Re: OT ? Se alguém me devesse dinheiro e...

MarcoAntonio Escreveu:deepo Escreveu:Foram invadidos duas vezes sem terem tido hipótese de resistir. De continuarem a existir como nação. Duas vezes seguidas...
Eu não sei bem o que queres dizer com foram invadidos duas vezes sem terem hipótese de resistir e de deixarem de continuar a existir como nação duas vezes seguidas...
A invasão da primeira guerra teve sucesso limitado e não resultou numa ocupação da França nem pouco mais ou menos portanto estás a emparelhar o chinelo com a bota.
Além disso, praticamente ao mesmo tempo que a Alemanha estava a invadir a França, a França estava também a invadir a Alemanha (havia forças Alemãs em França e forças francesas na Alemanha). O sucesso do lado alemão foi maior e conseguiram aproximar-se de Paris mas onde a situação se começou a inverter e a França (com a Inglaterra como aliado) começou a fazer recuar a Alemanha. Paris também não está assim tão longe da fronteira com a Bélgica e na verdade a Alemanha parou, grosso modo, a meio do caminho (o ataque deu-se a partir da Bélgica, essa sim tomada de assalto pela Alemanha na primeira guerra).
Já na segunda guerra mundial, a Alemanha invadiu e ocupou a França e pode-se falar mesmo numa humilhação nacional. A libertação da França deu-se a partir de fora com a invasão da Normandia...
Agora note-se bem, a Inglaterra foi inimigo visceral da França durante longos e vários períodos da História (além de inimigos directos uma série de vezes, especialmente na idade média, a França por exemplo aliou-se aos Estados Unidos contra o Império Britânico). Mas nestes dois períodos mais recentes eram fortes aliados e hoje de inimigos têm pouco.
Eu não vejo portanto grande fundamento para estar a questionar como é que agora França e Alemanha conseguem ser "tão amigos". Para além de já terem sido aliados antes, há uma série de outras nações que ao longo da história passaram de amigos/aliados a inimigos e vice-versa. É perfeitamente normal!deepo Escreveu:Posso estar a ver mal, mas continuo sem perceber o porquê de estes dois andarem tão amigos.
Devo estar a ser desconfiado...
Obrigado pelo esclarecimento tão pormenorizado, mas para mim a ideia é a mesma.
Os franceses (já os ouvi dizer cada uma...) têm um trauma com as duas guerras e com a Alemanha em particular. É inegável.
Por estas e por outras é que foram dos últimos países a realizarem testes nucleares. Há dois anos, se não estou em erro...

Eu não referi qualquer fundamento para serem "amigos", disse que acho estranho. Mas que andam a preparar alguma... andam.
Deixa o tempo correr e logo veremos.
Até hoje só vi duas partes que não podem uma com a outra, inimigos, a unirem-se para entalar terceiros.
PS Tenho um familiar próximo que trabalha na ASTRIUM, por isso conheço o espírito deles sobre este aspecto. Disse-me que, jamais serão invadidos.
Até logo.