Suíça deverá indemnizar os EUA por ajudar norte-americanos a

Os suiços não deixaram de inovar

Suíça deverá indemnizar os EUA por ajudar norte-americanos a fugir ao fisco
24 Outubro 2011 | 10:58
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
A Suíça quer encerrar uma queixa dos serviços de impostos norte-americanos pagando uma indemnização na ordem dos milhares de milhões de dólares e entregando o nome dos contribuintes em questão.
Os serviços de cobrança e fiscalização de impostos norte-americanos acusam 11 bancos helvéticos de ajudarem cidadãos norte-americanos a fugir ao fisco.
Esta notícia é avançada pela Bloomberg que cita cinco fontes próximas das negociações entre os EUA e funcionários do Governo suíço. A agência noticiosa recorda que, este ano, a Suiça chegou a acordo com o Reino Unido e a Alemanha em questões de evasão fiscal.
A solução para a queixa das autoridades norte-americanas deverá passar, também, pela entrega da lista de contribuintes que escaparam ao pagamento de impostos devidos nos EUA através de transferências para o “offshore” suíço e a promessa de que a Suíça não irá permitir a repetição deste esquema de evasão fiscal.
“A Suiça gostaria de sair disto pagando em dinheiro e isso é o que eles têm feito noutros países”, disse o advogado da Caplin & Drysdale Chartered, David Rosenbloom, à Bloomberg.
A indemnização na ordem dos milhares de milhões de dólares (mil milhões de dólares são 719,8 milhões de euros) assegura que a Suíça não terá de pôr fim ao proverbial segredo bancário que impera no país já há várias décadas.
“Para os Estados Unidos não é uma questão de dinheiro” que move este processo. “É uma questão de assegurar que as leis se aplicam de igual forma entre contribuintes”, explicou o advogado consultado pela agência noticiosa norte-americana.