Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Uma empresa pode ser cotada em quantos Índices??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRS » 14/11/2011 16:24

Ok percebi.
Obrigado, Abraço. :wink:

TRS

Registado: 15/12/2009 16:08

por Ulisses Pereira » 14/11/2011 16:18

Repara que há centenas de empresas cotadas no NYSE e apenas 30 fazem parte do Dow Jones. A Mitsubishi está cotada no NYSE mas não pertence ao Dow Jones.

Quanto ao teu segundo parágrafo, está correcto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por TRS » 14/11/2011 16:08

Ulisses acho que percebo o que queres dizer mas uma empresa sendo cotada em dois mercados diferentes, tem que ser automaticamente cotada em dois índices diferentes, ou não? Ou seja, é cotada no Dow Jones (índice) no NYSE (mercado) e no Nikkei 225 (Índice) no TYO (mercado). Não é assim que se diz?
Por exemplo a Mitsubishi está cotada em quantos índices e quantos mercados?

Mas ainda acerca de ser cotada em vários mercados, pelo que estive aqui a ler é aí que entram os ADR, certo? Ou seja quem compra acções da Mitsubishi no NYSE na prática é o mesmo que comprar as acções da empresa no TYO mas em teoria esta a comprar certificados de depósito representativos de acções que lhe dão exactamente os mesmos direitos. É isso? Resumindo a escolha entre o mercado em que iremos investir na empresa reside sobretudo na liquidez do mercado em questão.

por Ulisses Pereira » 14/11/2011 15:44

TRS, antes de mais, queria dizer-te que penso que aquilo que te querias referir é que uma empresa pode estar cotada em vários mercados. Há milhares de empresas cotadas em vários mercados e só algumas em mais do que um índice de diferentes mercados.

Na minha opinião, o investidor deve optar pelo mercado mais líquido, já que é muito difícil, nos dias de hoje, conseguires aproveitar oportunidades de arbitragem, isto é, alturas em que a acção está a cotar mais barato num mercado do que noutro.

Penso que, num parágrafo, acabei por responder às tuas questões.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Uma empresa pode ser cotada em quantos Índices??

por TRS » 14/11/2011 15:41

Uma questão que me surge como iniciante – mesmo no inicio - em compreender as bolsas mundiais é o facto de uma empresa poder ser cotada em vários índices. Ou seja, por exemplo, o Mitsubishi Group, holding de todo o império Mitsubishi, pelo que eu sei, é cotado em pelo menos dois índices o NYSE nos EUA e no TYO no Japão; A Petrobras também está cotada no Bovespa e no NYSE.
A isto ser verdade, não cria discrepâncias no valor da empresa, e no real valor do título em questão?
Um investidor interessado numa destas empresas irá escolher qual dos índices para investir na mesmo empresa? O que é menos volátil aos mercados? Mesmo assim parece-me pouco lógico. Ou com o evoluir da economia o valor das acções acabam por irremediavelmente ser iguais ou pelo menos idênticos?
:?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], MP65, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 255 visitantes