Os professores que dão aulas que cuidem de si
Estive ontem a falar com a Directora de uma escola e ela confessou-me que para o próximo ano lectivo não terá professores contratados. De facto, tem mesmo na escola professores do quadro a três da reforma que são este ano obrigados a concorrer.
Provavelmente a mesma situação deverá estar a passar-se noutras escolas do país, prevendo-se assim mais 20000 desempregados vindos da função pública.
Resta saber se as centenas de milhões de euros assim poupados já entraram nas previsões deste ano e de 2013...
Provavelmente a mesma situação deverá estar a passar-se noutras escolas do país, prevendo-se assim mais 20000 desempregados vindos da função pública.
Resta saber se as centenas de milhões de euros assim poupados já entraram nas previsões deste ano e de 2013...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
artista Escreveu:pocoyo Escreveu:Faz todo o sentido que assim seja.
Repara, os professores que foram contratados em oferta de escola, já receberam a carta de termino de contrato.
Esses que foram colocados no concurso e que tiveram um horário incompleto, e que posteriormente foi aumentado pela escola (para completo), não me parece que estejam numa posição diferente de quem foi contratado numa ciclica (na parte do aumento do horário). No meu entender está correcto, porque senão era injusto para quem não quis aceitar horários baixos, arriscando a ficar no desemprego.
Isto pode ser complicado para muita gente, mas para o "nosso" artista não é.
Pois, a mim também me parece lógico... assim como me parece lógico que houvesse lugar ao pagamento de uma indemnização, que agora até é bem mais baixa do que já foi!
Se uma empresa contrata alguém por 6 meses no fim do contrato ou o renova ou paga a indemnização devida. O estado português não faz nem uma coisa nem outra!![]()
Eu também acho que devem despedir professores e todos os trabalhadores que entenderem ser necessário para resolver os problemas do país, desde que cumpram as leis, desde que tratem todos de igual forma, algo que não está a acontecer... com o "visto" de todos os portugueses!
EDIT: Só depois reparei no comentário final... era para mim? O que é que não é complicado para mim?!
Perceber o que escrevi.
Concordo contigo na cena dos contratos.
pocoyo Escreveu:Faz todo o sentido que assim seja.
Repara, os professores que foram contratados em oferta de escola, já receberam a carta de termino de contrato.
Esses que foram colocados no concurso e que tiveram um horário incompleto, e que posteriormente foi aumentado pela escola (para completo), não me parece que estejam numa posição diferente de quem foi contratado numa ciclica (na parte do aumento do horário). No meu entender está correcto, porque senão era injusto para quem não quis aceitar horários baixos, arriscando a ficar no desemprego.
Pois, a mim também me parece lógico... assim como me parece lógico que houvesse lugar ao pagamento de uma indemnização, que agora até é bem mais baixa do que já foi!
Se uma empresa contrata alguém por 6 meses no fim do contrato ou o renova ou paga a indemnização devida. O estado português não faz nem uma coisa nem outra!

Eu também acho que devem despedir professores e todos os trabalhadores que entenderem ser necessário para resolver os problemas do país, desde que cumpram as leis, desde que tratem todos de igual forma, algo que não está a acontecer... com o "visto" de todos os portugueses!
EDIT: Só depois reparei no comentário final... era para mim? O que é que não é complicado para mim?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Neste momento começa a ser mais interessante ficar a receber o fundo de desemprego do que aceitar horários incompletos.
Com o corte dos subsidios e com os encargos que toda gente tem para trabalhar, no caso dos professores esta hipotese tem que ser bem estudada.
No ano seguinte aceita todo o tipo de horários.
Com o corte dos subsidios e com os encargos que toda gente tem para trabalhar, no caso dos professores esta hipotese tem que ser bem estudada.
No ano seguinte aceita todo o tipo de horários.
Faz todo o sentido que assim seja.
Governo reduz sem aviso salário de professores contratados
Ana Petronilho
04/07/12 00:05
economico
Docentes sofreram cortes nos vencimentos, em alguns casos superiores a 600 euros. Escolas receberam instrução das Direcções Regionais.
As escolas estão a reduzir o vencimento de professores contratados sem qualquer aviso prévio, por ordem das Direcções Regionais da Educação, depois de ter terminado o período de aulas. Uma situação, que segundo os professores, "nunca aconteceu até este Governo".
Em causa estão vários professores contratados de escolas de Elvas, Alcácer do Sal e de Alvito que foram colocados no início deste ano lectivo para um determinado número de horas. No entanto, os docentes assinaram aditamentos ao contrato inicial, que ainda está em vigor, para preencher as horas vagas nas escolas e estavam a cumprir um horário completo, que corresponde a 22 horas lectivas.
Contudo, estes professores contratados não receberam este mês o salário correspondente ao horário completo tendo sofrido um corte correspondente ao número de horas inscritas nos seus aditamentos, apesar de no seu recibo de vencimento - a que o Diário Económico teve acesso - constar as 22 horas. Redução que em alguns casos ascende a dez horas lectivas anuais e que se traduz numa diferença no salário de 624,15 euros.
Depois de terem pedido esclarecimentos junto das escolas os professores receberam uma circular interna da Direcção Regional do Alentejo, a que o Diário Económico também teve acesso, onde se lê que "tratando-se de horas lectivas aquelas que deram origem aos aditamentos ao contrato do docente, os aditamentos manter-se-ão enquanto a necessidade dessas horas se mantiver".
Ana Petronilho
04/07/12 00:05
economico
Docentes sofreram cortes nos vencimentos, em alguns casos superiores a 600 euros. Escolas receberam instrução das Direcções Regionais.
