslocado aos estúdios da RTP o homem tinha respondido com o mesmo! :mrgreen:

Nunca assumiu que havia razões economicistas por trás destas alterações, defendendo sempre que era a qualidade de ensino que norteava as alterações!! :shock:

A situação mais caricata foi quando defendeu que todas as agregações tinham sido aceites por unanimidade ou por maioria nas escolas visadas. Quando a professora que lá estava pertence à zona da Maia, onde nenhuma das escolas queria a agregação... e eu também conheço muitos casos onde ninguém as quer, aliás deve ser a grande maioria!

Nem estou aqui a discutir se as escolas devem ou não ser agregadas! Apenas a repudiar a forma de atuar deste governo que ontem me fez lembrar muito o anterior... mentir e desinformar parece que se tornou num hábito, uma forma de estar, de fazer política!

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Pmart 1, PMP69 e 445 visitantes