Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Escorregar no leitinho a 13 cêntimos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quimporta » 20/7/2012 17:16

Contratos da Lactogal com restaurantes e hotéis multados pela Concorrência

A Lactogal – Produtos Alimentares impõe condições anticoncorrenciais aos seus clientes na restauração e hotelaria, segundo denuncia a Autoridade da Concorrência, que, devido à fixação de preços mínimos por parte da empresa de lacticínios, a condenou ao pagamento de uma coima superior a 341 mil euros.
(...)

configura uma ilegalidade, sendo considerada uma restrição muito grave, já que falseia, impede ou restringe a concorrência, na medida em que os distribuidores, neste caso da Lactogal, não conseguiam concorrer, pelo preço, entre si.
(...)

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=569241

Era a altura em que começavam aí a saltar os tópicos tipo:

- "Afinal anda tudo ao mesmo!!"
ou
- "Uns gamam para baixo... estes gamam para cima!"
ou ainda
- " Leitinho, a mama que todos querem"

Desta vez vou mesmo que ter uma tese conspirativa das rebuscadas...
Nada o meu género, que eu cá até nem sou de intrigas. Apenas gosto por nomes aos bois quando algo cheira a esturro!!

Esta ministra da Agricultura até me está a surpreender pela positiva (poela negativa era impossível...)
Para quem "não percebia nada de agricultura", tem mostrado uma visão lúcida das coisas, e pouco enfeudamento.

No início do mandato estabeleceu um mote para as relações entre a indústria e distribuição: "entendam-se senão eu vou e atulho-vos de legislação, taxas e outras papeladas!". E criou-se a PARCA - Plataforma de acompanhamento da cadeia agro-alimentar.

A coisa começou por empepinar por culpa da Distribução. Tinha mais poder e as negociações emperravam. Começam a chover investidas da ASAE aos hipermercados e as multas e taxas, tipo a do agro-alimentar.

Ultimamente consta que é a CIP que está a ser a ovelha ranhosa, e a impedir a assinatura de um acordo, já aceite pela CAP e pela Distribuição.

Vai daí e pimba"... na Lactogal que é só a face mais visível da luta sem quartel contra o oligopólio da Distribuição, nem fosse ela própria um quase monopólio no sector do leite líquido ...

Eu cá não sou de intrigas, mas estas multas e taxas estão a parecer-me extremamente suspeitas...
Mas às intrigas digo "não"!
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Elias » 7/2/2012 19:30

Mais sete produtos alimentares sob suspeita de venda abaixo do custo

07.02.2012 - 17:44 Por Ana Rute Silva
publico

Além do leite, a ASAE está a investigar indícios de venda com prejuízo noutros artigos que estavam em promoção no hipermercado Continente.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detectou indícios de venda abaixo do preço de custo em, pelo menos, sete produtos vendidos em promoção nos hipermercados Continente, do grupo Sonae (dono do PÚBLICO).

Numa audição na comissão parlamentar da Agricultura, António Nunes, inspector-geral da ASAE, revelou que foram recolhidos dados dos preços de venda do arroz carolino, azeite, néctar de pêra ou iogurtes, na sequência de uma operação de fiscalização que decorreu em inícios de Janeiro, e que também motivou a apreensão de mais de 400 mil litros de leite.

“Foram pedidas todas as facturas e guias de remessa para verificar se a formação de preços era a correcta”, disse António Nunes aos jornalistas, já depois de ter sido ouvido pelos deputados. Nos próximos oito dias, a ASAE deverá entregar toda a documentação à Autoridade da Concorrência, a quem cabe dar seguimento à instrução do processo, ouvir as partes interessadas e decidir sobre a existência, ou não, de um ilícito.

O crime de venda com prejuízo é punido com coimas que rondam os 2500 a 14 mil euros, valor que o inspector-geral da ASAE considera “insuficiente”.

