Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

(Off-Topic) Grafitagem: excesso de Delinquência Juvenil

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ninja1200 » 10/11/2011 0:36

Por muito que tentem, esta é uma situação sem solução. Não há mesmo volta a dar e é tal e qual o spam do email.

A ideia é escrever os seus tags por onde passam e quanto mais difíceis forem, mais "respeito" ganham.

Ainda não chegamos ao ponto como já vi em que reportagens, em que no Brasil, por exemplo, fazem como que raids nocturnos em grupos grandes e sobem mesmo os prédios pelas varandas acima, de forma a conseguir escrever o mais alto possível. Cada vez tentam subir e chegar a sítios cada vez mais difíceis.

Já pensei muito nisto muitas vezes e em possíveis soluções para apresentar às câmaras, pois acho que isso seria mesmo como descobrir a pólvora nos tempos modernos. Seria uma revolução se alguém conseguisse encontrar uma forma de prevenir e/ou limpar as propriedades rapidamente e sem custos acrescidos.

A solução talvez passasse pela restrição rigorosíssima da venda de qualquer lata de tinta. Só podiam ser vendidas em locais autorizados e todo o processo de importação ou de fabrico teria de ser totalmente controlado.
Quem comprasse teria de ter licença, assim como quem as vendesse e seriam aplicadas multas bastante elevadas a quem não cumprisse.

Todas as latas vendidas teriam de fazer parte de uma base de dados online em cada loja e controladas por um organismo central em que automaticamente validava as unidades vendidas unicamente a consumidores autorizados.
Sabia-se assim exactamente que latas foram vendidas e a quem. As latas encontradas em rusgas ou simplesmente vazias eram rapidamente identificadas pelo código de barras e/ou por um chip de RFID montado no seu interior aquando do seu fabrico.

Agora não sei é como poderíamos impedir que as latas passassem as nossas fronteiras, mas nestes casos se alguém fosse apanhado com latas dessas sem licença, a multa seria mais elevada e com obrigação de fazer trabalho comunitário precisamente a limpar as paredes.

Por outro lado, poderia passar a ser obrigatório a inclusão de um químico em todas as latas de spray que ao entrar em contacto com outra substância (água, por exemplo, mas com outro agente incluído) causasse uma reacção química (isto desde que fosse feito até 48 horas, por exemplo) e a tinta fosse rapidamente retirada sem esforço e apenas com jacto de água.

É fácil? Não, não é.
Terá mesmo solução? Provavelmente não.

Registado: 29/11/2007 11:03

por PT_Trader » 9/11/2011 23:33

MKlop Escreveu:
PT_Trader Escreveu:Claro que podes apresentar queixa. É um crime estar a destruir propriedade alheia.

Por acaso, a noção que eu tenho é que a malta dos graffitis acalmou e muito, e que já foi uma moda que teve o seu auge há uns anos atrás. Isto porque quando houve o boom do graffiti, associado também a uma maior expansão comercial do hip-hop que vinha dos states, eu andava na escola e era a malta toda a pintar. Hoje em dia, ainda vejo pinturas de há 10 anos atrás lol e não me parece que haja muitas novas...

Mas podemos deter os miudos enquanto chamamos a PSP? Fazemos queixa à PSP contra quem? Isso levará a algum lado no sentido de se acabar com esta javardice?

Discordo da tua opinião de que está a diminuir: há assinaturas por todo o lado!

Eu presumo que podemos chamar, afinal é um crime...

É a sensação que tenho, que já foi muito pior. Posso estar errado, mas também pode ser um grupo específico que anda mais na tua zona.

Registado: 20/6/2011 21:48

Re: (Off-Topic) Grafitagem: excesso de Delinquência Juvenil

por bboniek33 » 9/11/2011 23:25

MKlop Escreveu:Peço desculpa abrir um off-topic com este tema, mas gostaria de saber opiniões sobre esta questão, antes que me entale.

Ainda no outro dia publicou-se um artigo sobre o aumento dos grafitis nos comboios da CP e nos custos que isso acarretava.

Na área de Lisboa e Setúbal, a grafitagem - que aqui me refiro aos grafitis de"assinatura", i.e. os rabiscos - tem subido de nº drasticamente.

Predios, postes de electricidade, semáforos, sinais de transito, calçadas, etc etc...estão a ser constantemente poluídas com assinaturas de putos. Pinta-se por cima, mas de novo lá aparecem não sei quantos rabiscos. Nem desenhos artisticos são...

