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Caldeirão da Bolsa

Off topic- Como vender a sua casa em tempos de crise

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Azul10 » 26/3/2012 15:54

otangas Escreveu:
andre_ferreira Escreveu:
"A maneira como a casa está composta ajuda muitas vezes nas visitas dos clientes. O cliente, quando procura casa, acaba por visitar até dezenas, pelo que pequenos pormenores como o imóvel estar limpo, bem arrumado, com boa luz são essenciais para ajudar a melhorar o processo de venda"


eh pá, e eu a pensar que ter a casa toda suja e cheia de lixo é que ajudava a vender. :lol:



Acredita que esta afirmação faz muito sentido. Quando andava à procura de casa, vi com cada coisa, que até parecia que não queriam vender a casa. Paredes sujas, casas de banho com manchas de humidade, cozinhas cheias de gordura nas paredes, etc...

No mínimo deve-se fazer uma limpeza grande e pintar algumas paredes. Acho incrível como muita gente não gastavq umas dezenas/centenas de euros a fazer o mínimo para deixar a casa apresentável. Até o próprio imobiliário se sentia mal com alguns dos problemas que nós apontávamos.


Subscrevo. Vi casas indecentes mesmo quando estive à procura de um apartamento recentemente.
 
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Ai pois ee !

por bboniek33 » 26/3/2012 15:45

...mas de entre as elevadas "Delapalissadas" que as recomendac,oes dos peritos conteem permito-me destacar aquela que recomenda "ter que baixar o prec,o"...

Ee preciso ter uma Visao de Alto Imobiliaario.

Ele ha cada um... :roll:
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por otangas » 26/3/2012 12:07

andre_ferreira Escreveu:
"A maneira como a casa está composta ajuda muitas vezes nas visitas dos clientes. O cliente, quando procura casa, acaba por visitar até dezenas, pelo que pequenos pormenores como o imóvel estar limpo, bem arrumado, com boa luz são essenciais para ajudar a melhorar o processo de venda"


eh pá, e eu a pensar que ter a casa toda suja e cheia de lixo é que ajudava a vender. :lol:



Acredita que esta afirmação faz muito sentido. Quando andava à procura de casa, vi com cada coisa, que até parecia que não queriam vender a casa. Paredes sujas, casas de banho com manchas de humidade, cozinhas cheias de gordura nas paredes, etc...

No mínimo deve-se fazer uma limpeza grande e pintar algumas paredes. Acho incrível como muita gente não gastavq umas dezenas/centenas de euros a fazer o mínimo para deixar a casa apresentável. Até o próprio imobiliário se sentia mal com alguns dos problemas que nós apontávamos.
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por Mkpt » 26/3/2012 12:06

Também ter a casa toda pipi, pintada de fresco, pelo menos na minha opinião não ajuda.

É que sou desconfiado - e trabalho na área - pelo que a primeira coisa que penso é que provavelmente foi para tapar fendas/rachas e/ou humidades...



Quanto à venda de casa..

O 'típico português' acreditava que comprar casa era um rendimento garantido que tinha.

Que habitava a casa, esta fica ultrapassada [em isolamentos, caixilharia/vidros, etc e tal], que estão à venda mesmo ao lado dezenas de casas mais recentes, com isolamento e acabamentos mais recentes e, ainda assim, queria que, por milagre, a casa valorizasse à grande e que vender só com boa margem de lucro.
Esta 'crise' veio servir de 'abre olhos' a muitos.

Uma casa que esteja muito bem situada e que não seja possível construir mais na zona [ou só se possa construir com muitas restrições/custos elevados] é natural que valorize. E essas, apesar da crise, pelo menos mantêm o seu valor.

As restantes o natural é que desvalorizem.
Isso não suceder é que não é normal. É sinal que estamos numa 'bolha'.
 