Em Janeiro, a autoridade fez uma apreensão de mais de 424 mil litros de leite nos hipermercados Continente e nos supermercados Pingo Doce, que alegadamente estavam à venda com preços inferiores ao custo. O leite foi devolvido aos dois maiores operadores da distribuição nacional e posto à venda ao preço sem promoção.

Aos deputados, António Nunes admitiu que o Ministério da Economia deu orientações para que o caso do leite vendido abaixo de custo fosse resolvido rapidamente. Contudo, o responsável da ASAE garantiu que a entidade tem vindo a desenvolver acções de fiscalização para detectar ilícitos como este. Entre 2006 e 2012, foram instaurados sete processos-crime e 301 contra-ordenações por vendas com prejuízo. Ao todo, a ASAE apreendeu material no valor de 255 mil euros.

Registado: 5/11/2002 12:21

por LOAMIL » 14/1/2012 14:48

Ontem fui às promoções e vi umas pastitas de arquivo, com várias cores, com os tais 50+25%.
Comprei 6 e pedi factura para enviar a despesa para o 33rpm.
Aos 16,74 vão descontar-me 12,58, deduzindo 3,13 do IVA, só vou pagar pelas 6 pastas 1,03 euros! Vale a pena porque as pastas são bem boas.

Como eles podem fazer isto, não sei.

Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por Nyk » 14/1/2012 13:16

A promoção acaba hoje, como só na segunda feira tencionava ir fazer algumas compras no continente,e comprar o dito leite em questão, já que é o que consumo normalmente em casa, decidi passar por lá e trazer 8 pacotes de 1,5l de leite e aproveitar a promoção ( paguei 5,94€ e carreguei 4,46€ no cartão) se o comprasse na segunda feira não tinha desconto de 75% como tive, já que o tencionava comprar. :-k
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

conclusão

por dfviegas » 14/1/2012 12:34

O Marco tem uma granda paciência para ainda estar a discutir com o fjp1977.
E o litro de leite afinal fica por 0,26 centimos não deixa de ser dumping uma vez que alguem referiu que o litro de leite é comprado ao produtor por 0,30.
Bastava o continente ter colocado o preço original a 0,60€ em vez de 0,54€ litro e o problema nem sequer se tinha colocado.

Registado: 29/11/2007 2:53

por L.S.S » 13/1/2012 21:53

mfsr1980 Escreveu:O Bloco de Esterco congratulou-se com esta apreensão!
VERGONHA!

Esse nome assenta que nem uma luva nessa coisa... :clap:
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por MarcoAntonio » 13/1/2012 20:38

AstroBoy Escreveu:Um dia destes o Belmiro tira me o cartão, pois eu compro normalmente só as promoções que me interessam e depois os produtos que considero precisar e que estiverem acordes com o preço da concorrencia.

Não te preocupes porque conheço um caso que faz basicamente a mesma coisa há imenso tempo.

A perspectiva deles não é o cliente individual mas como a coisa funciona em larga escala, isto é, em média como se comportam os clientes. Eles não estão preocupados com a maximização das promoções que alguns poucos clientes fazem e certamente não vão tomar medidas contra isso pois seria uma publicidade tremendamente negativa e colocava toda a gente a questionar a promoção e uso que podem fazer dela.

Desde que os clientes respeitem as condições das promoções eles não fazem nada e o que lhes interessa é o big picture.

E o big picture é que a generalidade dos clientes fica mais presa àquele supermercado e torna-se mais regular. Acaba a levar muitos produtos que não estão em promoção (alguns destes até estarão "inflacionados" em relação a outros supermercados) já para não falar em produtos que não precisa dado que a promoção é também uma forma de "engodo" para fazer as pessoas comprarem mais (ie produtos que de outra forma não comprariam).