As escolas estão a reduzir o vencimento de professores contratados sem qualquer aviso prévio, por ordem das Direcções Regionais da Educação, depois de ter terminado o período de aulas. Uma situação, que segundo os professores, "nunca aconteceu até este Governo".
Em causa estão vários professores contratados de escolas de Elvas, Alcácer do Sal e de Alvito que foram colocados no início deste ano lectivo para um determinado número de horas. No entanto, os docentes assinaram aditamentos ao contrato inicial, que ainda está em vigor, para preencher as horas vagas nas escolas e estavam a cumprir um horário completo, que corresponde a 22 horas lectivas.
Contudo, estes professores contratados não receberam este mês o salário correspondente ao horário completo tendo sofrido um corte correspondente ao número de horas inscritas nos seus aditamentos, apesar de no seu recibo de vencimento - a que o Diário Económico teve acesso - constar as 22 horas. Redução que em alguns casos ascende a dez horas lectivas anuais e que se traduz numa diferença no salário de 624,15 euros.
Depois de terem pedido esclarecimentos junto das escolas os professores receberam uma circular interna da Direcção Regional do Alentejo, a que o Diário Económico também teve acesso, onde se lê que "tratando-se de horas lectivas aquelas que deram origem aos aditamentos ao contrato do docente, os aditamentos manter-se-ão enquanto a necessidade dessas horas se mantiver".
- Registado: 5/11/2002 12:21
Valor das AFD
Depois de ouvir o que o Professor José Soares disse sobre a disciplina de Educação Física , penso que estamos esclarecidos. Se pensarmos em desvalorizar conteudos que nos parecem dispensáveis à 1ª vista então teríamos de eliminar uma data deles! Será este o caminho correto? De acordo com estudos antropológicos não me parece que assim seja! Já na antiguidade as actividades físicas eram valorizadas, fossem elas para preparação para a guerra ou de agradecimento aos deuses. Actualmente possuem outros valores. Que importará ter um enorme conhecimento ou valores materiais se a nossa máquina (corpo) estiver doente?
viva a vida k vai passar mt tempo morto
- Registado: 5/11/2002 0:54
A nota de educação física deixa de contar
Tal como referi anteriormente, a nota de educação física deixar de contar para média no secundário pode ser descutivel, mas não nos termos que aqui já foram colocados.
Por isso deixo aqui um video com uma visão interessante do problema.
http://www.josesoares.pt/2012/06/educac ... ajuda.html
Por isso deixo aqui um video com uma visão interessante do problema.
http://www.josesoares.pt/2012/06/educac ... ajuda.html
- Registado: 25/1/2012 12:00
Re: Agencia de Emprego.
mais_um Escreveu:Não é preciso serem empresas "manhosas", qualquer multinacional utilizava uma empresa satélite nacional para contornar estas questões laborais. É (ou era) a forma de contornar-se a rigidez da legislação laboral.
Eu conheço muitas empresas grandes e não conheço nenhuma que o faça ao longo de anos, muito menos uma década ou mais!
mais_um Escreveu:Humm.... o ensino vai piorar, assim como os cuidados de saúde mas não é isso que vai colocar o nosso futuro como nação em causa, considero que é mais importante resolver o problema das contas publicas e racionalizar os gastos em função da riqueza produzida pelo país, isso sim compromete o nosso futuro. Basta ver o que aconteceu na Grécia, se nada fosse feito daqui a uns anos estaríamos na mesma situação.
Eu acho que os riscos para o futuro da nação são grandes, mas admito que possas ter razão, esperemos que sim! E continuarei sempre com algumas dúvidas em relação ao contributo de muitos dos cortes para a redução da despesa... 10 mil professores são cerca de 120 milhões de euros/ano, tenho sérias dúvidas que este montante seja decisivo para a redução do défice, e parece-me que será decisivo para a redução da qualidade do ensino!
mais_um Escreveu:É provável que aconteça algo do género, ainda há muitos pais que julgam que a escola serve para educar os filhos, mas só por curiosidade, no ano passado, na turma do meu filho, metade dos alunos eram filhos dos professores e nas reuniões de pais eram esses os mais críticos e exigentes.
Pois, há de tudo em todas as profissões!

Mas concordo que estes deveriam ser mais compreensivos, mas tudo depende dos casos obviamente!

mais_um Escreveu:Sim é verdade, não sou a nível físico como a nível económico, a minha irmã, professora, vai a pé para escola em que dá aulas, com o novo mega agrupamento pode ir dar aulas a 15 km de distancia, logo tem que ir de automóvel, porque vive numa aldeia e pode ir dar aulas a outra aldeia, onde a oferta dos transportes públicos não é compatível.
Pois e eu nem estava a pensar nisso, estava a pensar em muitas outras coisas que vão tornar a profissão muito mais desgastante. 1. A maioria das disciplinas por turnos desaparecem, assim como as lecionadas por dois professores, o que constituirá uma sobrecarga grande para muitos professores; 2. Haverá menos professores nas escolas o que quererá dizer que a lista infidável de trabalhos necessários (planificações, testes de equivalência à frequência, atas, trabalho de direção de turma, relatórios, etc.) terão de ser feitos por menos, sobrecarregando-os mais; 3. Ter 30 alunos numa sala é diferente de ter 26 ou 28, a exigência e o desgaste serão certamente maiores;
Outra coisa que me lembrei é que muitos dos professores mais velhos têm muita dificuldade com as novas tecnologias, os mais novos vão dando uma ajuda... esta ajuda será agora bastante reduzida! Obviamente que não consigo prever o impacto que isto terá nas escolas mas pode ser algo preocupante! (?)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Re: Frio, gelado
jarc Escreveu:Aikifriu, é só para te escrever que estás muito frio. Tenta obter informação para ver se chegas ao morno.
