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MensagemEnviado: 17/12/2011 19:24
por atomez
Da experiência que tenho de trabalho em e com empresas multinacionais, sobretudo na área de IT, posso dizer o seguinte.

Quem manda na empresa são os acionistas. E estes o que pretendem é o mais alto retorno do investimento. Os acionistas escolhem um conselho de administração (board of directors) e os executivos, em particular o CEO (chief executive officer). Acima dele está o chairman of the board (presidente do conselho de administração) que é como um presidente da república, podem demitir o CEO mas não interferem nas decisões do dia a dia da empresa. Isso é feito nas assembleias gerais anuais e é claro que o ou os maiores acionistas têm peso determinante.

Quem tem o poder no dia a dia da empresa é o CEO, que é como que um primeiro ministro, "forma governo" nomeando os CxO (chief x officer) em que x são as várias divisões F = financeiro, O = operations, I = informática, T = tecnologia, etc. Estas variam conforme as empresas. E depois nomeiam os outros por aí abaixo.

O CEO tem de ser sobretudo um líder e um vendedor. Tem de vender a empresa aos clientes, aos acionistas, aos trabalhadores, etc. E tem de apresentar resultados. Numa multincaional toda a gente, mas mesmo toda, tem objetivos concretos definidos todos os anos e trimestres e tem incentivos e prémios se os atingir; se não os atingir rapidamente é convidado a sair.

Portanto, quem manda e tem mais poder é quem mais diretamente contribui para atingir os resultados. E são normalmente as áreas comercial/marketing e financeira. No caso das tecnológicas também a investigação e desenvolvimento e a produção têm peso, mas é sempre menor.

Isto passa-se a nível central, na sede mundial da empresa. Nos restantes países onde a empresa tem filiais ou representação quem manda é a área comercial/marketing. Porque nesses países, como Portugal, não se investiga nem desenvolve nada, quando muito há alguma produção mas tem sempre pouco peso face à globalidade da empresa.

Nestes países, como Portugal, a empresa existe para vender os seus produtos e serviços. Portanto quem manda e tem maior influência são os comerciais. É muito raro que o diretor geral da uma filial nacional não tenha passado com sucesso pela área comercial.

Agora, quem é que é potencialmente um bom comercial? Isso é que já não é possível definir a priori. Há muitas característias pessoais e inatas, outras que se aprendem e cultivam. Facilidade de relações pessoais, persuasão, determinação, ambição, sobretudo a capacidade de influenciar as decisões de outros.

Nas tecnológicas além de ter um bom espírito comercial se tiver conhecimento da tecnologia é útil. É possível que um técnico ou engenheiro ou advogado ou psicólogo ou gestor se torne num bom comercial, agora um comercial é que nunca se tornará em nada disso.

MensagemEnviado: 17/12/2011 13:33
por tmits
É o departamento de vendas quem manda mais, de uma forma "indirecta".

MensagemEnviado: 17/12/2011 13:31
por Lion_Heart
os accionistas de referencia é quem manda. Os outros executam.

Off-Topic : Quem manda numa empresa?

MensagemEnviado: 17/12/2011 13:26
por scotch
Refiro-me às grandes empresas,multinacionais, constituidas por dezenas de direções e departamentos.
Independentemente do "core business" da empresa existe uma estrutura base de direções para que a empresa funcione.Depois existem as direções especificas do "core business".
É sabido que algumas direções interagem com outras, formando-se uma teia de interações.Algumas interações são indiretas, fazem-se por intermédio de outras direções.

Mas nesta teia de interações, quais são as direções que influênciam mais as decisões das outras direções?Qual é a direção que influência a decisão de um maior número de outras direções?

O proposito da pergunta é saber que profissionais que influênciam mais as decisões dentro da empresa.Se são os economistas, os engenheiros, os contabilistas, os juristas, os gestores(...)os sociologos,os psicologos, ou os fiscalistas.

Obrigado pelas respostas