Sem dados e apenas pondo-me a adivinhar, desconfio inclusivamente que isso funciona mais ainda no dia em que se vai "descontar" um valor maior (tipo no dia X comprou-se muita coisa com desconto, no dia Y tem-se um desconto grande para abater: tenho poucas dúvidas que aqui há quem troque as voltas a si mesmo e resolva "esquecer-se" que o desconto que vai abater é à custa do que já levou e raciocínio tipo deixa-me aproveitar hoje que tenho desconto para levar isto ou aquilo). Basicamente, estas pessoas estão a enganar-se a elas próprias porque no dia X dizem para elas próprias: deixa-me levar muito leite que tá em promoção; no dia Y dizem deixa-me levar estas embalagens de geladinho que tenho um desconto para abater.

No final, tudo somado, fartaram-se de comprar e:

a) consumiram mais do que consumiriam de outra forma;

b) acabaram tb a consumir menos de outros supermercados.

Isto não se aplica a todos, como é óbvio, mas certamente aplica-se a muitos dos clientes. Caso contrário se o tuga fosse todo calculista, metódico e regrado a promoção nem existia...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Moneyvilha » 13/1/2012 20:24

Boa noite, para meter o nariz na conversa tenho algumas coisas a acrescentar sobre o Continente:

Falto ao Quim dizer que por cada 500 euros gastos (acumulados) carregam 5 no cartão o que implica um desconto adicional de 1% em todos os produtos incluindo os promocionados.

Quando abasteces na Galp e é superior o gasto a 20 E, dão um talão de 6 cêntimos/litro para abater nas compras do Continente, pego no talão da galp e embrulho o cartão do continente para não me esquecer de ele na próxima compra (atenção que tem data de validade).

Não gosto muito disto porque absorve muito dos meus gastos e cria monopólio lichando a os pequenos.

Estas promoções obrigam a voltar ao hiper mercado duas vezes mais ou perder o saldo que caduca nas datas.

Um dia destes o Belmiro tira me o cartão, pois eu compro normalmente só as promoções que me interessam e depois os produtos que considero precisar e que estiverem acordes com o preço da concorrencia.
Não me levem muito a serio que eu sou novo nisto...

Registado: 26/7/2008 20:47

por fjp1977 » 13/1/2012 19:30

QuimPorta Escreveu:
fjp1977 Escreveu:Não está em causa o desconto ser bom, que é, mas isso não lhes dá o direito de enganar os clientes com campanhas dissimuladas que prometem 75%...

Fica pior dizer que não faço a miníma ideia quanto estou a ganhar?! Sobretudo se for a mais pura das verdades?

Tu partes do princípio que um consumidor é um incapaz. Até para perceber o que é realmente "um desconto em cartão". Francamente acho que neste caso não fazem falta muitas explicações, porque não está nada escondido.

Mas há aspectos mais "interessantes"...

Por exemplo, na página 1 apresentei um caso de um queijo que está na mesma promoção 50+25%, que tem por base o preço de 10€/Kg, e que está com outro rótulo à venda por ~8,5 Kg.

Eu pessoalmente prefiro olhar para isto como uma campanha "de marketing". A ideia é levar-me à loja, e eu sei perfeitamente que estou a "ser levado"

As diferenças de preços entre os maiores operadores são minúsculas. O que vale mesmo a pena são as promoções.

Eu não parto do principio que o consumidor é um incapaz, mas é por causa desses que me aborreço, estas campanhas visam apanhar os menos atentos, que se calhar até podiam comprar o produto mais barato noutro lado e vão atrás dos 75%...

Quem faz contas e está atento, não vai ter problemas e pode muito bem ser do Continente a melhor promoção, é apenas uma questão de principio...

Não devia ser assim... não sei porquê mas não imagino as cadeias de supermercado suecas e norueguesas, por exemplo a ter esta atitude perante os clientes...

Registado: 8/1/2010 12:53

por Quimporta » 13/1/2012 19:21

fjp1977 Escreveu:Não está em causa o desconto ser bom, que é, mas isso não lhes dá o direito de enganar os clientes com campanhas dissimuladas que prometem 75%...

