Página 1 de 1

MensagemEnviado: 19/10/2011 11:16
por diabo1982
Digam-me uma coisa:

Para eu perceber como isto funciona dos Naked CDS´s o objectivo dos especuladores destes mercados é comprar a descoberto estes CDS´s, e depois para os poder activar, comprar, numa fase posterior, dívida soberana a um preço inferior, tendo então como lucro a diferença de preço entre a dívida soberana e o CDS do qual é detentor?

É assim que funciona?

MensagemEnviado: 19/10/2011 11:05
por rubini
Acho muito bem, e já vem tarde.

Longe vão os tempos em que os mercados financeiros serviam para financiar a actividade económica e reflectiam a prosperidade da mesma. Ter sucesso ao investir equivale a estudar o mercado e avaliar oportunidades de crescimento, não em comprar instrumentos complexos facilmente manipuláveis e sem qualquer contrapartida real.

Isto são excelentes notícias para os verdadeiros investidores. Assim premeia-se quem sabe investir, e deixa-se de beneficiar o chico-espertismo com influência política e informação privilegiada.

MensagemEnviado: 19/10/2011 10:34
por K.
AutoMech,

Há algumas difernças:

1) As opções são negociadas em mercados centralizados, logo é tudo muito mais transparente.

2) Seria necessário de alguma forma fazer com que as ações da empresa desvalorizassem. E aqui há uma grande diferença: a empresa é propriedade dos accionistas, e uma manobra deste tipo nunca passaria despercebida aos accionistas que controlam a empresa. Ou seja, é quase impossível os detentores de puts conseguirem mais poder que os accionistas.

3) A coisa torna-se extremamente perigosa quando se fala de CDS soberanos, pois aqui não há accionistas a defender o país, só os políticos que o controlam. E as decisões desses são facilmente manipuláveis. Mesmo sem qualquer tipo de currupção da classe política, é possível utilizar os meios de comunicação para gerar uma corrente mainstream na população, que seja favorável a certas decisões que, ao ganharem apoio popular, acabam por ser acatadas pelos líderes no sentido dos manipuladores. Chama-se a isto populismo. Com o tipo de informação e jornalismo que existe hoje em dia, é praticamente impossível de fugir a este tipo de manobras. Resta proibir os Naked CDS soberanos (pelo menos estes!).

MensagemEnviado: 19/10/2011 10:29
por _x_
As pessoas tem cá uma aversão à mudança e ao controle, safa.

Se há a possibiulidade de regular, legislar, é deixa-los, para o bem ou para o mal.
(e não se pode regular a saida das notaçoes das notadoras hehehehe).

MensagemEnviado: 19/10/2011 8:25
por Automech
K. Escreveu:A notícia tem um erro, um Naked CDS não é um CDS a descoberto. É possível tomar tanto a posição longa como a curta com um Naked CDS. A diferença, e é isto que perverte o mercado é que o Naked CDS é um "seguro" contra algo que não se detém.

Imagine-se que andavam milhares de pessoas a negociar seguros sobre os nossos carros, para além do seguro em si que fizemos. Mais cedo ou mais tarde haviamos de ser perseguidos por "gangs motorizado" formado por detentores de CDS (neste caso seguros contra os nossos acidentes) a tentar empurrar-nos para fora da estrada...Isto são Naked CDS...

Por outro lado os emissores dos seguros iriam tentar subornar a polícia para perseguir os Gangs motorizados, a ver se não tinham de pagar...era a ver quem pagava mais.

Ou seja: os CDS podem levar a corrupção política e empresarial ao mais alto nível que se possa imaginar. Uma declaração de Merkel vale biliões, no sentido em que alterar as expectativas.


Bom ponto de vista K. Não tinha pensado dessa perspectiva.

Eu vejo um 'naked long buying' mais como forma de hedging, sem envolver o short de dívida pública e nesse sentido fazia todo o sentido.