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por andre_ferreira » 26/3/2012 11:34

"A maneira como a casa está composta ajuda muitas vezes nas visitas dos clientes. O cliente, quando procura casa, acaba por visitar até dezenas, pelo que pequenos pormenores como o imóvel estar limpo, bem arrumado, com boa luz são essenciais para ajudar a melhorar o processo de venda"


eh pá, e eu a pensar que ter a casa toda suja e cheia de lixo é que ajudava a vender. :lol:
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por atomez » 26/3/2012 1:55

Se tiveres alguém conhecido numa ERA ou Remax...

Eles é que sabem os valores reais a que as vendas são feitas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por MarcoAntonio » 26/3/2012 0:23

Dados trimestrais (que vão de 2003 a 2009, alterar agora a formatação da tabela para se ver o que se pretender):

http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... elTab=tab2
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 26/3/2012 0:17

Pata-Hari Escreveu:Só se consegue ir até 2008 :(


Não, consegue-se ver mais para trás do que isso mas a partir de certa altura só tens dados trimestrais (em lugar de mensais).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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por Pata-Hari » 26/3/2012 0:14

Só se consegue ir até 2008 :(
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por The Mechanic » 26/3/2012 0:10

A Pata que se profissionalize, deixe de ser amadora e inscreva-se e pague . Um gajo tambem não pode fazer tudo por ela, não é !?
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

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por MarcoAntonio » 25/3/2012 23:51

The Mechanic Escreveu:Aqui , deves arranjar isso :

http://www.confidencialimobiliario.com/

... nem que tenhas de te registar.

Um abraço ,

The Mechanic


Registar... e pagar.

:wink:

Isso é um serviço pago, é dirigido a profissionais da área.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por The Mechanic » 25/3/2012 23:43

Aqui , deves arranjar isso :

http://www.confidencialimobiliario.com/

... nem que tenhas de te registar.

Um abraço ,

The Mechanic
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por MarcoAntonio » 25/3/2012 23:30

Deixo o link directo (podes agora formatar a tabela e alterar os dados que queres ver, prazos, etc):

http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... elTab=tab2


E em anexo, um exemplo de uma tabela formatada para destacar 6 municipios de lisboa ao longo do último ano.
Anexos
avaliacoesbancarias.PNG
avaliacoesbancarias.PNG (38.14 KiB) Visualizado 1484 vezes
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 25/3/2012 23:27

Pata-Hari Escreveu:Eu gostaria muito de ver (mas não sei onde ir recolher dados e agradecia se alguém ajudasse) números de valorização média em Lisboa (por freguesias, de preferência), nos últimos anos. Onde é que se conseguem arranjar esses valores? alguma ideia?


Julgo que os únicos números que vais encontrar são os do INE (e baseiam-se nas avaliações bancárias).

Existem dados mensais e estão discriminados também por regiões...
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imobiliário

por Clinico » 25/3/2012 22:39

Pata, acho o tema interessante. Eu não conheço, mas o site do APEMIP não terá esses dados e outros?
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por Pata-Hari » 25/3/2012 21:16

Eu gostaria muito de ver (mas não sei onde ir recolher dados e agradecia se alguém ajudasse) números de valorização média em Lisboa (por freguesias, de preferência), nos últimos anos. Onde é que se conseguem arranjar esses valores? alguma ideia?
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Off topic- Como vender a sua casa em tempos de crise

por Pata-Hari » 25/3/2012 21:15

Este é um off -topic mas o texto aborda a questão do valor do imobiliário comprado na última década bem como as condições actuais do mercado do imobiliário.


Como vender a sua casa em tempos de crise

Catarina Melo
19/03/12 00:05



Com cada vez mais casas à venda e, ao mesmo tempo, menor procura, há alguns aspectos que podem ajudar a acelerar a venda.