Fica pior dizer que não faço a miníma ideia quanto estou a ganhar?! Sobretudo se for a mais pura das verdades?

Tu partes do princípio que um consumidor é um incapaz. Até para perceber o que é realmente "um desconto em cartão". Francamente acho que neste caso não fazem falta muitas explicações, porque não está nada escondido.

Mas há aspectos mais "interessantes"...

Por exemplo, na página 1 apresentei um caso de um queijo que está na mesma promoção 50+25%, que tem por base o preço de 10€/Kg, e que está com outro rótulo à venda por ~8,5 Kg.

Eu pessoalmente prefiro olhar para isto como uma campanha "de marketing". A ideia é levar-me à loja, e eu sei perfeitamente que estou a "ser levado"

As diferenças de preços entre os maiores operadores são minúsculas. O que vale mesmo a pena são as promoções.

por _urbanista_ » 13/1/2012 19:20

MarcoAntonio Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
Onde foste buscar tu isso?! Há smileys só para administradores?! :)

Vou-te contar um segredo desde que tu prometas não contar a ninguém: há uma coisa na net chamada
GOOGLE.

Agora vê lá se vais por aí fora e te descais a contar a toda a gente...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/6/2009 12:38

por MarcoAntonio » 13/1/2012 19:18

QuimPorta Escreveu:

Vou-te contar um segredo desde que tu prometas não contar a ninguém: há uma coisa na net chamada
GOOGLE.

Agora vê lá se vais por aí fora e te descais a contar a toda a gente...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/1/2012 19:20, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/1/2012 19:13

fjp1977 Escreveu:
Na minha opinião preciso explicar porque vês coisas iguais onde eu vejo claras diferenças...

Adiante...

E conforme já expliquei, tu apenas vês diferente porque dás tratamentos claramente diferentes, num caso tratas toda a informação apresentada, no outro em todos os posts truncas a informação quando passas à análise da mesma.

O continente diz claramente que se trata de um desconto de xis % do valor do produto em promoção a descontar nas compras seguintes. O que é uma explicação exacta e perfeitamente adequada para a promoção, é o que efectivamente se passa e fazem exactamente o prometido. Pega num panfleto ou desloca-te a um continente e confere!

Mas tu resumes para um vago "50% de desconto" sem mais nada, ignorando o que está escrito antes ou depois.

O que é perfeitamente equivalente a olhar para uma embalagem de café e olhar só para a parte de "50% de produto grátis" ignorando o que está escrito antes (um singelo "mais" que muda tudo, no caso).

Adiante... senão chegamos a fevereiro com o QuimPorta a dar-nos com a taça na cabeça!

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por fjp1977 » 13/1/2012 19:07

MarcoAntonio Escreveu:fjp1977, não precisas de me explicar como é que funcionam as promoções (qualquer uma delas).

Ambas estão suficientemente bem explicadas para eu percebe-las a ambas à primeira...

Na verdade, o ponto é mesmo esse: não há publicidade enganosa dado que estão ambas bem explicadas.

Na minha opinião preciso explicar porque vês coisas iguais onde eu vejo claras diferenças...

Adiante...

por Quimporta » 13/1/2012 19:07

MarcoAntonio Escreveu:Imagem

carf2007 Escreveu:oh pá ... podias era abastecer ao 3º domingo, que sempre eram mais 6c por litro :lol:

Desafio 4 .. Ora lê lá o post ... todo...
Editado pela última vez por Quimporta em 13/1/2012 19:08, num total de 1 vez.

por carf2007 » 13/1/2012 19:06

QuimPorta Escreveu:Aos Marco, fjp1977, apgfigueiredo, AutoMech, tavaverquenao2, e mais que queiram

.... lanço daqui um desafio!!

