Isto é aquilo que se chama sentir na pele aquilo que os partidos PCP e BE apregoam.

Claro que isto tinha que resvalar para a politica.Afinal como é que é?:mrgreen: Afinal, estes partidos sugerem o calote.Certo?Que é como quem diz, a reestruturarão da divida.
Imagina que cada um dos Portugueses, ou seja, todos, sabia qual era o significado da palavra haircut.
Por momentos sentirias-te motivado a perguntar a cada um deles o seguinte.«Oiça lá; você prestou o serviço a fulano tal.Certo? E que tal se ele lhe pagasse somente 40% do valor do seu trabalho?Você aceitaria?»(Estou a estimar que a percentagem do possível haircut Grego seja de 60%)
Ok! Podemos mudar a pergunta do teu hipotético inquérito.Esta pode tomar muitas formas.Vá lá, uma outra forma; emprestaste 10000 a fulano tal.Ao fim de um determinado período, fulano tal, vêm ter contigo e pergunta-te se aceitarias que ele desse somente 40% dos 10000 € que emprestaste.Qual seria a tua resposta? E qual achas que seria a resposta dada por cada um dos Portugueses?Estou a falar na hipótese de que consigas entrevistar a totalidade deles, e na condição de que o dinheiro emprestado fosse pertença de quem estivesse a ser entrevistar.O que te parece que eles ou a maioria deles responderia.Não; vamos lá ver, não se aceitariam declarações do tipo; se for por uma boa causa.Acaso te fizessem essa pergunta, olha,poderias responder da seguinte forma; os outros 60% são para gládio dos gregos.Foi usado para eles sentirem um orgulho nacional na organização dos jogos olímpicos.Outra parte, irá ser usada para que eles a possam espatifar como quiserem.
Pois é meu caro, os partidos políticos podem manipular as massas.Fazê-las crer em algo que os seus valores, crenças, maneiras de estar, de principio, negariam.Desde que as massas sejam iliteradas, qualquer coisa que seja «botada» para a frente, é engolida por elas.

Se aquilo que apregoam, fizer apelo aos seus instintos mais básicos, tanto melhor; a sugestionabilidade será ainda maior.
Se a contra parte do empréstimo forem bancos, não obstante haverem por ai muitos particulares que simpatizaram com a ideia da compra de obrigações Portuguesas por patriotismo, então a diabolização dos bancos leva a que se desenvolva uma espécie de sentimento prazeiroso do tipo; os bancos que se lixem.
Como vês, a tua pergunta, foi muito oportuna!Pena que não aja por ai mais Portugueses a fazê-la.