Ontem estive a falar com alguém que está por dentro do assunto, pelo lado das Câmaras Municipais, e lembrei-em deste post. Não sei se sabes algo, ou foi coincidência...
Afinal há duas cidades que não vão ter Mega Agrupamentos (agora já não são agrupamentos, são agregações!!!): Faro e Portimão.
Segundo o que me contaram as razões são semelhantes: os Presidentes das Câmaras tiveram coragem suficiente para não aceitar os arranjinhos da DREAlg, do representante da Câmara, de alguns Directores e de outras pessoas com influência.
Estes arranjinhos tinham por objectivo queimar alguns nomes (competentes, mas apoliticos) e colocar como Director outros nomes escolhidos.
Tiro o meu chapéu a estes presidentes da Câmara que tiveram a coragem de denunciar os acordos manhosos. E se recusaram a colaborar com estas situações...
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
artista Escreveu:Aqui não concordo, duvido que seja um mal necessário chegar aos extremo a que chegaremos no próximo ano letivo, estaremos a correr sérios riscos de comprometer o nosso futuro! E para os pais acho que devem estar bem avisados, devem saber o que está em causa para depois não se queixarem de quem não tem culpa. Eu sou diretor de um turma de 9º ano e já acho incrível o nível de exigência de alguns pais em relação aos professores. Este têm de ser todos perfeitos, competentes em todas as matérias mas também têm de "os saber levar" e motivar quando estes têm comportamentos incorretos... se este ano é assim, para o ano será muito pior!
Outra coisa que me preocupa, porque conheço bastantes escolas por dentro, é que esta "revolução" que vai exigir muito mais dos professores, inclusive a nível físico, vai ser feita com os professores com mais idade, os mais novos são os que vão ficar de fora, dificilmente a coisa pode correr bem...
100% de acordo.
Não concordo que esta fosse a única maneira de reduzir os custos.
Já compararam a carga horária dos nossos alunos com a do resto da Europa?
Os alunos dos C. Profissionais estão na escola das 8h30 às 18h00.
Porque não começar por aqui? que tal racionalizar os conteúdos das disciplinas (sobretudo da componente sócio-cultural, mas também das outras) e reduzir a carga horárias destas turmas numas 10 horas ou mais?
Seria bem preferível do que ter turmas com 30 alunos.
Mesmo para os cursos gerais, há conteúdos que podiam ser reduzidos/retirados deixando espaço para outro tipos de actividades (nomeadamente Físicas ou artísticas).
Quanto aos professores contratados, acho que se deve encontrar uma solução. Talvez voltar a haver quadros de zona.
Quanto aos 20 mil horários zero, deve haver uma confusão. Quase de certeza a FENPROF referiu-se aos 20 mil professores contratados que não foram colocados.
Em 2007 os horários zero já eram obrigados a concorrer para outras escolas da região. Se assim fosse praticamente não haveria necessidade de contratados.
Por outro lado, a FENPROF sempre defendeu que o estado tinha obrigação de arranjar lugar para os professores e indicar 20 mil horários zero ia contra esses interesses.
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
artista Escreveu:
As empresas que faziam isso devem ser muito "manhosas" e duvido que o fizessem durante muitos anos... e estamos a falar do estado, aquele que devia dar o exemplo!
Não é preciso serem empresas "manhosas", qualquer multinacional utilizava uma empresa satélite nacional para contornar estas questões laborais. É (ou era) a forma de contornar-se a rigidez da legislação laboral.
artista Escreveu:Aqui não concordo, duvido que seja um mal necessário chegar aos extremo a que chegaremos no próximo ano letivo, estaremos a correr sérios riscos de comprometer o nosso futuro!
Humm.... o ensino vai piorar, assim como os cuidados de saúde mas não é isso que vai colocar o nosso futuro como nação em causa, considero que é mais importante resolver o problema das contas publicas e racionalizar os gastos em função da riqueza produzida pelo país, isso sim compromete o nosso futuro. Basta ver o que aconteceu na Grécia, se nada fosse feito daqui a uns anos estaríamos na mesma situação.
artista Escreveu:E para os pais acho que devem estar bem avisados, devem saber o que está em causa para depois não se queixarem de quem não tem culpa. Eu sou diretor de um turma de 9º ano e já acho incrível o nível de exigência de alguns pais em relação aos professores. Este têm de ser todos perfeitos, competentes em todas as matérias mas também têm de "os saber levar" e motivar quando estes têm comportamentos incorretos... se este ano é assim, para o ano será muito pior!
É provável que aconteça algo do género, ainda há muitos pais que julgam que a escola serve para educar os filhos, mas só por curiosidade, no ano passado, na turma do meu filho, metade dos alunos eram filhos dos professores e nas reuniões de pais eram esses os mais críticos e exigentes.
artista Escreveu:Outra coisa que me preocupa, porque conheço bastantes escolas por dentro, é que esta "revolução" que vai exigir muito mais dos professores, inclusive a nível físico, vai ser feita com os professores com mais idade, os mais novos são os que vão ficar de fora, dificilmente a coisa pode correr bem...
Sim é verdade, não sou a nível físico como a nível económico, a minha irmã, professora, vai a pé para escola em que dá aulas, com o novo mega agrupamento pode ir dar aulas a 15 km de distancia, logo tem que ir de automóvel, porque vive numa aldeia e pode ir dar aulas a outra aldeia, onde a oferta dos transportes públicos não é compatível.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:No privado não podem de uma forma formal, mas na pratica fazem-no (ou faziam, agora já não conheço a legislação), fazem as pessoas circular de empresa em empresa no grupo ou então vão para empresas de trabalho temporário a recibos ou a esquemas semelhantes.