Na segunda feira...
- Um cliente foi ao Continente e compra-me 100 € de leite em promoção "50% + 25 %"
- Compra também mais uma data de coisas sem promoção, num total de 200 euros e paga com o Visa Universo, o "Visa que dá descontos" - recebe um crédito de 2 euritos
- Recebe na caixa um talão que dá um desconto na Galp, 5 centimos em Litro !
- recebe ainda, em cartão, 50 € para gastar em Janeiro, e 25 para gastar em Fevereiro.

Na terça-feira:
- Vai à Galp, abastece 50L a €1.469/L (paga 73.45, menos o desconto de 2,5 euros)
- Compra ainda a "Bola" e umas bolachinhas por 7 euros
- Recebe um talão de desconto de compra no Continente de 6€/ por cada 25 € de combustível, isto é 18 €

No Sábado:
- Vai ao Continente, e faz compras no valor de 100 €, sem promoções (que não quero complicar )
- Usa a primeira parte do desconto do leite de segunda-feira 50 €, e os 2,5 € da GALP, pelo que paga 47,5 €
- Recebe ainda assim um talão de compras, com um desconto para a GALP - 5 centimos / Litro
- ah! e paga com o Visa Universo! (já me esqueceu que podia ter pago à GALP com o Universo, e tinha mais uns trocos... Mas quero isto muito simples)

No terceiro Domingo de Janeiro:

- Vai à GALP... Abastece 50 litros, nas mesmas condições que na terça feira (para simplificar...). tem o desconto de 6 centimos.

- Entretanto chega o desconto do cartão Universo, a tempo de descontar na GALP,

Os companheiros de Caldeirão podem escolher um dos seguintes desafios:

* Desafio 1: "em Fevereiro acontece o quê que já me perdi??"
* Desafio 2: Vem a ASAE e quer confiscar tudo... por dumping. Começa por onde?! Pelo Continente, pela GALP, ou pelo BPI (do Visa Universo)?
* Desafio 3: O processo vai a tribunal... Ao fim de quanto tempo prescreve?

Isto para não perguntar logo qual seria a percentagem do desconto, porque para vocês "era tremoços" :)

Abraços...

oh pá ... podias era abastecer ao 3º domingo, que sempre eram mais 6c por litro :lol:
Editado pela última vez por carf2007 em 13/1/2012 19:07, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por fjp1977 » 13/1/2012 19:06

QuimPorta Escreveu:Aos Marco, fjp1977, apgfigueiredo, AutoMech, tavaverquenao2, e mais que queiram

Na segunda feira...
- Um cliente foi ao Continente e compra-me 100 € de leite em promoção "50% + 25 %"
- Compra também mais uma data de coisas sem promoção, num total de 200 euros e paga com o Visa Universo, o "Visa que dá descontos" - recebe um crédito de 2 euritos
- recebe ainda, em cartão, 50 € para gastar em Janeiro, e 25 para gastar em Fevereiro.

Na terça-feira:
- Vai à Galp, abastece 50L a €1.469/L (paga 73.45, menos o desconto de 2,5 euros)
- Recebe um talão de desconto de compra no Continente de 6€/ por cada 25 € de combustível, isto é 18 €

No Sábado:
- Vai ao Continente, e faz compras no valor de 100 €, sem promoções (que não quero complicar )
- Usa a primeira parte do desconto do leite de segunda-feira 50 €, e os 2,5 € da GALP, pelo que paga 47,5 €
- Recebe ainda assim um talão de compras, com um desconto para a GALP - 5 centimos / Litro
- ah! e paga com o Visa Universo! (já me esqueceu que podia ter pago à GALP com o Universo, e tinha mais uns trocos... Mas quero isto muito simples)

- Vai à GALP... Abastece 50 litros, nas mesmas condições que na terça feira (para simplificar...). tem o desconto de 6 centimos.

* Desafio 2: Vem a ASAE e quer confiscar tudo... por dumping. Começa por onde?! Pelo Continente, pela GALP, ou pelo BPI (do Visa Universo)?