Os momentos são difíceis para quem procura comprador para a sua casa. A conjuntura económica é desfavorável para cativar procura mas também a oferta de imóveis é mais elevada face ao que se passava antes da crise. Logo, quem está a pensar vender a sua casa encontra-se numa posição mais vulnerável. Os números atestam isso mesmo. Em meados do ano passado, existiam mais de 350 mil casas disponíveis no mercado imobiliário. E as expectativas não são muito animadoras para o sector. Nada aponta para que a escalada dos ‘spreads' e as restrições à concessão de crédito pelos bancos estanquem, como também a menor disponibilidade financeira das famílias portuguesas está a levá-las a adiar a decisão de comprar um imóvel. Contudo, mesmo em tempos de crise, não é de todo impossível conseguir vender casa, e quem tiver em conta alguns cuidados em todo o processo fica numa posição mais vantajosa. O Diário Económico foi falar com vários especialistas do ramo das imobiliárias para perceber que aspectos podem ajudar a encontrar mais facilmente um novo dono para a sua casa.

Miguel Poisson, director-geral da ERA Portugal, atesta a maior dificuldade que as famílias portuguesas enfrentam na altura de venderem as suas casas. "Apesar de não ser possível indicar quanto tempo a mais demora, de facto as casas levam mais tempo a serem vendidas relativamente ao que se passava há dois anos". E explica: "Como existe uma maior oferta do que a procura e limitações à concessão de crédito, os compradores levam mais tempo a comprar". A opinião de Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), vai no mesmo sentido. Contudo, este especialista acrescenta um elemento adicional relacionado com a estrutura do mercado. "Não há dúvida que demora mais tempo, mas também isto depende da zona do mercado de que estamos a falar. Se for o mercado médio/alto não acontece tanto, mas se for o mercado baixo quase que nem há mercado: aí o tempo de espera é muito mais longo", esclarece.

Num contexto de mercado tão conturbado, quem quer vender uma casa acaba por estar sempre em desvantagem. Mas, se para além disso forem cometidos alguns erros, a probabilidade de conseguir concluir um bom negócio é ainda menor. Como explica Miguel Poisson, o principal erro que as pessoas cometem é tentar vender o imóvel sem recorrer à ajuda de profissionais para evitar o pagamento de comissões: "Muitas vezes o barato acaba por sair caro". Como esclarece Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, "se o proprietário decidir vender sozinho, poderá ter mais trabalho, gastar mais tempo pessoal e demorar mais tempo a vender o imóvel".

Mas este não é o único erro que as pessoas tendem a cometer. Como revela o presidente da APEMIP, "hoje em dia, um dos conselhos que damos às pessoas é procurarem definir um preço justo de forma a encontrar o cliente certo. Antes, havia muito a tendência para as pessoas colocarem um valor emocional nas suas casas". Mas, tal como refere o director-geral da ERA, a realidade de hoje já é diferente: "As pessoas que efectivamente querem vender já perceberam que têm de baixar os preços". Isto será pertinente sobretudo se estiverem em causa imóveis adquiridos no topo do mercado (entre 2000 e 2008). "As mais-valias que se fizeram nessa altura foram muito fortes. É um erro se as pessoas acreditarem que é possível fazer mais-valias em casas que foram compradas nesse período", alerta o responsável da ERA.

Mas existem ainda alguns pequenos pormenores que podem fazer toda a diferença. "A maneira como a casa está composta ajuda muitas vezes nas visitas dos clientes. O cliente, quando procura casa, acaba por visitar até dezenas, pelo que pequenos pormenores como o imóvel estar limpo, bem arrumado, com boa luz são essenciais para ajudar a melhorar o processo de venda", refere Beatriz Rubio. Como refere Miguel Poisson, "este tipo de aspectos têm um impacto inicial muito importante para os compradores" e lembra a existência de profissionais de ‘home staging' que podem ajudar a melhorar a aparência de um imóvel. Ou seja, empresas que aplicam uma técnica que consiste na redecoração de um imóvel de modo a que este se torne mais cativante para o potencial comprador que o visita ou vê as imagens na internet. Segundo estudos norte-americanos, casas que sofreram este tipo de intervenção vendem-se em média duas vezes mais rápido e pode haver ainda um impacto positivo também em termos de preço final.
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