Como deixei de exercer funções de chefia há 5 anos, deixei de acompanhar a evolução da legislação nessa área.
As empresas que faziam isso devem ser muito "manhosas" e duvido que o fizessem durante muitos anos... e estamos a falar do estado, aquele que devia dar o exemplo!
mais_um Escreveu:Só para que fique claro a minha posição, estas medidas não são boas para o ensino, vão agravar alguns problemas mas aparentemente são um mal necessário. Espero que com o tempo (uma ou duas gerações) possamos dar a volta e então de uma forma racional organizar o Estado para servir todos e não para alguns se servirem.
Aqui não concordo, duvido que seja um mal necessário chegar aos extremo a que chegaremos no próximo ano letivo, estaremos a correr sérios riscos de comprometer o nosso futuro! E para os pais acho que devem estar bem avisados, devem saber o que está em causa para depois não se queixarem de quem não tem culpa. Eu sou diretor de um turma de 9º ano e já acho incrível o nível de exigência de alguns pais em relação aos professores. Este têm de ser todos perfeitos, competentes em todas as matérias mas também têm de "os saber levar" e motivar quando estes têm comportamentos incorretos... se este ano é assim, para o ano será muito pior!
Outra coisa que me preocupa, porque conheço bastantes escolas por dentro, é que esta "revolução" que vai exigir muito mais dos professores, inclusive a nível físico, vai ser feita com os professores com mais idade, os mais novos são os que vão ficar de fora, dificilmente a coisa pode correr bem...
artista Escreveu:Pois, mas dados de 2007!?![]()
Fui buscar os de 2007 para comprovar que já existiam professores a mais antes dos actuais cortes. Embora considere que esses números apresentados pela FENPROF estão empolados, na altura muitos optaram pela reforma.
Antigamente existia um conjunto de estruturas de apoio, os famosos (CAE? ) onde encaixavam muitos docentes, requisitados conforme as cores politicas/amizades, depois havia os atestados médicos, conheci alguns casos de pessoas que concorriam e quando ficavam longe de casa, davam aulas durante algumas semanas e depois siga o atestado, até ao fim do ano, etc.... isto abria muitas vagas nos concursos.
Há medida que começou a haver uma maior racionalização dos recursos humanos, o nº de vagas foi reduzindo-se e como não reduziram a formação de professores, neste momento tens um grande problema. O que fazer com tantos professores, não só no ensino secundário como no superior.
artista Escreveu:Aqui colocam-se duas questões. Por um lado os privados não podem manter contratos sucessivamente renovados ano após ano... por outro no privado pagam-se indemnizações, coisa que o estado deixou de pagar!![]()
No privado não podem de uma forma formal, mas na pratica fazem-no (ou faziam, agora já não conheço a legislação), fazem as pessoas circular de empresa em empresa no grupo ou então vão para empresas de trabalho temporário a recibos ou a esquemas semelhantes.
Como deixei de exercer funções de chefia há 5 anos, deixei de acompanhar a evolução da legislação nessa área.
Só para que fique claro a minha posição, estas medidas não são boas para o ensino, vão agravar alguns problemas mas aparentemente são um mal necessário. Espero que com o tempo (uma ou duas gerações) possamos dar a volta e então de uma forma racional organizar o Estado para servir todos e não para alguns se servirem.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Tenho a certeza dos numeros, pelo menos foi o que a FENPROF afirmou.
Pois, mas dados de 2007!?

mais_um Escreveu:1- Sobre os cortes (em termos gerais) tenho duas perspectivas, a de contribuinte líquido de impostos e a de beneficiário dos serviços públicos. Por enquanto a perspectiva de contribuinte líquido sobrepõe-se à de beneficiário dos serviços públicos e por isso considero que são um mal necessário. Mas penso que antes de ir aos serviços essenciais devia-se cortar primeiro noutras áreas, como nos assessores, nas empresas municipais, no nº de vereadores e por ai fora… e só depois na saúde e na educação. Pelo menos tinha um efeito moralizador sobre a população, infelizmente os actuais governantes continuam a cortar no mais fácil. E no caso concreto do ME é fácil de perceber porquê, é o maior empregador publico e é onde o peso das despesas com vencimentos e afins é maior. Digamos que se está a passar do 80 para o 8, quando o ideal seria o 50. Não duvido que vai afectar a qualidade do ensino, mas não de uma forma grave, atingirá principalmente aquela faixa de alunos que oscilam entre a positiva e a negativa, os bons vão continuar bons, os maus vão continuar maus. Sobre a última questão não posso dar a minha opinião porque não tenho acesso aos números, não sei qual o impacto nem o valor da poupança.
Concordo contigo, embora ache que o "50" seria perfeitamente possível, mesmo na conjuntura atual se fossem feitos os cortes de uma forma equilibrada e justa!
mais_um Escreveu:2- Esses professores deviam ter o mesmo tratamento que tem um contratado a prazo no privado ao qual não é renovado o contrato.
Aqui colocam-se duas questões. Por um lado os privados não podem manter contratos sucessivamente renovados ano após ano... por outro no privado pagam-se indemnizações, coisa que o estado deixou de pagar!