Isto para não perguntar logo qual seria a percentagem do desconto, porque para vocês "era tremoços" :)

Abraços...

À semelhança dos mercados tu podes ganhar 42% e ser bom, mas fica-te mal se andares a gabar-te que ganhaste 75%, ou não?

Não está em causa o desconto ser bom, que é, mas isso não lhes dá o direito de enganar os clientes com campanhas dissimuladas que prometem 75%...

O resto da Galp e Cartão Universo não tem nada a haver com este tema...

Abraço

por MarcoAntonio » 13/1/2012 19:04

fjp1977, não precisas de me explicar como é que funcionam as promoções (qualquer uma delas).

Ambas estão suficientemente bem explicadas para eu percebe-las a ambas à primeira...

Na verdade, o ponto é mesmo esse: não há publicidade enganosa dado que estão ambas bem explicadas.

É mais forte do que tu:

:lol:

... não tem nada a haver com 50% de desconto...

truncas sempre a informação, deixando todos os outros dizeres de fora.
[/quote]
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/1/2012 19:09, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por fjp1977 » 13/1/2012 19:00

MarcoAntonio Escreveu:
fjp1977 Escreveu:
Não Marco

Por muito bem explicado que esteja a verdade é que em momento nenhum e de forma nenhuma tu vais ter 75%, quando muito pouco mais de metade desse valor...

fjp1977, não quero ficar a tarde toda a discutir isto mas o que tu aqui dizes sobre os 75% é exactamente o que se passa com os 50% do caso alternativo.

É a mesmíssima coisa, a única diferença é mesmo o tratamento que tu dás ao assunto em cada caso:

> num olhas para a informação toda e consideras a informação toda e é no contexto dessa informação toda que tu lês os 50%;

> enquanto no outro só olhas para o valor e descartas parte da informação que é apresentada com a promoção.

As duas promoções até são muito semelhantes inclusivamente na sua mecânica, o que ainda retira mais sentido à tua crítica:

Os 75% são o paralelo dos 50%.

Os 43% são o paralelo dos 33%.

Dizer que são "mais 50% de produto grátis" é o paralelo na outra promoção a dizer que são 75% do valor do produto em promoção a ser obtido em crédito em cartão para ser descontado nas compras seguintes (coisa que está perfeita e adequadamente explicada presentemente).

fjp1977 Escreveu:Se eu disser que faço um desconto x %, e lhe acrescento uma série de condicionantes, devia de existir uma hipótese que fosse de o desconto ser o anunciado...

És tu que estás a deturpar a mensagem num caso quando não deturpas no outro. O continente não diz em parte nenhuma que te vende leite a 25% do preço da mesma forma que a embalagem de chocolate ou café ou whatever não diz que te vende o produto a 50% do preço.

Não é isso que lá está nem num caso nem noutro...

E tu não podes ir por aí fora "exigir" um desconto integral de 75% só porque esse número aparece no meio do texto todo quando não exiges um desconto de 50% no outro caso quando o número também lá está.

fjp1977 Escreveu:Ora no caso do Continente é publicidade enganosa porque de maneira nenhuma vai haver perto sequer de 75%...

Tal como na embalagem de café não haverá um desconto de 50%!

Se não exiges o produto a 50% num caso, porque raio vais exigir a 25% no outro se as duas estão perfeitamente explicadas?

Actualmente o Continente explica bem as condições da promoção e isso está em todo o lado onde é anunciada. Está escrito por tudo quanto é sítio que se trata de um desconto em cartão a descontar nas compras seguintes e não há razão para na análise à promoção (ao marketing feito à promoção) desatar a simplificar a mensagem e truncar fora informação pertinente que o Continente está a dar.

Isso era o equivalente a ir à embalagem de café e fazer de conta que não está lá um "mais" antes do 50%.

Bom para concluir...

