
Este é mais um documentário que também deve andar enganado.
http://www.youtube.com/watch?v=FzrBurlJUNk
http://www.youtube.com/watch?v=FzrBurlJUNk
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=78371
finveste Escreveu:
Essa mentalidade de que tem que ser assim porque sim.
finveste Escreveu:
Tudo. Temos uma economia baseada no crédito. Mas já fizeste o exercício?
MarcoAntonio Escreveu:finveste Escreveu:Pois, isso é o que aparece nos "jornais de referência".
A que é que te estás a referir ao certo com "isso"?
MarcoAntonio Escreveu:finveste Escreveu:Mas vê lá, nos últimos 30 anos, que sectores da economia mais cresceram e quantas das maiores empresas do mundo são do sector financeiro.
O que é que isso tem que ver com o que eu escrevi?
MarcoAntonio Escreveu:finveste Escreveu:O papel da banca é financiar a economia, não é vazar a economia.
De acordo (ou por outro, é razoável que eles cresçam mais ou menos na mesma proporção da Economia).
Mas isto não tem praticamente nada que ver com o que eu escrevi...
mcarvalho Escreveu:Marco... permite que te diga..não sejas tão frio
abraço
mcarvalho
mcarvalho Escreveu:Marco..
nestes temas que eu não domino .confio plenamente e sigo as tuas opiniões
abraço
mcarvalho
finveste Escreveu:Pois, isso é o que aparece nos "jornais de referência".
finveste Escreveu:Mas vê lá, nos últimos 30 anos, que sectores da economia mais cresceram e quantas das maiores empresas do mundo são do sector financeiro.
finveste Escreveu:O papel da banca é financiar a economia, não é vazar a economia.
mcarvalho Escreveu:boa Marco.. ... disto percebes tu
eu percebo um pouquito do Tua
MarcoAntonio Escreveu:finveste Escreveu:Exactamente, o sistema está a colapsar.
Os juros só recentemente dispararam, mas sempre existiram. E é curioso ver que, no caso francês, o valor da dívida é equivalente aos juros pagos nos últimos 30 anos.
Mas qual é a tua conclusão, que a culpa é dos juros?
Os juros são o preço temporal do dinheiro. Eles existem por causa da dívida e não o oposto...
Tu experimenta pedir emprestado dinheiro a alguém (esquece os bancos, imagina que pedes a um privado) e vê qual é o resultado. Alguém te vai emprestar dinheiro de borla? Não. Se tu pedires e nunca pagares (mantendo a dívida) daqui a uns anos terás pago tanto em juros como o capital todo pedido emprestado. Vais alegar que a culpa da dívida é dos juros? Que se não fosse os juros terias já pago tudo de volta?
Se não fossem os juros, tu não terias é conseguido contrair dívida nenhuma. É uma completa inversão do problema e não faz sentido estar a comparar uma coisa directamente com a outra.
Além disso, os juros também reflectem o risco (não apenas o custo temporal do dinheiro mas também o risco associado ao crédito). Como esse risco aumentou desde que entramos numa sucessão de crises em 2008, onde os Estados não só mostram ter menos capacidade para pagar como ainda se endividam mais (todos com déficits anuais consideráveis nos seus orçamentos) as taxas de juros também dispararam (particularmente para alguns países mais sensíveis).
Eu não digo que o sistema bancário não precise de ser revisto (até porque acho que sim, que precisa e que há uma data de coisas erradas - incluindo até o actual modelo de agências de rating). Agora, esta exposição distorce completamente o problema. Não fala por exemplo de na Europa existir mais férias e feriados do que no resto do mundo, de na Europa as pessoas estudarem até mais tarde e reformarem-se mais cedo (não obstante terem vidas longas que actualmente passam dos 80 anos em média) onde acabam a trabalhar cerca de um terço das suas vidas apenas (e nesse terço têm de suportar os outros dois terços). Não fala de durante décadas se ter vindo a reforçar o chamado estado social, com todo o tipo de benesses e suportes. Ora, a Europa tem de competir com o resto do mundo e o facto (esqueçam agora a dívida e os juros) é que a Europa, na balança comercial mundial, importa mais do que exporta. Os Europeus (tal como os portugueses) consomem mais do que produzem e são cada vez menos competitivos no espaço mundial. Não se pode fazer de conta que isto não interessa para nada e que o problema está todo no sistema financeiro. Porque não está...
finveste Escreveu:Exactamente, o sistema está a colapsar.
Os juros só recentemente dispararam, mas sempre existiram. E é curioso ver que, no caso francês, o valor da dívida é equivalente aos juros pagos nos últimos 30 anos.
MarcoAntonio Escreveu:Os juros só começaram a disparar e a ter um peso considerável recentemente (no último par de anos) quando a dívida pública já estava em níveis exorbitantes em muitos países europeus.