artista Escreveu:mais_um Escreveu:Claro que com os cortes anunciados, o nº de docentes com horario zero vai aumentar ou vai diminuir o nº de docentes contratados, depende. Mas em 2007 já a FENPROF anunciava mais 20 mil docentes com horario zero, a juntar às reformas antecipadas de docentes com 52 anos isto significa que o Estado (todos nós) tem andado a gastar recursos desnecessáriamente, com custos elevados e por isso é que chegamos ao ponto em que estamos (claro que não foi só na educação).
Tens a certeza desse número??!! parece-me um exagero, cerca de 15% dos professores com horário zero?! Eu eu não conheço ninguém?! Certamente que há aí algum problema, ou os teus números estão incorretos (nem sei porque usas números de há 5 anos atrás?!) ou o estado está a gerir isto muito mal... sendo que a culpa não será propriamente dos professores em causa!
Professores reformados com 52 anos? quando? Se foi recentemente as penalizações devem ser brutais, mas a ideia que tenho é que já há uns anos que não se podem reformar com essa idade...
É impressão minha ou gostas de apresentar os números que mais te convêm? Mesmo que a realidade atual seja muito diferente?mais_um Escreveu:Não faz sentido discutir determinados assuntos num CG, como o escandalo das reformas por inteiro dos funcionários publicos aos 52 anos. Mas a questão dos atestados e afins foi abordada e os proprios professores reconheceram que antigamente existiam abusos ou situações de professores protegidos pela gestão da escola de forma a que acabavam as aulas e não tinham serviço atribuido até Setembro.
Obviamente, todos sabemos que existiam (e talvez ainda existam alguns) abusos!!mais_um Escreveu:Enfim, não vale a pena repetir os mesmo argumentos, o importante é olhar para a frente e tentar fazer o melhor possivel com o que temos.
Exato, nesse sentido gostava de saber a tua opinião em relação a duas questões:
1- O que achas sobre os cortes? Até que ponto se justificam? até que ponto não estamos a ir longe de mais e a prejudicar gravemente a qualidade do ensino? Até que ponto se justifica o que se vai poupar com os cortes que este ano se vão fazer?
2- O que achas que o estado deveria fazer com os professores contratados com muitos anos de serviço? Até que ponto é aceitável que se metam no desemprego sem qualquer tipo de indemnização? Tendo em conta que vários governos prometeram passá-los para os quadros e que alguns até já têm mais de 10 anos de tempo de serviço (não me surpreende que haja alguns com mais de 20!)? Até que ponto é aceitável que a justificação do estado do país leve a este tipo de atuação do estado?
Tenho a certeza dos numeros, pelo menos foi o que a FENPROF afirmou.
Sobre as tuas questões:
1- Sobre os cortes (em termos gerais) tenho duas perspectivas, a de contribuinte líquido de impostos e a de beneficiário dos serviços públicos. Por enquanto a perspectiva de contribuinte líquido sobrepõe-se à de beneficiário dos serviços públicos e por isso considero que são um mal necessário. Mas penso que antes de ir aos serviços essenciais devia-se cortar primeiro noutras áreas, como nos assessores, nas empresas municipais, no nº de vereadores e por ai fora… e só depois na saúde e na educação. Pelo menos tinha um efeito moralizador sobre a população, infelizmente os actuais governantes continuam a cortar no mais fácil. E no caso concreto do ME é fácil de perceber porquê, é o maior empregador publico e é onde o peso das despesas com vencimentos e afins é maior. Digamos que se está a passar do 80 para o 8, quando o ideal seria o 50. Não duvido que vai afectar a qualidade do ensino, mas não de uma forma grave, atingirá principalmente aquela faixa de alunos que oscilam entre a positiva e a negativa, os bons vão continuar bons, os maus vão continuar maus. Sobre a última questão não posso dar a minha opinião porque não tenho acesso aos números, não sei qual o impacto nem o valor da poupança.
2- Esses professores deviam ter o mesmo tratamento que tem um contratado a prazo no privado ao qual não é renovado o contrato.
mais_um Escreveu:Claro que com os cortes anunciados, o nº de docentes com horario zero vai aumentar ou vai diminuir o nº de docentes contratados, depende. Mas em 2007 já a FENPROF anunciava mais 20 mil docentes com horario zero, a juntar às reformas antecipadas de docentes com 52 anos isto significa que o Estado (todos nós) tem andado a gastar recursos desnecessáriamente, com custos elevados e por isso é que chegamos ao ponto em que estamos (claro que não foi só na educação).
Tens a certeza desse número??!! parece-me um exagero, cerca de 15% dos professores com horário zero?! Eu eu não conheço ninguém?! Certamente que há aí algum problema, ou os teus números estão incorretos (nem sei porque usas números de há 5 anos atrás?!) ou o estado está a gerir isto muito mal... sendo que a culpa não será propriamente dos professores em causa!
Professores reformados com 52 anos? quando? Se foi recentemente as penalizações devem ser brutais, mas a ideia que tenho é que já há uns anos que não se podem reformar com essa idade...
É impressão minha ou gostas de apresentar os números que mais te convêm? Mesmo que a realidade atual seja muito diferente?
mais_um Escreveu:Não faz sentido discutir determinados assuntos num CG, como o escandalo das reformas por inteiro dos funcionários publicos aos 52 anos. Mas a questão dos atestados e afins foi abordada e os proprios professores reconheceram que antigamente existiam abusos ou situações de professores protegidos pela gestão da escola de forma a que acabavam as aulas e não tinham serviço atribuido até Setembro.
Obviamente, todos sabemos que existiam (e talvez ainda existam alguns) abusos!!
mais_um Escreveu:Enfim, não vale a pena repetir os mesmo argumentos, o importante é olhar para a frente e tentar fazer o melhor possivel com o que temos.