Tens 1L de qualquer coisa por ex. 1€ + 50% grátis, isto é a embalagem pelo mesmo preço leva 1,5L... logo podem fazer contas e concluir que afinal não são bem 50%, mas há uma coisa que é verdade o que é prometido é entregue ao cliente... pelo mesmo X levas mais metade do original... não tem nada a haver com 50% de desconto... porque 50% é nas embalagens pague 1 leve 2...

Não estou a deturpar nada, espero ter deixado clara a minha visão do assunto...

Abraço e bom fim de semana

por MarcoAntonio » 13/1/2012 18:57

QuimPorta Escreveu:* Desafio 1: "em Fevereiro acontece o quê que já me perdi??"

Fevereiro?

Bolas, a meio do teu post eu já me tinha perdido e ainda vamos a 13 de Janeiro...

Pelo facto de tu teres escrito o post sem te perderes:

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 13/1/2012 18:52

Aos Marco, fjp1977, apgfigueiredo, AutoMech, tavaverquenao2, e mais que queiram

Na segunda feira...

Na terça-feira:

No Sábado:

Abraços...

por MarcoAntonio » 13/1/2012 18:39

fjp1977 Escreveu:
Não Marco

Por muito bem explicado que esteja a verdade é que em momento nenhum e de forma nenhuma tu vais ter 75%, quando muito pouco mais de metade desse valor...

fjp1977, não quero ficar a tarde toda a discutir isto mas o que tu aqui dizes sobre os 75% é exactamente o que se passa com os 50% do caso alternativo.

É a mesmíssima coisa, a única diferença é mesmo o tratamento que tu dás ao assunto em cada caso:

> num olhas para a informação toda e consideras a informação toda e é no contexto dessa informação toda que tu lês os 50%;

> enquanto no outro só olhas para o valor e descartas parte da informação que é apresentada com a promoção.

As duas promoções até são muito semelhantes inclusivamente na sua mecânica, o que ainda retira mais sentido à tua crítica:

Os 75% são o paralelo dos 50%.

Os 43% são o paralelo dos 33%.

Dizer que são "mais 50% de produto grátis" é o paralelo na outra promoção a dizer que são 75% do valor do produto em promoção a ser obtido em crédito em cartão para ser descontado nas compras seguintes (coisa que está perfeita e adequadamente explicada presentemente).

fjp1977 Escreveu:Se eu disser que faço um desconto x %, e lhe acrescento uma série de condicionantes, devia de existir uma hipótese que fosse de o desconto ser o anunciado...

És tu que estás a deturpar a mensagem num caso quando não deturpas no outro. O continente não diz em parte nenhuma que te vende leite a 25% do preço da mesma forma que a embalagem de chocolate ou café ou whatever não diz que te vende o produto a 50% do preço.

Não é isso que lá está nem num caso nem noutro...

E tu não podes ir por aí fora "exigir" um desconto integral de 75% só porque esse número aparece no meio do texto todo quando não exiges um desconto de 50% no outro caso quando o número também lá está.

fjp1977 Escreveu:Ora no caso do Continente é publicidade enganosa porque de maneira nenhuma vai haver perto sequer de 75%...

Tal como na embalagem de café não haverá um desconto de 50%!

Se não exiges o produto a 50% num caso, porque raio vais exigir a 25% no outro se as duas estão perfeitamente explicadas?

Actualmente o Continente explica bem as condições da promoção e isso está em todo o lado onde é anunciada. Está escrito por tudo quanto é sítio que se trata de um desconto em cartão a descontar nas compras seguintes e não há razão para na análise à promoção (ao marketing feito à promoção) desatar a simplificar a mensagem e truncar fora informação pertinente que o Continente está a dar.

Isso era o equivalente a ir à embalagem de café e fazer de conta que não está lá um "mais" antes do 50%.
Imagem

Administrador Fórum

por fjp1977 » 13/1/2012 17:58

MarcoAntonio Escreveu:
fjp1977 Escreveu:
Marco

Num caso dizem que há 75% de desconto, quando na melhor das hipoteses são 42,8%

fjp1977, és tu que estás a truncar a informação desse ponto para a frente quando eles mencionam que o desconto é em cartão e toda a demais informação sobre a promoção.