De qualquer forma os riscos que referes existem igualmente se uma posição grande for assumida por um comprador de puts numa empresa, sem deter as respectivas acções. Pode igualmente haver a tentação de subornar a gestão para que arruíne a empresa com más decisões estratégicas ou, alternativamente, influenciar o regulador se essa empresa for fortemente regulada.

MensagemEnviado: 19/10/2011 8:15
por K.
A notícia tem um erro, um Naked CDS não é um CDS a descoberto. É possível tomar tanto a posição longa como a curta com um Naked CDS. A diferença, e é isto que perverte o mercado é que o Naked CDS é um "seguro" contra algo que não se detém.

Imagine-se que andavam milhares de pessoas a negociar seguros sobre os nossos carros, para além do seguro em si que fizemos. Mais cedo ou mais tarde haviamos de ser perseguidos por "gangs motorizado" formado por detentores de CDS (neste caso seguros contra os nossos acidentes) a tentar empurrar-nos para fora da estrada...Isto são Naked CDS...

Por outro lado os emissores dos seguros iriam tentar subornar a polícia para perseguir os Gangs motorizados, a ver se não tinham de pagar...era a ver quem pagava mais.

Ou seja: os CDS podem levar a corrupção política e empresarial ao mais alto nível que se possa imaginar. Uma declaração de Merkel vale biliões, no sentido em que alterar as expectativas.

MensagemEnviado: 19/10/2011 1:56
por Josytoc
Boa apoiado. :mrgreen:
Mas a regulação e proibições vao ir mais longe é só uma questão de tempo. Não há alternativa.

MensagemEnviado: 19/10/2011 0:54
por K.
Concordo com esta medida no caso dos naked CDS.

MensagemEnviado: 19/10/2011 0:48
por Automech
:shock: :shock: :shock:
Agora também proibem o naked long buying ?
O próximo passo é proibir futuros e opções, desde que não se tenha o subjacente ?

MensagemEnviado: 18/10/2011 23:07
por Elias
VirtuaGod Escreveu::-$, não digas isso a ng. Se é mau é SHORT :-s


Depende. No caso do petróleo os malvados especuladores são os que alongam. :P

MensagemEnviado: 18/10/2011 23:05
por VirtuaGod
Elias Escreveu: trata-se antes de proibir o "naked long buying" :)


:-$, não digas isso a ng. Se é mau é SHORT :-s

MensagemEnviado: 18/10/2011 23:02
por Elias
Dado que neste caso as taxas tendem a subir, não estamos a falar de "naked short selling", trata-se antes de proibir o "naked long buying" :)

UE proíbe negociação de CDS a descoberto

MensagemEnviado: 18/10/2011 23:01
por AC Investor Blog
A União Europeia vai proibir a compra de seguros contra o incumprimento da dívida soberana (CDS) que não se detenham em carteira.

A União Europeia (UE) chegou hoje a acordo para a criação de uma lei que vai proibir a negociação dos 'naked sovereign Credit Default Swap (CDS)' numa tentativa de limitar aquilo que alguns responsáveis políticos vêem como apostas de alguns 'hegde funds' na crise da zona euro.

"É um acordo muito ambicioso que fortalece a estabilidade financeira", afirmou Michael Barniers, o comissário europeu para os Serviços Financeiros, citado pela Reuters.

Um 'naked sovereign CDS' é um CDS diferente do normal, uma vez que o investidor não detém as obrigações associadas. Ou seja: se um investidor comprou uma obrigação do Tesouro português a 5 anos, por exemplo, pode proteger-se comprando o CDS que o protege contra o eventual incumprimento dessa obrigação. Trata-se assim de uma situação normal. Mas se o investidor só comprar o CDS sem ter a obrigação em carteira, trata-se de 'naked sovereign CDS'. No fundo, é uma negociação de CDS a descoberto.

A lei, que inclui ainda condições e requisitos de informação nas vendas de acções a descoberto, terá efeitos a partir de 1 de Novembro de 2012.

http://economico.sapo.pt/noticias/ue-pr ... 29363.html