Exato, nesse sentido gostava de saber a tua opinião em relação a duas questões:
1- O que achas sobre os cortes? Até que ponto se justificam? até que ponto não estamos a ir longe de mais e a prejudicar gravemente a qualidade do ensino? Até que ponto se justifica o que se vai poupar com os cortes que este ano se vão fazer?
2- O que achas que o estado deveria fazer com os professores contratados com muitos anos de serviço? Até que ponto é aceitável que se metam no desemprego sem qualquer tipo de indemnização? Tendo em conta que vários governos prometeram passá-los para os quadros e que alguns até já têm mais de 10 anos de tempo de serviço (não me surpreende que haja alguns com mais de 20!)? Até que ponto é aceitável que a justificação do estado do país leve a este tipo de atuação do estado?
AikyFriu Escreveu:ferradm Escreveu:Pois é certo que as outras disciplinas também se podem queixar, no entanto as aprendizagens motoras necessitam sempre de tempos muito diferentes das aprendizens teóricas (chamemos assim). Já para não falar da questão do objectivo saúde que já referi. É que por este caminho, deixa de fazer sentido a disciplina. Isto é, ou ela existe porque se quer atingir um determinado objectivo, ou então andamo-nos todos a enganar e o melhor é assumir que se acaba com disciplina e com o deporto escolar. Deixem isso para outras entidades que não a escola.
Quanto a não ficar pior do que está tenho sérias dúvidas, acho que só pode ficar pior. Mas, nesta como noutras questões em que a minha opinião é negativa, eu não gosto nem quero ter razão. Espero que esteja enganado e que afinal isto fique muito melhor, para bem de quem tem filhos em idade escolar que é o meu caso.
Veremos quem tem razão... o teu pessimismo, ou o meu optimismo.
Na minha escola ainda não sabemos se vamos ter tempos de 90 ou de 50 minutos (pessoalmente acho que, em termos pedagógicos, os 50 minutos são melhores). De qualquer modo os professores de Ed Fisica têm garantidos os 180 minutos semanais.
Quanto ao Desporto Escolar, a minha opinião é que o seu funcionamento devia ser revisto por completo. Na maioria dos casos nem as 2 horas semanais justifica, mas isso são outros 25 tostões....
Estamos a aproximarmo-nos

artista Escreveu:A questão dos professores com horário zero é engraçada, se continuarem a cortar em tudo e mais alguma coisa é normal que apareçam professores com horário zero. Para o ano que vem é provável que hajam muitos de EVT. Se eles cortam 50% nas necessidades destes professores, e mais ainda porque haverá menos turmas (devido ao aumento do número de alunos por turma), menos disciplinas (Formação Cívica) é provável que haja professores com horário zero, mas isso não quer necessariamente dizer que há professores a mais... eu diria que se está é a cortar radicalmente na qualidade do sistema de ensino!
Claro que com os cortes anunciados, o nº de docentes com horario zero vai aumentar ou vai diminuir o nº de docentes contratados, depende. Mas em 2007 já a FENPROF anunciava mais 20 mil docentes com horario zero, a juntar às reformas antecipadas de docentes com 52 anos isto significa que o Estado (todos nós) tem andado a gastar recursos desnecessáriamente, com custos elevados e por isso é que chegamos ao ponto em que estamos (claro que não foi só na educação).
artista Escreveu:
Ainda bem... mas duvido que lá tenhas a mesma postura que tens aqui! Pelo menos em relação á forma como abordas alguns assuntos!
Não faz sentido discutir determinados assuntos num CG, como o escandalo das reformas por inteiro dos funcionários publicos aos 52 anos. Mas a questão dos atestados e afins foi abordada e os proprios professores reconheceram que antigamente existiam abusos ou situações de professores protegidos pela gestão da escola de forma a que acabavam as aulas e não tinham serviço atribuido até Setembro.
Enfim, não vale a pena repetir os mesmo argumentos, o importante é olhar para a frente e tentar fazer o melhor possivel com o que temos.

ferradm Escreveu:Pois é certo que as outras disciplinas também se podem queixar, no entanto as aprendizagens motoras necessitam sempre de tempos muito diferentes das aprendizens teóricas (chamemos assim). Já para não falar da questão do objectivo saúde que já referi. É que por este caminho, deixa de fazer sentido a disciplina. Isto é, ou ela existe porque se quer atingir um determinado objectivo, ou então andamo-nos todos a enganar e o melhor é assumir que se acaba com disciplina e com o deporto escolar. Deixem isso para outras entidades que não a escola.
Quanto a não ficar pior do que está tenho sérias dúvidas, acho que só pode ficar pior. Mas, nesta como noutras questões em que a minha opinião é negativa, eu não gosto nem quero ter razão. Espero que esteja enganado e que afinal isto fique muito melhor, para bem de quem tem filhos em idade escolar que é o meu caso.
Veremos quem tem razão... o teu pessimismo, ou o meu optimismo.
Na minha escola ainda não sabemos se vamos ter tempos de 90 ou de 50 minutos (pessoalmente acho que, em termos pedagógicos, os 50 minutos são melhores). De qualquer modo os professores de Ed Fisica têm garantidos os 180 minutos semanais.
Quanto ao Desporto Escolar, a minha opinião é que o seu funcionamento devia ser revisto por completo. Na maioria dos casos nem as 2 horas semanais justifica, mas isso são outros 25 tostões....
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
AikyFriu Escreveu:ferradm Escreveu:Mas quem é que disse que a Ed. Fisica passa para 150 minutos semanais?