Se pegares num panfleto ou se te deslocares a um Continente, a informação que te dão em todo o lado não é meramente "75% de desconto" mas uma coisa diferente e mais completa.

Que está tão correcta quanto dizer "mais 50% de produto grátis".

fjp1977 Escreveu:
Noutro dizem que determinado produto leva pelo mesmo preço mais 50% de produto...

A mim parecem-me duas coisas bem diferentes...

Abraço

Parece-te diferente porque neste caso já não estás a truncar informação informação relevante. Estás a escrever tudo o que é preciso escrever sobre a promoção neste caso.

O Continente (actualmente) escreve tudo o que é preciso escrever sobre a promoção nos locais onde é anunciada, tu é que não na descrição que aqui estás a fazer dela.

Na verdade, se deres o mesmo tratamento aos dois casos, são perfeitamente semelhantes. Portanto, ou reproduzes a promoção como efectivamente o continente a descreve ou truncas nos dois casos (no segundo caso fazes de conta que não está lá o "mais" escrito, por exemplo).

Não Marco

Se eu disser que faço um desconto x %, e lhe acrescento uma série de condicionantes, devia de existir uma hipótese que fosse de o desconto ser o anunciado... Como nos saldos até 70%, depois têm lá umas cuecas com esse desconto e isso embora não me agrade torna verdade o que é anunciado...

Ora no caso do Continente é publicidade enganosa porque de maneira nenhuma vai haver perto sequer de 75%...

No caso do + 50% de produto, só podemos pensar em engano, se formos medir a quantidade que existe realmente e ela não corresponder ao anunciado...
Agora o anunciado é claro, por ex. este shampoo leva +50% de graça... Mais quantidade, não há referência a desconto financeiro, pode é haver pessoas que pensem que é 50% de desconto, mas o anuncio é rigoroso e transparente...

por MarcoAntonio » 13/1/2012 17:50

apgfigueiredo Escreveu:Falas-me em simplificação e julgo que simplificação é dizer que o desconto não é realmente de 75% mas outro número qualquer...

Se queres um número, também te posso dar outro... que é o número 0.

apgfigueiredo, tu aqui nestas passagens não estás a dizer coisa nenhuma com franqueza e expremendo estes parágrafos não sai nada nem responde a nada...

Eu não "dei" números, apresentei cálculos que descrevem situações (reais/replicáveis) de forma relativamente cuidada até.

Tu por outro lado apresentas uma simplificação que não é replicável, conforme já expliquei.

Eu posso repetir contudo, com um exemplo, se ainda não tiveres entendido:

Se tu tiveres um supermercado com desconto directo de 75% ao lado do continente para o mesmo produto (suponhamos leite, o exemplo que vem de trás) entras nele e sais com 70 litros tendo desembolsado o preço 17.5 litros.

Este é o desconto de 75% que é impossível de reproduzir no Continente.

O máximo que consegues é fazer no Continente é obter 70 litros tendo desembolsado o preço de 40 litros.

Por mais voltas que dês, não consegues sair disto porque as condições da promoção o impõe. Isto não é "dar" números, é descrever/explicar as promoções...
Imagem

Administrador Fórum

por rmachado » 13/1/2012 17:47

escada1 Escreveu:O que dizem é errado:

Compro a X com desconto de 75%.

DEPOIS com esse desconto, compro QQ coisas.

DEPOIS digo que já não quero isso, e peço o dinheiro de VOLTA.

Tive de volta os 75%

Portanto estão a fazer mal as contas.

Depende...
Muitos sitios já só te dão... um cartão para gastares lá. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, m-m, malakas, PAULOJOAO, trilhos2006 e 302 visitantes