Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os manipuladores são o alibi perfeito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BearManBull » 27/3/2012 12:54

sem2006 Escreveu:Olá, Ulisses!

Lembro-me de uma vez teres escrito um artigo com o título que era algo do género: "Eu, especulador, confesso-me...", só que não consigo encontrá-lo...Queria enviá-lo a um colega meu...Consegues enviar-me o link?

Cumprimentos.

Acho que devia escrever um artigo sobre a diferenca entre o especulador e o investidor e como a AT se encaixa e faz sentido nesse contexto.

Eu sou especulador porque invisto no trading e nao no titulo, tal como 90% dos pequenos investidores.

O problema e que as pessoas confundem que quem faz mexer os mercados sao os especuladores e nao investidores. Mas na verdade tudo se encaixa na regra dos 80-20.

80% do dinheiro movimentado em bolsa vem de 20% dos investidores o resto sao os 80% especuladores que metem 20% do dinheiro a tentar ter uma margem com o trading.

A relacao e que para estes 20% de especuladores manipularem o mercado e um movimento muito arriscado e podem ate conseguir mas se nao conseguem vao perder muito dinheiro...

Registado: 15/2/2011 11:59

Re: Opiniões.............

por MarcoAntonio » 26/3/2012 23:01

ocart Escreveu:Opiniões............. Sobre o que faz mexer os mercados há muitas, cada um tem a sua que pode ou não expôr ou sujeitar a debate.

A minha opinião guardo-a para mim e disso não faço debate, respeitando todas as demais.

Ocart, mas o artigo do Ulisses não é sobre o que faz movimentar os mercados (e há inclusivamente uma passagem onde ele diz que não quer dizer que ache que não existem manipulações).

O artigo é sobre a tendência para se encontrar desculpas em tudo o que é esquina quando o mercado não dá razão ao investidor.

Se um investidor passa o tempo a ver manipulações no mercado para justificar os seus maus trades, na minha opinião o melhor é ele fugir a sete pés dos mercados ou rever fortemente a sua forma de estar neles. Porque ou ele é mesmo manipulado severamente como ele diz e julga - e nesse caso, o que é que ele está a fazer num mercado assim? de "carne para canhão"? - ou (a maior parte do tempo) não passa de uma desculpa (alibi) para a sua própria inadequação aos mercados e portanto tem de rever a sua forma de estar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Opiniões.............

por ocart » 26/3/2012 22:58

Sobre o que faz mexer os mercados há muitas, cada um tem a sua que pode ou não expôr ou sujeitar a debate.
A minha opinião guardo-a para mim e disso não faço debate, respeitando todas as demais.

Registado: 29/11/2007 11:18

por Ulisses Pereira » 26/3/2012 20:28

ocart, podes explicar melhor o teu post? Não o entendi...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O Capuchinho Vermelho...

por ocart » 26/3/2012 20:18

e o lobo mau também é uma história interessante!!!!!!!!!!!!!

Registado: 29/11/2007 11:18

por lsilva4 » 26/3/2012 15:40

Mais um grande artigo :clap:

Também fui dos que se lembrou imediatamente do artigo "Eu,especulador, me confesso..."

É muito bom e enriquecedor poder contar com a sua visão e opinião.

Afinal é sempre mais fácil criticar e culpar do que fazer (bem) e encontrar soluções.

Cumprimentos
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!

Registado: 12/11/2009 22:20

por VirtuaGod » 26/3/2012 15:09

EuroVerde Escreveu:Uma pessoa se não tiver razão deixa automáticamente de estar do lado certo do mercado.

Embora tenhas razão e para nós seja uma coisa simples de compreender e aceitar acho que há muitas pessoas que não compreendem. Há montes de coisas que se dizem a elas próprias como "O tempo há-de dar-me razão" etc...Mais recentemente nestes últimos anos temos o caso do BCP mas vai variando :roll:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por EuroVerde » 26/3/2012 14:13

zecatreca Escreveu:
Não desperdice energias, tempo e concentração em algo que não lhe vai dar dinheiro. Isto partindo do princípio que é esse o seu objectivo nos mercados porque, quem acompanha este espaço de opinião, sabe que eu acredito que - ainda que inconscientemente - muitos investidores estão mais preocupados em ter razão do que em ganhar dinheiro. E, por isso, serão sempre investidores perdedores.

Gostei deste paragrafo.

Sem duvida que encontramos (por aqui) mais pessoas preocupadas em ter razão do que ganhar dinheiro e, nem se apercebem.

8-)

Zeca, o ter razão implica estar do lado certo do mercado e a consequência disso é lucrar.

Uma pessoa se não tiver razão deixa automáticamente de estar do lado certo do mercado.

Digo mais: no mercado não há uma razão universal. Existe claramente a razão do mercado que quando coincide com as nossas espectativas/sistemas, podem dar certo.

Tu quando fazes os teus trades, quando entrar curto ou longo tens uma razão para isso. Tens e todos nós temos motivos que nos levam a abrir determinada posição com vista a ganhar dinheiro. Se estivermos certos, então tinhamos razão. Se formos stopados podemos ter razão na mesma, só que o stop pode até nem estar no lugar feliz.

A razão não é universal no mercado, mas não se pode separar razão de um trade com a universalidade do rumo do mercado. :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:19

por Zecatreca_1001 » 26/3/2012 13:53

Não desperdice energias, tempo e concentração em algo que não lhe vai dar dinheiro. Isto partindo do princípio que é esse o seu objectivo nos mercados porque, quem acompanha este espaço de opinião, sabe que eu acredito que - ainda que inconscientemente - muitos investidores estão mais preocupados em ter razão do que em ganhar dinheiro. E, por isso, serão sempre investidores perdedores.

Gostei deste paragrafo.

Sem duvida que encontramos (por aqui) mais pessoas preocupadas em ter razão do que ganhar dinheiro e, nem se apercebem.

8-)

Registado: 29/11/2007 10:54

por EuroVerde » 26/3/2012 12:54

Bom dia acredito que este artigo fere mesmo a maioria das pessoas principiantes ou não que tentam estar no mercado para dinheiro ganhar ou não.
No entanto não sou contra o que está escrito, mas reconheço que o mercado não se auto-corrige dos excessos nem dos defeitos e que por vezes têm mesmo de haver manipulação. Ou quanto mais intervenção de bancos centrais ou grandes fundos para dar uma outra directriz ou comportamento ao mercado no seu todo.

Quem negoceia com base nas noticias ou apresentação dos resultados, e acredita que o mercado segue as noticias (o que nem sempre é verdade na sua maioria) corre o risco também de se comportar como Ulisses refere.

Registado: 29/11/2007 11:19

por sem2006 » 26/3/2012 12:28

Obrigado :wink:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Ulisses Pereira » 26/3/2012 12:26

sem2006, aqui fica o link:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=463371

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por VirtuaGod » 26/3/2012 12:19

Excelente, excelente... \:D/
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por sem2006 » 26/3/2012 12:17

Olá, Ulisses!

Lembro-me de uma vez teres escrito um artigo com o título que era algo do género: "Eu, especulador, confesso-me...", só que não consigo encontrá-lo...Queria enviá-lo a um colega meu...Consegues enviar-me o link?

Cumprimentos.

Registado: 29/4/2009 13:31

Os manipuladores são o alibi perfeito

por Ulisses Pereira » 26/3/2012 12:12

Foi hoje publicado o meu novo artigo "Os manipuladores são o alibi perfeito":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=546899

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 175 visitantes