Pois é verdade ninguém disse que as aulas de educação física vão passar, mas é fácil também de perceber pela importância que se dá à disciplina. O ministério envia para as escolas uma bolsa de horas a dizer, agora dividam como entenderem, dando até a ideia que a escola fica com maior autonomia. Mas o que é facto é que essa bolsa de horas é mais reduzida do que a que existia. Se tirarem importância a uma outra disciplina pq não conta para as médias, onde é que naturalmente os directores vão tirar horas? É fácil e lógico.
Segundo consta as aulas de substituição vão acabar, devendo a escola continuar a promover a plena ocupação dos tempos lectivos. Uma das alternativas passa para a promoção de clubes integrados na filosofia do Desporto Escolar.
Quanto às aulas de substituição também não ouvi que vão acabar, no entanto essas horas eram da componente não lectiva e as horas das disciplinas são da componente lectiva. Por outro lado em termos de gestão nunca seria possível utilizar essas horas contemplando todos os alunos.
O Desporto Escolar é outra falácia. Neste assunto também os sucessivos governos gostam de fazer de o utilizar como utilizava o Salazar a mocidade portuguesa. Mas a realidade é que o Desporto escolar vai acabar por desaparecer por completo. Ainda no governo Sócrates cada grupo-equipa que tinha direito a 4 tempos para treino e competições inter escolas, passou para 3 tempos, agora o pouco que vem mencionado é que passará para 2 tempos. Por isso como vês as alternativas são puras ilusões para desinformar quem não está por dentro dos assuntos.
É possivel, e acredito que muitas escolas que adoptem o sistema de 50 minutos passem a Ed. Fisica para 150 minutos. Mas do mesmo se podem queixas a Filosofia, ou as línguas estrangeiras, sobretudo a Filosofia.
As escolas que mantiverem os 90 minutos não têm razão para alterar as horas de Ed. Fisica, pois o total de horas que as turmas do 10º, 11º anos e 12º podem ter coincide com a carga horária actual (2011/2012) - no 12º ano, considerando que as disciplinas anuais passam a ter 180 minutos.
Como disse a bolsa de horas semanal é igual à que havia, por isso o Director não precisa tirar horas.
Quando falei nos "clubes", integrados no Desporto Escolar, não estava a pensar de onde vem as horas. A discussão era a necessidades dos alunos fazerem exercício físico. Não nos horários dos professores.
Não vou entrar em polémica sobre as horas do desporto escolar, mas penso que não vai ficar pior do que está...
No despacho vem referido que o Desporto Escolar terá 2 horas lectivas. Mas também refere que pode ser alteradas por por despacho do governo. Para além disso, as horas dos Tempos de Escola também podem ser utilizadas...
Pois é certo que as outras disciplinas também se podem queixar, no entanto as aprendizagens motoras necessitam sempre de tempos muito diferentes das aprendizens teóricas (chamemos assim). Já para não falar da questão do objectivo saúde que já referi. É que por este caminho, deixa de fazer sentido a disciplina. Isto é, ou ela existe porque se quer atingir um determinado objectivo, ou então andamo-nos todos a enganar e o melhor é assumir que se acaba com disciplina e com o deporto escolar. Deixem isso para outras entidades que não a escola.
mais_um Escreveu:No nosso sistema de ensino há professores a mais, dai haver professores com horário zero, além disso a gestão das escolas/agrupamentos nem sempre geriam (para não dizer raramente) de uma forma racional a distribuição de horas para a gestão e outros apoios, até porque eram eleitos pelos colegas!! Claro que neste momento a ideia é cortar, penso que ninguém tem dúvidas disso e também penso que ninguém tem duvidas que a qualidade do ensino vai diminuir.
A questão dos professores com horário zero é engraçada, se continuarem a cortar em tudo e mais alguma coisa é normal que apareçam professores com horário zero. Para o ano que vem é provável que hajam muitos de EVT. Se eles cortam 50% nas necessidades destes professores, e mais ainda porque haverá menos turmas (devido ao aumento do número de alunos por turma), menos disciplinas (Formação Cívica) é provável que haja professores com horário zero, mas isso não quer necessariamente dizer que há professores a mais... eu diria que se está é a cortar radicalmente na qualidade do sistema de ensino!
mais_um Escreveu:Mas só para teres uma ideia que as minhas ideias e opiniões não são assim tão disparatadas, mesmo do ponto de vista dos professores, todas as minhas propostas para alteração do regulamento interno do agrupamento de escolas dos meus filhos foram aprovadas com os votos da maioria dos professores.
E quando comuniquei que iria deixar de fazer parte do conselho geral e deixar a presidencia da associação de pais, tive os professores do conselho geral, os representantes dos funcionáriso auxiliares e o director do agrupamento a pedirem para eu reconsiderar a minha posição e continuar.
Para mim isto significa que as minhas posições/opiniões sobre o tema são equilibradas, não estão desfasadas da realidade e isso para mim chega
Ainda bem... mas duvido que lá tenhas a mesma postura que tens aqui! Pelo menos em relação á forma como abordas alguns assuntos!
ferradm Escreveu:Mas quem é que disse que a Ed. Fisica passa para 150 minutos semanais?
Pois é verdade ninguém disse que as aulas de educação física vão passar, mas é fácil também de perceber pela importância que se dá à disciplina. O ministério envia para as escolas uma bolsa de horas a dizer, agora dividam como entenderem, dando até a ideia que a escola fica com maior autonomia. Mas o que é facto é que essa bolsa de horas é mais reduzida do que a que existia. Se tirarem importância a uma outra disciplina pq não conta para as médias, onde é que naturalmente os directores vão tirar horas? É fácil e lógico.