E a minha questão é esta: já tenho chamado a atenção a alguns destes miudos. Os que vi andam por idades entre 14's / 17's...Eles fogem, mas repetem assim qe viramos costas.

Farto de ver esta poluição, apanhei dois miudos a pintar uma parede de um predio ao pé do meu. "Dei-lhes" na cabeça, falei-lhes sobre responsabilidade, custo da limpeza, respeito pela propriedade dos outros, senso artístico (ah!)...mas nada. Um desata a chorar porque o pai o vai castigar e o outro opta por insultar-me e a dizer que é HARDCORE....(!!??)

....Antes de mais preciso acrescentar que os miudos que tenho visto são brancos, na sua maioria, e com relativo bom aspecto...Putos de liceu normais...

A DÚVIDA: o que se pode fazer, dado que não é um crime público? Podemos apresentar queixa na PSP, e terá um resultado eficiente?...é que já estou farto de ver estas porcarias, que mais parece que nos querem criar um ambiente tipo gueto.

se alguém souber e quiser elucidar, agradeço.

Ja outras pessoas abordaram esse tema comigo. Tambem me incomoda pelos estragos causados e confesso que nao consigo perceber a motivac,ao por traas dessa mania. Presumo que no caso de se tratar de propriedade privada se possa conseguir a identificac,ao dos menores pela PSP e fazer os pais pagarem a remoc,ao das pinturas. Sai caro.

Acredito que soo depois dos progenitores pagarem esse vandalismo se poderaa ver melhoras...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MKlop » 9/11/2011 23:24

PT_Trader Escreveu:Claro que podes apresentar queixa. É um crime estar a destruir propriedade alheia.

Por acaso, a noção que eu tenho é que a malta dos graffitis acalmou e muito, e que já foi uma moda que teve o seu auge há uns anos atrás. Isto porque quando houve o boom do graffiti, associado também a uma maior expansão comercial do hip-hop que vinha dos states, eu andava na escola e era a malta toda a pintar. Hoje em dia, ainda vejo pinturas de há 10 anos atrás lol e não me parece que haja muitas novas...

Mas podemos deter os miudos enquanto chamamos a PSP? Fazemos queixa à PSP contra quem? Isso levará a algum lado no sentido de se acabar com esta javardice?

Discordo da tua opinião de que está a diminuir: há assinaturas por todo o lado!

Registado: 25/2/2010 9:49

por PT_Trader » 9/11/2011 23:20

Claro que podes apresentar queixa. É um crime estar a destruir propriedade alheia.

Registado: 20/6/2011 21:48

(Off-Topic) Grafitagem: excesso de Delinquência Juvenil

por MKlop » 9/11/2011 23:08

Peço desculpa abrir um off-topic com este tema, mas gostaria de saber opiniões sobre esta questão, antes que me entale.

Ainda no outro dia publicou-se um artigo sobre o aumento dos grafitis nos comboios da CP e nos custos que isso acarretava.

Na área de Lisboa e Setúbal, a grafitagem - que aqui me refiro aos grafitis de"assinatura", i.e. os rabiscos - tem subido de nº drasticamente.

Predios, postes de electricidade, semáforos, sinais de transito, calçadas, etc etc...estão a ser constantemente poluídas com assinaturas de putos. Pinta-se por cima, mas de novo lá aparecem não sei quantos rabiscos. Nem desenhos artisticos são...

E a minha questão é esta: já tenho chamado a atenção a alguns destes miudos. Os que vi andam por idades entre 14's / 17's...Eles fogem, mas repetem assim qe viramos costas.

Farto de ver esta poluição, apanhei dois miudos a pintar uma parede de um predio ao pé do meu. "Dei-lhes" na cabeça, falei-lhes sobre responsabilidade, custo da limpeza, respeito pela propriedade dos outros, senso artístico (ah!)...mas nada. Um desata a chorar porque o pai o vai castigar e o outro opta por insultar-me e a dizer que é HARDCORE....(!!??)

....Antes de mais preciso acrescentar que os miudos que tenho visto são brancos, na sua maioria, e com relativo bom aspecto...Putos de liceu normais...

A DÚVIDA: o que se pode fazer, dado que não é um crime público? Podemos apresentar queixa na PSP, e terá um resultado eficiente?...é que já estou farto de ver estas porcarias, que mais parece que nos querem criar um ambiente tipo gueto.

se alguém souber e quiser elucidar, agradeço.

Registado: 25/2/2010 9:49

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], MP65, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 252 visitantes