Segundo consta as aulas de substituição vão acabar, devendo a escola continuar a promover a plena ocupação dos tempos lectivos. Uma das alternativas passa para a promoção de clubes integrados na filosofia do Desporto Escolar.
Quanto às aulas de substituição também não ouvi que vão acabar, no entanto essas horas eram da componente não lectiva e as horas das disciplinas são da componente lectiva. Por outro lado em termos de gestão nunca seria possível utilizar essas horas contemplando todos os alunos.
O Desporto Escolar é outra falácia. Neste assunto também os sucessivos governos gostam de fazer de o utilizar como utilizava o Salazar a mocidade portuguesa. Mas a realidade é que o Desporto escolar vai acabar por desaparecer por completo. Ainda no governo Sócrates cada grupo-equipa que tinha direito a 4 tempos para treino e competições inter escolas, passou para 3 tempos, agora o pouco que vem mencionado é que passará para 2 tempos. Por isso como vês as alternativas são puras ilusões para desinformar quem não está por dentro dos assuntos.
É possivel, e acredito que muitas escolas que adoptem o sistema de 50 minutos passem a Ed. Fisica para 150 minutos. Mas do mesmo se podem queixas a Filosofia, ou as línguas estrangeiras, sobretudo a Filosofia.
As escolas que mantiverem os 90 minutos não têm razão para alterar as horas de Ed. Fisica, pois o total de horas que as turmas do 10º, 11º anos e 12º podem ter coincide com a carga horária actual (2011/2012) - no 12º ano, considerando que as disciplinas anuais passam a ter 180 minutos.
Como disse a bolsa de horas semanal é igual à que havia, por isso o Director não precisa tirar horas.
Quando falei nos "clubes", integrados no Desporto Escolar, não estava a pensar de onde vem as horas. A discussão era a necessidades dos alunos fazerem exercício físico. Não nos horários dos professores.
Não vou entrar em polémica sobre as horas do desporto escolar, mas penso que não vai ficar pior do que está...
No despacho vem referido que o Desporto Escolar terá 2 horas lectivas. Mas também refere que pode ser alteradas por por despacho do governo. Para além disso, as horas dos Tempos de Escola também podem ser utilizadas...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
artista Escreveu:bboniek00 Escreveu: Ningueem se entende e o Crato, sem verbas que o Gaspar nao lhe daa, comec,ou a cortar a toorto e a direito, mas havia de facto muito onde cortar. Nao estamos em tempos de ter professores a mais no ensino puublico. Eles custam dinheiro que todos pagam, ora o racionamento deve abranger o ensino, ha muito onde racionalizar e, por certo, nao ee andando aa volta de horaarios convenientes para os professores que o assunto merece mais cuidado.
A escola serve o aluno em primeiro lugar, o resto ee acessoorio. Isto sabemos todos mas a exigencia ee maior para os docentes.
Nao me parecem tao preocupados como deviam, excluindo o seu prooprio interesse de classe.
Isso foi chao que deu uvas.
Não sei se havia professores a mais, mas parece-me que não, parece-me que a idéia é mesmo cortar... do ano passado para este ano o limite de alunos por turma subiu de 26 para 28, para ano sobe para 30! Achas que isto é porque há professores a mais? Achas que a qualidade de ensino se vai manter?!
Para o ano, muitas disciplinas que era dadas por dois docentes passam a ser apenas por um, e outra que eram dadas por turnos (com metade da turma em cada um deles) vão deixar de o ser. Achas que o problema são professores a mais ou é apenas cortar? Achas que a qualidade do ensino se manterá?
O número de horas para as direções vão ser reduzidas, os mega-agrupamentos fragilizam as gestão forte e de proximidade. Achas que é porque há professores a mais ou é para cortar? achas que isto ajuda à manutenção da qualidade de ensino?
Não se enganem, a qualidade do ensino está a cair e para o ano cairá ainda mais, e bastante. Seria útil é que o Crato o dissesse diretamente para que os pais também tivessem noção do que ai vem e tentassem colaborar mais com as escolas ou, pelo menos, compreender o que se está a passar!
Se é preciso cortar tanto (eu duvido que fosse, há muito onde ainda não se cortou e há muito mais para cortar) que o digam e não andem com mentiras descaradas... ainda me estou a lembrar o secretário de estado que esteve no Prós e Contras e que garantiu (portanto mentiu com quantos dentes tem) que todos os mega-agrupamentos tinham sido criados por sujestão das próprias escolas ou por aceitação da maioria!![]()
![]()
No nosso sistema de ensino há professores a mais, dai haver professores com horário zero, além disso a gestão das escolas/agrupamentos nem sempre geriam (para não dizer raramente) de uma forma racional a distribuição de horas para a gestão e outros apoios, até porque eram eleitos pelos colegas!! Claro que neste momento a ideia é cortar, penso que ninguém tem dúvidas disso e também penso que ninguém tem duvidas que a qualidade do ensino vai diminuir.
E sim, continuo igual a mim próprio

Mas só para teres uma ideia que as minhas ideias e opiniões não são assim tão disparatadas, mesmo do ponto de vista dos professores, todas as minhas propostas para alteração do regulamento interno do agrupamento de escolas dos meus filhos foram aprovadas com os votos da maioria dos professores.
E quando comuniquei que iria deixar de fazer parte do conselho geral e deixar a presidencia da associação de pais, tive os professores do conselho geral, os representantes dos funcionáriso auxiliares e o director do agrupamento a pedirem para eu reconsiderar a minha posição e continuar.
Para mim isto significa que as minhas posições/opiniões sobre o tema são equilibradas, não estão desfasadas da realidade e isso para mim chega

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 331 visitantes